Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
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- ItemA arte de cozinhar e de comer em Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-20) Portela, Laís Conceição; Silva, Márcia Rios da; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Vieira, Nancy Rita FerreiraEsta dissertação apresenta reflexões acerca da cozinha baiana no romance Dona Flor e seus dois maridos, do escritor Jorge Amado, publicado em 1966. Nesse sentido, consideram-se os estudos sobre a cultura alimentar na cidade do Salvador e da microrregião do Recôncavo Baiano, consolidada pela reinvenção alimentar dos povos africanos e indígenas e pela contribuição dos portugueses. São analisadas nessa prosa ficcional duas dimensões da cultura da alimentação: a) a arte de cozinhar, como uma atividade cotidiana, com foco na linguagem das receitas, procedência dos ingredientes, preparo dos pratos culinários e agentes dessa prática cultural implicados na dinâmica das relações de gênero; b) a arte de comer, como um exercício de comensalidade, promovida pela cozinha baiana, no qual emergem formas de sociabilidade peculiares, que são constitutivas de expressões identitárias. Para as análises dessas questões, são relevantes as contribuições teóricas do campo da antropologia alimentar, da sociologia e história da alimentação, bem como de estudos sobre os modos de cozinhar engendrados na vida cotidiana, linguagem receitual e contexto histórico e social, determinantes na formação da cozinha. O estudo realizado conclui que a literatura de Jorge Amado tem sua relevância na construção da história da culinária baiana. Ao incorporar na trama ficcional uma prática alimentar que se firma na Bahia, sobretudo com a contribuição dos povos africanos, o escritor tem sua colaboração na construção de uma identidade cultural baiana
- ItemA construção da imagem de Maria em sermões de Bernardo de Claraval.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Vieira Filho, David Rodrigues; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Abbade, Celina Márcia de Souza; Silva, Edvânia Gomes daA partir da aplicação de conceitos vinculados à Análise do Discurso de linha francesa filiada a Michel Pêcheux, em especial os conceitos de condições de produção, formações ideológicas e discursivas, sujeito e memória, analisa-se, nesta dissertação, como é construída a imagem de Maria, mãe de Jesus, nos sermões In Laudibus Viginis Matris ‘Em louvores a Virgem Mãe’ e Dominica infra octavam assumptionis, o qual, na tradução, recebe o nome Sobre as Palavras do Apocalipse, escritos no século XII por Bernardo, o abade de Claraval, um dos expoentes da Idade Média. Inicialmente discorre se sobre a vida e a obra de Bernardo e o período no qual ele viveu e as condições sócio históricas e ideológicas que marcaram a construção desses sermões e posicionaram Bernardo como sujeito-autor ligado à tradição religiosa cristã católica. Tecem-se, ainda, considerações sobre a mariologia do século III ao XII e enfatiza-se a utilização do léxico na construção das imagens de Maria arroladas por Bernardo nos sermões. Conclui-se que Bernardo pelo recurso da intertextualidade, traça comparações da figura de Maria com elementos veterotestamentários, com Eva, Jesus e o próprio Deus, lança mão também de inúmeros denominadores e qualificadores que colocam Maria na condição de medianeira entre Deus e os Homens, conferindo-lhe, sobretudo por sua virgindade e humildade, um status de superioridade entre todas as mulheres.
