Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 297
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcessibilidade web em sítios da rede federal de educação: uma avaliação dos institutos federais(2017-12-19) Arnaut, France Ferreira de SouzaAs diretrizes gerais de implantação e operação dos sítios eletrônicos da ad ministração pública federal são consolidadas por padrões de desenvolvimento e dis ponibilização de conteúdo. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente os Institutos Federais (IFs), buscam a integração com a sociedade utilizando o ambiente virtual para a divulgação das ações em educação. Esses Institutos possuem parte do público com necessidades especiais, em consonân cia com a educação inclusiva que ganha, a cada dia, maior relevância nas discussões do ensino-aprendizagem nas instituições. Em estudo realizado pelo Núcleo de Infor mação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apenas 2% dos sítios governamentais foram considerados adequados aos padrões de acessibilidade dentre os avaliados no Brasil. Diante disso, surge a questão: os sítios dos Institutos Federais de ensino, que compõem a Rede Federal de Ensino, atendem aos padrões de acessibilidade web adotados pelo governo federal brasileiro? Esta pesquisa objetiva avaliar em que medida a acessibilidade web dos sítios da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco nos IFs do Brasil, atendem às especificações de padrão do Governo Eletrônico (eGOV), tendo como referência de acessibilidade o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) a partir da ferramenta online Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES). O método de pesquisa adotado foi baseado em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, na qual, a partir das considerações analíticas por meio da ferramenta de avaliação automática ASES de código web, são quantificadas as ocorrências de erros e alertas presentes nos sítios dos principais IFs do Brasil, fazendo uso da sistematização na superposição dos dados das seis seções do eMAG versão 3.1: marcação, comportamento, conteúdo/informação, apresentação/design, multimídia e formulários, avaliando no total quarenta e cinco recomendações de acessibilidade. A presente pesquisa, diante dos conceitos, enfo ques, método e técnicas utilizadas, contribui para a consolidação das questões de acessibilidade. A partir do desenvolvimento da análise de interação gerada por uma ferramenta automática de avaliação, é viabilizada a inserção dos resultados em um re latório técnico, com a intenção de produzir melhorias nos sítios dos IFs para conteúdos acessíveis.
- ItemAções de Educação em Saúde e Desenvolvimento de Aplicativo para Dispositivos Móveis: Estratégias Voltadas á Redução da Subnotificação dos Casos Suspeitos de Infecção pelo Vírus Zika.(2018-07-09) Santana, Eloisa BahiaÉ considerável a magnitude epidemiológica da infecção pelo vírus Zika no país, haja vista que o vetor de transmissão, o Aedes aegypti, está presente em todo o país, representando uma condição favorável à disseminação da doença. Somando-se a esta representação, a população sem imunidade, torna os sujeitos extremamente suscetíveis ao adoecimento. Neste contexto, o entendimento das possíveis relações que implicam o tempo decorrido entre o adoecimento, a notificação e a informação ao serviço de vigilância epidemiológica, para conhecimento dos casos, pode ser a chave para a melhoria do funcionamento dos sistemas de controle epidemiológico. A identificação precoce dos casos suspeitos é imprescindível para o cuidado à saúde da população e melhoria da qualidade de vida, de modo que as pessoas possam ter conhecimento básico sobre como proceder no cuidar de si, de sua família e da coletividade. Um exercício a autonomia do sujeito. Neste contexto, a educação representa componente fundamental para a socialização do saber. Caminho pelo qual devem perpassar as atividades de saúde, de modo a promover a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. A importância da educação para a promoção da saúde é inegável e tem sido reconhecida através dos tempos como fator imprescindível para a qualidade de vida. A conexão entre educação e saúde, constitui importante componente de coparticipação nesta necessária e urgente transformação da realidade hoje vivenciada com a entrada do vírus Zika no país. Um cenário desafiador, em que é preciso pensar, buscar e desenvolver novos métodos que possam promover o movimento necessário à produção de ciência voltada à promoção da saúde e prevenção da doença, com ações que possam impetrar do individual ao coletivo. Para tanto, é preciso conhecer quem, onde e quando ocorrem os casos. As ações de educação em saúde podem, possivelmente, contribuir para dar visibilidade a estes casos através do processo de notificação, dispositivo a partir do qual é desencadeado todo o processo de trabalho para as ações de promoção da saúde e prevenção da doença/controle do vetor. Associando ações de educação em saúde às diversas tecnologias disponíveis na atualidade pode-se atingir significativo número de pessoas, empoderando-as em relação ao conhecimento sobre o processo saúde-doença, favorecendo a melhor notificação dos casos da doença e a implementação de políticas públicas adequadas a essa realidade. Palavras-chave- 1 Educação em saúde; 2 Notificação; 3 Vírus Zika.
