Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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- ItemRaça, Gênero e Educação Superior(2001) Queiroz, Delcele MascarenhasEsta tese trata das desigualdades raciais e de gênero no ensino superior, elegendo como espaço empírico a Universidade Federal da Bahia. A partir da utilização de dados fornecidos pelos arquivos da UFBA, para os anos 1993, 1994, 1995 e 1997, e de informações coletadas diretamente pelo pesquisador, analisa a participação de estudantes na Universidade, segundo a cor e o gênero, e examina comparativamente categorias e procedimentos de atribuição de identidade racial. Partindo da construção de uma escala de prestígio das carreiras oferecidas pela UFBA, analisa a inserção dos estudantes no curso, considerando a cor e o gênero. Busca verificar o efeito do status socioeconômico, da cor e do gênero sobre o desempenho dos estudantes, através do exame dos resultados do vestibular o do rendimento do estudante no curso. Os resultados evidenciam que a UFBA é um território de predomínio de estudantes claros (brancos e morenos). A distância entre claros e escuros (mulatos e pretos) mostra-se mais expressiva nos cursos de levado prestígio social. A desigualdade se expressa também, de modo significativo, entre os gêneros; mas sobre as mulheres pretas ela se exerce com rigor especial. A análise do desempenho mostrou que os estudantes claros e do sexo masculino atingem as mais elevadas médias de ingresso, mas são os escuros e as mulheres os responsáveis pelas maiores médias de rendimento no curso. O exame da trajetória das variáveis envolvidas no estudo, demonstrou que a cor tem uma contribuição para a inserção do estudante em cursos de prestígio e para o seu desempenho no vestibular, que não se confunde com o efeito do status socioeconômico e da renda.
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César RiosA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemO Currículo Escolar e a Construção da Identidade Étnico-Racial da Criança e do Adolescente Quilombola: um Olhar Reflexivo sobre a Auto-Estima(2008-09-26) Macêdo, Dinalva de Jesus SantanaEsta dissertação é o resultado de um estudo realizado sobre a influência do currículo escolar na construção da identidade étnico-racial dos/as educandos/as, em uma escola municipal situada na comunidade negra rural quilombola Araçá/Cariacá, no município de Bom Jesus da Lapa, na região do Médio São Francisco, no estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica, pensada a partir da minha participação como professora formadora no Projeto de Capacitação e Acompanhamento de Professores dos Quilombos de Mangal/Barro Vermelho e Araçá/Cariacá. A partir dessa relação é que se construiu o objeto de estudo. Nesse sentido, buscou questionar: de que forma o currículo escolar influencia no processo de construção da identidade étnico-racial e da auto-estima da criança e do adolescente quilombola? Para a investigação, utilizamos a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, diário de campo, uma técnica com os/as alunos/as intitulada Conversando através do espelho, reuniões, análise da proposta pedagógica da escola, conversas informais e história oral. Para analisar os dados coletados, utilizamos alguns elementos da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados revelam que a escola demonstra desejo e preocupação para trabalhar com a história e a cultura da comunidade, porém não consegue questionar e transgredir o currículo oficial, para ir além dos conteúdos tradicionalmente valorizados pelos estabelecimentos de ensino. Assim, a escola não atende às especificidades étnica e cultural dos/as alunos/as e tende a propagar um currículo monocultural e hegemônico, o que dificulta o processo de construção da identidade étnico-racial e da auto-estima desses/as educandos/as. A escola encontra dificuldades para o rompimento dessas práticas discriminatórias e excludentes, que silenciam as culturas historicamente marginalizadas do processo educacional. As possíveis causas relacionadas com essas dificuldades são: a falta de material didático-pedagógico e de pesquisa para trabalhar com a diversidade étnico e cultural, a falta de formação inicial e continuada para trabalhar com a educação das relações étnico-raciais, a resistência dos/as alunos/as aos conteúdos que tratam de questões relacionadas às populações negras e a dificuldade e/ou resistência das professoras em trabalhar com a questão racial. Cabe ressaltar que já aparecem na escola iniciativas individuais e pontuais de trabalho sobre a história da comunidade e a questão da identidade quilombola dos/as educandos/as, que podem influenciar positivamente em seus processos identitários, bem como na formação de uma auto-estima positiva. Diante disso, esta pesquisa aponta para a necessidade de redefinir concepções de educação, currículo e ações, para buscar a afirmação da identidade étnico-racial da criança e do adolescente quilombola, bem como a gestação de uma escola plural e emancipatória.
