Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4 por Assunto "Análise literária"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemANÁLISE LITERÁRIA DE HOW DID I GET AWAY WITH KILLING ONE OF THE BIGGEST LAWYERS IN THE STATE? IT WAS EASY: A PERSONAGEM EM FOCO(2021) SANTOS OLIVEIRA, TATIANAO presente trabalho refere-se à análise literária com foco na personagem principal do conto, How Did I Get Away with Killing One of the Biggest Lawyers in the State? It was Easy”da obra:You Can’t Keep A Good Woman Down (1981), tendo como objetivo, analisar a construção da protagonista, evidenciando a presença de trechos que questionam a licença que o homem branco tem sobre o corpo feminino negro, considerando o contexto histórico e social presente na narrativa. Falar sobre esse corpo torna-se uma tarefa complexa, pois o corpo da mulher negra é socialmente idealizado/lido por estereótipos elaborados no período da escravidão. Uma vez que intelectuais negras atuam numa perspectiva de denúncia, resistência e libertação das opressões vivenciadas por mulheres negras, a leitura de outras obras de Alice Walker e de outras autoras da literatura afro-americana, como Ângela Davis (2016), bell hooks (1995), Grada Kilomba (2019), Salgueiro (1999) e entre outras, foram base teórica desse estudo. Com Cândida Vilares Gancho (1991), Ligia Chiappini Moraes Leite(1985) e outras escritoras de análise literária, compreendemos quais elementos devem ser considerados no texto escolhido para a realização da análise. Dessa forma, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho bibliográfica qualitativa, apresentando reflexões críticas sobre a imagem do corpo da mulher negra como “objeto” tendo como suporte a análise literária, agregada com a teoria womanista, criada por Alice Walker, Essa pesquisa busca contribuir com a construção de novas práticas sociais, proporcionando ressignificações dos conceitos postos a esse corpo e enfatizando a importância de se trabalhar com temas relacionados as questões de raça, gênero e sexualidade nos espaços educacionais.