Bacharelado em Design - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Design - DCET1 por Assunto "design"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemARQUÉTIPOS DO CANDOMBLÉ E SEU CONTRIBUTO AO DESIGN SOTEROPOLITANO(2017) Mata, Viviane Pereira daUma das características marcantes do Brasil é ser um país multicultural, fator que agregou valores na cultura nacional, fruto da integração dos povos que aqui viviam e aqui chegaram. Dentre aqueles que constituem a sociedade brasileira, temos o povo descendente dos povos trazidos em condição de escravos. A influência da cultura africana é percebida na culinária, na música, da dança, no vocabulário, na religiosidade e também no design, uma vez que este reflete a cultura de um povo, de um lugar. É sabido que ramos da ciência, como a antropologia, investiga essas influências, porém pouco é encontrado a respeito do legado da cultura dos filhos da África e o design. Esta monografia, é resultado da investigação do emprego das referências provenientes dos arquétipos dos Orixás do Candomblé, representantes de uma pequena parcela da cultura afrodescendente integrada e adquirida, demonstrando como repercute essa influência no design contemporâneo na cidade de Salvador, principal destino dos africanos escravizados que deu ao Brasil, elementos capazes de reafirmar a singularidade de sua identidade, fortalecendo a originalidade e a riqueza de seu povo também no Design. Através de uma revisão de bibliografia, de conversas com fiéis e realizando um levantamento de exemplos do emprego de arquétipos dos Orixás na produção do Design soteropolitano. Como resultado ter-se-á uma catalogação do material levantado, que será utilizado a posteriori para a produção de uma publicação sobre o design referenciado na cultura afro-brasileira e mais especificamente nos arquétipos do Candomblé.
- ItemCONEXO - A publicização da nomofobia através das mídias sociais(2017-07-27) Lordelo, BiancaOs avanços tecnológicos provocaram muitas em muitas áreas ligadas à vida humana, trazendo inúmeros benefícios. A evolução do telefone celular para o smartphone foi uma delas. A rotina hoje, torna-se muito mais prática com a ajuda do aparelho. No entanto, apesar dos benefícios, a inserção dos smartphones no dia-a-dia, bem como aparelhos semelhantes, fizeram surgir uma nova patologia ligada ao uso abusivo dos mesmos: a nomofobia. Apesar da intensidade e proporção que a patologia tomou, a nomofobia é pouco notada e discutida na sociedade. Deste modo, o presente projeto discorre sobre a importância de notabilizar a nomofobia, investigando conceitos e teorias inerentes a questão. A partir de fundamentação teórica, análises, observações e outros meios de pesquisa, tem-se como principal propósito do projeto produzir um conteúdo audiovisual e um ambiente digital a fim de notabilizar e fornecer informações sobre a patologia. Espera-se que, além de visibilidade, este projeto contribua para a discussão em meio acadêmico e social acerca da nomofobia e também para a catalogação da mesma no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais. Palavras-chave: Nomofobia, Transtorno mental; Audiovisual; Design; Curta
- ItemAS CORES NO MARKETING: ESTUDO DE CASO: MARCA DO MCDONALD’S(2017-07-16) Rocha, GabrieleEste trabalho visa contribuir para a aplicação da cor em marcas, tendo uma das maiores empresas de fastfood do mundo, a McDonald’s, como estudo de caso, observando aspectos que influenciam a utilização da cor no marketing da empresa.