Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas por Título
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemA abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos(2012-08) Batista, Adriana SantosNeste artigo apresentam-se algumas considerações sobre a forma como se abordam, em textos jornalísticos, as avaliações educacionais externas. O principal objetivo é analisar quais são as vozes autorizadas pela mídia a discutirem aspectos educacionais; para tanto, foram selecionados dois textos publicados por um jornal e uma revista em 2011. Como aparato teórico, mobilizaram-se as considerações de Authier-Revuz sobre heterogeneidade discursiva (1990) e conceitos da Análise do Discurso, predominantemente a noção de formação imaginária, de Pêcheux (1993).
- ItemAnálise do ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais no livro didático do 8º ano(2015-12-15) Penitente Andrade, NataliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se o livro didático do 8° ano, utilizado na rede municipal de Teixeira de Freitas, contempla um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa, envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística, a partir dos gêneros textuais e, como objetivos específicos, analisar a abordagem dada aos gêneros textuais no livro didático relacionada ao desenvolvimento da leitura, interpretação, produção textual e análise linguística; evidenciar a importância do desenvolvimento de um trabalho articulado no ensino de Língua Portuguesa; ressaltar a relevância do trabalho com a diversidade de gêneros textuais e propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do livro. Os teóricos que embasaram nossa pesquisa foram: Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Marcuschi (2010), Geraldi (2011), Antunes (2003), Bazerman (2011), dentre outros. A metodologia é qualitativa e quantitativa, compreendendo leitura, discussão de referencial teórico e análise do livro. Constatou-se que o livro analisado apresenta de forma articulada o ensino de Língua Portuguesa envolvendo a leitura, interpretação, produção de texto e análise linguística e que se faz presente a diversidade de gêneros textuais.
- ItemCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP)(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, CelsoCaderno de resumos do I Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (I SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 4 a 6 de setembro de 2013.
- ItemCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP)(2015-10-26) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrari, Celso; Bessa, DécioCaderno de resumos do II Seminario de Linguistica e Ensino de Lingua Portuguesa (II SeLELP), ocorrido no Departamento de Educacao do Campus X - Teixeira de Freitas, da Universidade do Estado da Bahia, de 26 a 28 de outubro de 2015.
- ItemCrônicas de Estudantes: Relato de atividade(2012) Batista, Adriana Santos; Mesquita, Helem Cristina BonfleurRelato de atividade desenvolvida em 2011, em uma escola da prefeitura do município de São Paulo, cujo objetivo foi o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da elaboração de um livro de crônicas.
- ItemDiscurso relatado em textos jornalísticos sobre avaliações externas(2014-01) Batista, Adriana Santos
- ItemEncontros com a literatura no ensino, na extensão e na pesquisa: rememorando o caminhar pelas trilhas formativas da graduação(2021-08) Silva, Daiane AlvesEste trabalho de conclusão de curso, no gênero memorial multipaper, retoma experiências do percurso na graduação no curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XXIII – Seabra, entre os anos de 2016 e 2021. Através deste, relata-se as atividades e produções sobre literatura de escritoras de língua inglesa, a fim de refletir como essas ações construíram o processo de formação da autora como leitora, pesquisadora e professora. Para isso, esse trabalho se divide em cinco capítulos: 1. Introdução: rememorar, no qual resgata-se memórias de períodos anteriores ao ingresso na universidade que influenciaram a aproximação com a literatura, até chegar à graduação; 2. A visualização de novos horizontes: conhecendo escritoras e a escrita de mulheres negras, registra-se a experiência em um projeto de extensão voltado ao estudo, tradução e circulação de textos de escritoras negras; 3. Visitando o “mundo Jane Austen”: desafios fascínio e estudo no caminho da literatura, discorre sobre as atividades e produções realizadas a partir da leitura de textos de Jane Austen; 4. Iniciação Científica: trabalho em equipe e formação, reflete e descreve as ações durante participação no projeto de iniciação científica, coordenado pela professora Dra. Juliana Cristina Salvadori; e por fim, 5. Considerações finais. Ao retomar essas experiências, destaca-se a importância dessas na formação da autora, salientando a contribuição da trajetória vivida no curso não só em termos acadêmicos, mas também no aspecto pessoal. Para fundamentação teórica, em relação à pesquisa de cunho autobiográfica e ao memorial, toma-se Bragança (2011) e Brasileiro (2021); sobre reescrita e tradução: Lefevere (1998) e Venuti (2019); Even-Zohar (1990), que discute a teoria de polissistemas; Bonnici (1998), sobre literatura pós-colonial; Tom Moylan (2005), Sargent (2005) e Margaret Atwood (2005), sobre utopia e distopia; Genette (2009) sobre paratexto e paratradução; entre outros. A escrita desse memorial constituiu-se um processo de resgate, significação e validação de práticas e processos vivenciados. Por meio desse percurso, foi possível experienciar trilhas formativas do ensino, da pesquisa e da extensão, que guiaram a crescer, despertando interesses e desejos de planejar práticas com esse propósito, e, assim, reconhecer o potencial transformador da educação.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene MaianeEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto
- ItemGramática e Ensino: Uma perspectiva de interação(2017-08-15) Penitente Andrade, NatáliaA pesquisa tem como objetivo geral analisar se a gramática normativa é desenvolvida no livro didático do 9º ano da Coleção Teláris, em uso no município de Teixeira de Freitas-BA, de forma integrada com a leitura, interpretação, produção textual e análise linguística, a partir dos gêneros textuais. Como objetivos específicos, busca verificar se há uma diversidade de gêneros textuais orais e escritos no livro didático bem como se as atividades contemplam situações formais e informais de uso. Além disso, tem como proposta propiciar discussões e reflexões sobre a importância da escolha do manual didático. Para tanto, utilizase como referencial teórico Marcuschi e Cavalcante (2005), Marcuschi (2010), os PCNs (1998), Antunes (2003), Possenti (1998), Lopes-Rossi (2002), Bezerra (2005), dentre outros. A partir de uma pesquisa qualitativa, constata-se que os aspectos gramaticais são contextualizados, colaborando com a reflexão crítica do aluno, bem como partem de um gênero textual para as definições. Dessa forma, conclui-se que as atividades envolvendo a gramática, frequentemente, perpassam a leitura, a interpretação, a produção textual e a análise linguística, propiciando uma aprendizagem significativa para o aluno. Também é possível afirma que o livro didático contempla uma diversidade de gêneros textuais e orais e apresenta a distinção das situações formais e informais da língua.
- ItemImpactos dos Agrotóxicos nas Agrovilas de Glória, Bahia(2021-02-12) Silva, Larissa Regina Farias daA agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e a modernização ocorreu para a introdução de máquinas e produtos químicos no campo. O uso de agrotóxicos tem se tornado cada vez mais presente nos produtos agrícolas e tem colocado o Brasil como recordista no consumo e aplicação dessas substâncias. A partir dessa questão, surgem possíveis questionamentos sobre os efeitos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, bem como a destinação final das embalagens. O objetivo deste estudo foi discutir brevemente a história da agricultura, fatores ecológicos relevantes, uso de agrotóxicos no setor alimentício e seus potenciais efeitos na saúde humana e no meio ambiente. O estudo ainda analisa o uso e o descarte de embalagens de agrotóxicos por produtores rurais do município de Glória, na Bahia. As áreas rurais avaliadas apresentam expressiva variedade de uso de agrotóxicos nas lavouras, onde três delas compartilham o uso dos mesmos agrotóxicos. Além disso, os agricultores ainda tinham a prática de queimar, abandonar ou cortar as embalagens após o uso das substâncias. A partir deste estudo, foi possível verificar os riscos ocasionados pelo uso de agrotóxicos, principalmente na saúde humana, e evidenciar a possibilidade de contaminação humana e ambiental em decorrência do descarte inadequado das embalagens.
- ItemJorge Amado: a recepção de sua obra sob os diferentes enfoques de críticos literários brasileiros e estrangeiros e do leitor comum(UNEB, 2024-02-28) Rocha, Maria Aparecida Gonçalves de Oliveira; Jaeckel, Volker Karl Lothar; Jaeckel, Volker Karl Lothar; Nascimento, Aline Santos de Brito; Duarte, Eduardo de AssisA recepção da obra do escritor Jorge Amado, desde o seu surgimento até a contemporaneidade, é alvo de controvérsias a respeito de seu real valor literário por parte de críticos e/ou teóricos da literatura brasileira. A partir desse pressuposto, surgiram, então, questionamentos acerca de como se daria a recepção de sua obra junto a outros tipos de públicos. Considerando-se que há divergentes vieses na recepção da obra de Jorge Amado, cuja valoração dependerá do tipo de leitor que a recepciona, aqui delimitados aos pertencentes a grupos de críticos/teóricos brasileiros, de críticos/estudiosos estrangeiros e de leitor comum, buscou-se investigar, por meio da confrontação de opiniões/apreciações colhidas de integrantes desses grupos, quais seriam esses diferentes enfoques e suas possíveis razões, relacionando tal exame sempre que possível às obras constituidoras do corpus literário deste estudo, quais sejam, Capitães da Areia (1937), A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (1959) e Mar Morto (1936). Das pesquisas iniciais, realizadas pelo método qualitativo, elaborou-se um levantamento bibliográfico, histórico e atual sobre os conceitos imprescindíveis ao desenvolvimento da pesquisa, tais como os definidos no âmbito da moderna Teoria da