Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Historia Regional e Local (PPGHIS)
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- ItemO culto à Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira: fé e imaginário religioso (1970-2010)(2022-04-08) Silva Neto, Antonio Gomes daO presente estudo analisa o culto à Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, município situado no Recôncavo da Bahia, entre os anos de 1970 a 2010. Neste período, mulheres negras, através de uma rede de sociabilidade e fé, tornaram-se integrantes da Irmandade devocional da referida invocação mariana. Com os pressupostos teórico e metodológico da História Cultural e valendo-se de depoimentos orais, de produções audiovisuais e jornais, discorremos sobre os atos litúrgicos que reatualizam e rememoram a morte e a assunção de Maria, mãe de Jesus, conectados às narrativas apócrifas dormicionistas e assuncionistas, nas missas e procissões, bem como os elementos provenientes da religiosidade afro-brasileira. Nossa Senhora da Boa Morte também é cultuada no âmbito doméstico, onde orações são entoadas em sua honra. Buscou-se também abordar a realização dos banquetes e o samba de roda nos três últimos dias festivos. Este estudo ainda apresenta os pedidos de intercessão e promessas para Nossa Senhora da Boa Morte, realizados pelos protagonistas da presente pesquisa, em suas variadas situações. Verificou-se que, em alguns casos, os pedidos das devotas, quando alcançados, contribuíram significativamente para o aumento do interesse de ingresso na Irmandade devocional. Durante os atos litúrgicos as devotas, ao reproduzirem e rememorarem os ritos fúnebres da Virgem Maria, vivenciam o tempo sagrado.
- ItemDa enxada ao clavinote: experiências, liberdade e relações familiares de escravizados no sertão baiano, Xique-Xique (1850-1888)(2020-09) Martins, Taiane DantasEsta pesquisa analisou a experiência dos escravizados e escravizadas no sertão do São Francisco, Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, emancipada em 1832. O recorte da pesquisa foi de 1850 a 1888, expandindo-se a análise para o período anterior nos momentos em que as fontes permitiram. Estas foram os inventários post mortem e testamentos, onde se buscou aspectos quantitativos, formações familiares e formas de conquista da liberdade; os processos cíveis e criminais, onde se analisou alguns conflitos e aspectos cotidianos; as correspondências de autoridades e os relatos de viajantes, buscando-se conhecer melhor a sociedade local; além dos registros de batismos, utilizados para analisar as estratégias utilizadas pelas cativas no momento de apadrinhar seus filhos. O enfoque foi dado para o trabalho, abordando as atividades realizadas, onde se verificou uma grande diversidade de ocupações. Analisou-se ainda a moradia dos cativos e aspectos da morbidade destes. Foram buscadas também as formas de conquista da liberdade, que variaram nas diferentes décadas e as formas de resistência utilizadas pelos escravizados, além das estratégias familiares e de compadrio estabelecidas por eles
- Item"E insuflou-me a espancar Felicidade": Tramas de mulheres pobres em Sant'anna do Catú, Bahia (1890-1930)(2022-02-02) Jesus, Larissa Cheyenne Nepomuceno deEssa pesquisa investiga situações/casos de violência física (letal e não letal) e sexual vivenciadas por um conjunto de mulheres pobres e, majoritariamente, negras que habitaram o território catuense (Catu – BA) entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Utilizamos como fonte principal processos-crime de lesão corporal, homicídio, como também processos de defloramento, estupro e rapto. A partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe, nos debruçamos sobre os sumários de culpa analisando os discursos e as práticas presentes em seus autos, buscando confrontá-los com a perspectiva hegemônica sobre as relações de gênero existentes no período estudado. Esse exercício teórico-metodológico permitiu entender que a vulnerabilidade e a violência que caracterizaram a experiência de muitas mulheres pobres e negras, no pós-abolição em Catu, estavam associadas às relações assimétricas de poder que permeavam a vida dessas sujeitas
- ItemFamiliaturas recusadas pelo Tribunal do Santo Ofício na Vila de Cachoeira (Bahia, 1681-1750)(2022-01-06) Santos, Felipe dosNesta dissertação buscamos investigar, dentre os moradores da Vila de Cachoeira (Recôncavo baiano), entre os anos de 1681 a 1750, os pleiteantes a título de familiar do Santo Ofício e outros cargos da Inquisição portuguesa, mas que foram recusados por não se enquadrarem às normas da instituição. Por meio dos processos de Habilitação de Gênere, verificamos as implicações deste insucesso nas dinâmicas de mobilidade social local, analisando a importância simbólica do que significava ser um agente inquisitorial na América portuguesa. Buscamos compreender a processualística da habilitação ao cargo inquisitorial, para apreender os procedimentos que levavam a Inquisição a desenvolver uma espécie de política de recusa às denominadas ―raças infectas. Este estudo, portanto, pretende lançar luz sobre os grupos oficialmente recusados pela Inquisição: cristãos-novos, mouros, negros, ameríndios e mulatos. Além de tratar dos grupos sociais sobre os quais recaía a política de ―limpeza de sangue‖, abordamos os indeferimentos relacionados a comportamentos indevidos, incapacidades, informações processuais insuficientes, possuir pouco cabedal para o exercício da função e, em alguns casos, a jovialidade do pleiteante também pesava na recusa. A investigação também objetiva perfilar socialmente os indivíduos recusados para a Vila de Cachoeira e os seus destinos, analisando como o indeferimento da familiatura refletia nesta sociedade colonial altamente hierarquizada e alicerçada no ―mito da pureza de sangue.
