Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBullying e racismo no contexto escolar(2022-07-15) Santos, Geysa Silva dos; Jesus, Jaqueline Peixoto deNo ambiente escolar são várias as formas de reprodução de violências, estando elas muitas vezes interligadas a variadas ideologias, desta forma, o presente artigo objetivou investigar se as práticas de racismo são confundidas com o fenômeno de bullying no ambiente escolar. Para elucidação do estudo, elegemos abordagem qualitativa, revisão de literatura e pesquisa de campo, e, enquanto dispositivo estratégico de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestrutadas com a equipe pedagógica de uma escola pública, da cidade de Iaçu - BA. Os achados analisados revelam que apesar de ambos os fenômenos serem assertivamente identificados, existem limitações em relação às intervenções e estratégias de combate e prevenção. Nesse sentido, salientamos a urgência dos espaços educacionais e seus agentes elaborarem práticas pedagógicas que possibilitem a reflexão, a prevenção e enfrentamento desses fenômenos.
- ItemDepressão infantil: entre sinais, sintomas e o papel docente(2022-07-13) Costa, Gerlania Santos; Costa, Gleice SantosA modernidade líquida, termo utilizado pelo teórico Zygmunt Bauman (1999), refere-se a uma sociedade marcada pela incerteza, fragilidade nos laços sociais, excesso do individualismo e do consumismo. Dentro desse contexto, podemos compreender que a sociedade corrobora significativamente com o adoecimento e sofrimento psíquico das crianças, que são atravessadas por fatores sociais, culturais e econômicos, decorrentes das constantes mudanças e transformações da contemporaneidade. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar a efetiva contribuição do professor na identificação de sinais e sintomas da depressão infantil no contexto escolar. Para alcançarmos os objetivos dessa pesquisa, elegemos como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, do tipo exploratória; também foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental como procedimentos estratégicos. Os resultados apontam que educadores e educadoras estão progressivamente ampliando pesquisas, conhecimentos e concomitantemente, desenvolvendo intervenções e cuidados relacionados à temática, objetivando minimizar os problemas psicossociais que afetam o desenvolvimento multidimensional das crianças na contemporaneidade.
- ItemEducação do campo no contexto da pandemia da covid – 19: o que expressam as crianças?(2022-07-07) Cerqueira, Mikelly MascarenhasResumo: Este artigo resulta da pesquisa realizada com sete crianças da Escola Municipal Elza Freitas Mascarenhas localizada em zona rural, na comunidade Formosa, município de Itaberaba. Objetiva-se compreender, a partir da narrativa de crianças de uma classe multisseriada (4º e 5º anos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental), como ocorreu o fazer pedagógico, bem como o acesso aos recursos educacionais em contexto de pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano letivo de 2021, durante isolamento social. A base teórica desta pesquisa traçou diálogos com Caldart (2004), Sarmento & Pinto (1997), Bonilla (2011). Esta é uma pesquisa de base qualitativa sendo que os dados e informações foram levantados por meio de um estudo de caso, com uso de técnicas de pesquisa como grupo focal e análise documental. Dessa forma, a coleta de dados deu-se por meio de falas, bilhetes e desenhos. Estes dados indicam a falta que fez o espaço físico escolar na rotina escolar dos participantes da pesquisa e a ineficiência do fazer pedagógico durante esse período de formação na vida destas crianças campesinas, uma vez que, o acesso aos recursos tecnológicos não foi oportunizado. Outrossim, essa investigação realça a inequidade e a invisibilidade da Educação do Campo por parte das políticas públicas como também a falta de isonomia, sobretudo durante período de isolamento social.
