Licenciatura em Historia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Título
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAboios dos vaqueiros do Iguape: ferramenta de trabalho e música de entretenimento(2022-12-27) Bispo, Cristina LimaEste artigo reflete sobre o aboio, uma ferramenta de trabalho, um canto entoado pelos vaqueiros do Iguape, pertencente ao Município de Boa Vista do Tupim na Chapa Diamantina no Estado da Bahia, na década de 2010. O intuito é tirar da invisibilidade o patrimônio imaterial regional guardado na memória destes atores sociais, buscamos saber suas características, os temas tratados em suas letras, a sua origem, as mudanças e permanências no seu percurso de evolução. Temos como hipótese a transformação do referido canto para além de sua utilidade na lida com o gado, entendemos que o mesmo, tornou-se um elo cultural entre os vaqueiros e a sociedade. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como metodologia o estudo de caso, através de entrevistas semiestruturadas, diálogos com os protagonistas sociais, observações in loco e revisão bibliográfica. Desta forma nos apropriamos de diversos saberes a respeito do uso do aboio pelo vaqueiro.
- ItemEnsino de Ásia a partir das matrizes curriculares de alguns cursos de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Santos, Lavínia Souza dosEste trabalho tem como objetivo discutir o modo como o ensino do eixo de Ásia é abordado nos cursos de licenciatura em História na universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tomando como base os documentos dos componentes curriculares de História da Ásia, verificando as referências bibliográficas, programas e questões relacionadas aos discursos sobre este espaço geográfico, este trabalho também objetivou discutir sobre as formas como o continente em questão é compreendido no âmbito do ensino. Para este trabalho, tomado a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foram utilizados documentos oficiais dos componentes curriculares dos componentes do eixo Ásia, de seis cursos de licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia, bem como de revisão bibliográfica específica o tema.
- ItemOs impactos da pandemia na educação inclusiva – enfoque às aulas de história no IFBA – campus Seabra(2022-12-19) Moraes, Lucas PereiraO presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, dentro do cenário da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na sala de aula inclusiva (Cançado, 1994), da turma de História do 10 ano do Ensino Médio, no INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – Campus Seabra.
- ItemOs Inválidos da Pátria: Indícios de um problema social através da imprensa baiana na década de 1870.(2022-12-27) Monteiro, Angra AlvesCom o fim da Guerra do Paraguai em 1870, manifestou-se uma conjuntura de instabilidade socioeconômica no Brasil, nesse sentido, este artigo pretende discutir a situação de vulnerabilidade social dos Inválidos da Pátria1 - soldados que sofreram graves ferimentos em sua participação na Guerra e se viram desassistidos pelo Governo Imperial, através da imprensa baiana na década de 1870, buscando perceber se este problema social se configurou como um elemento agravante da crise imperial.
- ItemLima Barreto, Um homem entre dois mundos: o fim da escravidão e a luta pela igualdade.(2022-12-30) Santos, Edna Oliveira dosA presente escrita trata-se de artigo de opinião em que se realiza análises e reflexões acerca das contribuições do escritor Lima Barreto no que se refere à construção de uma história do Brasil para além das informações divulgadas por autores com visões colonizadoras, bem como a sua contribuição política na denúncia contra desigualdades sociais e questões diretamente ligadas ao racismo num período pós abolição da escravatura e fim da monarquia com o início da república. Assim, para realizar a referida análise, será utilizada a obra Reflexões do escrivão Isaias Caminha como ponto de principal de análise e veremos que muitos aspectos de vida do personagem principal do livro se assemelha com a realidade da vida do autor, tornando-se uma obra praticamente autobiográfica.
- ItemMovida Madrileña: a contracultura na Espanha através do filme Laberinto de Pasiones (1982), de Pedro Almodóvar(2022-12-22) Borges, Ismenia Meireles Costa de AlmeidaApós a morte de Franco, a Espanha passa por um pujante processo de modernização cultural e política. Essa transição na atmosfera cultural da época motivou as pessoas à mudança e à conquista de novos espaços. Tendências iam surgindo e se consolidando. Nesta perspectiva, a corrente contracultural que viria a ser conhecida como Movida Madrileña, imprimiu nova perspectiva artística e atmosférica no campo sociocultural espanhol, rebento de uma sociedade que clamava por liberdade de expressão artística e sexual, campos que haviam sido oprimidos durante os quase 40 anos de ditadura franquista. O cinema de Pedro Almodóvar é fruto desse período pós-franquista e, nesse sentido, seus filmes evidenciam a liberdade de expressão, apresentando um ideal democratizador, moderno, as vozes marginais e dialogando com a cultura de outros países, principalmente com inspirações norte-americanas. É nesse contexto que, assim, a partir do filme Laberinto de pasiones, lançado em 1982, discutirei aspectos da importância desse movimento, o impacto da Movida em grande parte da sociedade daquela época, com base no método da análise fílmica em conjunto com a análise da documentação existente sobre o assunto.
