Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4 por Assunto "Angela Carter"
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- ItemREESCRITA DA PERSONAGEM SHE-WOLF NOS CONTOS THE COMPANY OF WOLVES, THE WEREWOLF E WOLF-ALICE POR ANGELA CARTER(2019) Cruz, Beatriz Sousa daEste trabalho analisa as reescritas da personagem She-wolf nos contos The Company of Wolves (1979), Werewolf (1979) e Wolf Alice (1979), por Angela Carter. Para tanto, mapeia as caracterizações representativas de pontos convergentes e divergentes da personagem she-wolf por meio de suas transgressões nos contos citados. Deste modo, analisa-se como a reescrita feminina contribui para dar corpo à personagem, por meio dessa reescrita transgressora do gênero conto de fadas e da caracterização da personagem. Como embasamento teórico temos abordado os conceitos de Lefevere (2007) de reescrita e manipulação literária, Candido (2007) personagem de ficção, Khéde (1986) personagens da literatura infanto-juvenil, Cortázar (2006) e Gotlib (2004) com teorias do conto. Concluímos que por meio da reescrita, muito autores, principalmente mulheres, tiveram o privilégio de modular histórias, contos de fadas, fábulas já existentes a uma nova maneira de escrever literatura, como fez a Angela Carter reescrevendo a personagem She-wolf em uma perspectiva feminina, transgredindo as características físicas e psicológicas da personagem Chapeuzinho de Perrault, utilizando para isso qualificadores outros para caracterizar essa personagem.
- ItemA REESCRITA DO GÓTICO E DO MARAVILHOSO PARA O PÚBLICO BRASI- LEIRO(2019) Dias Santos, ManuelaEste trabalho, de caráter memorialístico e apresentado em formato multipaper, relata as experi- ências vividas e pesquisas desenvolvidas no decorrer da minha graduação em Letras, língua inglesa e literaturas, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, da cidade de Jacobina, Ba- hia. Por meio deste, apresento os processos que possibilitaram o meu desenvolvimento pessoal e profissional, o qual será organizado da seguinte forma: Na introdução de título Lendo e me reescrevendo, introduzo minhas produções acadêmicas por meio de um relato os períodos e etapas formativas, que se deram na minha vida pessoal e universitária, que aqui se inserem por conta da relevância para a minha formação. No I capítulo, de título Literatura e tradução, dis- cuto as primeiras disciplinas formadoras, os primeiros textos (teóricos e literários) discutidos e as primeiras análises desenvolvidas. No II capítulo, O gótico nos contos de Edgar Allan Poe, discuto os principais conceitos de tradução (ZOHAR, 1990; LEFEVERE, 2007; VENUTI, 2005) que mediaram a produção de artigos durante a realização dos subprojetos de iniciação científica “Os contos góticos na literatura infanto-juvenil: crítica das traduções/adaptações dos contos de Edgar Allan Poe” e “Antologias de Angela Carter no Brasil: reescrevendo o maravi- lhoso”, desenvolvidos em parceria com o grupo de pesquisa Desleituras e orientados pela pro- fessora Drª Juliana Cristina Salvadori nos anos 2017 e 2018 respectivamente. No III capítulo, de título O gótico nos contos de Edgar Allan Poe, apresento mapeamento das produções do autor publicadas no Brasil e análises de contos góticos (BOTTING, 1996; MILANEZ, 2013) “Berenice” e “The black cat”. No IV e último capítulo, O maravilhoso em Angela Carter, dis- cutimos a reescrita do maravilhoso (PROPP, 1983; KHÉDE,1986) por meio de mapeamento de antologias de Carter publicadas no Brasil e análise do conto “Catarina quebra-nozes”.
- ItemREVISÃO SISTEMÁTICA: CONTOS E SUA REESCRITA POR ANGELA CARTER(2020) Barauna Dourado, AlessandraO presente trabalho tem como metodologia revisão sistemática na qual se busca analisar trabalhos sobre a obra da escritora inglesa Angela Carter. A pesquisa busca abrir novos olhares para a leitura/reescrita que a escritora engendra dos contos de fadas, principalmente de personagens. Isto porque a escritora inglesa é conhecida por suas narrativas que subvertem as versões tradicionais, principalmente na representação do feminino. A pesquisa foi dívida primeiramente no levantamento das discussões teórica sobre conto, a partir dos teóricos Vladmir Propp (2006) e Nádia Battella Gotlib (2004); a discussão sobre personagem embasa-se nos textos de Antônio Candido(2002) e Beth Brait(2004); por fim, o conceito de reescrita baseia-se em Lefevere(1992). No capítulo 3, apresentamos a metodologia, segundo Nakagawa (2017), usada na pesquisa realizada no Banco de teses e dissertações da CAPES, sobre produção acadêmica tendo como objeto os contos de Angela Carter. Os trabalhos foram pesquisados a partir dos descritores Angela Carter, contos de fadas, reescrita, separados e/ou combinados pelo operador logico “AND”. Utilizamos como critérios de inclusão para a seleção dos trabalhos: Texto online acessível; Área de conhecimento: Letras e Teoria Literária; Área de concentração: Linguística, Letras e Artes; Textos que tragam descritores no resumo; e como critérios de exclusão: Publicações incompletas ou indisponíveis; Trabalhos repetidos; Trabalhos que não trazem relevância para a temática proposta na revisão. Com base nesses critérios, ao final da seleção analisamos 8 trabalhos. Os mesmos evidenciam que os estudos realizados sobre as obras da escritora Angela Carter se concentram nos contos e enfocam como ela caracteriza as personagens, reescrevendo contos e padrões narrativos e influenciando os leitores a criar novas concepções sobre o feminino.