- ItemOs Educadores e suas Representações Sociais da Base Epistemológica da Pedagogia Social do Projeto Axé(2009-12-16) Pereira, AntonioEssa tese é um estudo sobre as representações sociais de educadores do Projeto Axé sobre a base epistemológica da educação social dessa Instituição. O objetivo foi conhecer as representações sociais desses educadores a partir da identificação do núcleo central e sistema periférico e da estruturação dos discursos através da entrevista e análise de conteúdo das matérias de jornais de circulação estadual e regional. E de posse dessas análises inferenciar sobre o processo de objetivação e ancoragem que são os elementos que permitem conhecer as representações construídas pelos sujeitos. As teorias de sustentação dessa pesquisa foram aquelas que compõem a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé, quais sejam, freireana, lacaniana, vygotskyniana, piagetiana, walloniana, além dessas utilizamos a Teoria das Representações Sociais para compreender o pensamento social dos educadores. A pesquisa foi na concepção da qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a Associação Livre de Palavras (ALP), análise de matérias de jornal e a entrevista semi-estruturada; respectivamente, analisadas pelo EVOC 2000, um software construído por Vérges com o objetivo de fazer analise quantitativa de maneira a indicar o núcleo central e sistema periférico de uma representação social, e pela Análise de Conteúdo a partir de Bardin. Na primeira fase deste estudo participaram 30 educadores que fizeram a ALP a partir do termo evocado referencial teórico da educação social do Projeto Axé e na segunda etapa as entrevista foram com 2 assessores pedagógicos e 13 educadores. Em ambas as etapas foram definidas as categorias, sendo que existiam aquelas a priore devido à natureza dessa pesquisa. Os resultados da análise de conteúdo das matérias jornalísticas demonstraram que o discurso presente é do referencial de Freire, Lacan e Piaget, ausente, portanto os referenciais de Vygotsky e Wallon. A ALP/EVOC mostrou que a base epistemológica é representada pelo referencial de Paulo Freire, pois são as categorias dessa teoria que se configuraram como núcleo central, sendo que a do referencial de Lacan e Piaget se encontram como sistema periférico, portanto o que é representado é um referencial, o de Freire. As entrevistas mostraram que existe um discurso razoavelmente estruturado em torno do referencial de Freire, porém a experiência dos educadores em relação ao diálogo pedagógico indica dicotomia entre o discurso e a prática. A objetivação e ancoragem dessas representações indicaram que o referencial de Freire torna familiar os outros referenciais: os de Lacan, Piaget, Vygotsky, Wallon; e que a ancoragem desse referencial esta no diálogo como conversação e como discurso.
- ItemEducação Musical, Projetos Sociais e Inclusão: um Estudo de Caso no Sertão da Bahia(2011-09-30) Maciel, Edineiram MarinhoEste trabalho discute o ensino de música em projetos sociais, a partir de pesquisa efetuada no Projeto Integração AABB Comunidade, em Irecê–Ba. Buscou compreender em que medida o ensino da música desenvolvido em projetos sociais tem contribuído para a integração e a formação da identidade dos indivíduos que dele participam; de que maneira tem se constituído em experiências educativas que possibilitam a transformação social dos indivíduos participantes. O que levou à busca da compreensão do papel da música nesse espaço, qual o tipo de ensino musical oferecido, e de que maneira a comunidade onde os indivíduos participantes estão inseridos percebe a ação do Projeto, quais impactos sociais tem promovido. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, e fundamenta-se nas relações entre a Educação Musical e a Música, a Educação e a Sociologia. Considera a música um objeto contextualizado numa determinada sociedade, um fato social, e a educação musical como um campo de conhecimento ao qual pertence qualquer prática pedagógico-musical, em qualquer espaço, escolar ou não escolar. Discute o ensino da música, percebendo as relações e funções da música na sociedade e na educação. Analisa a presença dos projetos sociais no mundo contemporâneo, trazendo à discussão questões como a relação público/privado nas ações de combate à pobreza, e a noção de cidadania. A partir da pesquisa de campo pode ser constatado que o processo pedagógico musical tem como preocupação o domínio da técnica de execução instrumental com base na reprodução de modelos apresentados, o desenvolvimento da percepção melódica e rítmica, e o domínio da leitura e escrita. Funcionando em um clube de lazer se propõe a garantir o acesso gratuito a crianças e adolescentes das comunidades periféricas a seus recursos e equipamentos, mas os participantes só têm acesso ao Clube nos horários de funcionamento das aulas, e apenas aos espaços reservados ao Projeto, deixando claro que a discriminação e a exclusão social continuam presentes, já que os participantes tornam-se uma espécie de “excluídos do interior” (Bourdieu). Pode-se afirmar que a utilização da música como uma das ferramentas para inclusão social tem se mostrado eficaz, mas não única. Os resultados positivos das ações desenvolvidas pelos projetos sociais não se explicam pelo uso da música em si, mas pelas oportunidades de convivência, de novas experiências, de crescimento e de aprendizagem.
