Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 96
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlbedo e emissividade média do cerrado nativo e monocultivo por imagem de satélite(2017-08-14) Araujo, Gutemberg Porto deO sensoriamento remoto orbital identifica as mudanças no uso da terra e por conseguinte, favorecer a identificação das alterações climáticas advindas de tais mudanças. Dentre suas vantagens, destaca-se a grande cobertura espacial, facilidade de obtenção de imagens, possibilidade de estimar diversos parâmetros do planejamento de atividades agrícolas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estimar o albedo superficial e a emissividade média, em área de monocultivo e cerrado nativo, a partir de produtos do sensor MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), realizando posteriormente a estatística descritiva para fins de comparações. A pesquisa foi conduzida, na Fazenda Busato I localizada no município de São Desidério-BA. As imagem MODIS foram baixadas do site da NASA, cujos produtos utilizados foram o MOD09GA e o MOD11A1. A estimativa do albedo e da emissividade média foram obtidas através do algoritmo SEBAL. Para tal processo realizou a digitação dos dados em formato vetorial, os quais foram transportados posteriormente para o Erdas Imagine 9.1, e transformados para o formato matricial, funcionando como informações de entrada para a ferramenta Model Maker. A partir dos resultados foi possível observar que o albedo apresentou a mesma tendência evolutiva para área de cultivo de algodão e para cerrado nativo, porém, para a área de monocultivo, um valor maior até os 85 dias após a emergência das plântulas de algodão. Entre o período de 36 e 126 dias após a emergência, a emissividade média foram semelhantes para ambas a áreas. Os valores alcançados foram condizentes com o comportamento espectral dos alvos.
- ItemAnálise da área, produção e produtividade da soja no Oeste da Bahia entre as safras de 1996/1997 a 2016/2017(2017) LANDULFO NOVAIS FILHO, DARIO
- ItemAnálise fisico quimica e sensorial da cerveja artesanal estilo india pale ale (IPA) produzida no Oeste da Bahia(2018-12-20) Álvares, Darilany de Magalhães AraújoO presente trabalho teve o objetivo de fazer uma análise físico química e sensorial da cerveja de estilo Índia Pale Ale (IPA) produzida no Oeste da Bahia. Os valores para ABV% e IBU foram dados pelos produtores que usam o software Beersmith 2017 para obtenção de tais dados, segundo o GUIA DE ESTILOS DE CERVEJAS BJCP (2015), os valores apresentado estão dentro no que pede o estilo IPA. O °BRIX foi dado pelo uso do refratômetro digital Hanna HI 96801, onde foi usada as cervejas totalmente descarbonatadas, obtendo valores baixos, quando comparado a valores observados em outros estilos de cerveja. Os valores para pH foram feitos com o uso de um de phgâmetro, que variou de 4.25 a 4.6, o esperado de uma cerveja sem contaminação. Na análise sensorial foi usado 40 provadores, com a intenção de obter aceitação global por uso de escala hedônica, que foi submetido a análise de variância e teste de Tukey a 5% e comparação pareada para aroma e amargor, onde foi usada uma tabela com níveis de significância de 1% e 5%, de acordo ao número de provadores. Para aceitação global não foi observada nenhuma diferença estatística, já na análise pareada tivemos diferença apenas para o aroma, onde a cerveja de código Sension IPA de código 0197 se destacou. Nesse trabalho, foi possível identificar a preferência dos provadores por cervejas bem aromáticas e de cargas mais baixas de amargor.
