Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
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- ItemAnais [da] VI Semana de Ciências Biológicas - SEMCBIO. (O papel das Ciências Biológicas frente ao negacionismo científico)(2021-11-16) Grave, Caique Ferreira
- ItemAnálise toxicológica e antimicrorbiana do extrato das sementes de Genipa americana L. (JENIPAPO)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-28) Santos , Danielle Conceição; Marques, Edson de Jesus; Vale, Vera Lucia Costa; Almeida , Gracineide Selma S. deNas prateleiras de supermercados, na feira e dentro de casa, sempre nos deparamos com vegetais, legumes e frutas no nosso dia a dia. Sabe-se que eles são ricos em vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e fibras, que auxiliam a manter o nosso corpo em pleno funcionamento, deixando-o em equilíbrio. As frutas podem ser alternativa para produção de produtos farmacológicos e os extratos botânicos demonstram ser favoráveis no combate aos fungos e bactérias patogênicas a saúde humana. A espécie Genipa americana L. conhecida como jenipapo é reconhecida pela sua importância farmacológica, sendo fonte de matéria-prima de perfumarias, cosméticos e na medicina popular. Portanto o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana e toxicológica utilizando o extrato vegetal das sementes de G. americana L. O extrato das sementes foi feito a base do solvente acetato de etila e testados nos microrganismos Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Salmonella choleraesuis e nos fungos Aspergillus niger, Candida albicans e Candida glabrata através da técnica de difusão em disco. O nível toxicológico foi avaliado através do teste hemolítico e também no teste de toxicidade em Artemia salina Leach. Nos resultados foram constatados atividade antimicrobiana contra as cepas B. subtilis, S. aureus, E. coli e S. choleraesuis e nenhuma atividade contra a P. aeruginosa. Não apresentou atividade antifúngica contra as cepas Candida albicans, Candida glabrata e Aspergillus niger. Os extratos apresentaram atividade hemolítica nas concentrações de 1000 µg/mL e 500µg/mL. Sua toxicidade no teste com Artemia salina confirmou os resultados obtidos nos testes hemolíticos, mostrando também que há possibilidade de atividade antitumoral a depender da concentração do extrato sem prejudicar células sadias.
- ItemBiologia floral de MELASTOMATACAE JUSS. no Estado da Bahia: uma revisão de literatura(2022-12-22) Santos, Bianca Oliveira dosMelastomataceae Juss é uma das maiores famílias de Angiospermas que distribui sua maior riqueza nos Neotrópicos. No Brasil apresenta 69 gêneros e 1440 espécies concentradas nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Na Bahia possuem 329 espécies e 41 gêneros, nos ambientes de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. São utilizadas para fins ornamentais, econômicos e ecológicos, este último por serem restauradoras de ambientes em áreas degradadas, consideradas nucleadoras por fornecer recursos aos polinizadores e os dispersores de sementes. Possuem nervação acródroma que caracterizam essa família e flores com anteras poricidas que liberam seu pólen somente com o processo de Buzz Pollination. O conhecimento acerca dos aspetos da biologia floral da família é de suma importância para a detecção de lacunas em relação aos conhecimentos desta área de estudo, assim como conhecer o que tem sido pesquisada para Bahia. Com isso, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão literária dos estudos a Biologia Floral de Melastomataceae Juss. para o estado da Bahia, afim apontar conhecimentos sobre a família e assim estimular estudos sobre seus aspectos importantes. Foi desenvolvido a partir de um levantamento de trabalhos relacionados a biologia floral da família no Google Acadêmico com utilização de descritores de busca ligadas a aspectos trabalhados na biologia floral (morfologia floral, polinização, visitantes florais e fenologia). Com a análise dos trabalhos encontrados foi possível identificar as espécies mais estudadas, os principais polinizadores e quais a estratégias reprodutivas estão presentes em Melastomataceae. Foram apontados dez estudos sobre biologia floral de Melastomataceae abordando a polinização e fenologia da família, com a análise destes é possível identificar uma carência de estudos para família em outras regiões e para outras espécies.
