Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2 por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA(2022-12-22) Pinto, Maurício dos SantosNo ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.
- ItemFormação docente em tempos de pandemia pelo SARS COV-2 no período de 2020 á 2022(2022-12-22) Souza, Isadora Bitencourt AlvesA Universidade é um local de extrema importância para formar professores, uma vez que o ambiente acadêmico contribui para o desenvolvimento do conhecimento teórico, prático e também possibilita trocas de aprendizados entre os discentes e entre os docentes e estudantes. Quando a instituição superior não está apta a formar um professor, o futuro docente terá graves consequências no exercício da sua profissão. Diante do aparecimento do vírus SARS-CoV-2 e, após, um período a doença (COVID-19) ocasionada por este patógeno tornar-se uma pandemia em 2020, as universidades necessitaram aderir ao fechamento para evitar a propagação deste microrganismo e com isso, grandes consequências foram geradas na formação do estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pensando nas implicações geradas neste período pandêmico na educação superior, o presente trabalho tem como objetivo identificar impactos gerados pela Sars-Cov-2 na formação do professor da rede de ensino Básico de Alagoinhas, e listar os benefícios gerados pela nova metodologia de aprendizagem por meio da mediação Tecnológica. Para a realização da escrita, foram utilizadas revisões de literaturas em pesquisas diversas, desde artigos, monografias e textos técnicos, bem como, alguns registros vivenciados no período remoto da licencianda a partir da autobiografia. Diante das análises obtidas, foi possível identificar diversas consequências ocasionadas pela iniciativa remota, como falhas no processo ensino-aprendizado, menor aproveitamento dos estágios supervisionados e ausência de aulas práticas no período de mediação online como conseqüências negativas, e como ponto positivo, pôde-se destacar o aprimoramento da utilização dos recursos tecnológicos.