- ItemANÁLISE FISICO QUIMICA E SENSORIAL DA CERVEJA ARTESANAL ESTILO INDIA PALE ALE (IPA) PRODUZIDA NO OESTE DA BAHIA. BARREIRAS-BAHIA 2018(2018-12-20) ÁLVARES DE MAGALHÃES ARAÚJO, DARILANY
- ItemAnálise multitemporal da paisagem no perimetro irrigado Barreiras Norte(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-06-22) Silva, Márcia Cristina Neres da; Oliveira, Uldérico Rios; Oliveira, Uldérico Rios; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Neto, Joaquim Pedro SoaresO uso da agricultura através de práticas inadequadas de manejo pode levar a intensas modificações do solo desta forma é indispensável o monitoramento constante da paisagem de áreas agrícolas e, uma das principais formas de avaliar a cobertura da área consiste no uso de técnicas de geoprocessamento como o NDVI. Nesse sentido está pesquisa tem como objetivo realizar a análise temporal da cobertura vegetal através do emprego do Índice de diferença Normalizada no perímetro irrigado Barreiras Norte, localizado em Barreiras no Oeste Baiano. Para a realização da pesquisa foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 para os anos de 1985, 1998, 2011 e 2024 obtidas no catálogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS. O processamento foi feito utilizando o sistema QGIS versão 3.24.14, onde foi realizado o processamento digital das imagens para a obtenção do NDVI e banda colorida - RGB. Os resultados demonstram mudança significativa na área ao longo dos anos de 1985 a 2024, sendo que houve a transição da mata nativa para área agrícola no ano de 1998 e, por isso, houve elevada presença de solo exposto neste ano, com posterior recuperação da cobertura vegetal no ano de 2011 e 2024 que apresentaram elevado percentual de áreas com vegetação densa, além disso, o NDVI demonstrou-se apto para acompanhar modificações na área ao longo do tempo. Conclui-se, portanto, que houve modificação na área durante os anos analisados e que o NDVI é capaz de realizar o acompanhamento de tais modificações.
- ItemARMAZENAMENTO DE CARBONO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA BACIA DO RIO DE ONDAS NO OESTE BAIANO(2019-09-27) SOARES NETO SOL, PAULINO JOAQUIM
- ItemATRIBUTOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS DO SOLO EM ÁREAS SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NO CERRADO DA BAHIA(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2023-11-25) Almeida, Morais, Luciana Liz; Costa, Adilson Alves; Júnior, Jorge da Silva; Oliveira, Uldérico RiosO Cerrado se destaca como um bioma de grande importância para a exploração agropecuária, no qual a vegetação natural vem sendo substituída por diferentes sistemas de manejo. A mudança na utilização do solo provoca modificações nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes sistemas de manejo nos atributos químicos e biológicos do solo em áreas do Cerrado da Bahia. Foram avaliadas três áreas: área sob sistema de plantio convencional, área sob sistema de plantio direto e, como referência, área sob vegetação nativa de cerrado. As amostras de solos foram coletadas na camada de 0-10cm para avaliação dos atributos químicos (pH, Ca, Mg, P, K e matéria orgânica) e atributos biológicos (enzimas β-glicosidase e arilsulfatase) do solo. Os métodos estatísticos utilizados foram a descritiva, teste de tukey a 5% e correlação de Pearson. Avaliando os atributos químicos do solo em área de Cerrado Nativo, Área de Sistema de Plantio Convencional e Área de Sistema de Plantio Direto, verificou-se que as variáveis não seguiram uma distribuição normal, pois apesar de possuírem médias e medianas com valores próximos, a assimetria e curtose estão distantes de zero, o que leva ao indicativo de não normalidade da distribuição. De acordo as enzimas analisadas (β-glicosidase e arilsulfatase) e matéria orgânica do solo, observa-se que a matéria orgânica foi superior na área de plantio direto, assim como um maior aporte das enzimas tanto β-glicosidase quanto arilsulfatase, bem como, a área de Cerrado Nativo teve mais matéria orgânica e o maior aporte da enzima arilsulfatase. Quanto a respiração edáfica, entre os sistemas de manejo, ocorreu maior emissão de C-CO2 com aumento da temperatura do solo, já entre os períodos, a emissão de C-CO2 aumentou com a diminuição da umidade gravimétrica do solo.
- ItemAvaliação da compactação do solo e resistência à penetração em diferentes usos dos solos na região Oeste da Bahia(2021-11-17) Cruz, Joyce das NevesDiante da intensa utilização de tecnologias voltadas às operações agrícolas, o processo de compactação do solo é um fator limitante à obtenção de maior produtividade agrícola. Em solos compactados observam-se mudanças na distribuição do sistema radicular das plantas em profundidade, na densidade, porosidade e infiltração de água. A resistência do solo à penetração (RP) torna-se um atributo físico utilizado indiretamente para estabelecer o grau de compactação do solo. Objetivou-se estudar em condições de campo, e posterior avaliação em laboratório a estrutura, capacidade de compactação e RP em solos sob diferentes usos na Região Oeste da Bahia. As amostras foram coletadas em quatro locais abrangendo as seguintes classes de solos: Neossolo Quartzarênico órtico (RQo), Neossolo Flúvico (NY) e dois Latossolos Vermelho-Amarelo, sendo um já cultivado (LVA) e outro com cerrado nativo (LVA1). Realizou-se em cada área o teste com o penetrômetro de impacto, e coletouse o solo na profundidade de 0-20 cm, onde através do ensaio de Proctor, efetuou-se o teste de compactação. Nas áreas amostradas há uma ampla variação dos dados de RP, a qual pode ser atribuída ao gradiente de umidade imposto e variabilidade da densidade do solo. Ao observar as curvas de compactação aplicando uma mesma energia, a densidade do solo aumentou com o teor de água até alcançar um ponto máximo. Após atingi-lo, adições de água provocaram diminuição da densidade do solo. A equação polinomial de grau 2, gerou para a umidade ótima (wot) uma variação entre 7,78% e 9,25%, no caso da DsMax, os valores encontrados variaram entre 1,96Mg m-3 e 1,99Mg m-3. A wot foi diretamente proporcional ao conteúdo de argila e inversamente proporcional ao teor de areia do solo. No caso da DsMax,a argila influenciou de forma inversamente proporcional. A wot do Cerrado Nativo foi a maior em comparação aos demais solos.
- ItemAVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE ACARICIDAS QUÍMICOS NO CONTROLE DO ÁCARO RAJADO, Tetranychus urticae (Koch,1836) EM ALGODÃO. BARREIRAS - BA 2018(2018-12-13) LIMA DE SENE CORADO, LUCIANA
- ItemAVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE POLPASDE MARACUJÁ CONGELADAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE BARREIRAS- BA(2017) SANTOS DE ASSIS, VERA MARTA
- ItemAvaliação da uniformidade e eficiência de aplicação de sistemas de irrigação em áreas de produção de frutíferas no perímetro irrigado Barreiras - Norte.(2022-07-01) Costa, Lázzaro Santos Vila VerdeCom a iniciativa de conhecer melhor a realidade do sistema de irrigação e sua capacidade de exploração dos pequenos produtores do Perímetro Irrigado Barreiras Norte, tomou-se a iniciativa de avaliar tecnicamente o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC), do Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD) e a eficiência de aplicação (Ea). Em cinco propriedades foram avaliadas as condições dos seus respectivos sistemas de irrigação, convencional e microaspersão. Utilizando o método dos pluviômetros ou coletores numa malha de avaliação quadricular, o sistema foi ligado para captação da lamina de água por uma hora. Os volumes foram medidos convertidos em mm de água. Os resultados baseou-se na metodologia apresentada por Mantovani (2001), os sistemas avaliados obtiveram classificações de CUC de inaceitável a excelente, e de CUD classificações de inaceitável a bom. Os fatores que colaboraram para as classes indicam principalmente a pressão e a vazão para os índices.
- ItemAVALIAÇÃO DAS PERDAS E CARACTERIZAÇÃO FERMENTATIVA DA SILAGEM DE CAPIM ANDROPÓGON COM DIFERENTES IDADES DE REBROTA(2018-12-10) LEÃO CASSIANO, ELOÍSA
- ItemAVALIAÇÃO DE ACTINOMICETOS ISOLADOS DE SOLO DO CERRADO BAIANO PARA CONTROLE DE Spodoptera cosmioide.(2018-12) GOMES DA SILVA, MARA
- ItemAvaliacao de qualidade fisiologica de sementes de algodao atraves do teste de condutividade eletrica(2021-12-17) Santos, Emyle da SilvaOs testes rápidos de vigor, que são capazes de produzir informações consistentes, envolve, geralmente processos fisiológicos da deterioração, como é o caso do teste de condutividade elétrica, que tem se mostrado eficiente na estimativa do vigor. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade fisiológica das sementes de quatro diferentes cultivares de algodão (Gossypium hirsutum L.), através do teste de condutividade elétrica. Utilizou-se 75 sementes, com três repetições de 25 sementes para cada cultivar, com seis períodos de embebição – 2, 6, 10, 18, 20 e 24 h - e mantidas em BOD na temperatura de 34º C. Para o teste de caracterização fisiológica das cultivares foi realizado a semeadura com três repetições de 25 sementes para cada cultivar, a uma profundidade de ± 3 cm. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com três repetições de 25 sementes por cultivar. Os resultados demonstraram qualidade fisiológica diferente entre as cultivares testadas, com maior exatidão no teste de condutividade elétrica que os testes comuns de caracterização fisiológica de sementes. A cultivar ‘FM 910’ obteve os melhores resultados para o teste de condutividade elétrica, apesar de não ter tido uma porcentagem boa de plântulas normais, devido à baixa emergência das plântulas ao decorrer dos 15 dias após semeadura. Na seleção de lotes com alto vigor, a cultivar ‘DP 1746B2RF’ seria a escolhida, por apresentar baixo valor de lixiviados, bons resultados de IVE e PC, apresentando também alta porcentagem de plântulas normais, e baixa porcentagem de plântulas anormais. As cultivares ‘IMA 6501 B2FF’ e ‘FM 983GLT’ são consideradas de qualidade inferior pelo teste de CE, sendo que a ‘FM 983GLT’ teve uma alta porcentagem de plântulas anormais.
- ItemAVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PRODUTIVO E QUALITATIVO DE CULTIVARES DE ALFACE SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO(2018) DOS SANTOS TEIXEIRA, JHENNYFFER OHARA
- ItemAVALIAÇÃO DO MANEJO QUÍMICO VIA APLICAÇÃO DE HERBICIDA 2,4 DICLOROFENOXIACÉTICO (2,4D) EM SOQUEIRA DE ALGODÃO NO OESTE BAIANO(2019-09-27) AURÉLIO DE MEDEIROS, MARCUS
- ItemBIOFUMIGAÇÃO DO SOLO UTILIZANDO PLANTAS DO CERRADO BAIANO NO CONTROLE DE NEMATOIDE DAS GALHAS (Meloidogyne spp.) NO TOMATEIRO(2018) FRANSCICO DA CRUZ, TARCIZIO
- ItemCalibração e validação do modelo DSSAT/CERES_Wheat para a produtividade de grãos e biomassa do trigo irrigado cultivado no Oeste da Bahia(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2023-12-07) Almeida, Weverson Lustoza; Oliveira, Evandro Chaves de; Souza, Silas Alves; Oliveira, Uldérico RiosO Brasil busca alcançar a autossuficiência na produção de trigo, e uma parte desse esforço está voltada para a adaptação dessa cultura no cerrado brasileiro. A adaptação bem-sucedida do trigo em novos ambientes requer pesquisas minuciosas, e os modelos de simulação de culturas desempenham um papel crucial nesse processo. Este estudo concentrou-se na calibração e validação do modelo DSSAT/Ceres-Wheat para a produtividade de biomassa e grãos de trigo em sistema irrigado no Oeste da Bahia. O modelo Ceres-Wheat foi desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados e está sendo utilizado na versão 4.8. Para a calibração, foi empregada a cultivar TBIO Duque, enquanto para a validação, a cultivar ORS Feroz. As duas cultivares foram cultivadas em pivôs centrais distintos, ambos abrangendo uma área de 100 hectares cada, localizados na fazenda Sama, no município de Luís Eduardo Magalhães. Durante todo o ciclo produtivo, em 2022 para a calibração e 2023 para a validação, foram realizadas coletas semanais para mensurar altura de planta e massa seca, peso, área foliar e estágios fenológicos. Além disso, os dados de clima, irrigação e manejo foram fornecidos pela gerência da fazenda, enquanto os dados de solo foram coletados a campo e analisados no laboratório de física de solos da Universidade do Estado da Bahia. A calibração do modelo envolveu o ajuste dos coeficientes genéticos para a variedade TBIO Duque de forma a alinhar os valores simulados de produção de grãos e as datas de florescimento e maturidade fisiológica com os valores observados no campo. Os resultados da calibração demonstraram que o modelo Ceres-Wheat obteve um alto grau de ajuste em relação aos dados de biomassa, com valores de índice de concordância (d) de 0,96 e coeficiente de determinação (R²) de 0,96. No entanto, durante o processo de validação, os resultados para biomassa foram menos precisos, apresentando um d de 0,83, RMSE de 2,1 toneladas por hectare e R² de 0,54. Para a variável produtividade, o modelo subestimou os dados em 706 kg/ha, com d de 0,99, RMSE de 10,27 e R² de 0,88 durante a validação. Conclui-se que o modelo DSSAT/Ceres-Wheat foi eficaz na calibração para biomassa e produtividade durante o ano de 2022, apresentando resultados satisfatórios (c = 0,78) para biomassa na validação. No entanto, houve uma subestimação dos dados de produtividade (9%).
- ItemCARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DA CULTURA DO FEIJÃO SUBMETIDO A DOSES DE NITROGÊNIO E LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO(2018-09-10) DE SOUZA FÉLIX, RAFAEL