- ItemO Tempo Escolar e o Encontro com o Outro: do Ritmo à Simultaneidade(2012-12-17) Pinho, Ana Sueli Teixeira deEsta tese ter por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análise do campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relogio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se a discussão com Bakhtin (2003; 2010) paras junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográfica que se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixar entrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensão do tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
- ItemPolítica Nacional de Educação Ambiental e a Realidade das Escolas Públicas: o que as Escolas Públicas de Ilhéus estão Desenvolvendo como Educação Ambiental?(2013) Heine, Maria LuizaEste é um trabalho sobre Educação Ambiental na cidade de Ilhéus (BA). Como entendemos que as questões ambientais que se apresentam são graves e necessitam ser encaradas com rigor e seriedade, tanto pelo poder público, como pela sociedade em geral, acreditamos ser necessário pesquisá-las e discuti-las com a finalidade de fazer acontecer a tomada de consciência por parte das pessoas e o cumprimento das leis que existem tratando do assunto, que não são poucas. O objetivo geral proposto pelo trabalho é desenvolver um estudo diagnóstico para “verificar o que as escolas públicas da cidade de Ilhéus estão trabalhando no sentido de formar sujeitos aptos a conscientizar seu entorno social quanto à necessidade de proteção ao meio ambiente”. Os objetivos específicos são: a) identificar o estado atual de conhecimento dos alunos e a experiência existente nas escolas sobre trabalhos na área de Educação Ambiental; b) acompanhar as experiências das escolas e o que está sendo feito para trabalhar o meio ambiente do local; c) propor uma ação de cunho ambiental, a partir dos resultados obtidos, cuja finalidade seja proporcionar, no entorno das escolas pesquisadas, a separação dos resíduos sólidos, para posterior aproveitamento (reciclagem). Os sujeitos da pesquisa foram 412 alunos da rede municipal de ensino e gestores das 12 escolas públicas municipais e estaduais pesquisadas, localizadas na Zona Sul da cidade de Ilhéus (BA). As técnicas de coleta de dados foram aplicação de questionários, entrevistas e a observação direta, quando da realização das visitas às escolas. Segundo a finalidade, trabalhamos com a pesquisa aplicada, e em relação ao objeto de investigação, ela é considerada exploratória. Nos procedimentos metodológicos utilizamos a amostragem intencional, cuja procedência foram dados primários, e nossa pesquisa pode ser considerada qualitativa. Os resultados encontrados comprovam que os alunos possuem alguma noção sobre as questões ambientais, sabem, de alguma forma, da sua gravidade, mas ainda não mudaram as práticas utilizadas, no sentido de contribuírem para que estas sejam revistas. Com relação ao meio ambiente, ainda desconhecem muitas coisas importantes relativas ao local onde moram. As escolas trabalham educação ambiental, mas de forma pontual. Com os resultados alcançados, esperamos contribuir para que os problemas ambientais na cidade de Ilhéus sejam resolvidos, pelo menos, em parte. E que sejam amplamente discutidos pelas escolas, para posterior implantação.
- ItemPreconceito e Inclusão Trajetórias de Estudantes com Deficiência na Universidade(2013-03-27) Santos, Jaciete Barbosa dosEssa pesquisa traz como objeto de estudo a relação entre preconceito e inclusão na formação de estudantes com deficiência no contexto universitário. As questões que permeiam a problemática da investigação são: Como tem se constituído as trajetórias de estudantes com deficiência incluídos na universidade? Em que medida estes estudantes são vitimados pelo preconceito? Quais as estratégias de enfrentamento utilizadas diante do preconceito? Como percebem a inclusão educacional na formação universitária? O objetivo principal da pesquisa foi analisar trajetórias de universitários com deficiência para identificar possíveis marcas de preconceito, traduzidas pela discriminação social que predispõe os indivíduos a segregação e/ou marginalização no Ensino Superior. O espaço da universidade foi privilegiado como campo de investigação em função do seu papel na sociedade para sustentar e/ou confrontar pensamentos instituídos culturalmente. A pesquisa se fundamenta na Teoria Crítica da Sociedade, mais especificamente em obras e textos de Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Max Horkheimer que favorecem tecer articulações, por dentro da crítica do conhecimento, com conceitos de inclusão, exclusão, preconceito, experiência, diferença/deficiência, diversidade, universidade e formação. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que descreve e analisa as trajetórias de seis estudantes com deficiência de uma universidade pública de Salvador (BA). Os instrumentos de coleta foram um roteiro de entrevista semiestruturada para estudantes com deficiência, um formulário de caracterização da instituição e registro fotográfico com imagens retratadas a partir da percepção dos entrevistados acerca dos elementos que favorecem e/ou desfavorecem a inclusão educacional na universidade. Foi possível verificar intensas manifestações de preconceito determinadas por processos internos e externos à universidade que produzem condições desfavoráveis à formação de qualquer estudante, com ou sem deficiência. Embora tenham sido observadas algumas ações pontuais de docentes, gestores, colegas e funcionários direcionadas à inclusão educacional na universidade, os resultados da pesquisa apontaram invisibilidade institucional em relação às pessoas com deficiência, evidenciada tanto na ausência de serviços e/ou suporte de acessibilidade quanto na presença de barreiras atitudinais, principalmente de preconceito nas relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa revelou que, apesar dos indivíduos produzirem discursos de defesa à inclusão educacional, a formação universitária parece incapaz de fomentar práticas de acolhimento à diversidade humana, sobretudo a manifestada pela condição de deficiência, possível de se contrapor ao preconceito.
- ItemFormação de Educadores do Campo: um Estudo sobre a Experiência de Formação Inicial para os Monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Estado da Bahia(2013-04-18) Araújo, Sandra Regina Magalhães deEsta tese tem como tema estruturante a formação de educadores do campo. O objetivo deste estudo é investigar a experiência de formação inicial voltada para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia, sob a concepção de formação de educadores do campo na contemporaneidade. A opção metodológica que orientou a pesquisa é a abordagem qualitativa ancorada no Estudo de Caso. O estudo de caso em foco possibilitou lançar mão dos seguintes instrumentos e técnicas de entrevistas: análise documental (projetos político-pedagógicos) e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos/colaboradores da pesquisa – professores/ estudantes, professores/formadores, coordenadoras da universidade e lideranças desse movimento educativo na Bahia. Para tanto, recorreu-se à análise de conteúdo, dadas as condições que essa perspectiva analítica possibilita. O locus da pesquisa foram os mais variados possíveis, tendo em vista a complexidade do estudo, por exemplo, a diversidade dos sujeitos/colaboradores. As Escolas Famílias Agrícolas de Ribeira do Pombal e de Caculé foram escolhidas com base em critérios definidos no caminhar desta investigação, com vistas a entrevistar os professores/estudantes. Em relação aos demais sujeitos/colaboradores, as entrevistas ocorreram em tempos e espaços distintos. Os resultados revelaram que essa formação inicial foi uma experiência ímpar, tanto na dimensão pessoal como profissional dos sujeitos/colaboradores da pesquisa, e também para o movimento educativo EFAs da Bahia, confirmados pelas narrativas dos sujeitos/colaboradores. Entretanto, essa formação apresentou lacunas, entre as quais, a ausência de abordagem em torno da pedagogia da alternância e da filosofia dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância. Acrescenta-se, ainda, a inexistência de componentes curriculares que abordassem a concepção de educação do campo e a formação de seus educadores na contemporaneidade construída pelas organizações sociais do campo e pelas Faculdades de Educação por meio dos seus professores/pesquisadores. Apesar disso, espera-se que esta investigação possa servir de orientação para as políticas de formação inicial e continuada para os educadores que desenvolvem ou desenvolverão práticas educativas em escolas situadas no campo brasileiro, considerando a diversidade de sujeitos e dos contextos sociocultural e político, entre outros, presentes no meio rural.