- ItemA disputa de sentidos da linguagem politicamente correta: uma análise discursiva na cartilha do politicamente correto & direitos humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Santos, Mariana Fernandes dos; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Machado, Rosa Helena Blanco; Heine, Palmira Virginia BahiaNeste trabalho, realizamos uma leitura sobre o Discurso Politicamente Correto a partir de um corpus constituído na Cartilha do Politicamente Correto e Direitos Humanos, publicada no ano de 2004 pela Secretaria Especial em Direitos Humanos durante o governo do ex- Presidente LULA. O corpus foi constituído dos textos da Apresentação e da Introdução da Cartilha, bem como de 22 termos e 3 expressões. A referida Cartilha apresenta termos considerados politicamente incorretos que devem substituídos por outros que não conotam preconceito e discriminação e, por isso, são considerados politicamente corretos, pelo movimento de militância ativista intitulado Movimento Politicamente Correto, muito em evidência na contemporaneidade. O referido trabalho, analisamos sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, escola essa, que nos permitiu a interpretação e análise dos efeitos de sentido textualizados nos dizeres considerados politicamente corretos em relação aos incorretos. Diante disso, propusemos a seguinte questão: quais os efeitos de sentido que os discursos relacionados ao movimento politicamente correto enunciam em relação aos incorretos? Além disso, seria possível, por meio da substituição de termos nos discursos, minimizar preconceitos e discriminações historicamente construídos? Para essa proposta de interpretação, foram selecionados dispositivos teóricos que constituíram a base analítica, como: Interdiscurso, Esquecimentos, Condições de produção e Memória discursiva. Além dos teóricos específicos da Análise do Discurso, como Michel Pêcheux, Orlandi, Nagamine,Foucault,Possenti e Jean Courtine,outros teóricos contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, a saber: Bakhtin,Adilson Citelli, Bauman,David Harvey, entre outros. Cremos que essa dissertação sirva para repensar um discurso ativista muito em voga na sociedade atual que se caracteriza por uma política de linguagem hegemônica pautada no discurso da Ética, da Moral e de Direitos Humanos com intenções democratizantes. Entendemos, também, que o vigente trabalho possa contribuir para refletir as representações da linguagem e sua constituição do simbólico com o político nas práticas discursivas
- ItemA expressão da futuridade verbal em Santo Antônio de Jesus: uma análise variacionista(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-25) Santos, Eduardo Pereira; Lopes, Norma da Silva; Oliveira, Josane Moreira de; Carvalho, Cristina dos SantosEsta pesquisa trata da expressão da futuridade verbal na cidade baiana de Santo Antônio de Jesus pelo enfoque da Teoria da Variação ou Sociolinguística Variacionista, a partir dos trabalhos de William Labov. Identifica as estratégias de futuridade verbal usadas nessa comunidade de fala, as variáveis linguísticas e sociais condicionadoras da seleção dessas formas em corpus sincrônico de língua falada distensa. Aponta o desaparecimento da forma sintética de futuro. Focaliza a relação entre a forma perifrástica de futuro, formada pelo verbo auxiliar ir e outro verbo no infinitivo, e a forma de presente com valor de futuro. Testa variáveis comuns à área, como ‘Ausência/Presença de outro constituinte de valor temporal’, ‘Paralelismo sintático-discursivo’ e ‘Paradigma verbal’, ‘Papel temático do sujeito’ e ‘Tipo semântico do verbo principal’, mas acrescenta a ‘Telicidade’, como aspecto semântico. Nesta variedade do português falado no Brasil, há o espraiamento da forma perifrástica de futuro, que convive em variação estável com a forma de presente, restrita esta a contextos específicos de uso, a saber: na expressão de futuro pelo verbo ir pleno ou outro verbo, inacusativo ou que apresente o traço acional da telicidade; na presença de outro constituinte de valor temporal; em sentenças matriz vinculadas a outra sentença subordinada adverbial condicional; com sujeito de primeira pessoa (argumento externo) com traço [+ agentivo]. Além dessas variáveis linguísticas, a pesquisa aponta a variável ‘Saída/Permanência na comunidade’ como característica social relevante para a seleção das formas de futuridade entre os santo antoniense.
- ItemA harmonia vocálica de /e/: uma análise sociolinguística na comunidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-16) Correia, Amanda Galiza; Gomes, Aline Silva; Lopes, Norma da Silva; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Gayer, Juliana Escalier Ludwing; Gonçalves, Clézio RobertoCom base na perspectiva da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (2008 [1972]), nesta dissertação tem-se como foco principal descrever o fenômeno variável da harmonia vocálica de /e/ em dados da fala popular de Santo Antônio de Jesus, cidade do estado da Bahia. A Harmonia Vocálica (HV) é um processo fonológico de assimilação regressiva que se caracteriza pela elevação das vogais médias /e/ e /o/ em correspondência à influência de uma vogal alta /i/ ou /u/ em sílaba adjacente, como em b/e/bida ~ b/i/bida, f[i/]rida ~f[e]rida e etc. Neste estudo, analisaram-se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra da HV na cidade de Santo Antônio de Jesus, averiguou-se se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro, bem como se investigouse há diferença entre os resultados encontrados na sede e na zona rural da comunidade pesquisada. Além disso, se avaliou se o fenômeno encontra-se em processo de estabilidade ou de mudança linguística no português do interior do estado da Bahia. Além dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Laboviana, tomou-se como baliza a Fonologia Autossegmental e a Geometria deTraços como modelos fonológicos de estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos, o corpus alvo de observação são entrevistas realizadas com 24 informantes, sendo 12 falantes da zona sede e 12 da zona rural da comunidade mencionada. As informações analisadas pertencem ao acervo do Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia. As variáveis linguísticas controladas nesta pesquisa foram: contiguidade, homorganicidade, nasalidade, contexto fonológico precedente (do alvo), contexto fonológico seguinte (do alvo), atonicidade, tonicidade, localização morfológica do gatilho, tipo de sílaba, classe gramatical.Como variáveis sociais consideraram-se: sexo, idade, escolaridade, zonas e estada fora da comunidade.Para defini-las, tomamos como aporte diferentes pesquisas como Bisol (1981), Schwindt (1995 [2002]), Fernandes (2016) e Casagrande (2004).Os resultados gerais denotam que a regra variável da HV na comunidade de Santo Antônio de Jesus é favorecida pelos contextos linguísticos contiguidade (vogais contíguas), nasalidade (oral e nasal na sílaba seguinte) e tipo de sílaba (em sílabas sem coda).