- ItemEducação, práticas docentes e tecnologias: as aprendizagens da pandemia da COVID-19(2022-07-12) Evangelista, Beatriz Oliveira; Arruda, Camila Santana de; Fraga, Giulia Andione RebouçasO presente artigo reflete sobre a educação em tempos de pandemia, o retorno ao presencial e as tecnologias utilizadas para viabilizar a educação. Para esta reflexão, buscaram-se informações e dados de como se deu o ensino e funcionamento das escolas durante esse período atípico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com fundamentação teórica de autores e autoras que discutem sobre tecnologias digitais, ensino remoto emergencial e desafios à educação. O questionário foi utilizado como instrumento para coleta e produção de dados com a participação de 12 professoras da rede pública e privada do município de Iaçu (BA). Os resultados apontam que, durante a pandemia, a educação enfrentou grandes dificuldades por parte dos participantes para realizar suas práticas de ensino.
- ItemEvasão escolar e repetência nas séries iniciais e EJA: influência sobre o fluxo escolar nas escolas da rede pública de educação do Município de Ipirá-Ba.(2022-12-19) Oliveira, Marizete da SilvaO artigo foi desenvolvido na Escola Municipal José Luiz dos Santos em Ipirá BA e tem por objetivo conhecer as principais dificuldades que os alunos têm para permanecerem no fluxo regular da primeira a quinta série, estabelecer a visão dos alunos sobre a Educação de Jovens e Adultos e os motivos que dão espaço para que haja evasão nas turmas de EJA. Para alcançar os objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo de caso, pelo fato deste ser considerado um método científico de pesquisa, cujo agrupamento de técnicas para a coleta de dados acerca dos valores, práticas e comportamentos do grupo pesquisado apresenta os subsídios necessários a um relato escrito fiel do fenômeno estudado, a partir de fontes bibliográficas, a exemplo de livros e artigos de periódicos. Quanto à metodologia, esta pesquisa teve aspectos descritivos, com abordagens qualitativa e quantitativa sendo que para tanto utilizou-se registros escolares dos anos de 2018 e 2019, uma entrevista semiestruturada e observação participante. Os resultados indicam as condições socioeconômicas, a necessidade de trabalho para o sustento próprio e de familiares, a maioria constituída por agricultores. Atualmente, buscam na EJA a capacidade de escrever, ler seu próprio nome, além da formação escolar para qualificação do trabalho, priorizando a escola apesar da rotina diária. Recomenda-se, desta forma que os projetos de abono, permanência e apoio a crianças e adolescentes sejam melhor incrementados sobretudo aos moradores da zona rural e que novos estudos sejam realizados visando a busca de melhores formas de assistir os alunos carentes da nossa comunidade.
- ItemHeroico mesmo é abrir os nossos baús de miudezas: narrativa (auto)biográfica de uma mulher jovem, preta, ativista e graduanda em pedagogia no Departamento de Educação - CAMPUS XIII da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-23) Santos, Joana Barbosa dosEste estudo monográfico - Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia - se insere no rol das investigações (auto)biográficas, na medida em que, por meio da escrita de si, a narradora/autora faz com que o(s) outro(s) reconheça(m) a si e aos seus posicionamentos, tomadas de decisões, decepções, enfrentamentos, desafios, desilusões, conquistas, resistências e aprendizados de mulher, jovem, preta, nordestina, professora e ativista negra. A narrativa de uma estudante universitária natural do município de Ibiquera - localizado no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu/BA - dá acesso às condições de produção do seu processo formativo no ativismo feminista negro e o seu protagonismo juvenil no âmbito do Departamento de Educação - Campus XIII - na Universidade do Estado da Bahia/UNEB. A análise da narrativa ocorre por meio de três ei os que apoiam a e plicita ão da visão contra hegem nica e do empoderamento da narradora Aqui os polos de sentidos atribu dos pelos estudantes forma ão universit ria a busca por um futuro melhor, a transforma ão das maneiras de ver o mundo e a mobili a ão em rela ão ao saber em si), os territórios existenciais (trajetória escolar, devir-estudante e oximoronias imanentes) e os saberes emancipatórios do movimento negro (saberes identitários, saberes políticos e saberes estético-corpóreos), em especial do movimento feminista de mulheres negras, são tomados como categorias analíticas. A monografia produziu três outras categorias próprias, para pensar a (auto)biografia, nascidas do entrelaçamento dos saberes emancipatórios aos territórios existenciais como forma de trazer a tona a dimensão da luta e da resistência na construção de si por uma mulher preta. Os territórios/saberes existenciais/emancipatórios deste estudo são: a) Território trajetória escolar identitária; b) Território Devir-estudante político-estético; c) Território Saber. A relevância deste trabalho está na produção de uma narrativa (auto)biográfica, e suas categorias analíticas, por meio da qual é possível construir e compartilhar os sentidos e as percepção de si e do mundo, em primeira pessoa, de uma jovem negra universitária da UNEB.