- ItemConservação EX SITU de sementes de espécies do remanescente de Mata Atlântica, povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia coleta, identificação e caracterização morfológica(2022-12-22) Barbosa, Joyce Raianne de OliveiraA Mata Atlântica consiste em um dos biomas com mais diversidade do mundo, considerado um dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade. Ocupou originalmente cerca de 15% do território do Brasil, mas atualmente encontra-se devastada devido as ações antrópicas. Diante disso, é relevante possuir os métodos que visem à conservação e recuperação de áreas florestais para auxiliar na restauração dos remanescentes. O objetivo desse estudo foi coletar, identificar e conservar as sementes de espécies nativas encontradas no fragmento de Mata Atlântica do povoado Rio Branco, Alagoinhas, Bahia, afim de colaborar com a coleção de sementes do HUNEB. A área de estudo trata-se de uma vegetação secundária em estágio médio de regeneração. As coletas de material foram realizadas mensalmente, totalizando doze excursões a campo, com intervalo de 2 anos devido a pandemia. Além dos frutos, também foram coletados ramos férteis, para identificação e composição do material testemunho de cada espécie os quais encontram-se depositados na coleção de Herbário da Universidade do Estado da Bahia. As sementes foram submetidas aos processos de extração, limpeza, secagem e armazenamento. Foram coletadas um total de 37 espécies, distribuídas em 17 famílias, dentre as quais se destacaram as famílias, Fabaceae, Myrtaceae, Sapindaceae e Rubiaceae. São apresentados os dados de identificação, caracterização morfológica e a síndrome de dispersão das sementes coletadas, para auxiliar possíveis estudos sobre a viabilidade dessas sementes. Das espécies coletadas, algumas corroboram com o estágio de regeneração do remanescente de Mata Atlântica e outras indicam a necessidade de estratégias de conservação do mesmo, uma vez que são espécies invasoras.
- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros da Ilha de Madre de Deus, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2022-12-22) Anjos, Uinnie Paula da Cruz dosO sedimento é a interação entre fatores físico – químicos e são classificados em dois tipos: siliciclásticos e bioclastos. Os siliciclásticos são o resultado da alteração de fragmentos de rocha e minerais já existentes nas superfícies e os bioclastos são compostos por restos de seres vivos como esqueletos de animais, conchas e algas biomineralizadas. A análise de suas características, sua composição e o grau de conservação, poderá fornecer informações levando em consideração a presença de um determinado grupo produtor do sedimento em uma região. Sendo assim esse estudo teve como objetivo realizar o levantamento dos compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira da Ilha de Madre de Deus. Para isso foram demarcados 20 pontos amostrais distribuídos na parte leste da ilha distantes aproximadamente 200 m entre cada um ponto e coletadas em área submersa. A análise foi feita com auxílio de um microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos em cada amostra, totalizando 2000 escolhidos ao acaso e identificados de acordo com a chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por MiIlimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos dos quais foram classificados como principais alga Halimeda (41,6%), alga Lithothamnium (32,3%), espícula de porífero (8,2%), concha de gastrópode (6,4%) e concha de bivalve (5,4%). Entre os mais abundantes e de maior frequência estão as algas do gênero Halimeda que devido as condições da água da Baía de Todos os Santos e os maiores teores de carbonato podem estar associados a formação desse grupo. Os resultados desses estudos poderão servir de referência para outros estudos na área ambiental, como o biomonitoramento para que haja uma criação de medidas e outros projetos visando a melhoria ambiental da região.
- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros superficiais de Ilha de Maré, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2021-11-26) Grave, Caíque FerreiraUm sedimento é produto da interação entre fatores físico-químicos e pode ser classificado em dois tipos: siliciclástico, que resulta da alteração de fragmentos de rochas e minerais preexistentes na superfície, sujeitas a intemperismo, ou bioclásticos (sedimentos biogênicos), composto por restos de seres vivos como os esqueletos, conchas de animais ou algas que tiveram suas estruturas biomineralizadas, apresentando, assim, um aspecto estrutural reconhecível. Considerando que o componente biogênico é produzido próximo a sua fonte de origem, a análise de suas características composicionais e do seu grau de conservação poderá fornecer informações sobre a presença de cada grupo de organismo produtor do sedimento, em uma determinada região. Sendo assim, este estudo teve por objetivo realizar levantamento de compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira de Ilha de Maré. Para isso foram demarcados 33 pontos amostrais distribuídos por toda costa da Ilha de Maré, distando aproximadamente 300 m entre cada uma e coletadas em área submersa a aproximadamente 1 metro de profundidade. A análise composicional foi feita com auxílio de microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos por amostra, totalizando 3300 escolhidos aleatoriamente e identificados de acordo com chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por Millimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos, dos quais foram classificados como principais: Alga do gênero Halimeda (42,88%), alga Lithothamnium (13,94%), espícula de porífero (9,61%), foraminífero (9,12%), concha de bivalve (9,09%) e concha de gastrópode (5,91%). Entre os mais abundantes e de maior frequência absoluta, relativa e de ocorrência, estão as algas do gênero Halimeda, que acabam se tornando componentes biogênicos a partir do momento após sua morte, sendo importantes constituintes do sedimento principalmente em ambientes tropicais.
