Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual de Conceição do Coité(2018-07-12) Pastor, Sueli AraújoO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual em Conceição do Coité(2018-07-12) Pastor, Sueli AraújoO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de MatosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemCONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE COMO UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RIACHÃO DO JACUÍPE (1986 – 2004).(2014-09-05) COUTINHO, Roberto Rubens de JesusEste trabalho tem como objetivo estudar ações da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe – BA e através da análise minuciosa das fontes (atas de reuniões do grupo jovem cristão DDD (1986 – 1996), jornal Folha da Conceição (2001 – 2002), pasta de cronograma do CAJ (Curso de aprofundamento para jovens), vídeos: III Encontrão da PJ (1998), IV Encontrão da PJ (1999), VIII Encontrão da PJ (2003) e depoimentos orais.) apontar como ao longo da história (1986- 2004), a Pastoral da Juventude se constituiu como um espaço de educação não formal. No primeiro capítulo, são apontadas as características da educação não formal em diálogo com diferentes autores. No segundo capítulo é feito uma narrativa histórica da pastoral da juventude nacional e local, apontando suas ações ao longo do período analisado. No terceiro capítulo é feito um paralelo entre as características da educação não formal e as práticas da pastoral da juventude. De modo geral a expectativa é de atentar para a importância das práticas educativas não formais via as ações protagonizadas pela Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe – BA.
- ItemA cultura do privilégio no Brasil Colonial: Bahia século XVIII(2022-07-14) Santos, Lucineide de JesusEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local
- ItemDevoções e festejos católicos no município de Riachão do Jacuípe-BA (1950-2000)(2017-07-05) Jesus, Iarraiana Santos deO presente trabalho analisa os aspectos que envolvem a religiosidade e cultura popular em Riachão do Jacuípe- BA, no período que vai entre os anos de 1950 e 2000, de modo a perceber os significados, mudanças e permanências que ocorreram nas práticas religiosas e culturais do município. Busco perceber através das memórias da comunidade como se deram os festejos em louvor aos santos e padroeiros, sendo esses Nossa Senhora da Conceição, São Roque e Santa Rita de Cássia. A pesquisa discute a relação entre os aspectos do sagrado e do profano no contexto dos festejos em louvor aos santos. O caminho metodológico utilizado nesta pesquisa se deu principalmente com o uso das memórias.
- ItemO ensino de história e a trajetória escolar dos sujeitos da EJA na escola Maria Dagmar Miranda em Riachão do Jacuípe-Bahia(2015-10-27) Carneiro, Michelle de OliveiraEste trabalho monográfico tem como tema o Ensino de História no contexto da Educação de jovens e adultos onde a problemática esta atrelada às histórias de vida dos alunos, objetivando uma discussão sobre as experiências na perspectiva do aluno e a relevância da formação docente na EJA. A metodologia utilizada foi entrevista, análise de práticas em campo e observações qualitativas e quantitativas onde procurou-se um diálogo com autores como FARIA, ARROYO, FONSECA, FREIRE, GADOTTI
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(2017-08-02) Santos, Matheus SilvaO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para tal.
- ItemA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ(2014-08-05) CARNEIRO, Marciel Cesar de OliveiraEsse trabalho traz uma discussão a respeito da formação inicial e continuada dos professores de História do Município de Conceição do Coité. Para tanto, fizemos uso de questionários estruturados e semiestruturados, aplicados aos docentes e a atual secretária de Educação, respectivamente, além do diálogo com diversos estudiosos da área e com Documentos Nacionais da Educação. Analisando a formação inicial dos docentes percebe-se um descompromisso para com a área, e, ao verificarmos o processo de formação continuada é perceptível uma preocupação dos professores com a busca do conhecimento, apesar dos cursos por eles realizados não dialogarem com as dificuldades enfrentadas no exercício docente. Apresenta também, algumas propostas de formação continuada defendidas pela secretaria de educação do município, por pesquisadores da área e por professores da Universidade do Estado da Bahia, visando uma formação que de fato, qualifique o profissional para atuação em sala de aula.
- ItemLampião e seus cangaceiros (as) na mira do jornal à tarde (1926-1940)(2011-09-28) Santos, Luis Eduardo Simões dosO objeto de estudo desse trabalho é o cangaço, exatamente o cangaceirismo da época de Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. O presente trabalho pretende analisar as representações feitas pelo Jornal A Tarde em suas reportagens tecidas sobre Virgolino Ferreira da Silva e seus cangaceiros (as). Procura examinar de que forma esses sujeitos ocupavam espaço nas páginas do referido Jornal no período de 1926-1940. Como é unânime afirmar que Lampião e seu bando sempre foram notícias, mesmo tendo terminado o ciclo do cangaceirismo no Brasil, há ainda muitas controvérsias, informações distorcidas e descobertas a serem feitas sobre esse tema. A escolha do jornal de maior circulação na Bahia, ou seja, o Jornal A Tarde, para servir de fonte para a pesquisa, se deu com o objetivo de explorar a amplitude do discurso que circulava em suas páginas no cotidiano das suas publicações no período proposto sobre Lampião e seus comparsas.
