Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 196
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagem Sistêmica Colaborativa: uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de jovens e adultos.(2020-04-27) Nunes, Márcia Laís de Oliveira VidalA pesquisa aqui apresentada faz parte de uma reflexão desenvolvida coletivamente sobre o ensino e as práticas metodológicas que vem compondo as dinâmicas em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral: Ressignificar o ensino na EJA fundamentado na abordagem sistêmica colaborativa. E corroboram para o êxito desta questão os seguintes objetivos específicos: 1). Identificar quais saberes experienciais estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores a partir de suas memórias profissionais; 2) Refletir de que forma as categorias da Educação Popular estão presentes nas práticas metodológicas dos professores colaboradores; 3) Construir coletivamente orientações metodológicas para o ensino na EJA, a partir da abordagem sistêmica colaborativa. A pesquisa intitulada: Abordagem sistêmica Colaborativa: Uma possibilidade de ressignificação para o ensino na educação de Jovens e adultos, adota os pressupostos teóricometodológico da pesquisa colaborativa em IBIAPINA (2008), com abordagem qualitativa, tendo como estratégias de investigação e autoformação professor os Círculos de Estudos Geográficos (CEG). O trabalho encontra-se organizado em capítulos, aqui chamados de Capítulos, onde o primeiro Capítulo expõe o memorial da pesquisadora, e a construção do objeto de estudo. No segundo Capítulo destaca a ciência geográfica, enquanto representante da abordagem sistêmica, o ensino na EJA e a Educação Popular e a sua influência no ensino na EJA. O terceiro Capítulo apresenta a cartografia da pesquisa, detalhando os cinco CEG. No quarto Capítulo temos as análises das informações construídas. Seguindo-se da conclusão da pesquisa e referências. IBIAPINA (2005, 2008, 2009, 2016), SANTOS (2011, 2017), SOUZA (2011), FREIRE (2003, 2011, 2016), e MACEDO (2011, 2016, 2018), trazem escritos que embasam a pesquisa proposta. Os resultados da pesquisa revelam que o ensino na EJA está diretamente associado a autonomia que devem ter os professores na escolha e construção dos caminhos metodológicos destinados ao trabalho na EJA, e que a abordagem metodológica aqui identificada como sistêmica colaborativa apresentase como mais uma possibilidade concreta para o trabalho de formação e autoformação dos professores na EJA enquanto mecanismo de ressignificação do ensino.
- ItemAcessibilidade e Inclusão no Programa de Mestrado Profissional de Jovens e Adultos (MPEJA) no Município de Salvador - BA: um Estudo de Caso(2022-03-04) Barbosa, Nildete Ferreira LopesEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as condições de acessibilidade para pessoas público alvo da educação na perspectiva inclusiva no Programa da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no CAMPUS I da Universidade do Estado da Bahia. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Como a política de ações afirmativas da UNEB, contribui para a acessibilidade e inclusão do público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva no MPEJA? O objetivo geral consiste em: Compreender como as ações afirmativas da UNEB contribuem para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, os objetivos específicos: i.Identificar as possíveis barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência para acessar e permanecer no Programa de Pós-graduação MPEJA; ii. Analisar a percepção dos envolvidos em relação à política de acessibilidade no lócus investigado; iii. Elaborar um guia de orientação digital com a finalidade de contribuir para a acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no Programa de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculado ao Departamento de Educação. Usamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico foi selecionado o estudo de caso e análise documental das ações afirmativas do PDI da UNEB (2017-2022). Além da análise dos documentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes, técnicos (escolhidos de forma aleatória) e estudantes com deficiência que adentraram no Programa através do sistema de cotas. Para fundamentação teórica dialogamos com Dantas (2018), Freire (2011), Arroyo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), Brandão (2006, 1999, 1984), Correia (2013), Galvão (2009), Diniz (2010) Alencar (2013). A pesquisa evidencia que a UNEB possui um viés inclusivo e que busca melhorar neste aspecto criando políticas internas para este fim. Ademais o MPEJA segue nesta vertente seguindo o que rege o PDI e com ele as ações afirmativas dentro do processo de acesso. Quando o tema é permanência percebe-se que há muito o que se fazer para um atendimento pedagógico e arquitetônico equitattivo. A pesquisa evidenciou barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um guia de orientação digital, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade estudantil e comunitário.