- ItemVariações da Forma na Cena Educacional: Experimentação e Corpos (Im)Possíveis(2013-05-24) Ferraz, Ana Rita QueirozEsta tese trata da variação das formas na cena educacional, a partir da experimentação. Traça cartografias, ressaltando o determinismo da representação e a fabricação de “corpos dóceis e úteis” pelas politicas de forças baseadas na recognição. Investiga situações nas quais as tensões entre as forças da recognição e forças livres produzem des-figurações nos esquemas simplificadores e fixadores de formas, resultando em corpos intensivos e produtores de potência. Pelo caráter de pesquisa-experimentação levanta questões sobre a pesquisa e o pesquisar, bem como sobre um modo de escrita possível na variação, porquanto produza rasuras na representação. Apresenta o objeto como uma nuvem de virtuais que se efetua na medida do desenrolar da pesquisa, demandando uma implicação radical do pesquisador com o plano da imanência. Propõe, para além da formação, a des-figuração como estratégia para fugir ao essencialismo do sujeito e à produção social das forma-academia, forma-escola, forma-professor, forma-pesquisador-escritor, forma-aula, forma-aluno, forma-currículo. Reconhece a variação como o que vige “entre” a arte, a educação, a filosofia e a ciência. Para tanto, trabalha com ideias de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Luis Fuganti, Mikhail Bakhtin, dentre outros.
- ItemProdução de Conhecimento e Ciência na Pós-Graduação(2013-09-13) Sousa, Romilson da SilvaCompreender a produção do conhecimento na contemporaneidade é evidenciar as relações que envolvem a produção de conhecimento no campo científico, buscando conhecer seu funcionamento e suas relações de poder. Entender as diversas dimensões que envolvem os sujeitos e seus objetos na trajetória educacional, considerando suas opções teóricas e metodológicas, o programa de pós-graduação, linha e seu grupo de pesquisa e orientador. Implica em identificar dentro de uma tradição epistemológica, as abordagens e categorias estruturante de sua problemática e consequentemente seus resultados. Deste modo, a produção de conhecimento na pós-graduação é o resultado de múltiplos fatores que influenciam a produção e o conhecimento gerado em um campo de relações históricas de poder. Entretanto, a partir da presença de pesquisadores que se autodenominam pesquisadores negros na pós graduação, as relações étnico-raciais se evidenciam, tencionando identidades, políticas e a gestão do conhecimento através do Sistema de Ensino e instituições como a CAPES e CNPq determinando a produção de conhecimento e hegemonizando a produção do conhecimento na contemporaneidade. Tomando as tensões étnico-raciais na compreensão das relações epistemológicas e institucionais, esses pesquisadores organizados em associações denunciam as diversas forma de racismo, denunciando o Sistema Nacional de Pós-graduação de negar e inferiorizar as culturas africanas e afro-brasileiras, mantendo institucionalmente uma colonialidade de saber e formas simbólicas de dominação e subalternização científica e civilizatória, que afirma um ponto de vista étnico-racial europeu na ciência. Desta forma, o Sistema de Ensino e em especial o Sistema Nacional de Pós-graduação como representante do campo científico se configura na forma que se constitui a produção científica como forma hegemônica de produção do conhecimento na contemporaneidade. Assim, considerando a formação racista das estruturas da sociedade brasileira e do campo científico, e que os conflitos intelectuais na pós-graduação são também sempre em algum aspecto, conflitos de poder étnico racial que marca dois ponto de vista na relação dominante/subalterno nos perguntamos: Quais aspectos das relações étnico-raciais influenciam o ponto de vista e a produção do conhecimento no campo científico brasileiro na contemporaneidade? Tive por objetivo geral evidenciar as relações étnico-raciais no ponto de vista e na produção de conhecimento no Sistema Nacional de Educação. Como objetivo específico, 1 - identificar com as relações étnico-raciais configuram os pontos de vista étnico-raciais no campo científico; 2 - Identificar como o ponto de vista étnico-racial dominante influencia o Sistema Nacional de Pós-graduação (Política e Gestão); 3 - Evidenciar as relações (tensões e divergências) étnico-raciais no Sistema de Ensino e no Sistema Nacional de Pós-graduação; 4 – Identificar a importância da identidade no ponto de vista étnico-racial; 5 - Identificar os aspectos da produção científica no Norte e Nordeste; 6 - Identificar quais as relações étnico-raciais internas a um programa de pós-graduação e como essas afetam a produção de conhecimento. A tese defendia é a de que como a produção de conhecimento é feita em um campo científico e este hegemoniza a produção do conhecimento na contemporaneidade, a produção de conhecimento é e contém um ponto de vista étnico-racial. Tomei como inspiração metodológica, a multirreferencialidade e em especial a análise de documentos do Sistema Nacional de Pós-graduação (CAPES, CNPq, PNPG’s e relatórios dos programas de pós-graduação), memorias e a produção científica de pesquisadores negros. Tomo como categorias fundamentais na compreensão das relações étnico-raciais na formação do ponto de vista: O Sistema de Ensino, A Política de Pós-graduação; A Gestão do Conhecimento e da Pesquisa e o Programa de Pós-graduação. Concluo que o campo científico e a produção de conhecimento são marcadas por relações de produção e reprodução de um ponto de vista étnico racial europeu como referencial epistêmico e como paradigma para a ciência na contemporaneidade em tensão com um ponto de vista étnico-racial afro-brasileiro. Deste modo, a produção de conhecimento na pós-graduação é e contém um ponto de vista étnico-racial.
