Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 297
- ItemElaborando o Trabalho Final de Trilha - TFT(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-23) Pimenta , Lidia BoaventuraO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a oportunidade do(a) estudante apresentar a discussão de conteúdos abordados no curso de graduação ou pós-graduação, bem como evidenciar o processo de apropriação das informações, de forma a possibilitar ampliação de conhecimentos. Este e-book versa sobre o uso da metodologia da pesquisa científica no processo de elaboração dos Trabalhos Final de Trilha (TFT), previstos no Projeto Pedagógico do curso de especialização em Educação Digital, nos formatos de: Artigo (fechando a Trilha 1); Capítulo de e-book e/ou Videoaula (concluindo a Trilha 2); Paper (finalizando a Trilha 3); e Portfólio (encerrando a Trilha 4). Assim, com base no delineamento e procedimentos pertinentes à metodologia da pesquisa científica, o início consiste na escolha do tema de interesse e na formulação da questão problema, resultado das inquietações do pesquisador pertinentes ao tema escolhido. Em seguida, tem-se o processo de estabelecer o objetivo geral e os objetivos específicos e a justificativa, contendo a descrição do motivo pelo qual deseja desenvolver a pesquisa e a composição da fundamentação teórica. O traçar do percurso metodológico da pesquisa é o passo seguinte, o qual fornece os instrumentos competentes na condução da pesquisa com o rigor científico requerido pela cultura acadêmica na escrita, seja para a coleta de dados e informações, seja para a análise dos achados da pesquisa.
- ItemLabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa(2022) Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves; Leão, José Antonio CarneiroEste estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
- ItemModelagem de Processos para Composição de Projetos Didáticos Interdisciplinares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Franco, João Silvestre dos Santos; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Hohenfeld, Dielson Pereira; Sales, Mary Valda Souza; Hetkowski, Tânia MariaComo consequência da fragmentação do conhecimento, a falta de articulação e in tegração entre diferentes componentes curriculares faz-se um obstáculo a uma visão global da realidade. Nesta conjuntura, enquanto método de ensino e aprendizagem, projetos didáticos desenvolvidos nas instituições de ensino fornecem um caminho pos sível para a superação das fronteiras impostas pela organização curricular baseada em disciplinas. Diante disto, este trabalho busca responder à seguinte questão de pes quisa: como conceber o ensino com base em projetos didáticos de caráter interdiscipli nar para a promoção de uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes? Para tanto, como objetivo geral desta pesquisa, propõe-se elaborar uma modelagem de processos para a composição de projetos didáticos interdiscipli nares, a partir da adaptação de elementos da Business Process Management (BPM) para o campo da Educação. Como referencial teórico, a pesquisa traz: acerca do mé todo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, Bender (2014), BIE (2008), Moura e Barbosa (2017), Behrens (2017) e Moran (2018); para abordar a categoria teórica de ensino e planejamento didático, Libâneo (2006); para discutir interdiscipli naridade na educação, Fazenda (2017), Fazenda (2015) e Lück (2013); e, traçando um diálogo sobre o desenvolvimento de habilidades, manifestação de competências e avaliação da aprendizagem, Scallon (2015), Zabala e Arnau (2020), Zabala e Arnau (2014) e Sacristán (2010). Como instrumentos de coleta de dados para a concepção da modelagem, em conjunto com observações diretas e participantes de atividades no lócus da pesquisa – uma unidade escolar com oferta de ensino médio integrado –, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes envolvidos na compo sição de projetos didáticos. Com base nisto, em articulação com os quadros teóricos e os elementos analíticos que consubstanciaram a pesquisa, a adoção da Business Process Model and Notation (BPMN) forneceu elementos para representar os modelos de processos em estado futuro (to-be), de acordo com as perspectivas dos docentes participantes. Assim, enquanto produto do mestrado profissional em Educação, a mo delagem de processos possibilitou mapear um conjunto de aspectos que dão forma a um projeto didático interdisciplinar, com base na missão e nos objetivos institucionais e ante possibilidades, potencialidades, restrições e limitações identificadas no lócus.