- ItemAmpliação da Oferta de Vagas da EJA Integrada á Educação Profissional: Uma Proposta para o Proeja no IF Baiano(2018-10-22) Silva, Michele Sena daEsta pesquisa discute a ampliação da oferta de vagas do PROEJA no IF Baiano, um dos dois institutos federais no estado da Bahia. A instituição oferece cursos de Educação Profissional e Tecnológica na Educação Básica e na Educação Superior. Nesse contexto, a EJA possui uma oferta reduzida, havendo a necessidade do atendimento à Lei n° 5840/2006 que instituiu o PROEJA na Rede Federal e determinou que, no mínimo, 10% do total de vagas oferecidas por essas instituições fossem destinadas a esse programa. Então, questionamos: como o IF Baiano, instituição que oferta desde a Educação Básica à Superior, pode viabilizar a ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para os seus campi? O nosso objetivo geral foi de dialogar sobre a viabilidade de ampliação da oferta de vagas do PROEJA – Técnico para todos os campi do IF Baiano. Os objetivos específicos buscaram discutir o PROEJA enquanto política de EJA que integra a Educação Profissional no IF Baiano; analisar as ações da gestão voltadas para a oferta de vagas do PROEJA no contexto do IF Baiano; e, propor uma sistemática para ampliação da oferta de vagas do programa na instituição. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, cuja abordagem foi qualitativa, em que utilizamos como procedimento técnico o estudo de caso múltiplos nas unidades do IF Baiano de Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Serrinha e Reitoria. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise documental, entrevistas e notas de campo. Analisamos os Planos de Desenvolvimento Institucional (2009–2013) e (2015–2019), os Planos de Ação 2016 e 2017 e a minuta da Política de EJA. Dessa forma, dialogamos Moura e Henrique (2012), Kuenzer (2002), Ramos (2010), Machado (2011, 2016) e Vitorette (2014) para fundamentar as questões do PROEJA; Amorim (2007, 2012, 2017), Lück e colaboradores (2000), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) para embasar a gestão e a participação na instituição escolar; e Paiva (2006, 2007), Arroyo (2014), Pinto (1993), Gadotti (2009) e Gentili (2009) para discutir a EJA. Os resultados demonstram que há caminhos para viabilizar a expansão e a consolidação do PROEJA, mas isso depende de que a gestão compreenda a EJA como estratégica; que existe um leque de desafios cíclicos dentro dos campi, o que justificou a preferência da expansão do programa para unidades onde não há PROEJA; que a divulgação das metas institucionais precisa ter sua eficácia melhorada entre os servidores, buscando minimizar o desconhecimento e as informações truncadas; existe a necessidade de ampliar o diálogo e os meios de participação da comunidade, garantindo uma representação mais fidedigna de suas demandas nos órgãos colegiados; que as metas institucionais para a EJA estão ligadas à manutenção do curso já ofertado; que a ocupação de espaços formativos como o IF Baiano pelo público da EJA é um ato de resistência e luta para essas pessoas. Assim, concluímos que há a necessidade de criação de ambientes de formação e troca de experiências que favoreçam a participação, a integração e a interação entre os membros da comunidade. Palavras-chave: PROEJA. Gestão. Participação. Educação de Jovens e Adultos
- ItemAnálise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos no Município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Souza, Deise Mara Leite deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em SalvadorBahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemAnálise das Orientações Teórico/Metodológicas do Manual dos Livros PNLD EJA/2014: uma Contribuição para a Formação do Alfabetizador(2017-12-20) Bastos, Alene BatistaA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
- ItemAnálise do Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos do Município de Salvador/Bahia: um Discurso Dialógico?(2019-12-18) Pereira, Deise Mara Leite de SouzaEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em Salvador- Bahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemApp-Learning na EJA em Socioeducação: Possibilidades e Ressonâncias do App Banco De Aulas Zuppa do Saber na Formação Continuada das Professoras(2020-12-15) Souza, Eliane SilvaTrata-se da dissertação resultante de uma experiência de pesquisa e formação construída com professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na socioeducação em contexto de privação de liberdade em uma escola da Rede Municipal da Educação de Salvador, Bahia. A experiência propiciou o entrelaçamento entre teoria e prática em um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos envolvendo dispositivos digitais móveis na construção de experiências formacionais próprias da cibercultura. A pesquisa envolvendo App-learning, um novo processo de aprendizagem que envolve aplicativos para dispositivos digitais móveis, foi mobilizada pela seguinte questão: Como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade? O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades e ressonâncias do uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. Os objetivos específicos foram: discutir o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos na socioeducação com privação de liberdade e os cenários de formação na cibercultura; experimentar, através da Etnopesquisa Crítica/Formação, um processo formacional envolvendo o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; apresentar as compreensões construídas a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos participantes do processo de pesquisa envolvendo App-learning com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; e, como produto do mestrado profissional, criar diretrizes para a construção de percursos de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber. Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivada com a Etnopesquisa Crítica/formação, envolvendo como dispositivos: oficinas formativas, diário reflexivo online e questionários online para feedback referente ao processo formacional. O corpus da análise foi constituído pelo conjunto de informações produzidas com as professoras participantes da pesquisa e as compreensões foram elaboradas com base nos princípios da análise interpretativa. Com as experiências construídas com a pesquisa é possível compreender que na articulação da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com App-learning cada participante pode transformar-se e construir os seus processos de autorização em coautoria com seus pares, em um complexo processo de interação e alteração. O App Banco de Aula Zuppa do Saber revela-se como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a mobilização de interatividade e construção de autoria, bem como oportunizando a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional. O resultado apresentado é uma obra aberta que pretende colaborar com o diálogo acerca de App-learning na formação continuada de professores e, especialmente, despertar interesses para a elaboração de outras experiências formativas.