- ItemMudanças e permanências no ensino fundamental II, no ensino de história na rede municipal de Itaberaba durante e pós o período de aulas remotas e hibridas.(2022-12-21) Santos, Fernanda Jesus dosResumo: Este artigo reflete sobre as mudanças e permanências nos métodos de ensino na disciplina de História no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Itaberaba-BA. O intuito é conhecer as alterações sofridas em tais métodos de ensino, e de como estes reverberaram na atuação dos professores e alunos na rede de ensino. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sob natureza de uma pesquisa qualitativa, elaborada em três etapas, a saber, revisão bibliográfica e documental, onde foram analisados livros de diversos autores; entrevistas semiestruturadas com professores e professoras atuantes na citada rede de ensino; e análise dos dados, como forma de construir o artigo balizado nas referências e resultados obtidos. Desta forma, foi possível verificar como estes profissionais atuaram no período em que foram utilizados os mecanismos de mediação tecnológica, com aulas remotas e a posterior volta às aulas em modo presencial.
- ItemNem tão nobre, pouco leal... Lisboa e o Pogrom de 1506(2022-12-22) Oliveira, Afonso Alves deO presente artigo tem por objetivo problematizar o Pogrom de 1506 em Lisboa. Numa reflexão em longa duração, tentamos perceber como se constituíram as condições para o primeiro ataque virulento contra uma comunidade Cristã-Nova na Modernidade. Para tal, ao longo da pesquisa empregamos energia na busca por entender o momento em quê os cristãos, judeus e muçulmanos passam a ocupar esse território, respectivamente. Ao longo do tempo em que coabitaram o mesmo espaço as relações variaram de convivência pacifica a rejeição completa. Perguntas como “Que fatores contribuíram para essa mudança nas relações?”, tentaram ser respondidas ao longo da presente pesquisa. Nesse percurso, nos utilizamos das reflexões de Jean Delumeau para compreender as relações entre o medo e a violência em tempos de crise, assim como das de Norbert Elias para a reflexão sobre a constituição de uma sociedade profundamente hierarquizada.
- Item“Pobre não repousa”: A denúncia social na escrita da mulher negra em “Quarto de Despejo: diário de uma favelada.(2022-08-28) Cardoso, Gemmissa MascarenhasO presente artigo busca através da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada da escritora Carolina Maria de Jesus, analisar as condições de sobrevivência e subsistência da população negra no período pós abolição até final da década de 1960. Esse estudo analisa a situação dessa população que ficou sujeita a informalidade após a abolição e que também foi submetida à precarização de moradia, alimentação, trabalho e/ou a falta dele, agravada pela crescente desigualdade social e racial. A análise da denúncia pungente da exclusão social e racial feita pela autora por meio da sua trajetória narrada, nos leva a análise da importância do letramento da mulher negra e sua escrita de refúgio e denúncia. Por fim, esse trabalho ambientado na favela do Canindé, São Paulo, aborda a partir dos relatos pessoais da autora, os aspectos em comum à vida de outras mulheres negras.
- ItemAs representações e conteúdos sobre a história da África nos livros didáticos de história do nível fundamental II da Escola Municipal Profª Alzira Bela Brandão em Ipirá Bahia (2017-2022)(2022-12-21) Sampaio, Vanessa Batista de SouzaO presente trabalho objetivou analisar algumas representações de conteúdos alusivos à história da África e de afro-brasileiros nos livros didáticos adotados na Escola Municipal Prof.ª Alzira Bela Brandão, situada em Ipirá-Bahia. Este artigo primou pela análise das imagens e dos textos, a fim de constatar os meios como o continente é representado nos livros referidos, e se baseou nas ideias existentes nos trabalhos de Bittencourt, Chartier e Oliva, concluindo que parte do que é difundido ainda se pauta em perspectivas estereotipadas, que tomam a África como um todo homogêneo, destituída de pluralidades no âmbito das línguas, sistemas de educação, formas de governo e organização social. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica específica sobre livros didáticos e Estudos Africanos