- ItemGarimpeiros e lavradores: experiências e relações sociais em Lençóis-BA (1900-1930)(2023-02-06) Lopes, Paloma TeixeiraO presente estudo tem por objetivo analisar as relações e experiências dos sujeitos pertencentes aos grupos subalternizados que habitaram a cidade de Lençóis-BA na primeira metade do século XX. O processo de mineração estabeleceu o ritmo de formação das principais povoações na Chapada Diamantina, visto que tal processo foi responsável pela migração de grupos vindos de várias partes da província. Essa lógica migratória também foi determinante para a composição social em Lençóis. Dessa forma, a pesquisa se propôs a refletir sobre as experiências e as relações sociais de garimpeiros e lavradores em Lençóis entre os anos 1900 a 1930. Sendo assim, esforçou-se em conhecer algumas experiências e tramas dos homens e mulheres comuns, suas condições materiais de vida, o uso da violência como estratégia de resolução de tensões no trabalho e nas relações afetivas, assim como suas práticas culturais e sociais. Atentou-se ainda para contextualizar a pesquisa dentro do período republicano e para problematizar conceitos que são importantes para entendermos as estruturas de poder local que foram construídas ao longo da história da cidade e de seus habitantes. Compreendeu-se, ademais, que as mudanças advindas com o processo de abolição marcaram e redimensionaram as relações entre os sujeitos por várias décadas. Dessa forma, as sociabilidades e as relações de trabalho dos garimpeiros e lavradores no século XX foram influenciadas pelas transformações do pós-abolição. As fontes utilizadas na pesquisa foram: fontes cartoriais; processos criminais e cíveis; diversos exemplares de jornal; códigos de leis do período da Primeira República; relatórios técnicos; memórias e correspondências diversas.
- ItemPráticas de cura e o culto ao anjo São Gabriel no município de Dom Macedo Costa-Ba (1967-2010)(2011-06-06) Souza, Wilma Santos de SantanaEsse trabalho analisa o culto ao Anjo São Gabriel e as práticas de cura proclamadas pelo Senhor Martins Góis da Silva, “Seu Martinho”, na Comunidade do Riachão dos Milagres, no município de Dom Macedo Costa-Ba, entre 1967 e 2010. As crenças da região, envolvendo devoções, promessas, peregrinações e a fé em milagres, constituem elementos típicos do catolicismo popular. As memórias dos devotos acerca dos casos de cura ocorridos na Igreja do Anjo São Gabriel, a história religiosa de Seu Martinho e sua ressonância política são os pontos centrais da análise empreendida. Utilizamos na construção da narrativa depoimentos orais, fotografias, extratos das atas da Câmara de Vereadores do município e livretos com os casos de cura
- Item“O show do encontro”: Caetano, Chico, Censura e Resistência no palco do Teatro Castro(2022-02-02) Gama, George Genesis AlvesAs linhas que se seguem foram escritas com a finalidade de investigar o “Show do Encontro”, que é o nome atribuído ao primeiro espetáculo juntos de Caetano Veloso e Chico Buarque, que eram nos anos de 1960 dois ídolos marcados pela rivalidade de empebistas e tropicalistas, e é justo por isto que se consagra como uma espécie de símbolo da reconciliação dos artistas. A apresentação aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), situado na cidade de Salvador, capital baiana, entres os dias 10 e 11 de novembro de 1972, em meio à outra grande tensão, pois para além de rivais históricos ambos eram vistos como subversivos pelo governo militar, visto que dividia o mesmo palco um ex-preso político e um dos artistas mais censurados no Brasil, e que haviam retornado ao país após viver experiências distintas no exílio político. Há poucos anos foi descoberta uma documentação até então sigilosa a qual possuímos acesso em que agentes do regime civil-militar brasileiro trocam toda sorte de informações que revelam que existiram episódios que feriam a moral das famílias que estavam ali presentes e a legislação censória vigente, assim transformando o espetáculo em alvo de severas represálias. Em vista disso nos propusemos a uma investigação com o objetivo de entender como o “Show do Encontro” acabou representando uma ameaça à política e aos padrões morais e comportamentais vigentes na ditadura civil-militar brasileira, por conseguinte, desencadeando todo um processo de censura ao show, aos artistas e as canções que foram por eles exibidas. Então, os pressupostos teóricos e metodológicos mais adequados à condução da pesquisa são os da História Cultural, mais precisamente os conceitos “representação” e “tática” respectivamente de Roger Chartier e Michael de Certeau, dado que possuímos os objetivos de entender como foi forjada a representação do show enquanto uma ameaça ao governo militar, assim como identificar quais foram às táticas de resistência que os artistas se valeram, visto que possuíam uma margem de manobra limitada devido ao cerco montado pela censura. A metodologia mais apropriada, portanto é a Micro-História, da qual Carlos Ginsburg é um dos principais precursores, uma vez que o “Show do Encontro” será entendido como índice da investigação.
- ItemVozes da abolição: escravidão e liberdade na imprensa abolicionista cachoeirana (1887-1889)(2010-02) Souza, Jacó dos SantosEste estudo analisa a atuação da gazeta abolicionista O Asteróide no movimento antiescravista cachoeirano, entre os anos de 1887 e 1889. Por meio da leitura desse periódico, buscamos entender como a luta antiescravista se desenrolou na cidade de Cachoeira e os encaminhamentos da abolição defendidos pelo jornal. Ao mesmo tempo, analisamos os projetos políticos defendidos pela redação do periódico depois da abolição. Ao longo do texto, estivemos atentos aos sentimentos e planos de reforma social defendidos pelo periódico. A ideia é perceber como os projetos de inserção social dos libertos estavam articulados com os ideais de modernidade, civilização e progresso. Para isso, o estudo analisa diferentes documentos do período, como processos-crime, periódicos, correspondências policiais, atas de sociedades libertadoras, entre outros