- ItemAprender é preciso: Fatores Socioambientais que Afetam a Aprendizagem dos Alunos da EJA, Badameiros, Numa Abordagem Multidisciplinar.(2015-11-30) Jesus, Núbia Cristiane Bonfim deEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar os fatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/ da EJA, badameiros/as, moradores do bairro de Canabrava em Salvador. Com uma abordagem multidisciplinar, foram analisadas questões como a pobreza, subsidiada pelo aporte teórico de Paugam (2003), a exclusão social e privação cultural - por Kramer (1998), situações de violência fundamentadas por Salter (2009), Taquette (2007), Silva (2006) e espécies ou substâncias químicas presentes no lixão que, possivelmente, ainda trazem conseqüências para a vida escolar desses educandos/as, baseada nas discussões teóricas de Baird (2002) e Baracat (2006). Nesse contexto, a pesquisa teve abordagem qualitativa com aporte teórico em Flick (2009), investigação hipotética-dedutiva, utilizando como instrumentos metodológicos: o roteiro biográfico, entrevistas semi-estruturadas, a técnica de observação participante e análise documental para a coleta de informações. Assim, ao utilizar o roteiro biográfico foi possível compreender a importância da história de vida dos educandos e a sua relação com a aprendizagem, subsidiada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Outros aspectos que interferem na aprendizagem também foram contemplados com base em Freire (2002), Romanelli (2006), Arbache (2001), dentre outros. Por fim, a pesquisa revelou que mesmo após quinze anos do término do lixão de Canabrava, alguns educandos não superaram as seqüelas físicas e emocionais provocadas por ele e o quanto estas acarretam problemas na aprendizagem destes alunos.
- ItemAprendizagens Significativas na EJA: aula de campo para o ensino de geografia(2019-09-18) Moraes, Marcos Eduardo NascimentoEsta investigação busca compreender como as aulas de campo no componente curricular de Geografia contribuem para uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propõe-se, principalmente, analisar a aula de campo como instrumento fundamental para produzir aprendizagens significativas para os estudantes dessa modalidade de ensino, e desenvolve-se buscando identificar as singularidades da aula de campo para a aprendizagem de Geografia na EJA; averiguar o potencial pedagógico do Mosteiro Morro da Vargem, do Museu de Biologia Professor Mello Leitão e da Rampa do Caravaggio como espaços de educação não formal e produzir um modelo de aula de campo como possibilidade de transposição didática. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, amparada pelo método da pesquisa participante, visando realizar uma aula de campo com 20 alunos da primeira etapa da EJA, correspondente ao primeiro ano do Ensino Médio. Os espaços de educação investigados foram: a) formal, a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Professora Maria da Paz Pimentel”, e b) não formais, o Mosteiro Morro da Vargem, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão e a Rampa do Caravaggio. Empregou-se como instrumento de coleta de dados questionários aplicados aos discentes, com auxílio do diário de bordo no registro dos acontecimentos durante o processo, e roda de conversa. Nos capítulos teóricos, a pesquisa apresenta autores que examinam a Educação de Jovens e Adultos, seu histórico e a EJA à Distância, como: Paiva (2006), Freire (1996), Pinto (2007), Arroyo (2017), Ghiraldelli (2008), Haddad e Di Pierro (2000), Ventura (2006), Haddad (2007); que retratam aprendizagens significativas, como: Mizukami (1986), Pinto (2007), Behrens (2011), Ausubel (2000), e que explanam sobre o Ensino de Geografia e aulas de campo, como Guimarães (2002), Santos (2006), Legrand (2014), Carvalho (2011), dentre outros. Constatou-se que há uma fragilidade na formação inicial dos profissionais que atuam na EJA, sendo necessário um investimento em formação continuada; que os coordenadores, em sua dinâmica diária, encontra dificuldades para se dedicarem as suas atribuições, prejudicando o processo de fortalecimento do seu papel como agente formador; que os saberes informados como indispensáveis para a atuação dos profissionais da EJA encontram-se divididos em conceituais, práticos e relacionais. A aplicação da pesquisa participante, mediante a realização da formação por meio de rodas de conversa, causou impactos em cinco dimensões: formativa, pessoal, social, socioafetiva e cultural.