- ItemA educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativa(2022-12-23) Paz, Ualan Cerqueira daA Educação Ambiental representa um grupo de conhecimentos, fruto de discussões construídas ao longo de décadas, e sua obrigatoriedade no ensino é pautada em leis que visam mudanças comportamentais como resposta significativa. O objetivo da presente pesquisa é analisar as perspectivas para a abordagem da educação ambiental no ensino básico, considerando a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, buscando discutir sobre a formação de uma sociedade participativa em temas socioambientais. Para tanto, foram utilizadas obras de vários estudiosos no tema, com destaque para: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade e Piccinini (2017); Oliveira e Neiman (2020). A BNCC ao reduzir os conteúdos de Educação ambiental, além de transmitir uma visão ultrapassada dos conteúdos relacionados a temáticas, compromete a formação de uma sociedade participativa e emancipada.
- ItemEnsino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA(2022-12-22) Pinto, Maurício dos SantosNo ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.
- ItemFauna de Vertebrados das Áreas Remanescentes de Floresta Atlântica do município de Alagoinhas - Bahia(2021-09-04) Araujo, Vagner Viana deNa região de Alagoinhas há fragmentos de Floresta Atlântica e poucos registros sistematizados sobre os animais que habitam a área. Desta forma, é importante a realização de inventários que permitam conhecer os animais silvestres que habitam os fragmentos florestais deste bioma. Este conhecimento permitirá a realização de outros estudos direcionados para avaliar a importância destes recursos na manutenção da qualidade ambiental da área. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo identificar as espécies de vertebrados silvestres existentes no município de Alagoinhas, preenchendo uma lacuna nesta área uma vez que nunca foi realizado um levantamento faunístico na região. Para este fim foram utilizados métodos diretos (observação direta, fotoarmadilhagem, armadilhas de rede e queda) e indiretos (pesquisa de indícios diversos) no período de 2017 à 2021. Foram contabilizadas as informações coletadas nos anos citados, registrando-se um total de 191 espécies divididas entre: peixes (3), anfíbios (40), répteis (43), aves (80) e mamíferos (25). Durante o período de levantamento, algumas espécies apresentaram um numero maior, esses foram nos anfíbios Leptodactylus latrans, L.vastus, Pristimantis ramagii e Rhinella icterica. Nos répteis foram os Ameivula ocellifera, Ameiva ameivae o Tropidurus sertanejo. As aves que apresentam a maior quantidade em exemplares registrados, tem sua maior diversidade nos Passeriformes sendo as espécies mais comuns os Estrilda astrild, Formicivora grantsaui, Passer domesticus e o Progne tapera, além deles, apresentam grande variedade os Aramides saracura, Aratinga auricapillus, Caprimulgus rufficolis, Columbina talpacoti, Coragyps atratus, Eupetomena macroura, Guira guira, Leptotila verreauxi, Milvago chimachima, Plancus cheriway e o Penelope ochrogaster. A mastofauna apresentou espécies de marsupiais,quirópteros,roedorese carnívoros, como o Cerdocyon thous e o Leopardus pardalis, tendo apenas uma espécie de primata. Tendo em vista a importância de levantamentos da fauna de vertebrados, o presente estudo preenche um pouco da lacuna no conhecimento da fauna do Município de Alagoinhas, e serve como uma ferramenta auxiliar para o reconhecimento da importância de preservação da área. Sendo este um estudo pioneiro nesse remanescente florestal, torna-se importante a execução de novos estudos para estudo de abundância e para a detecção de outras espécies.