- ItemÁ lexical: o léxico de terreiro em tenda dos milagres, construção identitária do povo-de-santo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Dourado, Lise Mary Arruda; Abbade, Celina Márcia de Souza; Aragão, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Silvio Roberto dos Santos; Castro , Yeda Pessoa deNesta dissertação, tem-se como objetivo apresentar uma análise dos campos lexicais constituídos pelas duzentos e noventa lexias de terreiro, presentes na 1ª edição de Tenda dos Milagres, metaficção historiográfica da autoria de Jorge Amado (1969). Para tanto, fez-se o levantamento dessas duzentos e noventa lexias de terreiro, corpus da pesquisa, as quais foram organizadas em glosas e, posteriormente, classificadas em doze campos lexicais, referentes ao universo litúrgico afro-brasileiro: das nações; dos santos; da hierarquia dos membros; das saudações; das insígnias; do vestuário; da cozinha-de-santo; das plantas; dos instrumentos musicais; da dança; dos ritos; e dos espaços sagrados. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, utilizaram-se como fundamentação: a teoria dos campos lexicais, proposta por Coseriu (1977); o conceito de identidade a partir da língua, de Rajagopalan (2004a, 2004b, 2004c); as definições de língua-de-santo e de linguagem usual do povo-de-santo, ambas elaboradas por Castro (2005[2001]); e o conceito de povo-de-santo, de Lody (1995). Devido ao caráter lexicológico da referida pesquisa, foram também consultados compêndios lexicográficos: dicionários de especialidades, tais como o de Lody (2003) e o de Cacciatore (1935); os dicionários de línguas africanas, o de Fonseca Júnior (1983) e o de Fernandes Portugal (1998[1985]); o dicionário de língua banto no português do Brasil, de Lopes (2003); o vocabulário afro-brasileiro, de Castro (2005[2001]); entre outros.
- ItemA propaganda de escolas e faculdades em outdoor: uma análise discursiva(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Caetano, Eugênia Marcia Andrade; Machado, Rosa Helena Blanco; Sobral, Gilberto Nazareno Teles; Souza, Iracema Luiza deEste trabalho tem como objetivo analisar o discurso publicitário veiculado em outdoor por escolas e faculdades particulares de Salvador, em um recorte temporal que transita dos anos 1998 a 2006, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa. O estudo se fará pelo exame da constituição dos sentidos e dos efeitos dos sentidos que se apresentam nas formulações lingüísticas, bem como naquelas formulações imagéticas encontradas nas peças publicitárias e na conjunção desses procedimentos discursivos constituintes de sentidos que organizam o dizer publicitário. Nas análises, a compreensão do funcionamento discursivo será possibilitada pelo estudo das condições de produção desses discursos, quer seja o que se conhece por condições de sentido amplo, quer seja pelas condições mais relativas à enunciação propriamente dita – a da situação em que ocorre o evento de linguagem. E também em uma abordagem acerca dos interdiscursos e apreensão das formações discursivas e posicionamentos dos sujeitos que autorizam os dizeres ali contemplados em torno do saber da educação, principalmente da educação superior, contextualizada na pós-modernidade, no mundo da globalização, tal como o que vive hoje a sociedade brasileira, em boa parte de sua compleição. O estudo se desdobrará na observância de uma cronologia na criação e divulgação das peças publicitárias, nas quais se buscam encontrar as recorrências, regularidades nesses dizeres, bem como seus pontos de dispersão.
