Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpactos e desafios gerados pela COVID 19: retorno das aulas presenciais.(2022-12-13) Santos, Alana Lopes dosO presente artigo aborda uma reflexão acerca das estratégias de ensino adotadas pelos professores do Fundamental I, de uma escola da rede municipal de Boa Vista do Tupim (BA) e os impactos das mesmas em relação à aprendizagem das crianças. Tem como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, com fundamentação teórica em autores que discutem sobre aprendizagem e modalidades de ensino. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados, com a participação de quatro professoras e a coordenadora, assim como a análise documental dos diagnósticos realizados pela instituição. Segundo os resultados, conclui-se que a pandemia gerou grandes impactos na educação e, em especial, na aprendizagem e no emocional das crianças, contudo, a instituição educacional se empenha em amenizar os impactos causados pela pandemia. Logo, professores e alunos seguem uma trilha de colaboração mútua para alcançarem a aprendizagem esperada por cada ciclo.
- ItemA importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança, nas escolas públicas de educação infantil, em Itaberaba Bahia.(2022-12-16) Mascarenhas, Ilza Mara Silva; Silva, Karolyne dos Santos daResumo: O presente artigo discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil. Utilizamos como metodologia cientifica, a coleta de dados a partir da observação direta em sala de aula com uma turma do Grupo 5, realizada na Escola Municipal CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Iracina Queiroz de Oliveira localizada no município de Itaberaba, e entrevista semiestruturada com a docente regente. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de mediação da aprendizagem das crianças de educação infantil e o significado que este exerce no contexto cultural e no universo infantil. O escopo teórico da pesquisa foi referendado por Piaget (2017), Vygotsky (1933/2009), Rego (1995), Oliveira (1995), Kishimoto (1996) sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Ao concluir esse estudo constatamos que as atividades lúdicas auxiliam de maneira positiva na construção do conhecimento das crianças, pois desenvolve a curiosidade, a criatividade e a imaginação, contribuindo para sua formação integral.
- ItemA ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil do CEMEI professora Cleonilze Silva dos Anjos em Itaberaba, Bahia.(2022-12-15) Ramos Neta, Ivanildes Britto; Almeida, Rebeca de OliveiraEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições da ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil na perspectiva das educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Cleonilze Silva dos Anjos no Município de Itaberaba, Bahia. Teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil como importante metodologia para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa apresenta-se através de uma abordagem qualitativa e o método utilizado para investigação se deu por meio de pesquisa de campo realizada na referida instituição, tendo a observação como técnica de investigação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada com professoras e coordenadora pedagógica do objeto de estudo. A partir desta pesquisa permitiu-se conhecer a importância das aulas lúdicas, pois ao fazer uso da ludicidade, a criança consegue aprender melhor o conteúdo e o objetivo proposto pelo professor pode ser alcançado com mais facilidade, além de ser mais prazeroso para a criança aprender com as brincadeiras.
- ItemMotivação e engajamento: O processo de ensino e aprendizagem no retorno a presencialidade(2022-12-20) Jesus, Geisa Santos de; Ribeiro, Rosiane de JesusA pandemia provocada pelo COVID-19 fez com que instituições de ensino de todo Brasil tivessem suas atividades interrompidas em função da necessidade de diminuição de aglomerações e, consequentemente, do contágio do vírus, que gerou grandes complicações à saúde coletiva. Nessa conjuntura de incertezas, dúvidas, mudanças e inseguranças múltiplas, as instituições de ensino de todo país precisaram (re)aprender, (re)planejar e (re)desenhar suas práticas e metodologias nesse bojo de inquietações, o objetivo dessa investigação foi analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no retorno a presencialidade para motivar, desenvolver aprendizagens e aumentar o engajamento dos estudantes. Com esse propósito, elegemos para essa investigação a abordagem qualitativa, objetivo exploratório e pesquisa bibliográfica sobre procedimento metodológico. No desenvolvimento da coleta de dados, aplicamos entrevista estruturada, buscando responder os objetivos e as inquietações desse estudo. Os resultados revelam que as práticas pedagógicas adotadas no retorno a presencialidade foram diversificadas e adaptadas para o momento atual, e que as estratégias escolhidas oportunizaram a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e promoveram motivação e engajamento dos estudantes. Apesar de ser um estudo inicial, de uma temática emergente e muito recente, esperamos que os achados e as reflexões socializadas, contribuam com próximas pesquisas e com a compreensão da relevância das práticas pedagógicas e sua relação com a motivação, o engajamento e o desenvolvimento de aprendizagens significativas.
- ItemA música na educação infantil como importante recurso para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.(2022-12-13) Rodrigues, Jamile SilvaO presente trabalho traz a importância da música para a sociedade e para a educação, com destaque especial para seu uso na Educação Infantil. O principal objetivo foi analisar o potencial da música no processo de aprendizagem da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: descrever o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil quando a música é utilizada; verificar suas manifestações positivas e negativas quando a música é levada para a sala de aula e identificar se há ou não avanços/dificuldades observadas em relação à aprendizagem com base no trabalho com música. Esta é uma pesquisa que tem como base uma abordagem qualitativa, e foi realizada com 6 (seis) crianças e 6 professoras de uma escola Municipal de Educação Infantil no município de Iaçu (BA), onde foi possível colher, compreender ainda mais a importância da música para a sociedade e a educação, em especial. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, a qual valoriza a forma livre de expressão e espontaneidade dos envolvidos. De que forma a música contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança foi a questão que norteou essa pesquisa. Para o desenvolvimento deste trabalho, alguns autores como Andrade (2012), Lima (2013), Lowenfeld e Brittain (1970), Mota e Girotti (2018), entre outros, foram consultados, além de documentos oficiais e as Leis 11.769/2008 e 13.278/2016. Por meio do estudo realizado, é possível confirmar a importância da música para o desenvolvimento do ser humano e o seu grande beneficio para a educação.