- ItemFormação docente em tempos de pandemia pelo SARS COV-2 no período de 2020 á 2022(2022-12-22) Souza, Isadora Bitencourt AlvesA Universidade é um local de extrema importância para formar professores, uma vez que o ambiente acadêmico contribui para o desenvolvimento do conhecimento teórico, prático e também possibilita trocas de aprendizados entre os discentes e entre os docentes e estudantes. Quando a instituição superior não está apta a formar um professor, o futuro docente terá graves consequências no exercício da sua profissão. Diante do aparecimento do vírus SARS-CoV-2 e, após, um período a doença (COVID-19) ocasionada por este patógeno tornar-se uma pandemia em 2020, as universidades necessitaram aderir ao fechamento para evitar a propagação deste microrganismo e com isso, grandes consequências foram geradas na formação do estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pensando nas implicações geradas neste período pandêmico na educação superior, o presente trabalho tem como objetivo identificar impactos gerados pela Sars-Cov-2 na formação do professor da rede de ensino Básico de Alagoinhas, e listar os benefícios gerados pela nova metodologia de aprendizagem por meio da mediação Tecnológica. Para a realização da escrita, foram utilizadas revisões de literaturas em pesquisas diversas, desde artigos, monografias e textos técnicos, bem como, alguns registros vivenciados no período remoto da licencianda a partir da autobiografia. Diante das análises obtidas, foi possível identificar diversas consequências ocasionadas pela iniciativa remota, como falhas no processo ensino-aprendizado, menor aproveitamento dos estágios supervisionados e ausência de aulas práticas no período de mediação online como conseqüências negativas, e como ponto positivo, pôde-se destacar o aprimoramento da utilização dos recursos tecnológicos.
- ItemFungos liquenizados: o que sabemos e como são abordados nos livros didáticos?(2022-12-22) Silva, Shelly dos SantosOs fungos são organismos primordiais na área social, ecológica e econômica. Sendo encontrados em diversos ambientes, porém com poucos estudos e espécies descritas, o que limita o conhecimento sobre esse grupo, que obteve o reconhecimento de suas singularidades tardiamente. Desse modo, o entendimento sobre a micologia foi afetado, incluindo os fungos liquenizados, que são resultados de um processo simbiótico entre um fungo (micobionte) e algas ou cianobactérias (fotobionte) e atualmente representam em torno de 20% de todas as espécies de fungos já conhecidas. Os líquens apresentam uma ampla diversidade apesar de pouca investigação e identificação, o que impulsiona a busca e divulgação sobre sua importância tanto para o meio acadêmico, ensino básico e a comunidade. Essa monografia tem por objetivo inteirar-se sobre os líquens, num processo de revisão de literatura, localizando os estudos realizados no Brasil, além de analisar como são abordados no livro didático. No processo de coletas dos dados, fica explicito que o nosso país não desenvolve muitas pesquisas a respeito do grupo e principalmente, que os poucos levantamentos ocorrem, em maioria, nas regiões Sul e Sudeste, sendo comum encontrar resultados próximo de um mesmo tema gerador, o biomonitoramento do ar e indicadores ecológicos, um campo em há maior verificação, visto que, os líquens são sensíveis a determinados poluentes. Com a verificação dos dados é perceptível a necessidade de pesquisadores que explorem mais áreas de estudos, principalmente nas demais regiões do Brasil, além de mudanças nos livros didáticos, de modo a trazer a abordagem para a realidade do estudante, o qual oportunizaria a popularização para os demais públicos.
- ItemPrincipais componentes biogênicos em sedimentos superficiais da zona costeira do Litoral Norte da Bahia, Brasil: uma revisão bibliográfica(2022-07-25) Costa, Paula Arlany SantosOs componentes biogênicos de um substrato são estruturas biomineralizadas de organismos marinhos que sofreram interações de fatores mesológicos e tafonômicos que contribuem para a textura e composição final do sedimento e revelam informações importantes sobre a formação e estruturação do ambiente. Portanto, objetivou-se com este estudo avaliar o perfil dos componentes biogênicos da costa do Litoral Norte da Bahia (LN/BA) através de uma revisão bibliográfica sobre o tema no LN/BA em bases de dados virtuais e banco de monografias da UNEB. Foram encontrados estudos referentes a 7 regiões costeiras que compõem a faixa litorânea correspondente ao LN/BA, sendo: Jauá, Porto de Sauípe, Baixios, Subaúma, Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba. Os resultados permitiram verificar que há predominância de algas calcárias dos gêneros Halimeda e Lithothamnium na região, sendo o componente biogênico mais abundante em termos de representatividade em todas as microrregiões. Com base nas associações biogênicas, constatou-se três biofácies distintas na área: biofácie 1, predominam algas calcárias e foraminíferos; biofácie 2, predominam algas calcárias e moluscos; e biofácie 3, predominam foraminíferos e crustáceos. Este estudo é, portanto, de particular importância para a compreensão dos processos dinâmicos que modelaram o Litoral Norte da Bahia, indicando a presença de bancos de recifes algálicos e depósitos carbonáticos oriundos do sedimento dessa região, servindo como subsídio para pesquisas, análises e avaliações futuras, visando identificar os fatores que que influenciam na formação das associações entre os organismos nas biofácies identificadas além de auxiliar em estratégias de uso dos recursos, proteção e conservação do Litoral Norte da Bahia, sugerindo ampliação da Área de Proteção Ambiental para todo a zona litorânea.