- ItemImpactos e desafios gerados pela COVID 19: retorno das aulas presenciais.(2022-12-13) Santos, Alana Lopes dosO presente artigo aborda uma reflexão acerca das estratégias de ensino adotadas pelos professores do Fundamental I, de uma escola da rede municipal de Boa Vista do Tupim (BA) e os impactos das mesmas em relação à aprendizagem das crianças. Tem como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, com fundamentação teórica em autores que discutem sobre aprendizagem e modalidades de ensino. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados, com a participação de quatro professoras e a coordenadora, assim como a análise documental dos diagnósticos realizados pela instituição. Segundo os resultados, conclui-se que a pandemia gerou grandes impactos na educação e, em especial, na aprendizagem e no emocional das crianças, contudo, a instituição educacional se empenha em amenizar os impactos causados pela pandemia. Logo, professores e alunos seguem uma trilha de colaboração mútua para alcançarem a aprendizagem esperada por cada ciclo.
- ItemA importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança, nas escolas públicas de educação infantil, em Itaberaba Bahia.(2022-12-16) Mascarenhas, Ilza Mara Silva; Silva, Karolyne dos Santos daResumo: O presente artigo discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil. Utilizamos como metodologia cientifica, a coleta de dados a partir da observação direta em sala de aula com uma turma do Grupo 5, realizada na Escola Municipal CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Iracina Queiroz de Oliveira localizada no município de Itaberaba, e entrevista semiestruturada com a docente regente. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de mediação da aprendizagem das crianças de educação infantil e o significado que este exerce no contexto cultural e no universo infantil. O escopo teórico da pesquisa foi referendado por Piaget (2017), Vygotsky (1933/2009), Rego (1995), Oliveira (1995), Kishimoto (1996) sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Ao concluir esse estudo constatamos que as atividades lúdicas auxiliam de maneira positiva na construção do conhecimento das crianças, pois desenvolve a curiosidade, a criatividade e a imaginação, contribuindo para sua formação integral.
- ItemA Inclusão de alunos com deficiência sensorial na Universidade do Estado da Bahia: O que mostra a realidade?(2022-12-20) Santos, Daiana das Mercês; Mendes, Deraldino LimaEste estudo analisa como ocorre a inclusão de estudantes com deficiência sensorial na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, levando em conta, a partir da narração dos investigados, o que acontece nos Departamentos de cada campus. A Inclusão Educacional de pessoas com algum tipo de deficiência é assegurada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que traz em seu texto um conjunto de dispositivos com fins de promover igualdade e assegurar o acesso à educação promovendo cidadania e inclusão social. Os fundamentos deste estudo encontram se, principalmente, na teoria de Sassaki, (1997), Silva (2009; 2014), Santos (2002; 2014), Mantoan (2003), Rocha e Miranda (2009), Galvão (2009), Bianchetti (2001), Maia (2004) e Diniz (2007). Trata-se de uma pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com três (3) estudantes da UNEB. A análise dos dados demonstrou que apesar de estar atenta às discussões sobre Educação Inclusiva, é necessário, ainda, que aconteçam melhorias nesta Instituição de Ensino Superior, a fim de que possa promover o acesso da pessoa com deficiência. Esse dado foi apontado pelos entrevistados que realçaram, nas suas falas, a precariedade de apoio estrutural e pedagógico na referida Instituição, aparatos indispensáveis para que o processo de inclusão aconteça pautado em um ensino-aprendizagem significativo e igualitário.