- ItemAções educativas como possível caminho para a melhoria da formação/capacitação do cuidador Informal de pessoas idosas dependentes(2021-09-17) Lima, Alcione Assunção CorreiaAs estratégias de educação em saúde têm sido mecanismos bastante efetivos e promissores no cuidado com a pessoa idosa dependente. O baixo custo agregado dos serviços, associado à reunião de responsáveis pelo cuidado, favorece a articulação de um trabalho educativo entre cuidador, paciente e família. Constitui-se como objetivo desta pesquisa discutir o possível papel de ações educativas voltadas a melhoria da formação/capacitação do cuidador informal de pessoas idosas dependentes. Como Metodologia, desenhou-se da seguinte forma: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 14 cuidadores domiciliares, de um universo total de 21. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro a dezembro de 2020, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas em visita domiciliar (VD), com observação simples. Os dados de caracterização sociodemográfica foram analisados pelo método de análise de conteúdo temático e interpretados à luz do referencial de Bardin. Os resultados revelaram que o papel do cuidador principal é predominantemente feminino, e que se faz necessário o fortalecimento da rede de apoio e proteção ao cuidador de pessoa idosa dependente, tendo em vista ser uma atividade que ainda perpassa o campo da invisibilidade social. Ressalta-se também a necessidade de estratégias de ações educativas para garantir orientações às pessoas que cuidam, considerando serem viáveis, de baixo custo e que envolvam os integrantes do processo do cuidado. No decorrer da pesquisa, desenvolvemos duas categorias temáticas: o cuidador informal da pessoa idosa dependente e a rede de apoio ao cuidador informal. Conclui-se, portanto, que o cuidador principal recebe apoio no núcleo familiar oriundo de ações solidárias advindas de outros familiares, no entanto, essa ajuda mostrou-se restritiva ao contexto da pandemia.
- ItemAções Educativas e seu Papel sobre o Aprendizado de Idosos em um Grupo de Convivência.(2019-08-30) Santos, Eliana Rocha dosO presente estudo teve como objetivo investigar a influência de ações de educação em saúde sobre o aprendizado de idosos que participam de grupos de convivência em instituição de saúde docente assistencial, localizada em Salvador/BA. Estudou-se a contribuição dessas ações, não apenas como proposta alternativa para os momentos de lazer, mas principalmente enquanto atividades capazes de estimular habilidades cognitivas e motoras, ao tempo em que valorizam o aspecto lúdico, considerado essencial para a manutenção da saúde física, emocional e mental na terceira idade. O envelhecimento populacional e a expectativa de vida têm aumentado em todo o planeta, e viver mais e com qualidade tornou-se um grande desafio. O percurso metodológico revela que se trata de um estudo de pesquisa quantitativa coorte transversal prospectivo. Foram convidados a participar 70 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou maior a 60 anos. A abrangência do projeto inclui atividades técnicas já realizadas na instituição e implica na utilização de instrumentos específicos para avaliação da memória e do aprendizado de idosos, com a finalidade de identificar a contribuição das ações educativas na condição cognitiva nessa faixa etária. Buscando dar robustez a este trabalho realizou-se um percurso de construção de produtos que proporcionou a elucidação do impacto das atividades educacionais para o seguimento da população estudada. Neste cenário, as estratégias de educação em saúde, devem considerar a amplitude do processo de envelhecimento humano, para além das implicações fisiológicas, como sua relação com toda a estrutura que cerca o idoso enquanto indivíduo: sua família, a comunidade na qual está inserido e sua cultura. Juntamente com a convivência em grupo, as atividades desenvolvidas apontam para um determinante de sucesso no que se refere a melhoria do aprendizado, como pode ser visualizado pelos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental (MEEM). As informações obtidas nesse estudo são de fundamental importância para a construção e/ou melhoria das estratégias de intervenção capazes de contribuir positivamente para o autogerenciamento e a qualidade de vida na terceira idade, além de serem ferramentas de importante contribuição para o cotidiano de profissionais que atuam nas áreas de educação e saúde. Palavras-chave: educação em saúde, idoso, grupos de convivência e aprendizado.