- ItemQuanta informação há em apenas uma amostra de bycatch da pesca de arrasto de camarão?: revisitando a ecologia do bycatch(2022-12-26) Rosendo, Danille dos SantosA pesca de arrasto de camarão em ecossistemas marinhos ocorre via de regra na zona de arrebentação (ZA), ambiente fisicamente dinâmica, que funciona como proteção contra predadores devido a sua alta turbidez e baixa profundidade, e gera um excedente de captura relacionado a ictiofauna, chamado de bycatch, o qual tornou-se um problema mundial que desafia a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e consequentemente a própria pesca. O impacto do arrasto sobre a diferentes níveis tróficos associados à espécie-alvo provoca a captura “acidental” de indivíduos ainda imaturos, representando uma perda significativa na formação de biomassa alimentar e torna os estoques de peixes mais vulneráveis ao esgotamento. Partindo destas questões, o presente trabalho buscou responder a seguinte pergunta: Quanto informação ecológica pode haver em uma amostra de bycatch em um evento de pesca de arrasto de camarão? Seguindo o ponto de referência de desembarque da vila pesqueira de Poças, pertencente ao município do Conde, ocorreu 5 km de arrasto em frente ao município de Jandaíra. Foram identificados 414 indivíduos pertencentes a 33 espécies, distribuídas em 29 gêneros distribuídos em 16 famílias, para os quais investigou-se a estrutura populacional, aspecto da riqueza de espécies, diversidade da amostra, conectividade ambiental e níveis tróficos, além da análise bioeconômica da amostra. As famílias menos diversidades são todas de valor comercial, a saber: Lutjanidae (2), Pristigasteridae (2) e Clupeidae (1). Em contrapartida, as famílias Sciaenidae (9) e Carangidae (3) possuem espécies com e sem valor comercial, porém com alta diversidade de espécies. As famílias com maior riqueza são típicas de ambientes estuarinos, Sciaenidae (9 espécies e 234 indivíduos), e a família Clupeidae (1 espécie e 55 indivíduos). O resultado do IVI indicou que as mais importantes nesta amostra de bycatch foram: Stellifer microps, Odontognathus mucranatus, Larimus breviceps, Paralonchurus brasiliensis e Selene setapinnis, dados condizentes com resultados encontrados em diferentes trabalhos com cobertura amostral maior. Considerando-se a diversidade observada, associado com a predominância de altos níveis tróficos na amostra e o estado de conservação, ademais da biologia de algumas espécies de interesse econômico ( p. ex., L. synagris, L. bucannella, C. chrysurus) ou estrutural das ZA (p. ex., S. microps), pode-se falar de um efeito bottom-up de erosão das cadeias tróficas, visto que trata-se da remoção do estoque de juvenis pela pesca de arrasto de camarão de espécies que também descrevem rupturas na conectividade entre esta zona de nidificação, a ZA, com os ambientes estuarinos e recifes de mar aberto, havendo a necessidade urgente de medidas de gestão da pesca artesanal, para sobrevivência dos oceanos e ambientes costeiros marinhos e, consequentemente, da sociedade que recebe seus bens e serviços.