- ItemA ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil do CEMEI professora Cleonilze Silva dos Anjos em Itaberaba, Bahia.(2022-12-15) Ramos Neta, Ivanildes Britto; Almeida, Rebeca de OliveiraEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições da ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil na perspectiva das educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Cleonilze Silva dos Anjos no Município de Itaberaba, Bahia. Teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil como importante metodologia para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa apresenta-se através de uma abordagem qualitativa e o método utilizado para investigação se deu por meio de pesquisa de campo realizada na referida instituição, tendo a observação como técnica de investigação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada com professoras e coordenadora pedagógica do objeto de estudo. A partir desta pesquisa permitiu-se conhecer a importância das aulas lúdicas, pois ao fazer uso da ludicidade, a criança consegue aprender melhor o conteúdo e o objetivo proposto pelo professor pode ser alcançado com mais facilidade, além de ser mais prazeroso para a criança aprender com as brincadeiras.
- ItemO lúdico e as múltiplas aprendizagens: contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil(2022-07-11) Sousa, Jéssica Barreto de; Santos, Tamires Sales dosO presente trabalho tem como tema “O Lúdico e as múltiplas aprendizagens: contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil”, é resultado de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, utilizando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Entendendo que os jogos e brincadeiras apresentam-se como ferramenta educativa, nos deparamos com a seguinte questão: Quais as possibilidades de aprendizagem a utilização do lúdico contribui para os nossos discentes?. Explorando as discussões sobre o tema, priorizamos os autores que defendam a educação lúdica e criativa. A partir deste, consideramos que uso de jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral, influenciando de forma significativa nos campos cognitivos, emocionais e psicomotores e nas habilidades de comunicação.
- ItemMemorial acadêmico: Desafios e conquistas de uma professora em sala de aula.(2022-07-05) Gomes, Silvia Poliana SantosEste memorial descritivo aborda momentos relevantes vivenciados no decorrer da trajetória estudantil, acadêmica e profissional da discente Silvia Poliana Santos Gomes, molhados de reflexões teórico-práticas.Tem como objetivo apresentar os caminhos percorridos, por mim, desde o início da educação básica até a inserção na UNEB, sendo um dos principais desafios cursar o ensino superior em uma universidade pública e lecionar no Grupo de 3 anos. Vivenciar estes desafios dodiscentes em meu percurso acadêmico e laboral contribuíram na construção de habilidades e competências pessoais e acadêmicas para exercer minha função como docente em uma Creche Escola de Itaberaba. O resgaste de minhas memórias, vivências e experiências pessoais foi essencial para produção deste trabalho acadêmico. Vale ressaltar da importância da minha formação acadêmica na UNEB na construção de novos saberes e análise das teorias apreendidas, pois favoreceram a aprendizagem significativa, concepção fundante de minha prática pedagógica. Destarte, o conhecimento de mim mesma não foi um problema dado, pois a produção deste Memorial ocorreu a partir da meta reflexão das experiências vivenciadas no passado, recordando atividades, ações e acontecimentos que contribuíram na análise e registro da minha vida acadêmica durante o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB- Campus XIII.
