Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC2

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    Inflexões de Eros no universo fictício de admirável mundo novo: a sexualidade como fenômeno distópico
    (2023) Ramos , Naíse Paula Santos
    Por meio do condicionamento de Eros, as estruturas distópicas surgem na narrativa ficcional Admirável Mundo Novo (2014), de Aldous Huxley, de modo a evidenciar o controle social do Estado. Compreende-se que os universos literários distópicos possuem a sexualidade como um dos alicerces para a fundamentação das configurações sociais vigentes em seus domínios. Ante tais perspectivas, busca-se compreender as implicações literárias do fenômeno psicossocial eros, enquanto elemento constitutivo da diegese estudada. Por conseguinte, a presente pesquisa se articula através da metodologia bibliográfica, pelo escopo interdisciplinar de Nitrini (2010), que formula percepções sobre os entrelaces entre a Literatura Comparada e outras áreas do conhecimento. Deste modo, um esboço das facetas de eros foi construído, a fim de melhor entendê-lo, pelos diálogos mitológicos e filosóficos de Platão (2017); com demarcação para as abordagens psicológico-sociais de Freud (2011; 2019) e Marcuse (1968). Em seguida, foram identificadas as formas de condicionamento de eros presentes na sociedade do romance estudado, bem como elas se caracterizam enquanto mecanismos de controle das subjetividades. Por fim, foram explicitados alguns elos entre o impulso libidinal e a configuração distópica da obra. Tais processos demandaram leituras contextuais do romance, ao que concerne às inflexões do Eros nesse admirável universo ficcional – que ainda traduz muito das realidades contemporâneas.
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    Milton & Holden: caçadas no campo de centeio – representações e buscas de si
    (2022-12-15) Carvalho, Ariston Batista de
    Essa investigação tem como propósito realizar uma leitura contextual com nuances comparatistas entre a obra O Apanhador no Campo de Centeio, publicada em 1951, do escritor estadunidense Jerome David Salinger e o texto da canção brasileira Caçador de mim (1981), composta por Luiz Carlos Sá e interpretada por Milton Nascimento. A partir dessas obras, buscaremos compreender como a personagem principal do livro, Holden Caulfield, em suas demonstrações de rebeldia e insatisfação nos relacionamentos interpessoais, se aproxima do eu lírico apresentado em Caçador de mim em suas buscas intersubjetivas do ser e do estar no mundo. De tal modo, buscaremos relacionar similaridades, singularidades e referências possíveis em ambas as obras, bem como suas mensagens sobre a trajetória de cada ser. Para tanto, essa pesquisa se articula a partir da leitura crítico-analítica das obras, sob o escopo da metodologia bibliográfico-documental, com o suporte dos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, Teoria literária e recepção crítica das obras empenhadas.
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    A sequência didática no ensino de língua inglesa para educação infantil: o vídeo como recurso intercultural
    (2022-11-08) Lima, Rebeca de Sousa
    As mídias de comunicação se tornam cada vez mais necessárias para o cotidiano do ser humano. Devido às novas demandas exigidas por conta do surto do novo coronavírus (COVID-19), essas mídias assumem, então, função imprescindível para as sociedades, e servem de instrumento para a viabilização da educação. Dada a escassez de materiais e recursos voltados ao ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais de uma criança, a pesquisa propõe o uso do recurso vídeo como auxiliar na introdução da língua inglesa para esses indivíduos. Devido à faixa etária dos grupos da educação infantil, as impossibilidades de ações presenciais por conta das leis de isolamento, a pesquisa não foi aplicada, tratando-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental. Esse artigo, cuja abordagem é qualitativa, propõe refletir a relevância de sequências didáticas (SD) apoiados no uso de vídeo como recurso intercultural com possível eficácia para o ensino de Lingua Inglesa na educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos de idade, em um contexto pandêmico. Para tanto, elaboramos uma SD, como objeto de análise desse estudo utilizando quatro vídeos como base, para o desenvolvimento de uma unidade temática na Educação Infantil, utilizando-se de pressupostos teóricos que discutem as Metodologias de Ensino (XAVIER, 2009; BROWN, 1994; KUMARAVADIVELU, 1994), a Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY 2013; ANACLETO; CAMARGO, 2018; ZABALA, 1998), e por meio dos documentos regentes à Educação Infantil no Brasil: (RCNEI, 1998; BNCC, 2017).
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    Aprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos
    (2022-11-08) Valverde, Raissa Maria de Santana
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
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    Estratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa por sujeitos cantores através da música
    (2022-11-08) Improta, Iracema
    O presente trabalho centra-se nos estudos do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da pronúncia da LI através do uso da música, tomando como base a abordagem do Inglês para Fins Específicos (English for Specific Purposes – ESP) e tendo como alicerce a concepção do Inglês como Língua Franca (ILF). Esta pesquisa buscou compreender se é possível e como instrumentalizar estudantes na prática da pronúncia em LI para fins específicos com o auxílio de exercícios fonético-fonológicos a partir do uso da música, considerando um grupo de cantores como aprendizes hipotéticos que desejariam utilizar a língua inglesa em suas apresentações, ainda que afastados do contexto escolar. Para tanto, tornou-se necessário utilizar uma metodologia baseada nos conceitos da pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa (LAKATOS, 2003) e (LUBISCO, 2019). Fundamentou-se teoricamente na concepção do ILF, apoiando-se nos trabalhos dos pesquisadores Jenkins (2009) e Siqueira e Barros (2013); no campo de estudos do ESP, considerando os teóricos Hutchinson e Waters (1991) e Paltridge e Starfield (2013); pautou-se no levantamento bibliográfico sobre a motivação da aprendizagem da LI, com base em Vilaça (2010; 2008); e baseou-se em uma revisão de literatura que descrevesse estudos que apresentam estratégias metodológicas para a aprendizagem da pronúncia, através das habilidades de speaking e listening ou de práticas fonético-fonológicas, em diversos contextos de ensino; e estudos que indicam a música como instrumento didático no ensino-aprendizagem da LI. Partindo deste direcionamento teórico, este estudo objetivou, primordialmente, apresentar e descrever estratégias de como desenvolver a pronúncia da LI com o uso da música como ferramenta de ensino-aprendizagem em contexto específico, considerando sujeitos cantores. Como objetivos específicos, procurou-se: i. reunir estudos que apontem estratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa; ii. elencar práticas ou exercícios que possam auxiliar na aprendizagem da pronúncia da LI, através do uso da música; e iii. elaborar uma síntese de aspectos que reforcem a importância da música como instrumento didático na aprendizagem da pronúncia da LI por sujeitos cantores. Com a apresentação e discussão dos dados, observou-se que é possível instrumentalizar sujeitos cantores na pronúncia da LI através da música como ferramenta didática, mas elaborando um design que pondere as diferenças contextuais e individuais no processo de ensino-aprendizagem e que privilegie o alcance pela inteligibilidade através das canções.