- ItemA Articulação de Uma Proposta de Formação de Professores (As) A Partir do Diálogo com os Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos No Município de Bom Jesus da Lapa – BA.(2015-09-29) Custodio, Junio BatistaA presente investigação teve como objetivo geral articular uma proposta de formação continuada de professores a partir do diálogo com os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Bom Jesus da Lapa-BA. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios teórico-metodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à permanência e ao abandono e; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. O processo investigativo foi organizado em duas fases, apoiando-se nos pressupostos da abordagem qualitativa sob as bases epistemológicas da Pesquisa-Ação. Na fase exploratória, participaram como sujeitos da investigação: 5 (cinco) alunos que abandonaram a EJA, 5 (cinco) alunos frequentando turmas de EJA, matriculados em escolas municipais, secretário municipal de educação e coordenadora geral da EJA na Rede. Na segunda-fase, compreendida como o desenvolvimento da ação propriamente dita, participaram 35 (trinta e cinco) professores (as) da Rede Municipal de Ensino que atuam com essa modalidade educacional. A construção e operacionalização do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa-ação, possibilitou discutir os referenciais históricos, políticos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a multiciplicidade de saberes docentes, debater e implementar propostas e atividades pedagógicas para estimular a permanência do educando da EJA na escola e fortalecer o papel do professor enquanto investigador de sua própria prática. Acreditamos que o processo formativo serviu para reconfigurar o campo da EJA enquanto modalidade, colocando a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemAs lives como processo formativo no PROEJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-18) Pinho, Ivã Carlos de; Santos, Jocenildes Zacarias; Ferreira, Maria Conceição Alves; Sousa, Karine FreitasA presente pesquisa buscou a análise de como a aprendizagem por meio das redes sociais, no contexto pandêmico, pôde contribuir para a formação dos discentes, com o intuito de refletir sobre o processo formativo dos estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adul tos) do Centro Educacional Edgard Santos, situado no bairro do Garcia, na cidade de Salva dor-Bahia. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como as lives potencializam a aprendizagem dos estudantes do PROEJA, além de analisar as possíveis influências no pro cesso ensino-aprendizagem e identificar suas potencialidades para a aprendizagem por meio dos ambientes digitais, a partir de processos formativos. Este estudo buscou também, promo ver diferentes formas de atividades educacionais e sociais, por meio da produção e desenvol vimento das lives, compreendendo a potência do virtual na contemporaneidade, uma vez que as mudanças culturais ocorrem a todo o momento. O diálogo com os pesquisadores Lévy (1999), Hetkowski (2016; 2020), Pretto (2011; 2020), Santos (2009; 2021), Arroyo (2002), Castells (2003); Di Pierro (2010); Recuero (2009; 2012) entre outros oportunizou a ampliação do conhecimento nas áreas de estudo exploradas. Os procedimentos metodológicos basea ram-se numa abordagem qualitativa, já que o objeto de estudo nasceu das relações sociais, mais precisamente àquelas construídas no contexto da educação escolar. A pesquisa apoiou-se na natureza exploratória, descritiva e explicativa seguindo os pressupostos de Gil (2008), en tretanto também percorreu caminhos de intervenção, pautados em Barbier (2007). O desenho de estudo seguiu a pesquisa aplicada em Educação, conforme propõe Gerhardt e Silveira (2009), Villaça (2010), Gil (2008) e Hetkowski (2016). As análises refletem que todo o per curso da pesquisa colaborou para a escuta, o diálogo e a partilha. As lives desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2022 favoreceram para a reelaboração dos sentidos, da reflexão e recriação das relações. Desta forma, os resultados finais apontam que promover encontros on line, pode ser um caminho para disseminação e ressignificação do conhecimento atrelado às práticas pedagógicas. Acredita-se que as experiências vivenciadas a partir das a ções no campo empírico contribuíram para produção de saberes e significados da própria exis tência social dos sujeitos partícipes.
- ItemAvaliação do Ensino Médio a Distância na Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia(2017) Freitas, Gisele Marcia de OliveiraEsta pesquisa objetivou-se a analisar a proposta de ensino médio a distância na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia. A questão principal da pesquisa foi sobre a análise dos resultados dos egressos do ensino médio da educação de jovens e adultos a distância do Sesi Bahia e suas contribuições para a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs a: verificar se a EJA a distância possibilitou a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana e seus dependentes e se o programa possibilitou o acesso dos alunos a outros níveis de formação. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas proposta por Souza (2014) e os princípios da análise contrastiva proposta por Froes (2002). Como caráter autoral, apresenta-se o conceito da 6ª geração da educação a distância, categorizada como geração conectivista, uma vez que possui o conectivismo como base teórica da aprendizagem, tecnologicamente utiliza-se a nuvem e as plataformas digitais e como linguagem privilegia a narrativa transmídia. Os resultados da pesquisa apontaram que os egressos do ensino médio, são, em sua maioria, pessoas sem vínculo empregatício com a indústria, numa proporção de 55% sem vínculo com a indústria e 45% de trabalhadores e dependentes da indústria; sobre os indicadores de resultados de efetividade do ensino médio, os dados apontaram uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão, dados que revelam que o programa de EJA a distância possui impacto positivo; sobre as possibilidades dos egressos darem continuidade aos estudos, as informações apontaram que 27% dos egressos conseguiram acessar a outros graus de formação em cursos de nível superior e/ou técnico. As (in) conclusões desse trabalho indicaram pontos de melhoria que necessitam ser empreendidos no programa tendo em vista a qualidade do ensino. A pesquisa demonstra melhorias necessárias para o processo de tutoria on-line, traz à tona a necessidade de maior interação aluno-tutor, aluno-aluno, como também sugere a ampliação de recursos educacionais e estratégias de atividades interativas que possibilitem a colaboração e interação on-line entre os alunos.