- ItemMotivação e engajamento: O processo de ensino e aprendizagem no retorno a presencialidade(2022-12-20) Jesus, Geisa Santos de; Ribeiro, Rosiane de JesusA pandemia provocada pelo COVID-19 fez com que instituições de ensino de todo Brasil tivessem suas atividades interrompidas em função da necessidade de diminuição de aglomerações e, consequentemente, do contágio do vírus, que gerou grandes complicações à saúde coletiva. Nessa conjuntura de incertezas, dúvidas, mudanças e inseguranças múltiplas, as instituições de ensino de todo país precisaram (re)aprender, (re)planejar e (re)desenhar suas práticas e metodologias nesse bojo de inquietações, o objetivo dessa investigação foi analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no retorno a presencialidade para motivar, desenvolver aprendizagens e aumentar o engajamento dos estudantes. Com esse propósito, elegemos para essa investigação a abordagem qualitativa, objetivo exploratório e pesquisa bibliográfica sobre procedimento metodológico. No desenvolvimento da coleta de dados, aplicamos entrevista estruturada, buscando responder os objetivos e as inquietações desse estudo. Os resultados revelam que as práticas pedagógicas adotadas no retorno a presencialidade foram diversificadas e adaptadas para o momento atual, e que as estratégias escolhidas oportunizaram a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e promoveram motivação e engajamento dos estudantes. Apesar de ser um estudo inicial, de uma temática emergente e muito recente, esperamos que os achados e as reflexões socializadas, contribuam com próximas pesquisas e com a compreensão da relevância das práticas pedagógicas e sua relação com a motivação, o engajamento e o desenvolvimento de aprendizagens significativas.
- ItemA música na educação infantil como importante recurso para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.(2022-12-13) Rodrigues, Jamile SilvaO presente trabalho traz a importância da música para a sociedade e para a educação, com destaque especial para seu uso na Educação Infantil. O principal objetivo foi analisar o potencial da música no processo de aprendizagem da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: descrever o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil quando a música é utilizada; verificar suas manifestações positivas e negativas quando a música é levada para a sala de aula e identificar se há ou não avanços/dificuldades observadas em relação à aprendizagem com base no trabalho com música. Esta é uma pesquisa que tem como base uma abordagem qualitativa, e foi realizada com 6 (seis) crianças e 6 professoras de uma escola Municipal de Educação Infantil no município de Iaçu (BA), onde foi possível colher, compreender ainda mais a importância da música para a sociedade e a educação, em especial. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, a qual valoriza a forma livre de expressão e espontaneidade dos envolvidos. De que forma a música contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança foi a questão que norteou essa pesquisa. Para o desenvolvimento deste trabalho, alguns autores como Andrade (2012), Lima (2013), Lowenfeld e Brittain (1970), Mota e Girotti (2018), entre outros, foram consultados, além de documentos oficiais e as Leis 11.769/2008 e 13.278/2016. Por meio do estudo realizado, é possível confirmar a importância da música para o desenvolvimento do ser humano e o seu grande beneficio para a educação.
- ItemOlhar pedagógico da roda de conversa na educação infantil: vivências, práticas e ludicidade.(2022-12-14) Santos, Adriana Costa dosÉ na “rodinha de aprendizagem” que a nossa aula começa. Por meio desta que o conhecimento “gira” entre os pequenos e perpassa pelo educador, dando sentido a aprendizagem individual e coletiva da turma. A roda de conversa é um momento ímpar e de muita valia para as crianças pequenas no início do seu processo de escolarização, pois os propícia uma melhor forma de ver e sentir os colegas da turma. O formato de círculo não em vão. Este modelo possui o propósito de promover o “olho no olho” que resulta no estreitamento de laços o qual propõe um sentimento de afetividade entre os sujeitos. A partir disso, esse trabalho acadêmico tem por objetivo viabilizar uma prática importante dentro da educação infantil: as rodas de conversas, rodas de rotinas e rodas de conhecimentos. São muitos os nomes que pode se dar para essas práticas de ensino-aprendizagem e que não está apenas dentro da educação infantil, mas em todo o processo de aprendizado da criança nos anos iniciais. Utilizando da revisão bibliográfica com autores Jacinto Sarmento e Madalena Freire analisando seus trabalhos sobre a importância da rodinha na construção do diálogo e afetividade juntamente com relato de vivência com imagens que ilustra essa prática.