- ItemO acompanhamento de egressos como subsídio para a gestão acadêmica: uma proposta para os cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-05) Oliveira, Luan de JesusEste trabalho tem como temática o processo de acompanhamento do egresso dos cursos ofertados mediante Convênio UAB, pela Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa buscou estruturar um protocolo para o acompanhamento de egressos da graduação do Sistema UAB/UNEB, na perspectiva de sua atuação profissional e, nesse sentido, ramificou-se em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários para atender ao objetivo geral: (I) Descrever as características da gestão da educação a distância. (II) Contextualizar a política pública UAB, suas especificidades e objetivos. (III) Entender como o acompanhamento de egressos contribui para a gestão acadêmica. Abordouse, desse modo, as características da gestão da educação a distância, a participação da UAB na formação de professores no Brasil e o acompanhamento do egresso como instrumento de gestão do curso de graduação. Trata-se de uma pesquisa com finalidade descritiva, que utilizou da estratégia de estudo de caso alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica e documental - e, completamente, utilizou-se questionário. Realizou-se um estudo de campo com egressos da UAB/UNEB e, ao final da pesquisa, apresenta-se um protocolo para o acompanhamento de egressos da UAB/UNEB, resultado deste mestrado profissional. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também atenderá a uma função social relevante
- ItemAcompanhamento Docente - Análise de Produção(2023-04-24) Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasEsta planilha tem o objetivo de calcular a capacidade de produção docente e compor o relatório de produção docente. Para a composição dos dados iniciais foi utilizada a extensão qualis capes que deverá estar instalada no navegador utilizado para a consulta do currículos. Essa extensão gera uma tabela de produção de artigos referentes ao qualis atual da área de educação. Os dados dessa tabela devem ser transpostos para as abas Capacidade de prdução e Relatório de Produção. Dúvidas sobre a implementação mtpinheiro@uneb.br - Prof. Marcus Túlio Pinheiro - GESTEC UNEB.
- ItemO agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I(2019-08-19) Jesus, Alessandro Silva; Rezende, André Luiz Andrade; Santana, Francisco José da Silva Borges de; Dias, Josemeire MachadoEste trabalho tem como objetivo apresentar o agente inteligente integrado ao artefato K-ágora, como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais. Em princípio, o artefato geotecnológico K-ágora utilizado neste relatório, possibilita a exploração de mapas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet, permitindo assim, simular a construção de uma cidade valorizando os aspectos significativos na vida do cotidiano do aluno, estimulando a criatividade e seu entendimento sobre as dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução geotecnológica do agente inteligente, viabiliza o aluno conversar com o amigo virtual, para responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico, sendo uma forma alternativa de tutoria. Neste contexto, a pesquisa apresenta o agente inteligente em práticas pedagógicas na sala de aula, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora, despertando assim, o interesse dos alunos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa com sentido para a sua vida, a partir da valorização das dinâmicas socioespaciais em relação ao lugar na cidade (bairro, rua) de Salvador (BA). O projeto faz parte do grupo de pesquisa GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a Pesquisa Colaborativa Aplicada a partir da fundamentação teórica de Brandão (1985) e Paschoal (2008), validando os processos participativos, incentivando a construção coletiva, promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.
- ItemAmbientes virtuais para estudantes com deficiência visual do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Porto Seguro(2016) Perim, Fábio Luis CoelhoO objetivo deste trabalho é propor um modelo de interface que viabilize um melhor aproveitamento dos recursos de informática em uma aprendizagem significativa para o aluno com deficiência visual. Nesta propositiva tecnológica, dados e informações foram coletados para analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem com\para alunos com deficiência visual. Com a participação de alunos com deficiência visual é feita a modelagem e a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem através da teoria da pesquisa participante, materializada com a utilização do método Práxis nas fases de construção do software e produção de documentos. O ambiente facilita a leitura do conteúdo, possibilita a resolução de exercícios e o procura facilitar o manuseio do computador pelos alunos com deficiência visual. Também funciona em dispositivo portátil e pode ser utilizado em computadores sem adaptação para pessoas com deficiência. Conclui com a apresentação das soluções possíveis alcançadas na construção do ambiente virtual de aprendizagem.
