Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC10
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC10 por Título
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene MaianeEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto
- ItemGramática e Ensino: Uma perspectiva de interação(2017-08-15) Penitente Andrade, NatáliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em uso no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais. Como objetivos específicos, busca verificar se há uma diversidade de gêneros textuais orais e escritos no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso. Além disso, tem como proposta propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizase como referencial teórico Marcuschi e Cavalcante (2005), Marcuschi (2010), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (1998), Lopes-Rossi (2002), Bezerra (2005), dentre outros. A partir de uma pesquisa qualitativa, constata-se que os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como partem de um gênero textual para as definições. Dessa forma, conclui-se que as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam a leitura, a interpretação, a produção textual e a análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno. Também é possível afirma que o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua.
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrar, Celso Kallarrarste livro é composto por trabalhos apresentados no I Seminá rio de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (I SeLELP), reali zado de 04 a 06 de setembro de 2013, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação do Campus X, em Teixeira de Freitas. O Seminário teve como objetivos socializar as investigações e projetos realizados pelos docentes e discentes do Campus X da UNEB, na área de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa; fortale cer as referidas áreas visando implementar um curso de pós-graduação lato sensu; propiciar uma relação entre teoria e prática, através da parti cipação de professores da Educação Básica, com o intuito de mensurar o impacto e as possíveis aplicações das pesquisas apresentadas nas es colas do município de Teixeira de Freitas; possibilitar o encontro entre docentes e discentes do Campus X com professores de outras institui ções reconhecidas (Universidade do Porto, USP, UERJ, UESC, IFBA), a fim de que juntos debatessem as investigações e projetos, tendo em vista o aprimoramento, a troca de experiências e futuras pesquisas conjuntas; e, por fim, fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre o Camp
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2014) Batista, Adriana Santos; Kallarrari, Celso; Pereira, Aline Maria dos Santos
- ItemMemórias SBPC Educação 2016: Formação de professores, sustentabilidade e tecnologias para integração social(2016) Reis, Minervina Joseli Espindola; Kallarrari, Celso; Ferreira, Jussara LobeuEsta Revista Memórias SBPC Educação 2016 tem como principal objetivo divulgar e preservar a memória institucional, por acreditarmos que a história desta instituição pública (UNEB) é uma construção cotidiana, marcada por pessoas, ações e eventos que demonstram suas relações com o contexto em que está inserida e o que se pretende enquanto Universidade.