- ItemAl Berto, um anjo incandescente que viaja sob as fases da lua: um estudo sobre Lunário e o anjo mudo(2021-08-13) Sousa, Erivaldo Santos deNesta dissertação, investiga-se a literatura do escritor lusitano Al Berto, pseudônimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (1948-1997), a partir da análise de duas obras, Lunário (1988) e O anjo mudo (1993). Busca-se entendê-las sob a perspectiva do que seria a maior paixão do autor – escrever e viajar. Os dois livros explicitam a concepção da escrita de Al Berto, construída por meio de uma vida errante, marcada por viagens sem destinos certos, determinadas pelo acaso e possíveis encontros ou desencontros. As suas anotações de viagens por pequenas cidades europeias, quase sempre sem morada fixa, constituemse em pequenos diários que compõem a prosa poética de Al Berto – dispersa em revistas, catálogos de exposições de pintura e fotografia, além de performances do autor declamando poemas – compilada em O anjo mudo. Em Lunário, de modo fragmentado, Al Berto narra viagens de Beno, um personagem-narrador, cuja trajetória aproxima-se de sua própria experiência de homem nômade, uma espécie de alter ego do autor. A literatura de Al Berto explicita um sujeito transgressor de prática e atitude radicais, que não se limita a um único campo, relacionando-se com diversas artes, além de se expor como objeto da sua própria ficção, ao criar uma espécie de autobiografia poética nessas pequenas crônicas de viagem. Como fundamentação teórica acerca da escrita autobiográfica de Al Berto, traça-se um diálogo entre Arfuch (2010, 2013), Bourdieu (2005), Foucault (1983), Freitas (2004), Sibilia (2008), entre outros, engendrando discussões sobre um eu errante autobiografado no espaço-tempo contemporâneo.
- ItemO Amor-destino na literatura Sul-coreana(2021-12-22) Azevedo, Adriana Teixeira de; Prado, Thiago Martins Caldas; Pereira, Fernanda Mota; Souza, Marcos Aurélio dos SantosNesta dissertação, tem-se o objetivo de analisar a presença de traços de amor em narrativas de diferentes momentos históricos da Coreia do Sul. Ao longo da análise, forja-se o conceito de amor destino e se discute como ele se apresenta em narrativas da Ásia oriental. A sugestão dessa possível nomenclatura, amor destino (운명적읶 사랑), é defendida sem julgar o amor sul-coreano como exótico, mas a partir da premissa de que, apesar de o amor ser pluriverso, passível de ser sentido e experienciado por indivíduos independente da sua nacionalidade, ele apresenta peculiaridades relacionadas à cultura do povo que o manifesta, em distintos períodos, em suas narrativas. A fim de desenvolver a pesquisa proposta, engendra-se o referencial teórico nos constructos da Literatura Comparada a partir de Baldensperger (1921), Cairo (1997), Chow (1995), Coutinho e Carvalhal (1994), Perrone-Moisés (1990), entre outros. E para a forja comparativa sobre o amor em diferentes fases da Literatura SulCoreana, lança-se mão dos estudos de Rougemont (1939), Compagnon (1999), Jankowiak e Fisher (1992), Watt (1957), entre outros. Elabora-se um quadro comparativo dos textos literários sul-coreanos que compõem o corpus da pesquisa, permitindo a leitoras e leitores: visualizar, de maneira sintética, um panorama literário historiográfico, abrangendo sete textos, de 37 a.C. a 1724; conhecer os títulos dessas produções em três idiomas (coreano, inglês e português), os gêneros literários (história oral, romance, conto) e as fontes dos textos. Como principais resultados, discutem-se e divulgam-se histórias de amor sul-coreanas, às quais, por muito tempo, parte do público leitor brasileiro não teve acesso.