- ItemAnálise das Normas Da Política De Inovação da Universidade Do Estado da Bahia: Estudo de Caso À Luz do Novo Marco Legal Para d Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016)(2017-08-24) Santos, Gilberto BatistaEsse estudo insere-se na esteira das necessidades urgentes relacionadas aos temas da Gestão Institucional, perfazendo uma tentativa de organizar, expandir e propagar alguns dos documentos e regulamentos fundamentais para a compreensão da política de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do estado da Bahia - UNEB. Há de se considerar que ao compreender quais são as normas que formam a política de inovação tecnológica da universidade, obteremos uma melhor compreensão das mudanças ocorridas no novo ordenamento, bem como, pode-se buscar instrumentos para garantir a efetividade do mandatório constitucional que garante o acesso à tecnologia como responsabilidade do Estado. Este estudo destina-se a consecução de analisar as Normas que formam a Política Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado da Bahia. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso em um trabalho comparativo entre as resoluções que compõem a política institucional de inovação: as Resoluções nº. 685 de 2009, a 686 de 2009, a 1014 de 2013 e as Leis de Inovação: Lei nº 10.973 de 2004, Lei nº 13.243 de 2016, a Lei de Inovação do Estado da Bahia nº 11.174 de 2008. Para sustentar e possibilitar o entendimento da análise, foram abordados fundamentação teórica sobre os princípios e categorias da Inovação Tecnológica que foram apontadas na implantação da nova ordem jurídica. Desta forma o resultado deste trabalho de pesquisa, vai além de meras verificações quantitativa do sistema, busca um caminhar no entendimento de uma ordem jurídica capaz de atender as necessidades da Universidade.
- ItemAnálise de bases de dados de uma escola de ensino médio: um estudo na perspectiva de implantação do observatório da vida escolar do aluno.(2013) Jesus, Maria de Fátima Brandão deO presente relatório foi elaborado considerando a perspectiva de implantar, no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), atual Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves (CEEP Isaias Alves) em Salvador, o “Observatório da Vida Escolar do Aluno”, que constitui um centro de documentação e informações estatísticas, de modo a sistematizar estudos, dados e informações que possam subsidiar a construção de políticas de inclusão, formação de professores, bem como facilitar o acompanhamento anual do desempenho dos alunos na unidade escolar. Para delimitar a necessidade e a viabilidade de implantação do observatório foram utilizadas várias fontes nos levantamentos e análises realizados entre os meses de maio de 2012 e maio de 2013. Inicialmente, os dados do Sistema Educacenso foram analisados para um entendimento da dimensão quantitativa do Ensino Médio na Bahia. Para construir um perfil sócio cultural dos candidatos da unidade foram utilizados dados dos inscritos no vestibular do ano de 2012 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os boletins escolares de 2011 e os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) forneceram um conhecimento do desempenho acadêmico dos alunos do ICEIA. As análises permitiram conhecer o potencial dos bancos de dados consultados para auxiliar a operacionalização do observatório, conhecer características do perfil pessoal e escolar dos alunos do Ensino Médio do ICEIA e reafirmar a importância de monitorar o desempenho escolar, assegurando uma trajetória de sucesso no Ensino Médio e ampliando as chances de acesso ao Ensino Superior.
- ItemO aperfeiçoamento e desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores dos cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-09) Barbosa, Aldo MelhorEste trabalho buscou identificar os principais problemas em torno dos registros acadêmicos e dos processos de sistematização e disseminação de informações no âmbito da Universidade do Estado da Bahia. Para tal fim, explorou a problemática que envolve a sistematização e integralização de informações acadêmicas, de maneira a fornecer subsídios aos gestores dos cursos de graduação para a tomada de decisão. Seus resultados apoiaram o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, um Portal para a disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores da Instituição. Como aporte teórico, analisamos algumas pesquisas e trabalhos relacionados à temática com ênfase na avaliação institucional e na tomada de decisão. As análises permitiram construir um arcabouço teórico sobre a avaliação do ensino superior e identificar os limites dos gestores quanto à obtenção de informações acadêmicas qualificadas para a tomada de decisão. No que se refere à metodologia, adotou a triangulação de evidências obtidas através de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Como produto, desenvolvemos o Portal da Avaliação e Gestão Acadêmica que reuniu informações acadêmicas qualificadas com o intuito de disseminá-las entre os gestores, subsidiando-os no processo de tomada de decisão e no acompanhamento da avaliação dos cursos. Com a disseminação dessas informações acadêmicas por meio do Portal, insumos são disponibilizados aos gestores para o acompanhamento regular dos cursos e a melhoria do processo de avaliação, de maneira a impactar positivamente no desempenho dos cursos e no rendimento dos indicadores de qualidade da educação superior.
