Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Assunto "Crianças"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação do campo no contexto da pandemia da covid – 19: o que expressam as crianças?(2022-07-07) Cerqueira, Mikelly MascarenhasResumo: Este artigo resulta da pesquisa realizada com sete crianças da Escola Municipal Elza Freitas Mascarenhas localizada em zona rural, na comunidade Formosa, município de Itaberaba. Objetiva-se compreender, a partir da narrativa de crianças de uma classe multisseriada (4º e 5º anos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental), como ocorreu o fazer pedagógico, bem como o acesso aos recursos educacionais em contexto de pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano letivo de 2021, durante isolamento social. A base teórica desta pesquisa traçou diálogos com Caldart (2004), Sarmento & Pinto (1997), Bonilla (2011). Esta é uma pesquisa de base qualitativa sendo que os dados e informações foram levantados por meio de um estudo de caso, com uso de técnicas de pesquisa como grupo focal e análise documental. Dessa forma, a coleta de dados deu-se por meio de falas, bilhetes e desenhos. Estes dados indicam a falta que fez o espaço físico escolar na rotina escolar dos participantes da pesquisa e a ineficiência do fazer pedagógico durante esse período de formação na vida destas crianças campesinas, uma vez que, o acesso aos recursos tecnológicos não foi oportunizado. Outrossim, essa investigação realça a inequidade e a invisibilidade da Educação do Campo por parte das políticas públicas como também a falta de isonomia, sobretudo durante período de isolamento social.
- ItemA importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança, nas escolas públicas de educação infantil, em Itaberaba Bahia.(2022-12-16) Mascarenhas, Ilza Mara Silva; Silva, Karolyne dos Santos daResumo: O presente artigo discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil. Utilizamos como metodologia cientifica, a coleta de dados a partir da observação direta em sala de aula com uma turma do Grupo 5, realizada na Escola Municipal CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Iracina Queiroz de Oliveira localizada no município de Itaberaba, e entrevista semiestruturada com a docente regente. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de mediação da aprendizagem das crianças de educação infantil e o significado que este exerce no contexto cultural e no universo infantil. O escopo teórico da pesquisa foi referendado por Piaget (2017), Vygotsky (1933/2009), Rego (1995), Oliveira (1995), Kishimoto (1996) sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Ao concluir esse estudo constatamos que as atividades lúdicas auxiliam de maneira positiva na construção do conhecimento das crianças, pois desenvolve a curiosidade, a criatividade e a imaginação, contribuindo para sua formação integral.