Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Almeida, Carla Verônica Albuquerque"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Professora nos Entremuros do Cárcere(2014-12-15) Almeida, Carla Verônica AlbuquerqueTrata de uma pesquisa doutoral nomeada de A professora nos entremuros do cárcere alicerçada na abordagem processual moscoviciana da teoria das representações sociais sobre o fazer docente, experenciada no cotidiano carcerário e tem como objetivo, apreender as representações sociais da formação, dos saberes e práticas pedagógicas de professoras que atuam em uma escola prisional. O problema da pesquisa versa sobre: que lugar e posição tem as representações sociais da formação, dos saberes e práticas pedagógicas da professora que constrói seu exercício docente numa escola prisional e quais as implicações do entremuros para o processo de ensinar e aprender? Nesta perspectiva, o estudo se delineia no contexto de oito professoras que exercitam seu ofício numa escola prisional. O referencial teórico estudado contextualiza a educação formal em um ambiente prisional, a formação de professores que atuam neste espaço, as representações sociais de suas práticas pedagógicas e está alicerçado nos estudos de Foucault (2011), Moscovici (2001, 2004, 2011), Ornellas (2001, 2007, 2009, 2011), Nóvoa (1995, 2002, 2009, 2011), Tardif (2000, 2002, 2008) bem como de outros teóricos fundantes que fazem o matiz do bordado teórico metodológico. A tessitura metodológica se fundamenta numa abordagem qualitativa, com ênfase no método das representações sociais e do estudo de caso. Os instrumentos aplicados para a colheita de dados foram: a observação, a entrevista narrativa e o desenho. Com relação aos dados foram construídas categorias descritivas e analíticas e analisados pela vertente da análise do discurso. Os resultados apontam que, embora a prática docente se dê em um espaço marcado pelo imprevisível e improvável, cujos alunos mostram-se visivelmente afetados pelo amódio, a pesquisa revela que as professoras exercem sua função com prazer, mesmo apontando as lacunas da formação e ausência de políticas públicas destinadas à educação prisional e o impacto do dispositivo do cárcere sobre a professora- sujeito e seu exercício na escola. O cruzamento dos dados entre os três instrumentos expressa que os significantes: professora no cárcere, ensinar e aprender, (im)possibilidades e relação professor e aluno/afeto, foram recorrentes o que denota a pertinência do rigor no processo da análise. Nesta perspectiva, a tese a qual defendo expressa que as representações sociais da professora no entremuros do cárcere estão ancoradas em representações sociais de: formação, na escolha, no cotidiano do cárcere, nas (im)possibilidades, na prática pedagógica e no afeto. É uma aposta, em que o objeto educação no cárcere se mescla com as narrativas e o senso comum emerge revelando-se em ato, emancipado cientificamente.