- ItemAplicativo para dispositivos móveis como estratégia didática no aprendizado do exame físico por estudantes de saúde(2022-06-06) Silva, Isa Alencar SacramentoO uso de novas tecnologias em dispositivos móveis como ferramenta de interação aluno-professor no processo de ensino aprendizagem, tem sido uma forma de viabilizar a aprendizagem mais efetiva. Diante de tal afirmação, os aplicativos móveis surgem como ferramenta tecnológica aliada para se trabalhar nos cursos de graduação em saúde. Objetivo: Desenvolver protótipo de aplicativo móvel para o ensino de exame-físico, a partir da investigação dos seus possíveis papéis como estratégia didática na graduação em saúde. Metodologia: Foi realizada revisão integrativa sobre o uso de aplicativos como estratégia didática na graduação em saúde, a partir da qual tornou-se possível desenvolver um aplicativo para Exame Físico (EFICOR). Na primeira etapa selecionamos os conteúdos para o aplicativo, na segunda etapa foi feito o layout do aplicativo, organizando os textos, vídeos, figuras, sons e animação, utilizando a plataforma WordPress para as funcionalidades do aplicativo organizado em ciclos de design interativos, tendo em vista a adoção de tecnologias livres e abertas sempre que possível, ou seja, de modo que seja possível retornar a qualquer etapa anterior sempre que for necessário aprimorar o sistema. Resultados: A Interface do aplicativo EFICOR (Exame Físico do Corpo Humano) virá com a imagem do corpo humano. A primeira interface principal contém cinco botões que apresentam as opções do exame físico dos sistemas do corpo humano, são eles: exame físico cabeça e pescoço, exame físico sistema cardiovascular, exame físico sistema respiratório, exame físico do sistema digestório e exame físico do aparelho urinário e genitais. Ao clicar no sistema que será estudado, o estudante será encaminhado para uma nova área de escolha a ser estudada, essa área do aplicativo contém textos e fotos sobre como realizar o exame físico em cada sub ícone. Na revisão realizada identificou-se que os aplicativos móveis fornecem aos estudantes uma maneira mais prática para assimilar o conteúdo, além de melhorar o processo de aprendizagem uma vez que os alunos se tornam agentes ativos na produção do conhecimento. Conclusão: O EFICOR poderá alcançar um lugar entre as ferramentas utilizadas para aquisição de conhecimento. Com a inovação do processo de aprendizagem o uso do dispositivo trará benefício para os indivíduos envolvidos no processo. A pesquisa realizada identificou que o uso de dispositivos móveis na educação, em especial dos aparelhos celulares, é de suma importância; primeiro, pelo número expressivo de usuários desse equipamento e pelo avanço do uso de dispositivos móveis no processo de aprendizagem e de comunicação, estimulando a participação dos alunos no processo educativo.
- ItemAplicativos Móveis e Praticantes de Língua Inglesa: Diálogos com um Cotidiano Escolar em Feira de Santana – BA(2017) Censi, Luciana de Jesus LessaEste texto pretende trazer à tona as maneiras com que alguns praticantes de língua inglesa como língua estrangeira, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Feira de Santana – BA, compreendem os processos ensinoaprendizagem nesse idioma associado ao uso de aplicativos móveis. Conhecer esses praticantes, ouvi-los e interpretá-los se mostraram como alternativas para entender como se viabiliza a relação entre a educação linguística e a tecnologia móvel no cotidiano escolar, partindo de uma realidade local, mas que pode estar replicada em diversas outras. Considerando que os praticantes se caracterizam por desenvolver táticas e criações para subverter situações da realidade que lhes é dada, utilizamo-nos de grupos de diálogo online e presencial, na perspectiva do estudo qualitativo e de uma abordagem interpretativa a partir do que teoriza Gadamer (1999) sobre o diálogo que propõe alterar nossos horizontes. Como resultados, percebemos que os praticantes têm revelado interesses e expectativas para unir as tecnologias e aplicativos móveis às práticas escolares em inglês, especialmente por causa de influências fortes e inegáveis desta línguacultura, da cultura digital e da cibercultura nos cotidianos deles. Além disso, apresentamos uma proposta pedagógica para o uso de aplicativos móveis em inglês, elaborada a partir dos rastros que o convívio e as interações com os praticantes nos forneceram.
- ItemApp Família Conectada(2022-12-22) Santos, Indaiane Rosário Abade dos; Carvalho, Fernando Luís de QueirozTrata-se de um aplicativo baseado em ações de educação em saúde com vistas à melhoria da interação entre as famílias e as equipes de saúde, visando a melhoria do acesso à informação dos pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva.
