Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    A prática de análise linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental
    (2021-01-04) Jesus, Patricia Santos de; Lima, Joana Angélica S.; Silva, Iranice Carvalho da; Silvestrow, Tatiana Martins Mendes
    O livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado nas aulas de língua portuguesa como suporte para o ensino de gramática. Desta maneira, o presente trabalho pretende, entre outros objetivos, analisar a maneira como as atividades de gramática se efetivam no livro didático de português “Português Linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, do nono ano; e em que medida o livro está articulado às teorias relevantes para prática de análise linguística no processo de ensino/aprendizagem de português. Para tal foi utilizada a pesquisa documental que seguiu as seguintes etapas: leitura do referencial teórico sobre a prática de análise linguística e o livro didático; análise das atividades do livro didático no que se refere ao ensino de gramática e verificação das atividades no que diz respeito a proposta de contextualização sugerida nos PCN de Língua portuguesa, bem como, as habilidades e competências propostas pela BNCC. Como referencial teórico foram utilizados os autores Irandé Antunes (2014), Mário Perini (2010), Celso Pedro Luft (1993) e Noadia Iris da Silva (2009). Os resultados desta pesquisa mostraram que apesar de o livro didático fazer parte do material mais utilizado na sala de aula, seus autores ainda precisam fazer adequações no tocante ao ensino de língua, pois o ensino de gramática ainda aparece atrelada às normas tradicionais, através de conceitos e frases sem contextualização.
  • Item
    Quando os olhos se fecham: a morte na literatura juvenil
    (2022-07-13) Oliveira, Michele Santos da Paixão Martins; Silva, Rosiene Laranjeira da Silva
    Este artigo discute a morte na literatura juvenil. Para tal intuito, realiza uma pesquisa de cunho interpretativo e bibliográfico, cujo principal objetivo é discutir a representação e o tratamento da morte na obra A culpa é das Estrelas (2012), de John Green. Nas análises, questiona-se como alguns autores tratam da morte para jovens através da literatura, bem como evidencia de que maneira o livro apresenta esse tema, avalia, critica e discute tais abordagens. Com esse propósito, faz um breve percurso histórico acerca da morte na história e na literatura, bem como sua inserção na literatura infantil e juvenil. Em seguida, problematiza o lugar da morte na referida obra, através de elementos dos textos verbais, evidenciando a forma como ela é apresentada ao público-alvo. Para esse fim, utilizou-se, como aporte teórico, os trabalhos de alguns autores que se debruçam sobre a questão, tais como Lajolo e Zilberman (1991), Nely Novaes Coelho (1991), Castilho (2004), Schubert (2007) e Antônio Candido (2006), entre outros. A partir de tal percurso metodológico, percebeu-se o quão relevante é tratar da morte em textos destinados ao leitor jovem, ainda que em caráter alegórico ou inferencial, sem privá-lo de compreender as fases da vida a que todo indivíduo deve transpor. A morte continuará fazendo parte da natureza humana, não há como evitá-la, mas há como discutir sobre ela através da imaginação e da fantasia, em uma aproximação leve e com linguagem apropriada.
  • Item
    Percursos literários juvenis no livro didático de língua portuguesa do 9º ano da rede municipal de Itaberaba - BA
    (2022-02-22) Souza, Maria Santana Santos de
    O artigo discute a forma de apresentação da literatura juvenil no livro didático. Constitui o corpus da pesquisa a primeira unidade de estudo do livro didático Geração Alpha: Língua Portuguesa, 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizado na rede de ensino do município de Itaberaba-BA. Busca entender os aspectos que fundamentam a proposta literária no processo de formação discente desse período da educação básica. Defende que, nesse período formativo, a relação com a literatura torna-se de maior importância, tendo em vista a mudança desses alunos para o ensino médio, o que fortalece a necessidade de propostas adequadas que fomentem e estimulem a base literária e crítica de cada aluno. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada a partir do diálogo com Maria de Fátima Berenice da Cruz (2018), Nelly Novaes Coelho (2010), Rildo Cosson (2014), dentre outros autores que tratam da temática em questão. O estudo ratifica a importância da leitura e sua propagação desde cedo no cotidiano dos jovens discentes.
  • Item
    Personagens subalternizados presentes em “entre rinhas de cachorros e porcos abatidos”
    (2021-01-12) Almeida, Edna Oliveira dos Santos; Jesus, Rosimeire Santos de
    O presente trabalho com o título: Personagens Subalternizados Presentes em “Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos” tem como objetivo analisar a representação de trabalhadores subalternizados na referida obra da escritora Ana Paula Maia, buscando uma reflexão desses personagens para a importância e a valorização dos trabalhos por eles exercido e identificar quais são esses profissionais, tentando compreender a importância dos mesmos na narrativa para reconhecer a realidade desses seres humanos que trabalham em serviços uteis para o bem estar social. Sobre esse contexto, empregamos como referencial teórico autores que realizam estudos sobre a Literatura Contemporânea, a exemplo de Karl Erik Schollhammer (2011), Regina Dalcastagné (2012) e Beatriz Resende (2008). A metodologia da pesquisa constitui-se em análise documental, aportada na pesquisa de conteúdo de diversos formatos com o objetivo de desenvolver respostas qualitativas sobre a questão norteadora. Para alicerçar a pesquisa, fizemos uma análise dos cincos principais personagens da obra, observando as características físicas e psicológicas de cada um, considerando que são profissionais que executam trabalhos braçais em péssimas condições para o bem-estar de toda população, porém são invisibilizados diante da sociedade. Conclui-se que a Literatura Brasileira Contemporânea tem um papel importante em inserir e visibilizar as trajetórias de indivíduos subalternizados no meio social.