Itinerário terapêutico da criança com deficiência: revisão integrativa
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
OBJETIVOS: Revisar e sintetizar conhecimentos acerca do itinerário terapêutico de crianças com deficiência. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisão de literatura integrativa, em que foram realizadas consultas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, ScienceDirect, SciELO e Web of Science, com período de coleta entre março de 2022 a maio de 2023. Para execução das buscas dos artigos, foram utilizadas palavras-chave: Therapeutic Itinerary e Disabled Child, e suas versões em português e espanhol. Utilizou-se os operadores booleanos AND e OR para combinar os termos de pesquisa. Os critérios de inclusão contemplaram estudos originais que abordaram o itinerário terapêutico de crianças com deficiência, em inglês e português, publicados nos últimos 10 anos. RESULTADOS: A partir da busca realizada nas bases de dados, foram selecionados 9 artigos. As dificuldades relacionadas a acesso aos serviços de saúde descritas nos estudos envolveram a demora para conseguir atendimentos, a alta demanda de espera e a falta de oferta de especialidades. A insuficiência de recursos financeiros causou um impacto direto na busca e no acesso a tratamentos, tornando-se um fator limitante para os familiares atenderem o itinerário terapêutico. A obtenção do diagnóstico foi outro problema apresentado, causado tanto pela falta de informações, quanto pela escassez de acompanhamento clínico necessário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos resultados pode-se supor que ao encarar as mudanças na rotina para atender o itinerário terapêutico, há alterações na qualidade de vida e nos relacionamentos das famílias de crianças com deficiência, caracterizado por percursos que são longos e exaustivos.