- ItemAprendizagem do Eletromagnetismo em Cursos de Engenharia: uma proposta de construção de laboratório virtual com abordagem de campos conceituais(2016) Santos, José Vicente CardosoEsta pesquisa foi idealizada considerando o cenário da aprendizagem da física nos cursos de engenharia no Brasil, a teoria dos campos conceituais e o uso de laboratórios virtuais. Considera-se que o domínio das (dez) leis do eletromagnetismo é essencial na formação do engenheiro e com isto tem-se como objetivo geral da pesquisa a construção de um Laboratório Virtual para a aprendizagem das leis do eletromagnetismo utilizando-se a teoria dos campos conceituais; e, como objetivos específicos a identificação de fenomenologias necessárias para a construção de campos conceituais no eletromagnetismo; a proposta de estratégias para o desenvolvimento cognitivo destas leis; o registro de propostas de ações de contribuições das tecnologias da informação e comunicação com uso de laboratórios virtuais para a construção de campos conceituais e a sua importância nos processos de aprendizagem da física (eletromagnetismo) em cursos de engenharia. Para consolidar estes objetivos adota-se uma metodologia lastreada na revisão de literatura da teoria dos campos conceituais, das leis da eletricidade e do magnetismo e nas diversas estratégias de construção de laboratório virtual com o viés desta teoria pedagógica e que utilize-se destas leis. Procede-se a montagem de estratégias para a prendizagem de cada uma destas leis e aplica-se as mesmas em laboratório virtual com acesso a grupos de estudantes que registrem a eficácia relativa do seu uso. Com isto construiu-se um laboratório virtual, com acesso restrito a usuários cadastrados e autorizados para o estudo das leis da eletricidade e do magnetismo com o uso da teoria dos campos conceituais.
- ItemArtefatos Tecnológicos como Suporte Pedagógico para o Estímulo das Habilidades de Consciência Fonológica(2018-07-16) Sousa, Josué AlvesInfelizmente o analfabetismo no Brasil ainda é uma das páginas mais triste da nossa história enquanto nação, e com poucas e ineficazes propostas de superação deste problema. Desde a década de 1970, vem despontando em nosso país, estudos referentes ao desenvolvimento das Habilidades de Consciência Fonológica (HCF) que tem se mostrado fator preponderante para facilitar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Esta afirmativa pode ser comprovada através de estudos nacionais e internacionais que verificaram a importância de se trabalhar durante o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos com o estímulo de tais habilidades. Partindo de tal premissa, este trabalho tem o intuito, de aprofundar as discussões acerca dos minigames como alternativas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem dos alunos nativos digitais, e traz como questão investigativa, investigar como o desenvolvimento das Habilidades de Consciência Fonológica - Aliteração, Rima, Consciência Fonêmica e silábica - pode ser potencializada com o uso de artefatos tecnológicos como suporte para tal aprendizagem, nas classes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental? Para tanto, este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de três minigames produzidos na plataforma SCRATCH e que pretendem estimular as HCF, através da dinâmica empregada nos jogos. As categorias teóricas que abordaremos neste trabalho perpassam pelas discussões a respeito dos games como motivadores do processo de aprender, segundo Alves (2008, 2016), Petry (2016) e Moita (2007), e as intrínsecas relações entre a aquisição da leitura e da escrita a partir do desenvolvimento das HCF, conforme Cardoso-Martins (1995), Moraes (2012) e Adams (2006, 2012). Trata-se de uma Pesquisa Aplicada de Abordagem Qualitativa, na qual o método de Estudo de Caso subsidiou o delineamento da pesquisa. Os minigames, construídos no âmbito da pesquisa, foram submetidos à avaliação de quatro especialistas, através da Avaliação Baseada em Perspectiva, e os resultados destas análises ajudaram a melhorar os artefatos tecnológicos elaborados nesta pesquisa, a partir das considerações contextuais de cada especialista. Palavras-chave: Artefato tecnológico,Alfabetização, Consciência Fonológica