- Item“Plataforma de Gamificação: uma proposta de modelagem didática metodológica para docentes do ensino médio”(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-22) Protásio, Leonardo Braga; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Magalhães, Andre Ricardo; Ribeiro, Luís Otoni MeirelesAs novas metodologias de aprendizagem que caminham com os avanços da tecnologia possuem um papel muito importante na área educacional, como uma nova forma de facilitar, inovar e ensinar dentro da sala de aula e a gamificação busca trazer um novo conceito dentro da sala de aula para colaborar com o engajamento e desenvolvimento de novas competências nas atividades educacionais durante o progresso de aprendizado. Este trabalho apresenta um relatório técnico de conclusão de curso referente a construção de um MVP (Produto viável mínimo) para uma plataforma de gamificação através de um desenvolvimento tecnológico como suporte educacional a ser utilizado por educadores, sendo desenvolvido pelo pesquisador do grupo Grupo de Pesquisa de Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais (DCETM) que busca apresentar uma plataforma educacional voltado a conteúdo de jogos educacionais e gamificação como uma forma de auxiliar, incentivar e compartilhar o conhecimento entre os educadores e quem tenha interesse em aprender através de compartilhamento de notícias, livros, artigos, jogos, trabalhos acadêmicos. Tendo como objetivo principal a criação de uma plataforma de suporte educacional de gamificação utilizando linguagens de programação computacionais Javascript com as tecnologias ReactJS, entre outras ferramentas. Durante o desenvolvimento da plataforma GameDuc foi implantado as metodologias PDCA (Plan, Do, Check, Act) e o Desenvolvimento de Software Iterativo Incremental (PDSII) para gerenciar e desenvolver a plataforma. Os principais resultados obtidos se dão pelo desenvolvimento do MVP da plataforma apresentando a ideia da solução proposta para o problema da pesquisa, a participação dos educadores durante os ciclos de melhorias, ajustes e o compartilhamento do projeto com a sociedade e o grupo de pesquisa DCETM.
- ItemGestão do conhecimento no processo dos serviços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens – Instituto Federal Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-08) Damasceno, Milena Dias; Pimenta, Lidia Boaventura; Machado, Célia Tanajura; Parente, Juliano Mota; Torres, Henderson CarvalhoEste trabalho tem como temática o conhecimento e seu processo na prestação dos serviços fornecidos no Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV), localizado na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A pesquisa buscou estruturar uma proposta de guia para a criação de ferramenta de Gestão de Conhecimento, a Wiki, como instrumento norteador das atividades prestadas no setor supracitado. Nesse sentido, tendo como núcleo central a questão problema, como a Gestão do Conhecimento contribui na prestação de serviços no Núcleo de Direitos e Vantagens do Instituto Federal Baiano, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento dos ser viços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens, localizado na Diretoria de Gestão de Pes soas do Instituto Federal Baiano, à luz da Gestão do Conhecimento, ramificado em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários: (I) estudar a Gestão de Pessoas na Administração Pública, em especial no âmbito do Instituto Federal Baiano; (II) investigar a Gestão do Conhecimento e seu uso na Gestão de Pessoas; (III) verificar quais as possibilidades de aproximação dos elementos da área de Gestão do Conhecimento que podem ser aplicados no âmbito do Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV). Versou-se então, sobre os modelos da Administração Pública, a história e criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; a Gestão de Pessoas, sua evolução histórica, suas fases no Brasil, atuação no setor público, composição e estrutura do NUDV e a Gestão do Conhecimento, sua aplicação no serviço público e como ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou da estratégia de estudo de caso, em parceria com a pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de guia para a criação de uma ferramenta de Gestão do Conhecimento, Wiki. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também propiciará a prestação de serviços de forma aprimorada pelo núcleo estudado.