Licenciatura em Matemática - DCH9

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    Trigonometria aplicada em máquinas simples: uma abordagem interdisciplinar
    (2022-07-15) Aragão, Hian Melo de
    O presente trabalho teve como objetivo geral investigar se as aplicações de Trigonometria em Máquinas Simples contribuem para a aprendizagem de Trigonometria, através de uma abordagem interdisciplinar. Para tal, o estudo foi desenvolvido com os discentes da turma de 3º ano de uma instituição de ensino pertencente a rede estadual da Bahia, localizada no munícipio de Barreiras, surge como uma proposta perante as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes de Trigonometria. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa pesquisa caracteriza-se, no tocante aos objetivos, como exploratória e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi escolhido como de qualitativa-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois formulários com questões fechadas e situações-problemas, e entrevistas realizadas juntos aos professores de Matemática e Física da turma, nas quais expressaram as suas opiniões e possibilidades sobre a interdisciplinaridades e o seu papel que influencia para a aprendizagem. No que se refere aos resultados, observou-se que os discentes tiveram um bom desempenho frente aos problemas propostos, além disso, assinalaram as contribuições significativas da aula ministrada sob a perspectiva interdisciplinar, realizada no período da coleta dos dados. Diante disso, constatou-se, concomitantemente, a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Física por meio dos conteúdos trabalhados.
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    O desenvolvimento do pensamento algébrico: um estudo abordando as dificuldades na aprendizagem de polinômios
    (2022-07-15) Souza, Anderson Ribeiro de
    A presente pesquisa propõe um estudo sobre as principais dificuldades na aprendizagem de polinômios e suas contribuições para a construção do pensamento algébrico. Partindo dessa perspectiva, surgiu a seguinte inquietação: quais os fatores que prejudicam a aprendizagem de Polinômios e inviabiliza a construção do pensamento algébrico? A partir desse problema buscou-se investigar os fatores que dificultam a aprendizagem do conteúdo de polinômios. Para isso foi adotada uma abordagem de cunho qualitativo-quantitativo, sendo esta, uma pesquisa explicativa e, quanto aos seus procedimentos, de campo. Os principais instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários e entrevista, realizados em uma escola da rede pública, situada na cidade de Barreiras – BA, em duas turmas de 9° ano. Os dados obtidos foram organizados através de três categorias como forma de delinear as informações de acordo com o objetivo. Os resultados obtidos através dos questionários evidenciaram os principais fatores que dificultaram a aprendizagem de polinômios através da análise dos questionários aplicados e também dos quantitativos de acertos e erros cometidos pelos estudantes, que viabilizaram a identificação das principais dificuldades demonstradas por eles durante a resolução das questões. Logo, o estudo abordando as principais dificuldades dos estudantes durante o estudo de polinômios, tornou-se interessante para que os educadores possam observar os obstáculos e trabalhar com metodologias a fim e sanar essas adversidades.
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    O jogo para a discalculia na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud
    (2022-06-28) Santos, Gleide Élis
    A Discalculia do Desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem pouco conhecido, mas é de grande importância compreendermos melhor as necessidades dos alunos para podermos atendê-los, ofertando uma educação inclusiva. Com isso, a presente pesquisa buscou analisar características de jogos aritméticos baseados na teoria dos campos conceituais, com potencialidades para promover o processo ensino-aprendizagem das operações de adição e subtração aos alunos com discalculia. Para tal, foi necessário conceitualizar a teoria dos Campos Conceituais e suas ramificações no campo aditivo, destacar o jogo como atividade lúdica para se aprender matemática com significação, e por fim, definir o transtorno Discalculia do Desenvolvimento e suas limitações. Destarte, a pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo apresentou uma análise de artigos publicados, e obras literárias acerca das temáticas abordadas. Como conclusão, obtivemos as características de jogos com intencionalidade matemática destinado aos alunos com discalculia.
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    O software geogebra no estudo de função do 2° grau
    (2022-07-15) Souza, Andressa Correia de
    A presente pesquisa discute sobre a utilização do software GeoGebra no estudo de função do 2° grau ou função quadrática, que teve início com o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software GeoGebra pode trazer para viabilizar o processo de aprendizagem de Função do 2° Grau? A busca por respostas deu origem ao objetivo de investigar as contribuições didáticas que o GeoGebra pode oferecer no ensino de função quadrática. A metodologia foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para a coleta de dados três questionários aplicados para 17 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, no turno matutino em um Colégio Estadual, situado na cidade de Barreiras BA. A coleta de dados ocorreu em dois dias distintos e não consecutivos. No primeiro dia houve a aplicação do primeiro questionário, com questões conceituais envolvendo o conteúdo de função quadrática, posteriormente, foi feita a revisão do conteúdo. No segundo dia, no primeiro momento do encontro houve a apresentação do software GeoGebra e distribuição do segundo questionário, com questões sobre função do 2º grau, para serem resolvidas utilizando o programa. Na sequência, foi aplicado o terceiro questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, contendo questões que visavam saber quais são as contribuições do GeoGebra no estudo de função do 2º grau. A análise dos dados foi efetuada por meio do agrupamento dos dados em categorias. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o estudo de função quadrática, utilizando o software GeoGebra, contribuiu para que os estudantes interpretassem os dados nas questões que resolveram, assim como, permitiu que estabelecessem relação entre os procedimentos geométricos e algébricos. Logo, o GeoGebra mostrou-se eficiente como ferramenta facilitadora, podendo ser utilizado nas aulas de Matemática a fim de facilitar a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo.
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    Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs na Aprendizagem de Matemática: Aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau.
    (2021-07-01) Oliveira, Eleniuza Sampaio de Freitas de
    O presente trabalho aborda um estudo de campo sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs no ensino de Matemática, utilizando o aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau. Este aplicativo pode ser baixado no celular gratuitamente através da plataforma play store ou através do sistema iOS, para celulares da Apple. O celular é um aparelho muito usado pelos alunos, não apenas para comunicação, mas também para estudar, fazer pesquisa, trabalhos escolares, entre outros, o que facilitou aplicação desta pesquisa. Como problemática desenvolveu se a seguinte: Que contribuições o uso de aplicativos em tecnologias móveis pode trazer aos alunos no processo de aprendizagem, tendo a flexibilidade de usá-las em sala de aula ou em casa, para avançar em seus estudos? Como objetivo principal investigou se, quais as contribuições do APP PhotoMath no processo de aprendizagem, de dezoito alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Matemática III, nas resoluções de equações de 2º grau. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de campo, pois foi feita com um grupo de alunos, em relação análise de dados a mesma foi realizada a partir do referencial teórico utilizado. Os instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, foram questionários exploratórios por meio da plataforma Google Forms, e atividades envolvendo equações de 2º grau. Contudo, os resultados alcançados foram favoráveis e atendeu as expectativas do trabalho, os alunos se identificaram com o aplicativo e mostraram interesse em continuar usando-o em seus estudos.