- ItemAvaliação Mediadora no Processo de Ensino e Aprendizagem de Jovens e Adultos(2017-05-22) Santana, Claudia SilvaEste trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
- ItemBastidores da Política de Formação de Salvador- BA: Lampejos de Experiências e Narrativas Docentes(2021) Santos, Milca Maiara Mendes dosA pesquisa analisa a política de formação da Rede Municipal de Salvador- BA, dialogando com conceitos da sociologia da educação e das políticas educacionais, adotando princípios da pesquisa narrativa. Utiliza materiais biográficos secundários: legislação e mecanismos que institucionalizam a política, Referenciais Municipais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2015, 2017) e materiais biográficos primários: escritas narrativas de professoras e coordenadoras, nas quais se analisa compreensivamente como esses sujeitos vivenciam e incorporam ou não disposições da política municipal na sua prática cotidiana. Apresenta uma proposta de confluência metodológica, saída empírica encontrada para o contexto da pandemia da Covid-19, aliando os pressupostos da pesquisa narrativa aos do Ciclo de Política. Para tanto, seguem três elos específicos que compõem a confluência: 1) Contexto da influência: o que narra a legislação sobre a política? 2) Contexto da produção de textos: o que narram os referenciais municipais? Contexto da prática: O que narram as professoras e coordenadoras A pesquisa é, por si, uma crítica política às formas e conjunturas nas quais as políticas de formação têm sido pensadas, implementadas e executadas no país, no estado e, especialmente, no Munícipio de Salvador, refletindo sobre a necessidade de recolocar a formação como centralidade, através da (re)afirmação da professora e da coordenadora como sujeitos principais desse processo contínuo, permanente e de vida que é a formação. A partir da análise compreensiva-interpretativa foi possível perceber incidências da política na identidade profissional das professoras e coordenadoras, uma tentativa de regulamentação homogeneizante, desmantelo da professora/coordenadora enquanto coletivo, burocratização do trabalho pedagógico, além da ausência de tempo suficiente para a formação em serviço. As narrativas revelam mecanismos de resistências que as professoras e coordenadoras encontram e fomentam nos seus cotidianos profissionais e formas outras de garantir a formação dentro das suas unidades escolares, demonstrando a necessidade de visibilização dessas profissionais na implementação e avaliação da política e não só na execução.
- ItemO Blog no Ensino da Língua Portuguesa na EJA(2020-07-24) Oliveira Neta, JustinaO trabalho em questão, intitulado “O uso do blog no ensino da Língua Portuguesa na EJA” discute a cerca da utilização do blog como uma prática de ensino de leitura e escrita associada às tecnologias digitais, pois na sociedade contemporânea temos percebido que os educandos têm utilizado elementos da tecnologia com bastante frequência para fins de entretenimento, e que esse uso pode ser direcionado para fins pedagógicos. Sendo assim, a pesquisa em questão aborda o uso do blog no ensino de Língua Portuguesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pertencente à rede estadual de Ensino de Salvador. Nessa perspectiva, a questão problema norteadora do objeto de ensino foi a seguinte: “Como a utilização do blog potencializa o ensino da Língua Portuguesa na EJA?”. Para alcançar o entendimento dessa questão, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa por ser um campo que envolve as Ciências Humanas e Sociais, desmembrando-se numa pesquisa-ação, como procedimento metodológico, buscando responder a esse questionamento, o estudo teve como objetivo geral: compreender como a utilização do blog potencializa o ensino da Língua Portuguesa na EJA. Para viabilizar o estudo estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: investigar as possibilidades de interações entre tecnologias digitais e a EJA, revisitar alguns aspectos históricos concernentes a formalização da Língua Portuguesa como componente curricular escolar, implementar a construção coletiva e uso do blog como suporte digital hipertextual nas aulas de Língua Portuguesa na EJA. Esta pesquisa buscou meios contemporâneos para atender às demandas educacionais que emergem da atual sociedade, submergida nas conexões da cibercultura e suas articulações com a aprendizagem na EJA. Neste processo, interagiu-se teoricamente com Levy (1999), Moran (2013), Cheuen Neto (2012), dentre outros. O processo investigativo propôs ressignificações e redirecionamentos locais na EJA, numa dimensão pedagógica e social, a qual atingiu todos os agentes envolvidos na pesquisa, tais como: pesquisadores, educadores e educandos. O produto final desenvolvido foi um blog construído coletivamente e composto por textos editados pela turma participante da investigação. Os resultados obtidos permitiram concluir que: o uso do blog contribuiu favoravelmente no aperfeiçoamento da leitura, escrita e interpretação da turma, possibilitando novas aprendizagens no âmbito das tecnologias digitais, bem como, o fortalecimento da aprendizagem cooperativa para todos os envolvidos no processo.
