Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Almeida, Suzzana Alice Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSer ou não ser: o Céu e o Inferno de Gramsci e Moscovici na Letra do Senso Comum(2017-03-29) Almeida, Suzzana Alice LimaA pesquisa doutoral nomeada de SER OU NÃO SER: o céu e o inferno de Gramsci e Moscovici na letra do senso comum, ganhou consistência a partir da reflexão sobre o cenário social atual, ilustrado pela intensa dinâmica registrada na sociedade política e civil. A partir disso, fomos provocadas a apreender melhor a posição que o sujeito ocupa ao falar e agir enquanto coautor histórico das suas práticas sociais cotidianas dentro do complexo cenário apresentado. Foi com esta inquietação que, no percurso, voltamos o nosso olhar para o senso comum, considerando a influência que ele exerce nas escolhas dos sujeitos; este movimento nos levou ao encontro de Antônio Gramsci e Serge Moscovici, como autores centrais para nos ajudar a entender a organização e produção do pensamento social, além de nos fazer pensar de que maneira as aproximações teóricas identificadas entre os autores, poderiam contribuir para nortear propostas educativas de cunho emancipatório dentro de grupos de pertença do sujeito. Assim posto, o objetivo geral da nossa pesquisa foi: investigar aproximações e distanciamentos entre as teorias de Gramsci e Moscovici, no sentido de articular, através das aproximações, uma proposta de educação para práxis, a fim de contribuir com a formação do sujeito político para atuar em seu grupo de pertença. Realizamos uma pesquisa teórica utilizando os livros basilares no desenvolvimento da teoria de cada autor, a exemplo dos Cadernos do Cárcere (GRAMSCI, 1975) e A Psicanálise, sua Imagem e seu Público (MOSCOVICI, 1979), além das fontes de outros estudiosos que se apropriam das obras de trabalho dos referidos teóricos. O percurso metodológico trilhado teve aderência com paradigmas que comportam a mudança e a historicidade como elementos norteadores, portanto, buscamos subsídios na teoria crítica e na filosofia da práxis gramsciana para respaldarem a nossa análise dos dados. Os resultados revelaram que a principal aproximação teórica entre os autores é na abordagem sobre o senso comum, surgindo daí subcategorias que deram maior visibilidade a esta aderência. Nos distanciamentos, elaboramos reflexões sobre o lugar do sujeito nas obras dos autores, (des)construindo fundamentos que se apoiam na oposição e contradição dos conceitos. Ao apresentarmos a proposta de educação para práxis, lançamos o olhar sobre a escola, elegendo a sua dinâmica, principalmente na relação professor – aluno, como um encontro fundante para a constituição da práxis pedagógica comprometida com a emancipação humana como uma ação, sobretudo, possível.