Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Assunto "Criança"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil do CEMEI professora Cleonilze Silva dos Anjos em Itaberaba, Bahia.(2022-12-15) Ramos Neta, Ivanildes Britto; Almeida, Rebeca de OliveiraEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições da ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil na perspectiva das educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Cleonilze Silva dos Anjos no Município de Itaberaba, Bahia. Teve como objetivo analisar a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil como importante metodologia para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa apresenta-se através de uma abordagem qualitativa e o método utilizado para investigação se deu por meio de pesquisa de campo realizada na referida instituição, tendo a observação como técnica de investigação. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada com professoras e coordenadora pedagógica do objeto de estudo. A partir desta pesquisa permitiu-se conhecer a importância das aulas lúdicas, pois ao fazer uso da ludicidade, a criança consegue aprender melhor o conteúdo e o objetivo proposto pelo professor pode ser alcançado com mais facilidade, além de ser mais prazeroso para a criança aprender com as brincadeiras.
- ItemA música na educação infantil como importante recurso para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.(2022-12-13) Rodrigues, Jamile SilvaO presente trabalho traz a importância da música para a sociedade e para a educação, com destaque especial para seu uso na Educação Infantil. O principal objetivo foi analisar o potencial da música no processo de aprendizagem da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: descrever o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil quando a música é utilizada; verificar suas manifestações positivas e negativas quando a música é levada para a sala de aula e identificar se há ou não avanços/dificuldades observadas em relação à aprendizagem com base no trabalho com música. Esta é uma pesquisa que tem como base uma abordagem qualitativa, e foi realizada com 6 (seis) crianças e 6 professoras de uma escola Municipal de Educação Infantil no município de Iaçu (BA), onde foi possível colher, compreender ainda mais a importância da música para a sociedade e a educação, em especial. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, a qual valoriza a forma livre de expressão e espontaneidade dos envolvidos. De que forma a música contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança foi a questão que norteou essa pesquisa. Para o desenvolvimento deste trabalho, alguns autores como Andrade (2012), Lima (2013), Lowenfeld e Brittain (1970), Mota e Girotti (2018), entre outros, foram consultados, além de documentos oficiais e as Leis 11.769/2008 e 13.278/2016. Por meio do estudo realizado, é possível confirmar a importância da música para o desenvolvimento do ser humano e o seu grande beneficio para a educação.