- ItemO Caminho se faz Caminhando: a Implantação da Metodologia de Reconhecimento e Validação de Saberes no SESI Bahia(2019-05-21) Silva, Fernanda Brito daEste estudo relata a experiência da implantação da Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), no Polo Salvador, situado na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no período de 2016 a 2018. A MRS é um dos fundamentos do Projeto Nacional de cursos para a Educação de Jovens e Adultos, do Departamento Nacional do SESI - Serviço Social da Indústria. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, sob o parecer CEB 001/2016, como uma “experiência pedagógica inovadora”. Deste modo, a problemática da pesquisa parte da seguinte questão: A Metodologia de Reconhecimento de Saberes pode contribuir para a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos que estudam no Polo Salvador, do Sesi Bahia? Elegemos como objetivo geral desta pesquisa, investigar em que medida a MRS contribuiu na elevação da escolaridade dos estudantes jovens e adultos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, tendo seus fundamentos embasados por Ludke e André (1986) e Minayo (2005). Quanto ao procedimento metodológico nos centramos na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, referendada em Macedo (2000, 2009, 2010). Os dispositivos de coleta das informações produzidas para a realização desta pesquisa-ação foram: levantamento bibliográfico e documental, diário de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. Dentro do universo investigado tivemos 35 sujeitos colaboradores nesta pesquisa. Para o percurso da construção do lastro teórico elegemos autores que contribuíram no alicerce deste estudo e que se debruçam acerca da Educação, Educação de Jovens e Adultos e do Reconhecimento de Saberes. Concluímos evidenciando a importância da concepção de uma Metodologia que reconhece, valida e acolhe os estudantes da EJA, no seu regresso escolar considerando a sua história, saberes e trajetórias de vida, necessárias, em especial quando esse regresso ocorre em uma metodologia e proposta pioneira na Bahia, diferente das experiências de aprendizagens e das “Educações” por ele vivenciada durante o seu caminhar e trajetória de vida.
- ItemOs Caminhos das Mulheres Estudantes da EJA na Cidade de Euclides da Cunha, Bahia, Brasil: Evasão ao Retorno(2018-06) Souza, José Oreste Lopes deA trajetória de vida da mulher é marcada por várias lutas no dia-a-dia. Nessa perspectiva, compreender essa trajetória sob o viés da Educação de Jovens e Adultos – EJA e no contexto social, é sem, sombra de dúvida, resgatar sua dignidade humana. Dessa forma, buscou-se perceber o valor da figura feminina e o seu protagonismo no cenário sócio educacional. Os estudos na área de gênero mostram a importância de levantar reflexões nessa ótica, uma vez que é uma maneira de afirmar a identidade da mulher e evidenciar suas lutas na esfera social. Para tanto, com o intuito de discorrer sobre a trajetória de vida da mulher fez-se necessário, de início, traçar uma linha histórica que mostrou suas lutas, no contexto social brasileiro. Assim, ficam evidente os ranços e avanços que eclodiram no país acerca do crescimento e das lutas das mulheres para a conquista do seu espaço, um dos marcos de destaque, nessa conquista, foi a retomada da mulher no contexto da sala de aula, uma vez que a mesma, por diversos fatores, inclusive preconceito e machismo, acabou evadindo da sala de aula; mas voltaram a adentrar as salas de aula da EJA, num movimento de busca por espaço. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa foi o de compreender como as práticas sociais, no contexto de gênero, dentro do espaço escolar do município de Euclides da Cunha, Bahia, Brasil, puderam contribuir para permanência e sucesso dessas mulheres no contexto educacional. Como objetivos específicos buscou-se assinalar como as práticas sociais no contexto de gênero podem suscitar, nos espaços da EJA, discussões que corroborem para a afirmação da trajetória de vida da mulher estudante da EJA que busca seu espaço no contexto social, como, também, identificar as principais causas e entraves ocorridos ao longo de sua trajetória de vida da mulher estudante da EJA, do município de Euclides da Cunha, por meio de oficinas, para, assim, analisar as relações de gênero e convivência com os demais grupos de estudantes da EJA como práticas exitosas que valorizam as suas trajetórias de vida e contribuem para o enriquecimento de ações de permanência e sucesso diante dos estudos. Dito isto, a pesquisa teve como suporte metodológico a trajetória de vida e a abordagem qualitativa, com estudo de caso e técnicas de observação com revisão bibliográfica na categoria da Educação de Jovens e adultos e gênero, tendo como suporte os autores: Arroyo (1991/1999/2003/2005), Beauvoir (1990), Butler (2010), Brasil 92006), Bourdieu (1982) (2006), Freire (1988/1991/1998/1999/2000/ 2002/2008), Foucault (1987), Gil (2008), Gohn (2011), Louro (2014), Magalhaes (2000), Marx (1948), Minayo (2003/2005/2008/2007/2012), Thiollent (1985/2015), Urpia (2014), entre outros, que embasaram e que deram suporte à pesquisa. Acredita-se que esta pesquisa pode colaborar, efetivamente, para o estudo do tema, mostrando a importância da mulher no seu percurso histórico e social.
- ItemCanal de Youtube como Ferramenta Pedagógica Inovadora para Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação Monteiro Lobato em Feira de Santana-BA(2020-10-09) Gonçalves, Taiara GonzagaA presente pesquisa se propõem investigar a construção de uma ferramenta tecnológica pedagógica, a TV EJA: De olho no mercado de trabalho, por meio do Canal Youtube. Tem como objetivo geral desenvolver uma solução de pesquisa aplicada capaz de ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato. Como objetivos específicos pretendemos Desenvolver entendimento sobre o contexto de Feira de Santana. Verificar os aportes capazes de fornecer engajamento aos jovens estudantes da EJA neste contexto. Construir a solução digital capaz de ajudar no engajamento desses jovens estudantes da EJA. Avaliar a pertinência da solução aplicada. O estudo se dará nos contextos da EJA do Centro de Educação Monteiro Lobato, envolvendo estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar). A preocupação centra em compreender a seguinte questão: Que solução tecnológica digital poderá ajudar a engajar os estudantes jovens (até 30 anos e fora da idade equivalente escolar) em sua modalidade de ensino (EJA) no 2º segmento de Centro de Educação Monteiro Lobato? A pesquisa-aplicação de abordagem qualitativa como o percurso metodológico é utilizada, de forma a considerar como interfaces da pesquisa as possibilidades metodológicas que reconhece os comentários e o Liked e Disliked no Canal, como os principais caminhos para uma análise mais reflexiva e de perspectiva dialógica, no qual o envolvimento considerado como elemento principal para as compreensões a serem feitas. As etapas da pesquisa atendem o princípio de grupo de pesquisa e desenho instrucional da perspectiva interventiva a partir da interação com o contexto em que se origina a demanda, assim como na construção e aplicação do Canal de Youyube há uma intervenção aplicada como produto final refinado nos vários ciclos de aplicação. O embasamento aos estudos e compreensões sobre a Feira de Santana decorrem das contribuições de POPPINO (1968), OLIVEIRA (2000), SILVA (1997). Para o diálogo sobre a EJA são consideradas as abordagens de HADDAD (1991), BRASIL (1996) e ARROYO (2015). Para embasamento sobre Socioconstrutivismo: MATTA (2012), GODINHO (2020), VIGOTSKY (1991). Para tratar de ferramenta tecnológica, temos SOUSA (2019), BARTON (2015), MORAN (2013), PECHI (2011), PRETTO (2013) e THOMPSON (1998). Ao final do percurso, os alunos jovens matriculados no segundo segmento do ensino fundamental foram engajados e preparados para o mercado de trabalho dentro da própria escola através da TV EJA de olho no mercado de trabalho.
- ItemO Círculo de Cultura no Processo de Conscientização dos Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos na Construção da Cidadania Planetária(2018-06-29) Machado, Soraia Sales Baptista da CostaEm sua inserção no mundo, os sujeitos da EJA, como todos os habitantes do planeta, vivem a convocação atual e urgente de rever a relação ser humano-mundo, fundamentalmente, por uma questão de sobrevivência. A consciência da cidadania planetária se apresenta como uma possibilidade profícua de construção de uma relação sustentável crítica. Este estudo objetivou investigar a possibilidade de aplicação pedagógica do Círculo de Cultura, intentando contribuir com o processo de construção da cidadania planetária pelos sujeitos da educação de jovens e adultos, através do processo de desenvolvimento da conscientização na perspectiva freireana. Para tal intento, foi construída uma proposta de mediação democrática, crítica e reflexiva, tendo como eixo o diálogo. No percurso da fundamentação teórica, a EJA foi abordada na sua luta pela cidadania, nascida nos movimentos populares, e em sua busca pelo direito negado ao acesso à educação. A compreensão sobre a cidadania planetária, o processo de conscientização e o Círculo de Cultura foram tratados de forma articulada e inter-relacionada, como prerrogativa para um verdadeiro empoderamento dos sujeitos da EJA. O Círculo de Cultura foi abordado adentrando em seus aspectos fundantes, na clareza da sua importância e do desafio que representa como vivência metodológica no âmbito da EJA. Na visão da cotidianidade como aspecto essencial da práxis educativa, voltada para a transformação da realidade vivida, o lócus da pesquisa, como espaço de trabalho da pesquisadora, foi definido intencionalmente, como legítimo e profícuo para a investigação e ação pretendidas. Para esta proposição de intervenção, a caminhada investigativa foi trilhada através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, referenciando-se nas bases epistemológicas da pesquisa-ação, na qual foi construída uma proposta metodológica vivenciada em Círculos de Cultura norteada pela indagação instigativa: O Círculo de Cultura, enquanto prática metodológica de desenvolvimento da conscientização, na perspectiva freireana, pode contribuir para a formação da cidadania planetária? Dentro da abordagem metodológica da pesquisa-ação, também foram realizadas a observação participante e o diário de itinerância. O grupo focal foi vivenciado após os Círculos com o intuito de avaliá-los. Ao final do processo investigativo, conclui-se que o Círculo de Cultura, enquanto metodologia didática, contribuiu no processo de conscientização na constituição da cidadania planetária. Para análise dos dados coletados, foram definidas as categorias: 1. o círculo de cultura como prática dialógica; 2. o processo de conscientização e 3. a cidadania planetária como práxis, considerando o quadro teórico utilizado e as emergências do campo. A contribuição à sociedade e à área é uma proposta metodológica que utiliza os Círculos de Cultura sob a perspectiva freireana na construção da cidadania planetária.
- ItemCírculos de Cultura na Educação de Jovens e Adultos: Ambiente, Agrotóxicos e Saúde com Trabalhadores da Agricultura, Assentados da Fazenda Palestina, Cravolândia-BA(2018-12-27) Matos, Alício RodriguesEsta pesquisa representa um estudo desenvolvido em uma comunidade rural no município de Cravolândia-BA, em uma associação de trabalhadores do campo, considerando um total de vinte colaboradores. Esses trabalhadores têm seu sustento na base da agricultura familiar, hoje são assentados por meio dos processos de Reforma Agrária. Consideramos como base dessa reflexão a baixa escolaridade desses cidadãos, homens e mulheres, alguns já com idades avançadas, sem conhecimento das principais informações contidas em rótulos de produtos tóxicos, e mesmo assim utilizando-os constantemente na pulverização de suas lavouras. Esta situação gera riscos ambientais de contaminação da água, das plantas, dos animais, do homem, dos alimentos e das diferentes formas de vida presentes nessa localidade. Assim, temos como objetivo principal colaborar com informações junto a um grupo de trabalhadores rurais com características comuns ao homem do campo, membros da Associação dos Trabalhadores da Agricultura de Cravolândia, todos residentes na Fazenda Palestina, zona rural do município, na observância das práticas de utilização de agrotóxicos e os conhecimentos quanto ao uso e segurança para a saúde humana, propondo, posteriormente, de modo colaborativo, ações e informação junto a esses trabalhadores do campo. A metodologia utilizada foi qualitativa, pesquisa-ação, entrevistas, círculos de cultura e diário de campo, para registro das principais informações e aquelas mais subjetivas, a serem percebidas pelo pesquisador. Descrevemos a pesquisa em três capítulos teóricos considerando um variado referencial: ARROYO (2005/ 2006/ 2011), BARBIER (2002), Dossiê ABRASCO (2012, 2015), BRASIL (2010/ 2011/ 2011/ 2016/ 2017), DI PIERRO (2009), FREIRE (1979/ 2000/ 2006 ), GOHN (2005/ 2006/ 2007/ 2013), HADDAD (2007), MATOS e SOUZA (2017), MINAYO (2011), SOUZA e MATOS (2019), THIOLLENT (1984/ 2017), os quais abordam os movimentos sociais e educação não formal, jovens e adultos não escolarizados, o ensino em Educação de Jovens e Adultos – EJA, conhecimentos ambientais significativos, em torno da educação ambiental para uma visão menos ingênua do homem do campo no contexto atual, agrotóxicos e meio ambiente, a legislação de que trata sobre o tema, caminhos da contaminação e outros. Os Resultados nos mostram a necessidade desse modelo de pesquisas em comunidade, os dados revelaram a incidência de analfabetismo na comunidade e a sua relação perigosa com uso de agrotóxicos nas práticas agrícolas desenvolvidas diariamente. Concluímos que a pesquisa permitiu o dialogar e a construção de espaços formativos com os trabalhadores, por meio dos círculos de cultura, a relação de descuido ambiental vai além de questões culturais, e estão fortemente atreladas a questões econômicas e individuais. A formação da consciência ambiental pode ser atrelada aos valores que a comunidade atribui ao ambiente. As oficinas desenvolvidas permitiram aos trabalhadores compreenderem que o desenvolvimento não se dá somente de maneira linear. Não se pode pensar na ideia de lucro associada ao descuido com as questões ambientais e de saúde na localidade.