Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Assunto "Autismo"
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- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) SILVA, Bruno Pereira Da; SOUSA, Clara Maria Miranda DeO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemIntervenção Escolar inclusiva para Alunos com TEA na Educação Infantil(2022-12-23) CERQUEIRA, Ruana Tecia Duarte; BENEVIDES, Silvia Lucia LopesO presente estudo se propôs investigar a intervenção escolar voltada para as crianças com TEA nas classes comuns, identificando as dificuldades e possibilidades para promoção de um ambiente de educação inclusiva. Parte das seguintes questões de pesquisa: como tem se dado a inserção e acompanhamento escolar das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil? Quais as dificuldades e possibilidades encontradas pelos docentes para promoção de um ambiente de educação inclusiva? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como aporte metodológico pesquisa bibliográfica, tendo por referências principais: Almeida; Neves (2020), Mantoan (2003), Capellini (2004). Recorreu-se ainda, a resultados de pesquisas empíricas que abordaram práticas escolares voltadas para crianças com TEA, tendo como base de dados o Portal de Periódicos Capes/MEC (Teses e Dissertações) e a BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), a partir dos descritores: “Educação Infantil, “Inclusão” e “Transtorno do Espectro Autista”. Foram utilizadas como fontes, as pesquisas realizadas por: Batista (2021); Braga (2021) e Santos (2019). Os resultados encontrados apontam que a inserção e acompanhamento das crianças com TEA na Educação Infantil, tem sido marcado por vários desafios, dentre eles, a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema, na formação inicial e continuada dos docentes; necessidade de práticas pedagógicas interventivas que considerem e respeitem as demandas formativas e necessidades especificas das crianças com TEA; escassa participação dos alunos autistas no AEE e dificuldade na promoção de um espaço verdadeiramente inclusivo nas dependências da escola. No entanto, foi possível verificar um avanço, ainda que tímido, no que diz respeito às políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA. Outro ponto que merece destaque é o aumento pela procura de vagas na educação infantil para crianças com autismo, além da ampliação considerável nas produções teóricas e acadêmicas, tanto na área da saúde quanto da educação sobre a problemática que envolve o TEA. Essas produções têm tensionado e favorecido discussões, construções e desconstruções de concepções, práticas sociais e escolares voltadas para as crianças com TEA.