Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Autor "Andrade, Ana Rita Marques de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão do Conhecimento: trilhas de aprendizagens na educação de jovens e adultos(2022-08-04) Andrade, Ana Rita Marques deA pesquisa intitulada gestão do conhecimento: trilhas de aprendizagens na educação de jovens e adultos permitiu entender como a gestão do conhecimento poderá ser um dos pontos balizadores para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante da Educação de Jovens e Adultos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Bahia, de modo a consolidar esta temática e estabelecer compreensões a respeito do significado da gestão do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos em uma Instituição de Educação Profissional. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os saberes da gestão educacional contribuem para a prática da gestão do conhecimento em uma instituição da Educação de Jovens e Adultos. As práticas de liderança educacional sob a ótica da gestão do conhecimento são fundantes para identificar que existem saberes instituídos na instituição da educação de jovens e adultos e que há muito a caminhar para que o conhecimento possa transitar de modo a instituir práticas gestoras na instituição de educação profissional. No mais, a questão de pesquisa que norteou todo o estudo acerca da temática foi como os saberes da gestão educacional contribuem para a prática da gestão do conhecimento em uma instituição de Educação de Jovens e Adultos e, em específico, de Educação Profissional? Todo processo construtivo inspirou-se na etnopesquisa crítica através de uma abordagem qualitativa, buscando aproximações do contexto do fenômeno estudado para uma melhor compreensão da realidade e que parte do conhecimento que circunda na instituição está no discurso de cada colaborador, mesmo compreendendo que existem muitas diretrizes, muitos manuais, regulamentos e outros documentos inerentes à gestão. Porém, na investigação aqui relatada, detive-me nas práticas, nas experiências de formação que são inerentes à gestão educacional, ou seja, na possibilidade que a instituição possui de ensinar e de aprender. A gestão do conhecimento nos move e alimenta através do desejo de encontrar caminhos mais cuidadosos, desde que estamos em contato com pessoas, sejam participantes de atividade da Educação de Jovens e Adultos ou de profissionais da Educação. O lugar profissional que ocupamos, a docência, a gestão educacional, a coordenação pedagógica, a pesquisa, os estudos, muito nos inspiram como também, em decorrência de investimentos pessoais, poderão servir de inspiração para os pares profissionais das instituições onde atuamos. A convergência da pesquisa do mestrado profissional de jovens e adultos apresentou um aplicativo de registro de experiências da gestão do conhecimento com banco de dados e ideias numa interrelação e intrarelação com os objetivos apresentados.