- ItemLivro de notas nº 52: Inquirindo fontes documentais.(2013-01-17) OLIVEIRA, Nelucia dos SantosO trabalho aqui apresentado é resultado da pesquisa realizado no Centro de Documentação do Campus XIV com o objetivo de construir o trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb. O presente trabalho visa a analise de fontes documentais do Livro de Notas Cartoriais Número 52, para tanto utilizamos registros de compra e vendas de terras agrícolas, principalmente, questionando as fontes na busca pela descoberta de possibilidades através das quais pudéssemos entender as vivências e as relações socioeconômicas que permeiam esses registros. Durante o percurso de construção do trabalho e a partir do dialogo com as fontes já supracitadas foi possível perceber, a partir do levantamento de hipóteses que abriram novos horizontes para suprir as diversas lacunas deixadas pela fonte, relações de dominação e poder que grandes produtores exerciam sobre os pequenos lavradores.
- ItemLivro didático de História e a formação da consciência cidadã: limites e (im) possibilidades(2016-11-10) Almeida, Jackson de AraújoO presente trabalho busca construir uma análise acerca do livro didático, partindo do pressuposto que este material, se constitui, como um dos principais instrumentos no ensino de História, mais precisamente na rede pública de ensino. Desse modo, discorre sobre a utilização do mesmo em sala de aula por alunos e professores, traçando o perfil deste recurso e refletindo suas contribuições para a formação da consciência cidadã, pelos sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Para realizar esta investida, foram pesquisados documentos de natureza pedagógica, como Projeto Político Pedagógico da escola, planos de curso e de aula dos professores que lecionam História no Ensino Fundamental II e principalmente o livro didático: História em documento: imagem e texto. Foi realizada também observação in loco e a aplicação de questionário, tanto para professores, quanto para alunos, do nível de ensino supracitado acima. A partir do diálogo com essas fontes, foi possível perceber como se dá o processo de ensino-aprendizagem e a formação da consciência cidadã, tendo como mote o livro didático. Além disso, foi exequível também, propor algumas metodologias que vão para além do livro didático, na tentativa de indicar novas formas de explorar os conteúdos e com isso novas descobertas de apropriação do recurso didático.
- ItemO ofício de benzer: o ritual de benzeção em Salgadália (1990-2014)(2015-11-10) Oliveira, Geane Carles CapistranoEste trabalho versa sobre a prática de cura das benzedeiras do Distrito de Salgadália, Conceição do Coité, BA e sua interação com a comunidade, no período que compreende os anos de 1990 a 2014. A pesquisa se propôs a discutir como se deu a iniciação dessas mulheres no ritual de benzeção, bem como, a importância das mesmas nos procedimentos de cura, principalmente de doenças, que segundo elas, não estão presentes no campo da medicina oficial. Com base nas narrativas, tanto das benzedeiras, quanto de moradores da comunidade, participantes de diferentes religiões, foram investigados a percepção dos mesmos sobre essa prática, evidenciando os conflitos entre as praticantes da benzedura e os cristãos, especialmente os evangélicos, que condenam esse ritual associando-o ao candomblé.
- ItemUm passeio sobre a rua Conselheiro Franco: urbanização e modernidade em Feira de Santana (1951-1962)(2018-11-20) Menezes, Jadna da SilvaO presente trabalho discute a modernização que aconteceu na Conselheiro Franco, uma das principais ruas de Feira de Santana, nos anos de 1951 a 1962, período em que compreendeu a segunda fase de modernização da urbe, e como esse ideal de modernidade impactou na Rua Conselheiro Franco, transformando-a de majoritariamente residencial para uma rua de comércio e serviços. Nesse período se intensificaram as transformações urbanas na urbe. A análise é desenvolvida com base na leitura de jornais e imagens da referida alameda e está inserida em uma concepção inerente à incorporação dos interesses da elite socioeconômica feirense. Esse estudo é desenvolvido tomando como base na análise de discussões de estudiosos sobre o processo de modernização, ressaltando assim a importância da rua nesse contexto e como existe a vontade da elite de apropriar-se e expulsar os pobres do centro, bem como problematizar as transformações estruturais do cenário urbano.
