A construção da imagem de Maria em sermões de Bernardo de Claraval.
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Resumo
A partir da aplicação de conceitos vinculados à Análise do Discurso de linha francesa filiada a Michel Pêcheux, em especial os conceitos de condições de produção, formações ideológicas e discursivas, sujeito e memória, analisa-se, nesta dissertação, como é construída a imagem de Maria, mãe de Jesus, nos sermões In Laudibus Viginis Matris ‘Em louvores a Virgem Mãe’ e Dominica infra octavam assumptionis, o qual, na tradução, recebe o nome Sobre as Palavras do Apocalipse, escritos no século XII por Bernardo, o abade de Claraval, um dos expoentes da Idade Média. Inicialmente discorre se sobre a vida e a obra de Bernardo e o período no qual ele viveu e as condições sócio históricas e ideológicas que marcaram a construção desses sermões e posicionaram Bernardo como sujeito-autor ligado à tradição religiosa cristã católica. Tecem-se, ainda, considerações sobre a mariologia do século III ao XII e enfatiza-se a utilização do léxico na construção das imagens de Maria arroladas por Bernardo nos sermões. Conclui-se que Bernardo pelo recurso da intertextualidade, traça comparações da figura de Maria com elementos veterotestamentários, com Eva, Jesus e o próprio Deus, lança mão também de inúmeros denominadores e qualificadores que colocam Maria na condição de medianeira entre Deus e os Homens, conferindo-lhe, sobretudo por sua virgindade e humildade, um status de superioridade entre todas as mulheres.