Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Assunto "Contextualização"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPainel instantâneo: processos e imagens de uma cena artística em formação(2022-08-19) Coelho, Maria Edneide TorresEste trabalho de inspiração fenomenológica em diálogo com a metodologia do estudo de caso buscou investigar como o Painel Instantâneo, uma das ações em artes visuais do Festival de Arte Aldeia do Velho Chico entre 2007 e 2018, contribui para compreendermos a formação da cena artística de Petrolina-PE no início do século XXI. Para compor os dados, foram usadas fontes documentais, fotografias do acervo Painel Instantâneo e entrevistas abertas e semiestruturadas com e sem uso de imagem, aplicada a uma amostragem de sujeitos que integraram o Painel Instantâneo. O conjunto de dados foi analisado a partir dos processos de descrição e redução fenomenológica, pela via da triangulação e à luz da fundamentação teórica que sustenta a investigação, sendo as principais referências: as reflexões sobre os modos de produção da subjetividade no Semiárido, empreendidas por Albuquerque Jr. (2009); Moreira (2018); Martins (2004; 2009); Pinzoh (2012; 2016); e Silva (2016); a Abordagem Triangular e os estudos sobre a Arte/Educação enquanto mediação cultural de Barbosa (1998; 2009; 2010; 2012; 2014; 2019) e Coutinho (2009); e a fenomenologia de Husserl (2012) e Merleau-Ponty (1999). Espera-se, com esta pesquisa, apresentar um panorama da cena artística de Petrolina-PE, voltando o olhar para seus processos de formação enquanto aprendizagens e constituição, no recorte de tempo que o estudo abrange, oferecendo elementos que possam ser reapropriados em outros estudos e em outras práticas e contribuindo com os estudos sobre as práticas artísticas e a Arte/Educação no Semiárido.