- ItemRelação entre as métricas da paisagem e a diversidade de formigas em fragmentos florestais do Litoral Norte e Agreste Baiano(2022-12-23) Santos Júnior, José Linaldo da PaixãoEm termos de conservação da biodiversidade em remanescentes florestais, a fragmentação florestal destaca-se como uma das maiores problemáticas, sendo necessário o uso de ferramentas como bioindicadores e o geoprocessamento na elaboração de estratégias de conservação. Esse estudo tem como objetivo relacionar as métricas da paisagem com a diversidade de formigas em fragmentos florestais do Território Litoral Norte e Agreste da Bahia. Tendo isso em vista, realizou-se a análise da paisagem de oito propriedades, localizadas no território, tendo como parâmetros o tamanho e formato dos fragmentos (ha), a área nuclear, o índice de circularidade, o índice de diversidade de Patton, bem como, o uso e ocupação do solo. Foram relacionados a esses parâmetros, os índices de diversidade e riqueza dos Formicidae. Constatou-se que, com exceção da RPPN Lontra, as áreas apresentam predominância de fragmentos florestais pequenos ou médios. A maior parte dos fragmentos estudados apresentaram um formato inadequado para a conservação das espécies de formigas nativas. A diversidade de formigas não foi afetada pela forma e tamanho dos fragmentos, em contrapartida, a riqueza foi influenciada pela forma, mas não pelo tamanho.
- ItemSinopse de RUBIACEAE JUSS. para o litoral norte e agreste baiano(2022-12-13) Carvalho, Stefani Hiaminique dos Santos deA Mata Atlântica é um complexo de ecossistemas de grande importância, por abrigar uma porção significativa da biodiversidade do Brasil. Apesar do exorbitante índice de devastação, esse bioma atualmente abriga uma parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, detendo recordes de espécies por hectares jamais vistos em outros biomas. Compondo essa elevada biodiversidade, Rubiaceae é a maior família dentro da ordem Gentianales, possuindo cerca de 650 gêneros e mais de 13.100 espécies, e estes números corroboram estimativas de que Rubiaceae seja a quarta família de Angiospermas. Diante disso, os estudos realizados, sejam eles florísticos ou ecológicos, são de grande relevância para os programas de preservação ambiental. Em decorrência da necessidade de levantamentos florísticos da Mata Atlântica na região Nordeste, e pela preocupação com a conservação deste bioma, o presente estudo tem como objetivo a análise dos registros de ocorrência da família Rubiaceae para o Território do Litoral Norte e Agreste Baiano, através de consultas as bases de dados por meio de coletas e visitas virtuais e físicas aos herbários regionais. Foram reconhecidos para o Litoral Norte e Agreste Baiano 119 espécies, entre arbóreas, arbustivas, herbáceas e trepadeiras nas áreas sob diferentes cotas altitudinais e nas distintas fitofisionomias. As espécies mais representativas são Salzmannia nitida DC., Borreria verticillata (L.) G.Mey., Guettarda viburnoides Cham. & Schltdl., Steud., Richardia grandiflora (Cham. & Schltdl.) Steud., Palicourea hoffmannseggiana (Schult.) Borhidi. As revisões de nomenclatura basearam-se nos dados do International Plant Names Index, os dados de distribuição no Flora e Funga do Brasil e taxonômicos na literatura especializada para família ROBBRECHT, (1988), BARROSO et al., 1999, ZAPPI, (2000), BREMER; ERIKSSON, (2009), DELPRETE; JARDIM (2012), PEREIRA; KINOSHITA, (2013), entre outros, e quanto ao posicionamento da família foi adotado o APG IV (2016). São expostos dados e comentários sobre as espécies e gêneros. As coletas de dados servirão de aporte para pesquisadores em futuros estudos na área.
- ItemUtilização de materiais didáticos para o ensino da biologia em turmas do ensino profissionalizante no município de Catu – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Mello, Isabela Soares de; Queiroz, Ma Magnólia Silva; Conceição, Eltamara Souza da; Almeida, Gracineide Selma Santos deA escola possui um papel fundamental para a formação intelectual e caráter científico. Baseando-se nisso, é imprescindível que as instituições tenham como prioridade a propagação do conhecimento da melhor maneira possível. Neste contexto, existem variados tipos de materiais didáticos que podem ser confeccionados e que cumprem a proposta de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da utilização de materiais didáticos para o ensino da Biologia em turmas do ensino profissionalizante em uma instituição da rede pública estadual de Catu – BA. O trabalho foi desenvolvido com turmas de 1° e 3° ano do ensino técnico e o método consistiu em realizar oficinas utilizando os materiais didáticos confeccionados por autoria própria, como proposta de intervenção, com o intuito de permitir aos discentes vislumbrar o conteúdo em outra perspectiva. Por fim, foi aplicado um questionário com os alunos, com o intuito de obter dados para solidificar esta pesquisa. Após a coleta de dados, foi possível comprovar a eficácia da utilização de materiais didáticos em sala de aula, trazendo benefícios ao aluno, bem como uma melhor compreensão dos conteúdos.