- ItemProfessora, sim! Babá, não mais. Lucubrações de uma mulher preta, nordestina, neta-filha-sobrinha de trabalhadoras domésticas graduanda em Pedagogia no Departamento de Educação - Campus Itaberaba - da Universidade do Estado da Bahia.(2022-12-15) Mota, Luzineide de OliveiraProfessora, sim! Babá, não mais. Lucubrações de uma mulher preta, nordestina, neta-filha-sobrinha de trabalhadoras domésticas graduanda em Pedagogia no Departamento de Educação - Campus Itaberaba da Universidade do Estado da Bahia. 2022. 39 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Itaberaba, ano de 2022. O presente estudo trata-se de uma Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Pedagogia ofertada no Departamento de Educação do Campus XIII, município de Itaberaba/BA, da Universidade do Estado da Bahia. O TCC em questão foi construído na forma de um memorial cujo tema central é consciência da quebra de um ciclo de estigmatização feminina. “Professora, sim! Babá, não mais”, portanto, compõe-se do exercício autorreflexão sobre o ato/processo de romper o ciclo de trabalhadoras domésticas da sua linhagem materna ao se formar Pedagoga. A inspiração escrevivente de trabalho acadêmico entrelaça a narrativa da autora com as vozes das intelectuais negras que a atravessam posto que a escrita de si que compõe tal trabalho está embasado nas memórias da autora, até o presente momento, e lucubra a respeito de produção de si por meio dos atravessamentos de suas experiências laborais e acadêmicas. os memoriais de formação são, uma conquista política do registro e divulgação das histórias e sabenças das que compõem a Bahia profunda. Assumindo o inacabamento freiriano escrevo que o memorial me permitiu entender que: a) Ser Trabalhadora Doméstica não é demérito. Ser trabalhadora doméstica não pode ser uma herança” colonialista de subalternidade. Precisamos todas lutar por nossos direitos trabalhistas como forma de garantir a dignidade laboral; b) Ser Professora é uma opção laboral militante e não é demérito. Atuar na educação dos nossos é uma forma de reconstruir, reencantar e assumir esse lugar escrevivente de embalar os sonhos dos nossos com narrativas atravessadas de Negra Atitude.
- ItemRelações entre escola, trabalho e gênero: as experiências vivenciadas por estudantes mulheres da EJA de Itaberaba e Iaçu- Bahia.(2022-12-12) Costa, Bruno Moreira; Bastos, Ester Anália SilvaEste estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UNEB (2022.2). Qualifica-se como uma pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e narrar as trajetórias das vidas das mulheres estudantes da EJA, quais os desafios enfrentados por elas para interligar a sua rotina entre trabalho, escola e atividades domésticas. Pensando nos condicionantes que excluíram as mulheres da escola, a pesquisa visou entender e externar quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas e quais significados atribuem após ingressarem novamente na escola. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas buscando entender quais foram as mudanças em suas vidas e como se sentem desdobrando-se entre trabalho, escola e atividades domésticas. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Galvão e DiPierro (2012), Gadotti (2018), Cury (2016), entre outros que contribuem na construção do estudo, fornecendo luz ao processo investigativo, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementam para a realização deste trabalho. Este trabalho nos proporcionou uma visão ampla sobre o quão é importante adquirir um olhar mais atento para a rotina de estudantes mulheres adultas e suas histórias de vida, principalmente no que diz respeito à dificuldade de acesso e permanência na EJA, permitindo uma reflexão acerca dos desafios da rotina dessas mulheres, e, consequentemente o significado que atribuem após o retorno a as atividades escolares.