- ItemIntelectuais Negros, Memória e Diálogos para uma Educação Antirracista: Uma Leitura de Abdias do Nascimento e Edison Carneiro(2013-09-16) Macêdo, Marluce de LimaNesta tese, reflito sobre intelectuais negros, memória, tradição, insurgência e educação antirracista, tomando, como pano de fundo para discussão da temática abordada, o conjunto de obras de dois autores negros brasileiros: Edison Carneiro e Abdias do Nascimento, buscando traçar relações entre as temáticas centrais que orientam esta reflexão – memória, tradição e insurgência – e a escrita destes autores com o objetivo de desvelar se a mesmas podem ser traduzidas como novos quadros interpretativos sobre as experiências das populações negras no Brasil, a fim de contribuir para uma (re)configuração da memória destas populações e também para a construção de uma educação antirracista e multiculturalista. Assim, os debates realizados giram em trono de uma análise e de uma reflexão aprofundada sobre qual é a memória hegemônica nos processos educacionais institucionalizados e quais os conteúdos e proposições das obras dos autores selecionados. Por fim, situo estas obras num quadro de memória protagonizado por intelectuais negros(as), alicerçado no combate ao racismo e ao colonialismo e na criação/proposição de conhecimentos que têm como meta sociedades mais inclusivas e igualitárias. Alguns campos teóricos foram diálogos destacados: Estudos Culturais e Pós-coloniais, Estudos Étnicos e autores(as) negros(as) diversos(as) que tomo aqui como um campo de Pensamento Negro. Do ponto de vista do método, apresento uma proposição teórica a partir de Bakthin e Glissant, enfocando o dialogismo para uma leitura realizada enquanto uma tradução do discurso manifesto dos autores, mas, também, das linhas marginais do texto, privilegiando – como metodologia – a análise textual das fontes bibliográficas e das demais fontes.
- ItemFinanciamento Público das Universidades Estaduais Baianas Restrições Orçamentárias, Expansão Universitária e Desenvolvimento Local(2013-09-28) Barbosa, CesarEstamos vivendo um novo padrão de acumulação capitalista no qual o capital fixo e os recursos naturais perderam suas posições estratégicas, dando lugar a uma organização da produção intensiva em conhecimento. A natureza dessa transformação econômica impõe aos lugares não somente a necessidade de infraestrutura, mas, sobretudo, a capacidade de criar e difundir conhecimento. Neste contexto as universidades ocupam papel de destaque. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi a comprovação da hipótese de que a presença de um campus de uma universidade estadual em um determinado município afeta o potencial de desenvolvimento do mesmo, transformando-o em espaço diferenciado. Para alcançarmos este objetivo, propusemos um esquema analítico que buscou alinhavar o processo de expansão das matrículas no ensino superior recente no estado, sob o domínio privado; o regime de financiamento e as restrições orçamentárias que impuseram às universidades estaduais limites na sua atuação nesse processo e; a elaboração e avaliação de indicador de potencial de desenvolvimento local. As principais conclusões foram: 1) recente expansão do ensino superior no Estado da Bahia, sob o domínio privado, só foi possível a partir de um arranjo normativo que favoreceu a proliferação de instituições cujo sentido é apenas o ensino. Entretanto, essa estratégia já demonstra sinais de esgotamento, ou mesmo de limites para responder aos requisitos da demanda por ensino superior de qualidade, de modo que o sistema ainda opera com elevada proporção de vagas ociosas; 2) a alocação de recursos dos estado nas universidades estaduais não decorre de uma ação deliberada de planejamento estatal, mas sim de parâmetros macroeconômicos. Esse regime de financiamento impõe restrições orçamentárias que replicam em dois outros problemas enfrentados por essas universidades, a expansão e a precarização do trabalho docente; 3) há evidências estatísticas de que a presença de uma instituição de ensino superior estadual exerce impacto sobre o potencial de desenvolvimento local, na medida que observamos uma forte associação entre a presença dessas instituições e elevado potencial de desenvolvimento.
