Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas"
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- ItemModelagem de Processos para Composição de Projetos Didáticos Interdisciplinares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Franco, João Silvestre dos Santos; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Hohenfeld, Dielson Pereira; Sales, Mary Valda Souza; Hetkowski, Tânia MariaComo consequência da fragmentação do conhecimento, a falta de articulação e in tegração entre diferentes componentes curriculares faz-se um obstáculo a uma visão global da realidade. Nesta conjuntura, enquanto método de ensino e aprendizagem, projetos didáticos desenvolvidos nas instituições de ensino fornecem um caminho pos sível para a superação das fronteiras impostas pela organização curricular baseada em disciplinas. Diante disto, este trabalho busca responder à seguinte questão de pes quisa: como conceber o ensino com base em projetos didáticos de caráter interdiscipli nar para a promoção de uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes? Para tanto, como objetivo geral desta pesquisa, propõe-se elaborar uma modelagem de processos para a composição de projetos didáticos interdiscipli nares, a partir da adaptação de elementos da Business Process Management (BPM) para o campo da Educação. Como referencial teórico, a pesquisa traz: acerca do mé todo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, Bender (2014), BIE (2008), Moura e Barbosa (2017), Behrens (2017) e Moran (2018); para abordar a categoria teórica de ensino e planejamento didático, Libâneo (2006); para discutir interdiscipli naridade na educação, Fazenda (2017), Fazenda (2015) e Lück (2013); e, traçando um diálogo sobre o desenvolvimento de habilidades, manifestação de competências e avaliação da aprendizagem, Scallon (2015), Zabala e Arnau (2020), Zabala e Arnau (2014) e Sacristán (2010). Como instrumentos de coleta de dados para a concepção da modelagem, em conjunto com observações diretas e participantes de atividades no lócus da pesquisa – uma unidade escolar com oferta de ensino médio integrado –, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes envolvidos na compo sição de projetos didáticos. Com base nisto, em articulação com os quadros teóricos e os elementos analíticos que consubstanciaram a pesquisa, a adoção da Business Process Model and Notation (BPMN) forneceu elementos para representar os modelos de processos em estado futuro (to-be), de acordo com as perspectivas dos docentes participantes. Assim, enquanto produto do mestrado profissional em Educação, a mo delagem de processos possibilitou mapear um conjunto de aspectos que dão forma a um projeto didático interdisciplinar, com base na missão e nos objetivos institucionais e ante possibilidades, potencialidades, restrições e limitações identificadas no lócus.
- Item“Plataforma de Gamificação: uma proposta de modelagem didática metodológica para docentes do ensino médio”(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-22) Protásio, Leonardo Braga; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Magalhães, Andre Ricardo; Ribeiro, Luís Otoni MeirelesAs novas metodologias de aprendizagem que caminham com os avanços da tecnologia possuem um papel muito importante na área educacional, como uma nova forma de facilitar, inovar e ensinar dentro da sala de aula e a gamificação busca trazer um novo conceito dentro da sala de aula para colaborar com o engajamento e desenvolvimento de novas competências nas atividades educacionais durante o progresso de aprendizado. Este trabalho apresenta um relatório técnico de conclusão de curso referente a construção de um MVP (Produto viável mínimo) para uma plataforma de gamificação através de um desenvolvimento tecnológico como suporte educacional a ser utilizado por educadores, sendo desenvolvido pelo pesquisador do grupo Grupo de Pesquisa de Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais (DCETM) que busca apresentar uma plataforma educacional voltado a conteúdo de jogos educacionais e gamificação como uma forma de auxiliar, incentivar e compartilhar o conhecimento entre os educadores e quem tenha interesse em aprender através de compartilhamento de notícias, livros, artigos, jogos, trabalhos acadêmicos. Tendo como objetivo principal a criação de uma plataforma de suporte educacional de gamificação utilizando linguagens de programação computacionais Javascript com as tecnologias ReactJS, entre outras ferramentas. Durante o desenvolvimento da plataforma GameDuc foi implantado as metodologias PDCA (Plan, Do, Check, Act) e o Desenvolvimento de Software Iterativo Incremental (PDSII) para gerenciar e desenvolver a plataforma. Os principais resultados obtidos se dão pelo desenvolvimento do MVP da plataforma apresentando a ideia da solução proposta para o problema da pesquisa, a participação dos educadores durante os ciclos de melhorias, ajustes e o compartilhamento do projeto com a sociedade e o grupo de pesquisa DCETM.