- Item“Os povos das praias” entre o Recôncavo e Sertão: mobilidade espacial de uma comunidade negra rural em um município do interior da Bahia chamado Serrinha.(2012-08-09) Souza, Diogo SantosEste trabalho tem em vista analisar as narrativas históricas e as práticas culturais da comunidade rural chamada “Praianos”, localizada no município de Serrinha/BA. Segundo a tradição oral sua formação tem origem no trânsito migratório de pessoas em busca de trabalho entre o semiárido e o Recôncavo e vice – versa, no contexto dos anos pós-abolição no Brasil. A localidade é marcada por uma forte presença da oralidade que pode ser externados tanto nas histórias contadas como nas músicas, nas cantorias, assim como o samba de roda.
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo deO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- ItemA produção do saber Histórico Escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA(2014-08-14) OLIVEIRA, Pedro Márcio PintoO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemA produção do saber histórico escolar: um estudo de caso no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA.(2014-08-05) Oliveira, Pedro Márcio Pinto deO presente trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise de como o saber histórico vem sendo produzido no Colégio Polivalente de Conceição do Coité-BA, isto é, como os professores de história selecionam os conteúdos a serem trabalhados em suas aulas, como esses conteúdos são trabalhados por esses docentes e qual a repercussão desses conteúdos entre os estudantes. Buscando entender o universo da sala de aula nas aulas de história; que relações se estabelecem entre o “desinteresse” dos estudantes e a forma como o saber histórico escolar é construído por professores e pelos próprios alunos, durante a seleção, desenvolvimento e apreensão dos conteúdos. Esse trabalho propõe respostas concretas e fundamentadas aos questionamentos, cujas respostas de tais questões, é elemento imprescindível para o entendimento do objetivo principal da pesquisa. Como se processa ali o ensino? Que tipos de relações os sujeitos estabelecem com o conhecimento histórico? Quais são ou como professores e alunos elaboram a sua compreensão sobre as ideias históricas? Que significados o conhecimento histórico tem para os sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem? Como os alunos reagem aos processos de produção do conhecimento histórico? Qual o resultado do conhecimento histórico na formação da consciência histórica dos alunos? As respostas a esses questionamentos é o resultado desse trabalho.
- ItemRelações entre o candomblé e o catolicismo em conceição do coité, povoado de correia (1960-2008)(2022-12-16) Santos, Vanessa Batista dosO objetivo deste trabalho é analisar os terreiros de Candomblé no povoado Correia, localizado no Município de Conceição do Coité- BA, focando nas relações entre o Catolicismo e o Candomblé e as práticas de curas entre os anos 1960, período que a Cidade passou por um processo de civilização, diante disso a cidade desejava tirar do espaço urbano os costumes afro, considerado incivilizado o que proporcionou um inchaço de terreiros nos povoados, inclusive na Correia, e 2008 o ano que o povoado recebeu o Terço dos homens, movimento esse criado pela igreja Católica, que tem como o objetivo tirar os homens de espaços pecaminosos. Utilizo livros de decretos e o livro do tombo, e jornais, e fontes orais para desenvolver a investigação apresentada.
- ItemReligião e política no território do sisal: a trajetória do padre Elias e sua atuação na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité (2001-2009)(2015-11-29) Oliveira, Petrônio Pinho deEste trabalho toma como prisma a trajetória do Padre Antônio Elias Souza Cedraz e sua atuação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité entre os anos 2001 a 2009. Desenvolvendo um diálogo sobre as concepções de religião e política no território do sisal, busca-se perceber quais as contribuições de padre Elias para o contínuo processo de formação religiosa, política e social já iniciado na paróquia desde a década de 90, após a chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira. Os trabalhos que foram desenvolvidos na região são referências cruciais neste aspecto peculiar na história Política e Religiosa do catolicismo em terras sisaleiras. Dessa forma, abordagem aqui realizada perpassa por alguns pontos cruciais das manifestações e dos movimentos sociais realizados pela Igreja de Coité no período estudado, tal como algumas características das CEBs na Paróquia e sua perspectiva sobre possíveis aspectos da Teologia da Libertação. O processo de mudanças significativas na Igreja de Coité, que foi ocorrendo a partir da chegada do padre Luiz Rodrigues Oliveira em 1989, quando ele começou a traçar novos rumos na paróquia, tomando direções contrárias diante da situação política e religiosa em que se encontrava a Igreja local e a sociedade coiteense da época. A análise sobre a atuação de padre Elias perpassa por diversos caminhos que tratam de sua participação social, tanto na sua trajetória de vida, quanto do período em que acompanhou junto com Pe. Luiz o processo de conscientização política, sobretudo, quando esteve a assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité.