Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Autor "Araujo, Maria Auxiliadora Freitas Pimenta de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPercepções Docentes sobre a Inclusão de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos: (Im) Possibilidades no Âmbito da Formação Continuada(2018-11-20) Araujo, Maria Auxiliadora Freitas Pimenta deEste estudo discute sobre a percepção dos professores em relação aos estudantes Jovens e Adultos com deficiência de uma Escola Estadual em Feira de Santana- Bahia, tendo como suporte metodológico a trajetória fenomenológica, definimos como interrogação como os professores percebem os estudantes com deficiência? E como pergunta norteadora, como acontece o encontro entre professores e estudantes Jovens e Adultos com deficiência? Como objetivo-fim buscamos compreender a percepção dos professores sobre os estudantes com deficiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos, e como objetivos-meio buscamos: discutir a formação dos professores e a relação que mantém com os estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos; identificar as facilidades e dificuldades encontradas pelos professores para a inclusão dos estudantes com deficiência; construir realizar, a partir das descrições dos sujeitos, formação continuada piloto com os professores da Unidade Escolar sobre a inclusão desses estudantes. A pesquisa teve como aporte teórico a construção de atos da consciência, discutindo a Educação de Jovens e Adultos, a Educação especial e a formação docente contando com embasamento de importantes teóricos, trazendo ainda o estado da arte sobre o entrecruzamento das duas modalidades de ensino: a EJA e a Educação especial. A análise e a interpretação das descrições apresentadas pelos professores investigados nos revelaram a essência do fenômeno investigado e o quanto ainda precisamos compreender e fazer para que a inclusão escolar se efetive, tendo a formação docente continuada como possibilidade.