- ItemA Arteterapia como Tecnologia não- Medicamentosa em Atenção á Saúde Socioemocional: Eustresse e Elaboração de Resiliência(2018-08-17) Anjos, Vanessa Di Cássia Fragosso dosA psicodinâmica do trabalho docente abarca questões tão diversas que frequentemente exigem desta profissão aprender a gerenciar situações de estresse. É também na relação existente entre o estresse e a atividade docente que, na tentativa de se adaptar às mudanças e tecnologias, os professores sofrem com o desgaste físico, social e psicológico. O presente relatório de pesquisa analisa as contribuições da Arteterapia como tecnologia não-medicamentosa em atenção a saúde socioemocional do professor. Toma como objeto de pesquisa o conhecimento e a aplicação da Arteterapia a serviço do eustresse e da resiliência docente, diante da psicodinâmica docente e os seus desafios tecno-educacionais. A Arteterapia é uma abordagem terapêutica mediada por exercícios da arte e promove autoconhecimento, criatividade, resiliência e narrativas sobre o cotidiano. A pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa. O embasamento teórico-conceitual apresenta bases históricas e conceitos quanto: à Arteterapia, o Estresse a Resiliência, a Psicodinâmica do Trabalho e as suas interseções em Tecnologias e Saúde. Realizamos entre 15 oficinas formativas, com 06 professores (de uma instituição do setor público da cidade de Salvador- Ba), ao longo de 03 meses tendo 120’ cada encontro. Aplicamos técnicas de Arteterapia, Jogos, Mindfulness e técnica dos Grupos Dialogais. Assente ao que foi analisado, compreendemos que os docentes estão sujeitos ao estresse (eustresse e distresse) e que o as Oficinas Arteterapêuticas floresceram condições de auxiliá-los com situações preventivas (elaboração de resiliência), de diálogos que fomentaram Rede de Apoio, de autoconhecimento, interpretação e mudança de hábitos. Entende-se que o eustresse – estresse positivo - e a resiliência na ação docente se consolida com autovalorização, e o fortalecimento de ações colaborativas a favor do bem-estar. Tratar de temas do desgaste emocional via Arteterapia tornou o diálogo facilitado com mediação favorável à criatividade e autoestima. Palavras-chave: Tecnologia, Arteterapia, Saúde, Estresse, Psicodinâmica do Trabalho Docente, Resiliência.
- ItemAssistência estudantil na perspectiva da permanência: atuação da equipe interdisciplinar no IFBA – Campus Salvador(2015-10-30) David, Edilene da SilvaEste estudo apresenta a atuação de uma equipe interdisciplinar no desenvolvimento da assistência estudantil no Instituto Federal da Bahia – IFBA, no contexto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Discute-se a importância da articulação entre a Política de Assistência Estudantil e o Projeto Pedagógico Institucional do IFBA, considerando que seus principais objetivos giram em torno da permanência, do êxito acadêmico, da conclusão do curso e inclusão social do estudante. O contexto de democratização do acesso, impulsionada pela criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, traz a necessidade de pensar em políticas públicas voltadas também para a garantia permanência desses estudantes, que tem um momento importante na inclusão dos Institutos Federais no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) por meio do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Nessa pesquisa, buscamos analisar o processo de implementação da Política de Assistência Estudantil do IFBA Campus Salvador visando desenvolver um instrumento de acompanhamento da permanência dos estudantes, a partir do trabalho interdisciplinar realizado na Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante. O estudo verificou que o desenvolvimento da assistência estudantil no IFBA Campus Salvador demanda estratégias institucionais de acompanhamento na perspectiva de articular os desafios da democratização do acesso com a garantia da permanência. O estudo aponta que, apesar dos avanços e do grande incremento da assistência estudantil na instituição, permanece uma lacuna no que se refere a uma sistemática de acompanhamento, que demandam atenção à gestão dos benefícios, para além da concessão de bolsas e auxílios. Por fim, apresenta-se uma proposta de acompanhamento, que pode contribuir na dinamização da execução da Política de Assistência Estudantil, na otimização da aplicação dos recursos e na melhoria dos processos de gestão e avaliação da assistência estudantil, de modo a torná-la mais comprometida com a qualidade social da Instituição.
