Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL) por Autor "Abbade, Celina Márcia de Souza"
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- ItemA construção da imagem de Maria em sermões de Bernardo de Claraval.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Vieira Filho, David Rodrigues; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Abbade, Celina Márcia de Souza; Silva, Edvânia Gomes daA partir da aplicação de conceitos vinculados à Análise do Discurso de linha francesa filiada a Michel Pêcheux, em especial os conceitos de condições de produção, formações ideológicas e discursivas, sujeito e memória, analisa-se, nesta dissertação, como é construída a imagem de Maria, mãe de Jesus, nos sermões In Laudibus Viginis Matris ‘Em louvores a Virgem Mãe’ e Dominica infra octavam assumptionis, o qual, na tradução, recebe o nome Sobre as Palavras do Apocalipse, escritos no século XII por Bernardo, o abade de Claraval, um dos expoentes da Idade Média. Inicialmente discorre se sobre a vida e a obra de Bernardo e o período no qual ele viveu e as condições sócio históricas e ideológicas que marcaram a construção desses sermões e posicionaram Bernardo como sujeito-autor ligado à tradição religiosa cristã católica. Tecem-se, ainda, considerações sobre a mariologia do século III ao XII e enfatiza-se a utilização do léxico na construção das imagens de Maria arroladas por Bernardo nos sermões. Conclui-se que Bernardo pelo recurso da intertextualidade, traça comparações da figura de Maria com elementos veterotestamentários, com Eva, Jesus e o próprio Deus, lança mão também de inúmeros denominadores e qualificadores que colocam Maria na condição de medianeira entre Deus e os Homens, conferindo-lhe, sobretudo por sua virgindade e humildade, um status de superioridade entre todas as mulheres.
- ItemÁ lexical: o léxico de terreiro em tenda dos milagres, construção identitária do povo-de-santo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Dourado, Lise Mary Arruda; Abbade, Celina Márcia de Souza; Aragão, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Silvio Roberto dos Santos; Castro , Yeda Pessoa deNesta dissertação, tem-se como objetivo apresentar uma análise dos campos lexicais constituídos pelas duzentos e noventa lexias de terreiro, presentes na 1ª edição de Tenda dos Milagres, metaficção historiográfica da autoria de Jorge Amado (1969). Para tanto, fez-se o levantamento dessas duzentos e noventa lexias de terreiro, corpus da pesquisa, as quais foram organizadas em glosas e, posteriormente, classificadas em doze campos lexicais, referentes ao universo litúrgico afro-brasileiro: das nações; dos santos; da hierarquia dos membros; das saudações; das insígnias; do vestuário; da cozinha-de-santo; das plantas; dos instrumentos musicais; da dança; dos ritos; e dos espaços sagrados. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, utilizaram-se como fundamentação: a teoria dos campos lexicais, proposta por Coseriu (1977); o conceito de identidade a partir da língua, de Rajagopalan (2004a, 2004b, 2004c); as definições de língua-de-santo e de linguagem usual do povo-de-santo, ambas elaboradas por Castro (2005[2001]); e o conceito de povo-de-santo, de Lody (1995). Devido ao caráter lexicológico da referida pesquisa, foram também consultados compêndios lexicográficos: dicionários de especialidades, tais como o de Lody (2003) e o de Cacciatore (1935); os dicionários de línguas africanas, o de Fonseca Júnior (1983) e o de Fernandes Portugal (1998[1985]); o dicionário de língua banto no português do Brasil, de Lopes (2003); o vocabulário afro-brasileiro, de Castro (2005[2001]); entre outros.
- ItemA conceptualização e suas interfaces: um estudo sobre a escrita nos PCN e na BNCC(2021-09-24) Batista, Carla Bianca Chagas de Jesus; Santos, Elisangela Santana dos; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues; Abbade, Celina Márcia de SouzaA presente dissertação tem o propósito de estudar os processos de conceptualização da escrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1980) e na Base Nacional Comum Curricular (2017), dos Anos Finais, do Ensino Fundamental. O estudo possui um caráter qualitativo, escritivointerpretativo-documental, pois visa à identificação contextual dos significados de escrita em textos dos documentos. Objetivou-se identificar as metáforas que estão na base da conceptualização de escrita. O estudo buscou: a) discorrer sobre a Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Teoria da Metáfora e Metonímias Conceptuais, Categorização/Conceptualização, Teoria dos Esquemas de Imagens e suas contribuições para o estudo da conceptualização da escrita; b) descrever e explicar os processos cognitivos subjacentes à conceptualização de escrita nos PCN e BNCC; c) estudar manutenções e mudanças no modo de conceptualizar a escrita no corpus estudados. Elegeram-se como arcabouço teórico as contribuições da Linguística Cognitiva e suas vertentes, Semântica Cognitiva, Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais, Esquemas de Imagem, mais especificamente, as discussões propostas por Lakoff e Johnson (2002[1980]; 1999), Lakoff (1993, 1987), Johnson (1987), Kövecses (2013; 2010), Vereza (2010), Silva (2005, 2004, 1999), dentre outros. Os resultados foram organizados a partir dos domínios identificados nos textos estudados, revelando que há diferentes metáforas para conceptualizar escrita. Por meio da identificação das formas de conceptualização de escrita, foi possível refletir como se formaram as estratégias conceptuais, por meio dos domínios, apontando, assim, para a relação entre as manifestações linguísticas, culturais, históricas, sociais, experienciais e conceptuais. As metáforas conceptuais prototípicas encontradas foram ESCRITA É OBJETO, ESCRITA É CONSTRUÇÃO, ESCRITA É NORMA DE PRESTÍGIO SOCIAL, ESCRITA É PRÁTICA SOCIAL.
- ItemVocabulário e realidade extralingüística das escrituras de compra e venda de escravos da região sisaleira baiana(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Silva, Nilzete Cruz; Abbade, Celina Márcia de Souza; Oliveira, Jaciara Ornelia Nogueira deEsta pesquisa tem como objetivo maior, levantar o vocabulário contido nas escrituras de compra e venda de escravos da Região Sisaleira Baiana no século XIX, no período compreendido entre 1869 a 1874, buscando-se estabelecer uma relação com a realidade extralingüística da comunidade de Conceição do Coité, principal cidade da referida Região e de cujo cartório de registro foi retirado o livro número um que contém as escrituras que se constituem no corpus deste trabalho. Com o aporte teórico de algumas teorias lexicais, principalmente as desenvolvidas por Mário Vilela e Eugenio Coseriu, como também conceitos da Análise do Discurso francesa para explicar o contexto sócio-histórico, a pesquisa começou com uma seleção e transcrição de dez escrituras de compra e venda de escravos e levantamento das lexias contidas nas mesmas, seguidas da sua categoria gramatical, do seu conceito e de exemplos remetidos ao texto das escrituras, constituindo-se ao final um vocabulário. Definir o contexto histórico, ou seja, como vivia o Brasil, qual a ideologia reinante na época, e estabelecer o interdiscurso que permeava a sociedade coiteense sobre os escravos no mesmo período, permitiram compreender o momento histórico em que as escrituras foram feitas. Também foi possível realizar uma análise das lexias que no decorrer do tempo sofreram modificações no seu significado ou que podem ser interpretadas como representativas de uma realidade extralingüística própria do período estudado. Pretendeu-se mostrar que o repertório lingüístico de um povo, representado pelo seu léxico,, está relacionado à história e à cultura desse mesmo povo e ao estudar o léxico, pode-se conhecer aspectos culturais e os dizeres de uma comunidade lingüística em um determinado período de tempo.