- ItemAnálise do discurso político nos comentários de Arnaldo Jabor na “era Lula”: um gesto de interpretação(2012-04-11) Leal, Baktalaia de Lis AndradeNessa dissertação, lança-se um olhar sobre os comentários políticos do jornalista Arnaldo Jabor veiculados pelo Jornal da Globo. Destacando um corpusque se limita às notícias relacionadas ao governo do Partido dos Trabalhadores –PT ou às situações políticas desse governo entre os anos 2006 e 2007. Nesse trabalho, opera-se sob os princípios teóricos da Análise do Discurso de linha Francesa de Michel Pêcheux. Por essa escola discursiva de interpretação, analisam-se os comentários (9comentários) políticos propondo um gesto de interpretação, considerando que não há apenas informação ou notícia, mas campanha política vinculada ao jornalismo, confirmando o princípio da AD de que: não há transparência na linguagem,mas opacidade. E, por meio da opacidade considerada, afloram-se novas interpretações. Propõe-se a seguinte questão: “Através dos pressupostos da Análise do Discurso, é possível atribuir um efeito de sentido que reflita a campanha contra o governo Lula feita por Arnaldo Jabor durante suas aparições no Jornal da Globo?”. Para essas mobilizações de interpretação, são destacados e montados dispositivos teóricos que constituem a base para análise, a saber: O interdiscurso e a enunciação (Esquecimentos nº1 e nº2). Alguns teóricos contribuem para a constituição das discussões em torno do presente trabalho como: Fuchs, Authier-Revuz, Maingueneau, Orlandi, Gregolin, Nagamine Brandão, Baccega, Ferreira entre outros. Considera-se que o presente trabalho possa contribuir para que o fator interpretação sirvade ferramenta para repensar as manifestações jornalísticas e discursivas. Alem disso, crê-se que essa dissertação serve como mais um vozear que se opõe aos mitos da imparcialidade da imprensa que, muitas vezes, sente-se porta-voz da representatividade popular e da unicidade de interpretação textual
- ItemAnálise do processo tradutório sob a perspectiva discursiva: reportagens turísticas da Revista Viver Bahia sobre festas populares(2011-08-16) Marcelino, Jacqueline Laranja LealA partir de estudo centrado em reportagens turísticas bilínguesimpressas, veiculadas na revista Viver Bahia, edições de janeiro e abril/maio, respectivamente edições nº 05 e 08 abordando asmaiores festas populares da Bahia: carnaval e São João, publicadas pela Bahiatursa, órgão oficial de promoção do turismo na Bahia, procede à análise do processo tradutório: português / inglês de textos de divulgação de turismo dirigido a leitores brasileiros e estrangeiros. Ostextos que compõem as supracitadas reportagens constituem o corpus da pesquisa. A análise dosdadosrealiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pela Análise deDiscurso da linha francesa nos moldes de Michel Pêcheux que dialoga com a concepção contestadorade tradução, também se opondo à concepção tradicional de tradução. Tecem-se, ainda, considerações teóricas sobre reportagens turísticas bem como sobre a natureza jornalística ou publicitária destas reportagens. Apartirda comparação entre ostextos em apreço, nas versões português/inglês, o processo tradutório é analisado como processo discursivo. Neste estudo evidencia-seque a tradução resulta da interpretação do tradutor,que está associada à sua interpelação,como sujeito, quanto às determinações sócio-históricas implicadas nesta dinâmica. Por sua vez, o discurso que resulta do processo tradutório representa uma possibilidade dentre outras oferecidas pelo interdiscurso ao sujeito-tradutor que dirá aquilo que lhe possibilita sua posição-sujeito no exercício de sua atividade
- ItemAno 374 da deglutição do Bispo Sardinha: a escrita da história nos poemas Pau-Brasil(2013-04-25) Silva, Jorge Augusto de JesusO presente trabalho discute as relações entre literatura e história a partir dos poemas do livro Pau-Brasil de Oswald de Andrade. Buscamos identificar como o poeta, em sua escrita da história do Brasil, rasura e desautoriza a homogeneidade e unidade das narrativas oficiais como discursos representativos da nação. Para isso, destacamos duas noções pelas quais os projetos de nação, romântico e realista/naturalista, faziam funcionar a ficção de uma identidade harmônica. São elas a origem e o progresso. A primeira operava a invenção de um começo mítico, que transformava a história numa explicação metafísica. A segunda caracteriza a história como linear e evolutiva, que condenava o diferente do europeu, ao atraso e a violência. Ambos são contrapostos a uma dialética antropofágica, que consiste na maneira peculiar com que Oswald de Andrade concebeu a historia como processo cujo desenvolvimento não nos leva ao futuro, mas a um passado, que não é mítico e sim material: o Matriarcado de pindorama. Em seguida, mostramos como, através da descontinuidade, da desconstrução e do descentramento das narrativas da história oficial, Oswald de Andrade desrecalca do enredo nacional, o período colonial, os nativos, a terra, para evidenciar uma representação plural da nação brasileira, que, em detrimento da homogeneidade fictícia dos projetos anteriores, põe a identidade da nação como significação obtida no jogo das diferenças. Para empreender as discussões propostas, dialogamos com as concepções de história de Michel Foucault (2008), Jaques Derrida (1971), e sua proposta de desconstrução, ainda, Nietzsche (2005), com suas considerações intempestivas sobre a história, entre outros autores