- ItemAutonomia Discente para a Construção do Conhecimento: O Uso das Tecnologias Digitais em Rede no Contexto da Modalidade a Distância em Cursos Presenciais(2018-03-05) Luz, Danila Vasconcelos Oliveira daA presente pesquisa objetiva investigar como os estudantes dos cursos de graduação presenciais estão utilizando as tecnologias digitais em rede, de forma autônoma, em seu processo de construção do conhecimento. O uso das tecnologias digitais em rede (TDR) nos processos de ensino e aprendizagem não está mais restrito à sala de aula ou às propostas didático-pedagógicas do professor. A ampliação da conectividade à rede mundial de computadores e um maior acesso às tecnologias advindas do surgimento da Internet evidenciam significativo potencial para uma autonomia discente, que possa torná-lo sujeito ativo do seu próprio processo de construção do conhecimento. Neste sentido, esta investigação tem como participantes os estudantes que cursaram componentes curriculares vinculados ao projeto da oferta a distância em cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2013.1 a 2016.1. Trata-se de um estudo de caso, de natureza aplicada, com abordagem descritiva, sendo realizada discussão teórica sobre tecnologia digital em rede (LÉVY, LIMA JR., SANTAELLA) e autonomia discente (FREIRE, MOORE, PRETI), além de pesquisa de campo utilizando os instrumentos de análise documental, questionário e entrevista. Como produto da pesquisa, apresenta-se um portfólio digital que descreve as formas de uso autônomas das TDR, apresentando duas opções de busca, seja pela tecnologia (interfaces do AVA e tecnologias digitais em rede fora do AVA) ou pela finalidade de uso (pesquisa, interação e comunicação, armazenamento, produção e compartilhamento, socialização e divulgação e escrita colaborativa), considerando as análises e interpretações dos relatos de experiências dos estudantes e da frequência de uso apontada na pesquisa. Como contribuição, esta pesquisa identifica ações que caracterizam a autonomia discente em relação às TDR e suas finalidades e reconhece nos relatos dos estudantes o potencial do digital em rede em seu processo de formação independente da modalidade no ensino superior. Contudo, aponta para a necessidade de reflexão sobre o uso das interfaces disponíveis no AVA, que foi considerado um espaço de pouca autonomia pelos estudantes em relação a outras TDR fora dele; e para um perfil de estudante mais consumidor do que produtor de conteúdo digital em rede. Estas considerações podem vir a desencadear adequações do uso das TDR e suas finalidades aos processos formais de educação superior, entendendo que este estudo deve continuar sendo objeto de constantes pesquisas e reflexões para a consolidação desta prática nos espaços acadêmicos. Palavras-chave: tecnologias digitais em rede, autonomia discente, ensino superior.
- ItemAvaliação de planos municipais de educação: uma proposta metodológica a partir do município de Castro Alves – Bahia(2016-08-11) Guimarães, Graciene Rocha de JesusA presente pesquisa tem como objeto de estudo a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), 2010-2020, do município de Castro Alves, Bahia. Apresenta como objetivo geral avaliar o Plano Municipal de Educação de Castro Alves/Ba no período compreendido entre 2010-2014, analisando a experiência vivenciada por este município, com a finalidade de elaborar uma proposta metodológica norteadora no processo de Avaliação de Planos Decenais de Educação. Como objetivos específicos, traçam-se os seguintes: investigar sobre Avaliação de planos educacionais no contexto das políticas públicas de educação no Brasil; apresentar a estrutura do Plano Municipal de Castro Alves (PME), 2010 -2020; descrever o processo de avaliação do Plano Municipal de Educação, no período 2010-2014. O problema central da pesquisa refere-se à questão pautada na avaliação do PME de Castro Alves, se este poderá contribuir para uma ação de monitoramento das políticas públicas educacionais municipais, que possibilite a gestão municipal e a sociedade civil acompanharem se as metas traçadas estão a ser implementadas. A fim de responder à questão, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso, o qual possibilitou uma análise do contexto e dos processos envolvidos no objeto em estudo. Os sujeitos da pesquisa são vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Castro Alves, nomeados via Decreto (476/2013) e que tem como atribuição o acompanhamento e a avaliação do PME. No que tange aos procedimentos para obtenção de dados, utilizaram-se de entrevista semiestruturada e análise documental. Como resultados da avaliação, foram identificados que, em quatro anos de implementação do PME, aproximadamente, 60% do total das metas estabelecidas foram executadas, e 40% ainda não o foram. Os resultados da avaliação permitiram ainda observar êxito quanto à participação efetiva dos diversos segmentos do contexto educacional, bem como da sociedade civil; elaboração de indicadores que permitiram identificar se as metas foram ou não executadas; apresentação dos resultados da avaliação, mediante audiência pública. Por fim, este estudo mostra sua relevância à medida que traz referenciais metodológicas quanto à avaliação dos planos decenais de educação, disponibilizando ferramentas para obtenção de dados e orientação para as análises de forma a subsidiar as equipes e a sociedade neste processo