Bacharelado em Administração - DCH5

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 12
  • Item
    Motivação e clima organizacional: um estudo de caso na universidade do Estado da Bahia – Campus v
    (2021-07-13) Amleida, Jaqueline da Paixão de
    Este trabalho teve como objetivo analisar a relação do clima organizacional com os fatores motivacionais internos dos servidores da UNEB na realização de suas tarefas e identificar como essa relação interfere no dia a dia dos seus colaboradores, e nos resultados obtidos pela organização. Algumas teorias motivacionais, como as (teorias das necessidades humanas) de Abraham Maslow, (dos Dois fatores) de Frederick Herzberg e as (teorias X e Y) de Mc Gregor, foram abordadas na pesquisa, assim como pensamentos de autores que argumentaram e contribuíram sobre assuntos referentes ao clima organizacional e motivação, para o melhor entendimento e discussão dessa pesquisa. O estudo levou em consideração as perspectivas e opiniões dos colaboradores permanentes e temporários ativos no Campus V da UNEB. Como instrumento de coleta de dados, foi o utilizado o questionário, no qual foram consideradas afirmações referentes a 5 fatores internos ao ambiente de trabalho. O tipo de pesquisa abordada foi a descritiva com abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, as análises foram realizadas por meio da estatística descritiva com uma adaptação da Escala de clima organizacional (ECO) de Martins (2004). Os resultados apontaram que fatores como: Liderança, Autonomia, Ambiente de trabalho e Trabalho em equipe, ajudam a manter um bom clima organizacional na instituição. Palavras-chave: Clima organizacional; Motivação; Organização
  • Item
    Qualidade de vida no trabalho: fator decisivo no desempenho dos profissionais?
    (2021-07-16) Ramos, Dionaide Leal da Cruz
    Tendo em vista que a Qualidade de vida no trabalho é um agente responsável pela motivação dos funcionários e também resultado do desempenho organizacional, o trabalho teve como tema QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: fator decisivo no desempenho dos profissionais? De modo a investigar de que forma a qualidade de vida no trabalho contribui para melhorar o desempenho dos profissionais na organização. Para tanto, é necessário identificar quais fatores influenciam a qualidade de vida no trabalho, avaliar a percepção dos profissionais em relação à QVT e analisar qual a influência da QVT no desempenho organizacional. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando um estudo de caso em uma empresa do ramo de internet, com o intuito de identificar como o fenômeno se apresenta na empresa pesquisada. Foi aplicado questionário para os funcionários e aplicado entrevista para a gerente do setor comercial da empresa pesquisa. Como resultados, verificou-se que os funcionários estão satisfeitos com o que a empresa oferece, e com isso, eles trabalham com mais disposição, tem mais propósito na organização, consequentemente, tendem a melhorar seu desempenho. Os fatores que mais apareceram na pesquisa em relação à motivação foram: salários, carga horária de trabalho adequada, disponibilidade da liderança em ajudar, satisfação com as atividades realizas, conhecimento adquirido na organização, estrutura física, oportunidade de carreira, relacionamento entre pares, entre outros. Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Satisfação. Desempenho
  • Item
    Comportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma Universidade Pública
    (2021-07-14) Silva, Diego Mercês
    Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais. Palavras-chave: E-commerce; Comportamento do consumidor; Perfil Universitário
  • Item
    Formalizei e agora? Os impactos da formalização para Microempreendedores Individuais (MEI)
    (2021-07-13) Jesus, Daniel dos Santos de
    Diante da competitividade no cenário econômico, os Microempreendedores individuais (MEI) necessitam enxergar a sua importância para o desenvolvimento da economia, a manutenção dos seus negócios, e, por vezes não utilizam mecanismos organizacionais como: padronização de processos, controle financeiro, auxílio de gestão e nem tão pouco se dão conta de seu papel no cenário inicialmente destacado. O presente artigo busca identificar os principais fatores que impulsionaram a formalização e os impactos na atividade do MEI na região de Santo Antônio de Jesus/Ba entre os anos de 2013 a 2019. Optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário aos MEI’s que buscaram formalização tanto presencial quanto via internet no período da pesquisa. Os resultados mostraram que a maior influência para formalização foi a possibilidade de ter um CNPJ. Em relação aos impactos na atividade, por mais que a maioria dos respondentes tenham declarado estar satisfeitos, os empreendedores não perceberam mudanças significativas, sobretudo, nas vendas. Palavras-chaves: Microempreendedor Individual; Formalização; Impactos.
  • Item
    Fatores que influenciam na motivação:um estudo de caso na comercial de ferragens São Luís, em Santo Antônio de Jesus -Bahia de jesus – BA
    (2021-07-15) Santos, Ednaldo Francisco dos
    Com o objetivo de saber quais fatores interferem na motivação dos trabalhadores do setor de utilidades, na comercial São Luís, analisando os aspectos motivacionais e desmotivacionais dos funcionários, bem como propor sugestões que vise melhorar a motivação organizacional, este estudo examinou como a motivação influencia no comportamento dos funcionários do departamento de utilidades, da empresa Comercial São Luís, localizada na rua Landulfo Alves, n° 51/69, no estado da Bahia, na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA. Para tal, foram abordadas as principais teorias motivacionais, que permitiram analisar fatores capazes de motivar os funcionários e que, quando aplicados de forma eficiente, fazem com que os comportamentos sejam motivados gerando a sinergia necessária para o alcance de metas e objetivos. Os dados foram levantados através de um questionário de pesquisa, de abordagem quantitativa e de natureza explicativa. Com este estudo concluiu-se que o comportamento dos colaboradores é influenciado por fatores internos e externos e, portanto, é preciso compreender as teorias motivacionais, conhecer as necessidades de cada perfil e tentar aplicar os melhores métodos de acordo com os objetivos organizacionais e das necessidades de seus colaboradores. Palavras-chave: Motivação. Necessidades. Comportamento organizacional. Fatores motivacionai