- ItemO anti-herói e a saga dos brutos: configurações anti-heróicas em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, O trabalho sujo dos outros e Carvão animal(2015-03-31) Lima, Diego Henrique deEste trabalho tem como objetivo investigar a figura do anti-herói na trilogia da autora carioca Ana Paula Maia e que é composta pelas novelas Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, O trabaho sujo dos outros e Carvão animal. A análise das personagens considerou sobretudo sua elaboração estética, como seapresentam e quais são seus traços mais significativos, no sentido de identificar a face do anti-herói que protagoniza a “trilogia dos brutos.” Para tanto, recorreu-se a uma exposição teórica sobre a figura do herói clássico e o processo de tranformação sofrido por ele durante a modernidade, período em que a figura do anti-herói assume protagonismo. Identificou-se também a presença do anti-herói na literatura brasileira, especialmente na figura de Macunaíma. Para trabalhar a abordagem estética das obras da trilogia, optou-se por uma exposição do percurso da pulp fictione sua relação de semelhança com as novelas aqui consideradas.As reflexões acerca dos anti-heróis levaram em conta o caráter marginal presente nessas personas ficcionais, bem como a natureza socialmente excludente do meio em que vivem e das funções exercidas por elas. A figura do homem-refugo recebe destaque, evidenciando homens cuja existência miserável é negada por uma sociedade alheia a suas dores e tragédias pessoais. Esses homens são apresentados como seres estranhos, existem para catalizar e absorver o que incomoda e deve ser ocultado.Como contribuição teórica,a respeito do anti-herói,foram utilizados estudos de autores como Victor Brombert e David Simmons. Sobre a modernidade, Anthony Giddens; e acerca da literatura brasileira contemporânea,autores como Beatriz Resendee Ricardo Araújo Barberena. Com referência ao medo e estranho na literatura, SigmundFreud e H.P. Lovecraft
- ItemAos meus queridos amigos: Maria Adelaide Amaral da literatura à TV(2016-03-31) Neves, Eliana Sales VieiraNeste estudo, propõe-se analisar a adaptação do romance Aos meus amigos, publicado em 1992,para a minissérieQueridos amigos, exibida pela Rede Globo, em 2008, ambos de autoria de Maria Adelaide Amaral. Considerando tratar-se de uma produção veiculada nas mídias do livro e da televisão, investiga-se o papel da escritora em sua relação com esses dois campos de atuação artístico-cultural,o que permite constatar o cruzamento entre diversas esferas da cultura e entre diferentes linguagens. No tocante às produções analisadas, o romance e a minissérie contam a história de uma família de amigos em São Paulo e fazem uma avaliação dos ideais da juventude brasileira nos anos 1970. O processo adaptativo do romance à televisão é analisado levando em conta as significativas transformações na mentalidade, no comportamento e nos costumes que foram vivenciadas pela geração representada, com ênfase nos temas da memória da tortura ocorrida durante a ditadura militar e das transgressões aos limites estabelecidos pela norma patriarcal para a família, enfocando o casamento e a sexualidade. Para orientar a discussão desenvolvida neste estudo, toma-se o pensamento de Néstor G. Canclini (2013) acerca da reação dos profissionais da cultura quanto à tentativa de adaptar-se àatualização do mercado e às exigências da indústria cultural; as reflexões de Arlindo Machado (2000), para quem a televisão pode ser abordada como um dispositivo audiovisual através do qual uma civilização pode exprimir a seus contemporâneos os seus próprios anseios, dúvidas e inquietações; o entendimento de memória a partir do conceito de guinada subjetiva, empreendido por Beatriz Sarlo (2007); bem como a teoria da performatividade do gênero, de Judith Butler (2002), entre outros estudiosos. O propósito que norteia este trabalho investigativo incide no pressuposto de que observar as imagens criadas e divulgadas pela televisão contribui para a compreensão do lugar desse veículo comunicativo na realidade cultural do Brasil, uma vez que pensar sobre as representações disseminadas por essa mídia conduz à discussão de aspectos relevantes da sociedade
