Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Pimenta, Lídia Boaventura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCampus Socialmente Responsável(2022-10-26) Guimarães, Fausto Ferreira Costa; Pimenta, Lídia Boaventura; Carreiro, Antonio Almeida; Guimaraes Filho, Autimio BatistaOs impactos gerados por expansões e construções vêm acarretando uma degradação no meio ambiente, sendo necessário garantir que antes, durante e depois nas construções sejam realizadas ações que minimizem seus impactos ambientais, nesse sentido as Instituições de Educação Superior tem um papel na difusão e produção de conhecimento científico, servindo de modelo para sociedade, difundido informação, estimulando a pesquisa e buscando soluções para problemas da própria sociedade. Sendo assim, considerando que o campus universitário influencia na comunidade circunvizinha, possui características e problemas semelhantes aos de uma cidade, diz muito sobre as características da Instituição, apresentando sua expressão, composição e costumes, esta pesquisa possui como questionamento: como estruturar os campi da UNEB com o uso da tecnologia da construção civil, sob a perspectiva da sustentabilidade? A mencionada pergunta induz ao objetivo geral de compor um protocolo de orientações referentes à estrutura da construção civil, sob a perspectiva do campus sustentável. O presente trabalho é um estudo de caso, que tem como objeto o campus universitário e o lócus da pesquisa a UNEB, sendo os instrumentos de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturada com membros da Pró-reitoria de Infraestrutura, questionários disponibilizados através do Google Forms para a comunidade universitária (discente, docente e técnicos universitários) referente a três campi da Universidade. Os dados coletados na pesquisa subsidiaram a criação do referido protocolo dividido nos seguintes tópicos: Concepção/Projetos de Novas Construções e Ampliações, Execução/Construção, Reforma/Requalificação dos espaços existentes e Acessibilidade.