- ItemDilemas do Desenvolvimento no Semiárido: O Caso do Programa Produzir nos Sertões de Canudos – Bahia(2013-10-07) Neiva, Luiz Paulo AlmeidaObjetivo: Esta tese objetiva examinar a contribuição das políticas públicas para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro, quanto às contribuições do Programa Produzir no município de Canudos, Semiárido baiano, buscando problematizar suas estratégias metodológicas e os seus resultados. As questões fio condutoras desta tese foram: quais processos e instrumentos educativos foram implementados no âmbito do Programa Produzir em Canudos/BA com a intenção de promover a participação ativa da população local em vista da sua emancipação em um contexto de desenvolvimento humano sustentável? A participação comunitária no Programa Produzir, no município de Canudos, tem sido tomada como um processo educativo para o desenvolvimento humano sustentável? Metodologia: o percurso metodológico foi baseado na natureza qualitativa da pesquisa, tendo o estudo de caso como uma metodologia de investigação particularmente apoiada, pela Teoria das Representações Sociais, com os eixos metodológicos da pesquisa: Eixo Análise do Discurso – Eixo Análise do Conteúdo. Apresenta também os sujeitos da pesquisa; as técnicas de análise; os procedimentos e os instrumentos operativos. Resultados: Os resultados foram tematizados nas seguintes categorias baseadas nas falas (discurso) dos sujeitos que foram entrevistados: 1. concepção e objetivos do Programa Produzir; 2. gestão do Programa Produzir; 3. gestão participativa; 4. educação e emancipação; 5. contribuições e lacunas do Programa Produzir para o Desenvolvimento Humano Sustentável de Canudos. Os achados revelaram haver ocorrência de insatisfações por parte da população de Canudos do Programa Produzir em termos de concepção e objetivos. Houve falta de objetividade do programa em termos de contradições no atendimento das comunidades mais carentes. Houve elevada "preferência técnica" por projetos na área de energia solar, para permitir o uso dessa energia para substituir o candeeiro a gás e a querosene, sob a suposição de que poderia promover melhoria na qualidade de vida das pessoas. Essa "preferência" em si atestou a falta de objetividade do programa. O Programa Produzir se caracterizou pela forte presença de centralismo, autoritarismo, clientelismo, patrimonialismo e corporativismo na gestão do programa; ingerência política e ausência de gestão participativa (mecanismos, instrumentos, procedimentos...). Em termos de educação e emancipação, conclui-se que a participação comunitária no Programa, no município de Canudos, não foi considerada como um processo educativo para o desenvolvimento humano sustentável. Conclusão: As conclusões sugerem que o problema da pobreza no Semiárido baiano é enfrentado por impulsos de políticas compensatórias, precárias, não atacando suas causas estruturais. Conclusivamente, os entrevistados afirmaram que o Programa se configurou como de pouca ação e até mesmo de absoluta ausência de discussão sobre as prioridades que deveriam ser definidas pela comunidade.
- ItemEducação Básica no Estado da Bahia: Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no Âmbito do Conselho Estadual FUNDEB(2013-11-08) Conceição, Sérgio Henrique daA partir do entendimento da problemática da gestão ou administração educacional como fenômeno multidimensional, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o grau de aderência dos pressupostos normativos (Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e teóricos (relacionados às categorias financiamento, oferta, gestão educacional e controle social – Fogecs) da organização da educação básica brasileira com as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas pelas Instâncias de Controle Social (ICS) do fundo contábil responsável pelo suporte financeiro da educação básica (Fundeb). Explorando as práticas materializadas em atas, relatórios e demais expedientes e reconhecendo o papel relevante que é creditado às ICS tanto no âmbito normativo quanto na produção de caráter científico, e tomando como recorte a organização da Educação Básica da rede estadual pública do estado da Bahia no período de 2001-2010, o trabalho busca compreender como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas no âmbito do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb na Bahia (Cacs-Bahia). Para o alcance dos objetivos e resposta à problemática proposta, utiliza-se uma abordagem exploratória e descritiva pautada nas técnicas de análise de conteúdo e a aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas como estratégias para identificação e correlação das práticas efetivadas pelo Cacs-Bahia com os grupos categóricos propostos no estudo (Fogecs). Buscaram-se inferências quanto à atuação e contribuição do Cacs-Bahia para a superação dos desafios da educação básica e na construção do sentido democrático na gestão educacional desse estado. Os resultados obtidos através do survey dos expedientes processados pelo Cacs-Bahia, a aplicação de questionários junto a seus integrantes e entrevistas com os conselheiros titulares demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social nesse colegiado guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social, possibilitando inferir que a ausências de um plano metodológico de trabalho, suporte técnico, autonomia operacional e capacitação de seus conselheiros caracterizam-se como obstáculo ao pleno exercício da gestão democrática e do papel institucional dos colegiados Cacs-Fundeb.
- ItemÉ pra Descer Quebrando: o Pagode e suas Performances para a Educação das Relações Etnicorraciais no Currículo Escolar(2013-11-14) Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes deO objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas reflexões a partir de uma investigação, em torno de um novo discurso cultural denominado Pagode Baiano, que se constitui como parte da musicalidade negra diaspórica e emerge na contemporaneidade como um componente curricular para se pensar a educação das relações etnicorraciais no ambiente de formação. Parto das representações corporais e etnicorraciais das músicas produzidas pelos novos estilos musicais que surgiram a partir da década de 1990 na Bahia, elaboradas por jovens negros da periferia, cuja linguagem oral, escrita e corporal se diferencia daquela permeada por um passado de colonização e passa a valorizar a musicalidade de matriz africana como um instrumento de expressão cultural. Meu aporte teórico é constituído pelos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, adotando a Multirreferencialidade como método de pesquisa. O lócus dessa investigação é a escola pública e seus atores principais: estudantes e professores. Acredito que a problematização do Pagode Baiano propicie um debate bastante polêmico dada às singularidades do referido gênero musical, além de garantir a visibilidade de performances contemporâneas elaboradas no cotidiano sócio-cultural daqueles que são protagonistas no ambiente escolar. Buscam-se a partir do Pagode outras interpretações para a Lei 10639-03 e possibilidades pedagógicas para as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etncorraciais.