Recepção, notadamente, as da vertente da Estética da Recepção, por sua nova visão do leitor enquanto instância fundamental na verificação do caráter estético de uma obra literária, a partir dos estudos de teóricos como Jauss (1994), Barthes (1968 e 1987), Iser (1996) e Lima (1979), e das estudiosas brasileiras, Zappone (2009) e Zilberman (1989). No que se refere à tentativa de identificação dos critérios subjacentes ao exercício da avaliação crítica, fez-se necessário, preliminarmente, apresentar e discutir alguns conceitos de crítica, bem como traçar um breve histórico de seu exercício no Brasil, por meio do estudo de obras de teóricos como Gilberto Mendonça Teles (A escrituração da escrita: teoria e prática do texto literário, 1996), Fábio Lucas (O poliedro da crítica, de 2009), Roland Barthes (Crítica e Verdade, 2007), Fábio Akcelrud Durão (O que é crítica literária?, 2016) e Roberto Reis (“Canon”, em Palavras da crítica,1992). No capítulo dedicado à reprodução e confrontação das opiniões de críticos nacionais e estrangeiros e do leitor comum em relação à produção amadiana, exibiu-se um rol formado, respectivamente, pelos reconhecidos brasileiros Alceu Amoroso Lima, Alfredo Bosi, Antonio Candido, Luiz Costa Lima, Otto Maria Carpeaux, José Castello e Ana Maria Machado; estrangeiros Sudha Swarnakar, Claude Guméry-Emery, Mia Couto, Jean Roche e Malcom Silverman, e da obra de Márcia Rios da Silva, O rumor das cartas: um estudo da recepção de Jorge Amado (2006), da qual colhemos o material referente às apreciações do leitor comum. Da análise do corpus literário amadiano, momento destinado ao levantamento das características estilísticas e formais próprias de cada romance, as quais foram perquiridas com base em parâmetros de caráter mais pragmático, como linguagem, âmbito (universal versus regional), estrutura/gramática, personagens, enredo/narrativa e função social, é possível inferir que todas, além de atenderem satisfatoriamente a tais requisitos, extrapola-os, ao apresentarem elementos próprios e contrários aos requisitos preestabelecidos pelo cânone, constituindo, assim, seu caráter de literariedade.
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2013-09-04) Batista, Adriana Santos; Pereira, Aline Maria dos Santos; Kallarrar, Celso Kallarrarste livro é composto por trabalhos apresentados no I Seminá rio de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (I SeLELP), reali zado de 04 a 06 de setembro de 2013, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação do Campus X, em Teixeira de Freitas. O Seminário teve como objetivos socializar as investigações e projetos realizados pelos docentes e discentes do Campus X da UNEB, na área de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa; fortale cer as referidas áreas visando implementar um curso de pós-graduação lato sensu; propiciar uma relação entre teoria e prática, através da parti cipação de professores da Educação Básica, com o intuito de mensurar o impacto e as possíveis aplicações das pesquisas apresentadas nas es colas do município de Teixeira de Freitas; possibilitar o encontro entre docentes e discentes do Campus X com professores de outras institui ções reconhecidas (Universidade do Porto, USP, UERJ, UESC, IFBA), a fim de que juntos debatessem as investigações e projetos, tendo em vista o aprimoramento, a troca de experiências e futuras pesquisas conjuntas; e, por fim, fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre o Camp
- ItemLinguística e Ensino de Língua Portuguesa(2014) Batista, Adriana Santos; Kallarrari, Celso; Pereira, Aline Maria dos Santos
- ItemMemórias SBPC Educação 2016: Formação de professores, sustentabilidade e tecnologias para integração social(2016) Reis, Minervina Joseli Espindola; Kallarrari, Celso; Ferreira, Jussara LobeuEsta Revista Memórias SBPC Educação 2016 tem como principal objetivo divulgar e preservar a memória institucional, por acreditarmos que a história desta instituição pública (UNEB) é uma construção cotidiana, marcada por pessoas, ações e eventos que demonstram suas relações com o contexto em que está inserida e o que se pretende enquanto Universidade.
- ItemO GÊNERO MEMORIAL COMO PROCESSO DIALÓGICO DE (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA(2024-06-14) Silva, Tania; Ferreguett, Cristhiane; Sartori, Adriane Teresinha; Silva, Celso KallarrariEsta pesquisa se propõe analisar os memoriais escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. E compreender como se constroem, representam e se relacionam com suas identidades. Visa identificar, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa - produzidos por eles, em sala de aula. Como embasamento teórico-metodológico, busca-se integrar a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) em diálogo com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Em seguida, procede-se à análise das obras de membros do Círculo de Bakhtin - com Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012) - visando aprofundar o entendimento sobre o conceito de gêneros do discurso, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises foram desenvolvidas qualitativa e comparativamente, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.