Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Assunto "Comunidades Quilombolas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(2017-08-02) Santos, Matheus SilvaO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para tal.