- ItemContribuições Teóricas do Campo da Ludicidade no Currículo de Formação do Pedagogo(2013-11-22) Andrade, Dídima Maria de MelloEsta pesquisa buscou investigar as contribuições teóricas do campo da ludicidade no currículo ao longo do processo de formação inicial de pedagogos professores, tendo como elemento basilar o currículo de formação de pedagogos da Universidade do Estado da Bahia - Campus XV. Adotei uma pesquisa teórica e, no seio desta, o “Estudo de caso participante” como metodologia de pesquisa, por acreditar ser pertinente aprofundar o olhar sobre o campo da ludicidade na formação dos pedagogos professores, o que não obteria com uma pesquisa de tipo quantitativo, por exemplo. Tive como instrumento a observação tendo em vista que também sou sujeito desta pesquisa enquanto docente que participou da elaboração e vivenciou o currículo em pauta nesse estudo. Utilizei a entrevista como instrumento secundário, pois o foco maior deu-se na análise documental e bibliográfica. A minha inquietação partiu da seguinte questão: Como se faz presente o campo da ludicidade no currículo do Curso de Pedagogia?Para responder a questão proposta, elenco os seguintes objetivos: compreender a relação existente entre o campo da ludicidade e o currículo de formação do Pedagogo, bem como sua inserção no currículo de Pedagogia do Campus XV, Valença – BA. Conhecer as bases epistemológicas do campo da ludicidade e constituí-las como possíveis contribuições para o Currículo do Curso de Pedagogia; Contribuir com uma teorização crítica acerca da ludicidade e sua relação com o currículo de formação do Pedagogo; Propor subsídios de bases teóricas do campo da ludicidade para a composição curricular da formação de Pedagogos na Universidade do Estado da Bahia - Campus XV. Busquei, inicialmente, os motivos que me encaminharam a pesquisar a ludicidade, partindo do meu contexto subjetivo e profissional. Apresentei um estudo sobre a formação do pedagogo, o currículo e a ludicidade bem como contribuições teóricas e indicadores para o currículo do Curso de Formação de Pedagogo-CAMPUS XV. Obtive como principais resultados a partir das categorias construídas no processo da pesquisa: 1) A ludicidade aqui se apresenta no sentido de contrapor ao modelo hegemônico bem como a racionalidade presente no currículo, a temática significa estudar os significados e implicações 2) o campo lúdico é bastante vasto e subjetivo, porém pouca atenção tem sido dada a ele.3) o pedagogo professor precisa ter essa compreensão, dá-se conta da necessidade de estar buscando ampliar seus horizontes, ampliar os seus conhecimentos, respeitar a subjetividade, o senso comum, acompanhar as descobertas da ciência, acompanhar as publicações da sua área de atuação, do seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao currículo à performance, à sua práxis. Concluo com uma postulação ousada nesta tese, visto que, mediante leituras realizadas nessa pesquisa, me permito fazer uma inferência ao perguntar: Como tratar o currículo como um processo ininterrupto de troca/negociação/articulação/relação conforme preconiza (LIMA JÙNIOR, 2005, p. 27). Diante destas leituras, outra questão surge: Como inserir as bases teóricas da ludicidade em um currículo que trata de uma formação generalista, uma vez que nas bases dessa ludicidade está a subjetividade que exige “implicação” do sujeito, que se apresenta ao tempo em que considera o papel do outro na construção do currículo? Parece utópico pensar um currículo que tenha essas características, ou seja, criativo, proposicional que permita troca/negociação/articulação/relação, entretanto não é impossível. É isso que proponho ainda nessa tese, pois percebo que existe uma dissonância das Diretrizes com a proposta de currículo na contemporaneidade, ou seja, uma currículo flexível, 12 mas que possibilite uma formação de oposição a esse enfoque. Para desenvolver essa pesquisa busquei embasamento teórico nos seguintes autores: Kishimoto (1994), Brougère (1995), Freinet (1998), Huizinga (2000), Luckesi (2002), D’Ávila (2006) e Santos (2008), no que concerne à ludicidade. Para desenvolver os estudos sobre formação de professores, discuti com Anastasiou (1998), Catani (1986), Carvalho e Perez (2003), Pimenta (1999, 2002, 2002a) e D’Ávila (2001). Andrade e Lima Jr. (2012). Busquei os estudos sobre currículo e para tais discussões me embasei em Lima Jr. (1995,1997 2012), Dool (2002), Silva (1997), Macedo (1999), Moreira (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Pedagogo, Brasil (2006), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); fora do Brasil posso citar a França e o Canadá Lessard e Tardif (2005); Dubar (1995); Paquay (1995), Tardif (2002), Maffesoli (1993), Derridá (2013), Guatarry (2011).
