Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação, práticas docentes e tecnologias: as aprendizagens da pandemia da COVID-19(2022-07-12) Evangelista, Beatriz Oliveira; Arruda, Camila Santana de; Fraga, Giulia Andione RebouçasO presente artigo reflete sobre a educação em tempos de pandemia, o retorno ao presencial e as tecnologias utilizadas para viabilizar a educação. Para esta reflexão, buscaram-se informações e dados de como se deu o ensino e funcionamento das escolas durante esse período atípico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com fundamentação teórica de autores e autoras que discutem sobre tecnologias digitais, ensino remoto emergencial e desafios à educação. O questionário foi utilizado como instrumento para coleta e produção de dados com a participação de 12 professoras da rede pública e privada do município de Iaçu (BA). Os resultados apontam que, durante a pandemia, a educação enfrentou grandes dificuldades por parte dos participantes para realizar suas práticas de ensino.
- ItemRelato de experiência: trilhando o caminho de retorno às origens.(2022-07-06) Santos, Felipe Mota dosO presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a vivência de formação, as descobertas e contribuições compulsadas durante a experiência de enquanto graduando em curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Campus XIII, residente no programa de Residência Pedagógica (RP) do Núcleo Sabenças Passadas (NSP), vivenciar uma prática docente assentada em contação de histórias de tradição oral, rodas de cultura, norteadas a partir da Pedagogia Griô, e como essa vivência despertou questões em torno de identidade, ancestralidade e memória. Buscou-se na metodologia de pesquisa qualitativa descritiva analítica um diálogo epistemológico por meio do relato de experiência. Sustentado em reflexões que integram argumentação com a teoria e as experiências vivenciais enquanto vigeu as atividades e reuniões do NSP. O diário de campo, planos de aula, e as anotações, enquadram os meios de registro. A plataforma online Microsoft Teams representou o local pelo qual as atividades do Núcleo Sabenças Passadas (NSP) foram possíveis e passíveis a presente análise. Acontecendo no período de Novembro de 2020 a Abril de 2022. Foi demonstrado que as contações de histórias de tradição oral, as rodas de cultura, compreendidas a partir da Pedagogia Griô, aproximam identidade, ancestralidade e o resgate de epistemologias não hegemônicas.