- ItemRelato de experiência: trilhando o caminho de retorno às origens.(2022-07-06) Santos, Felipe Mota dosO presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a vivência de formação, as descobertas e contribuições compulsadas durante a experiência de enquanto graduando em curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Campus XIII, residente no programa de Residência Pedagógica (RP) do Núcleo Sabenças Passadas (NSP), vivenciar uma prática docente assentada em contação de histórias de tradição oral, rodas de cultura, norteadas a partir da Pedagogia Griô, e como essa vivência despertou questões em torno de identidade, ancestralidade e memória. Buscou-se na metodologia de pesquisa qualitativa descritiva analítica um diálogo epistemológico por meio do relato de experiência. Sustentado em reflexões que integram argumentação com a teoria e as experiências vivenciais enquanto vigeu as atividades e reuniões do NSP. O diário de campo, planos de aula, e as anotações, enquadram os meios de registro. A plataforma online Microsoft Teams representou o local pelo qual as atividades do Núcleo Sabenças Passadas (NSP) foram possíveis e passíveis a presente análise. Acontecendo no período de Novembro de 2020 a Abril de 2022. Foi demonstrado que as contações de histórias de tradição oral, as rodas de cultura, compreendidas a partir da Pedagogia Griô, aproximam identidade, ancestralidade e o resgate de epistemologias não hegemônicas.
- ItemRelato de experiência: vivências de estágio durante o percurso formativo no curso de pedagogia(2022-12-19) Santos, Maura Almeida dosO relato da experiência docente tem como objetivo analisar as contribuições do estágio como primeira experiência docente, na formação pedagógica, ao tempo em que busca refletir pelos desafios encontrados no período da regência no estágio, período de vivenciar a teoria e a prática, ser pedagogo e “fazer pedagogia, compreender as diferenças encontradas em cada parte do estágio, com a perspectiva de ensino aprendizagem para com os alunos, exigindo assim que o professor possa dispor de diversos saberes que contribuam com o desenvolvimento da criança. O professor é um profissional que possui muitos saberes em sua atuação docente e a interação com os alunos. Sendo assim, o professor precisa interagir com os alunos de maneira clara e objetiva na condição de educador. E entender que cada aluno tem suas limitações, mas é neste espaço que se constrói conhecimento para uma sociedade, estágio como espaço de formação da pesquisa, também como espaço de pensar e refletir prática pedagógica. As contribuições dos estágios que realizam no curso de Pedagogia na formação do pedagogo, compreender a teoria e compartilhar na prática no período da regência. Como base teórica foi utilizado Cristina D’Ávila (2013), Saviani (2010) e outros autores que fomentaram nesse estudo qualitativo que abrange experiências no estágio curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
- Item“Sem dinheiro no banco, sem parentes importantes”: aproximações as trajetórias formativas de cotistas negros(as) estudantes do Departamento de Educação Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia(2020-12-30) Costa, Rozane da Conceição SilvaO presente artigo apresenta os resultados e o percurso da pesquisa intitulada “Sem dinheiro no banco, sem parentes importantes”: Aproximações a trajetórias formativas de cotistas negros(as) estudantes do Departamento de Educação Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia. Com o propósito de descrever o atravessamento do Sistema de Cotas, enquanto Ação Afirmativa, implementado na Universidade do Estado da Bahia e a consequente condição de cotista nas trajetórias formativas de estudantes optantes pelo sistema e ingressantes em cursos de graduação o estudo buscou: a) identificar nos percursos escolares das estudantes os fluxos construídos por elas; b) Identificar evidências do atravessamento o sistema de cotas nas suas trajetórias formativas. Levada a cabo por meio da metodologia de pesquisa afrodescendente, os dispositivos para a produção de dados foram a reconstrução percurso escolar e uma Gira de Saberes. O corpus de análise desse artigo foi composto 06 quadros síntese de reconstrução do percurso escolar, 20 laudas de transcrição da Gira de Saberes e o relatório do encontro com os observadores da Gira. O atravessamento do sistema de Cotas na trajetória formativa das 06 graduandas (mulheres, negras, estudantes de escola pública, de baixa renda, do interior baiano) participantes do estudo podem ser descritos por meio das seguintes encruzilhadas preta estudantil: Aquilombar-se; Tornar-se negra ou ser negra; Bata mais forte no peito e diga: - Eu Sou Cotista Negra!; Descolonizações e a potência UNEB.