- ItemAprendizagem da Lectoescrita das Crianças no Primeiro Ano do Ensino Fundamental no Moodle(2013-12-18) Santos, Jocenildes ZacariasO século XXI assinala mudanças em direção a um conjunto de condições sociais que estão reconstituindo os mapas culturais e geográficos do mundo, produzindo, ao mesmo tempo, novas formas de aprendizagem, de políticas pedagógicas e de ensino. As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lecto-escrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais. O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, conseqüentemente, de aprendizagem. O contato da criança com a rede Internet por meio de chats, redes sociais, jogos online e games, possibilita o reconhecimento acerca de novas estruturas informacionais que podem contribuir de forma significativa na construção da sua aprendizagem. Nesse contexto, a tese tem por objetivo de estudo compreender, teoricamente as possibilidades de as criança no Primeiro Ano do Ensino Fundamental aprenderem a lectoescrita no contexto AVA- Moodle. Por conseguinte, nesta produção textual, essa aprendizagem é vista como um processo de construção e reconstrução da linguagem, que envolve o desejo, a socialização dos conhecimentos e as experiências apresentadas pelas mesmas, enquanto sujeitos históricos. Assim, parte-se da utilização da epistemologia da pesquisa qualitativa que compreende as experiências humanas elaboradas no cotidiano da ação-pensamento-ação, compreendendo que o objeto da pesquisa faz o seu desvelamento nas relações que estabelece entre as experiências existentes e o conhecimento.
- Item“Quem é da Roça é Formiga!” Histórias de Vida, Itinerâncias Formativas e Profissionais de Professores de Geografia de Escolas Rurais(2013-12-18) Portugal, Jussara FragaEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, inscreve-se no âmbito do método (auto)biográfico, toma as narrativas das histórias de vida e das trajetórias de formação-profissão de seis professores de Geografia que nasceram, cresceram, vivem e exercem a docência em escolas situadas em contextos rurais, no Território de Identidade do Sisal, no semiárido baiano. Intentou compreender como esses professores ressignificam, nas salas de aula da Educação Básica, os saberes construídos nas experiências cotidianas nos seus espaços de vivências, no que se refere aos conhecimentos geográficos e pedagógicos advindos dos processos formativos na universidade. A metodologia ancora-se nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, a partir dos dispositivos – memorial, observação, entrevista narrativa individual e, de modo pontual, questionário – para a coleta de fontes da pesquisa. As narrativas dos professores evocam memórias e descrevem histórias marcadas pelas singularidades da vida em contextos rurais, retratadas pelo trabalho infantil nas lavouras e na criação de animais, as trajetórias dos tempos de escola, as experiências no âmbito da formação acadêmica, o tornar-se e ser professor de escolas rurais. Essas histórias narradas compõem os repertórios das geo(BIO)grafias, as quais compreendem os modos singulares de narrar a vida a partir dos seus lugares de enunciação – a roça, a casa, a escola, a universidade – reafirmando, desse modo, a identidade rural dos professores, os lugares do acontecer da vida e os cenários da profissão. As experiências narradas revelam também que o significado que cada professor confere à sua atividade como docente está relacionado às suas histórias de vida; seu modo de situar-se no mundo, cujas representações são significativas na construção da sua identidade como professor de escolas rurais e ajudam a configurar os saberes que estruturam a sua profissão. Estes saberes entrelaçados aos conhecimentos geográficos acadêmicos apresentam ressonância na ação pedagógica nas escolas rurais, a partir das cartografias das práticas pedagógicas e do trabalho docente em escolas rurais.
- ItemMemorial de Formação: Dispositivo de Pesquisa-Formação no/do Estágio Supervisionado(2014) Silva, Arlete Vieira daEsta tese se insere no campo de estudos da pesquisa autobiográfica e analisa as implicações de experiências narradas em memoriais de formação acerca do percurso de formação de estudantes-estagiários ao (trans)formarem-se em professores/professoras. O Gênero textual memorial de formação assumiu a centralidade e corpus teórico-metodológico da tese ao ser concebido como um dispositivo de pesquisa-formação e tendo o espaço-tempo do estágio supervisionado como um entrelugar da experiência de iniciação à docência. Ao adotar o ateliê biográfico, como o procedimento metodológico, desenvolvido em etapas e articulados em eixos temáticos, os estudantes-estagiários foram motivados a revisitar suas experiências escolares, de ensino e de docência, no percurso da formação inicial, como possibilidade de apreensão de seus processos de formação. A escrita de memoriais, como dispositivo de pesquisa-formação, fundada na dimensão autopoiética, oportunizou que, ao narrarem suas histórias, fossem apreendendo sentido às experiências e ressignificando a representação de si. O movimento da escrita evidenciou que, ao narrar, o ator-escritor é levado à reflexão sobre as aprendizagens experienciadas que foram importantes para a sua formação e nesse movimento se reinventar, recriando-se pessoal, profissional e intelectualmente. Assim sendo, com o registro de suas experiências – da trajetória pessoal e familiar, de seus professores inesquecíveis, do estágio enquanto campo de conhecimento e de pesquisa até o tornar-se professor/professora, suas representações de si foram transformadas ao tomar consciência dos sentidos estabelecidos no processo de formação e das possibilidades formativas das experiências vividas e narradas, configurando-as, dessa forma, em experiências formadoras. O espaço-tempo do estágio configurou-se, também como experiência formadora ao articular-se em reflexão e aprendizagens acerca da docência, revividas no movimento da escrita para os estudantes-estagiários e lugar aprendente da formação para as instituições promotoras da formação.