- ItemO apagamento do R em posição de coda: há influência da fala na escrita discente?(2013-08-01) Ribeiro, Lorena Nascimento de SouzaDiversos fenômenos de variação linguística presentes na fala, transpostos para as produções escritas de alunos, têm sido colocados indistintamente como erros de cunho ortográfico em muitas salas de aula. Esta realidade motiva o presente estudo, haja vista a necessidade de trabalhos que sirvam de norte para práticas docentes mais situadas no universo multifacetado da nossa língua. Neste trabalho, é apresentado, à luz da Sociolinguística Laboviana, um estudo dos usos dos róticos em 192 produções escritas de alunos de ensino básico (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) das redes pública e privada de ensino na cidade de Salvador. Concebendo a língua como fruto das interações sociais, o estudo aqui realizado pretende verificar o papel dos fatores sociais no fenômeno investigado, sobretudo o papel do grupo social escolar no processo de aquisição da modalidade escrita da língua, por vezes, divergente da modalidade oral do aluno. Ademais visa analisar como os contextos linguísticos favorecedores da variação na fala estão presentes no apagamento do R em posição de coda na escrita desses alunos, observando desta forma como a fala pode influenciar a escrita. Para tanto, foram controladas três variáveis sociais (escolaridade, gênero/sexo e rede de ensino) e oito variáveis linguísticas (gênero textual, extensão do vocábulo, contexto precedente, contexto subsequente, modo de articulação do segmento subsequente, ponto de articulação do segmento subsequente, sonoridade do do segmento subsequente, classe morfológica do vocábulo). Os resultados revelaram que, na escrita, o fenômeno é pouco presente e, à medida que o aluno avança nas séries do ensino básico, a manutenção dos róticos em posição de coda silábica é mais recorrente, evidenciando, deste modo, o papel decisivo da escola como lugar de manutenção do padrão linguístico.
- ItemAproximando dois autores da belle époque: lima barreto e alphonse allais(2014) Thauront, Edmond Benjamin Jérôme JulienNa charneira dos séculos XIX e XX, as capitais da França e do Brasil passaram por um período de efervescência: a Belle Époque. Profundas mudanças ocorrem nas Ciências, nas Artes e na sociedade. A análise e a comparação de textos escritos por Alphonse Allais e Lima Barreto dão indicações sobre como essas mudanças foram sentidas na época. Usaremos para isso a comparação literária, a contextualização histórica, a aproximação de temas, da semelhança de personagens e dos ambientes nos quais estes evoluem. Essa dissertação apresenta cinco seções. Em primeiro, na introdução, após considerações sobre a metodologia usada, mostrarei historicamente que houve uma recepção de um lado a outro do Atlântico. A segunda seção aponta para fruição que Barreto tinha da literatura francófona e compara os contextos históricos em que Allais e Barreto viveram. A terceira tratará biograficamente dos nossos autores. A quarta seção irá confrontar o modo com que eles manejavam os seus estilos humorísticos. A quinta seção trará as considerações finais. Finalmente dois apêndices: o primeiro com uma tradução de Allais frente a um texto de Lima Barreto; o segundo com algumas traduções de Allais
- ItemA argumentação em questão: análise de textos escritos em processos de seleção de emprego(2016) Coelho, Ivana Cristina Cabral da SilvaEsta dissertação trata da argumentação nas produções escritas realizadas por candidatos às vagas de operador de telemarketing, com o Ensino Médio completo, produzidas no contexto de um processo de seleção de pessoas para emprego, as quais foram coletadas em Instituição que oferece serviços de Recursos Humanos em Salvador. Para tanto, apresentamos o levantamento da capacidade retórico-argumentativa dos candidatos a partir da interpretação das técnicas argumentativas utilizadas e seu poder de persuasão. Tal análise, realizada à luz da Teoria da Argumentação, a Nova Retórica de Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005), reafirma que a argumentação é uma ação estruturante da linguagem humana e que os candidatos apresentam uma capacidade retórica-argumentativa, utilizando-se das técnicas argumentativas para defenderem suas teses, embora precisem aperfeiçoar o repertório argumentativo e outros aspectos tão importantes quanto a argumentação para a produção textual. Concluímos que as técnicas argumentativas são usadas com maior ou menor intensidade a depender do objetivo do orador, do auditório que o orador pretende atingir e do contexto no qual o discurso se insere
- ItemArgumentação nos processos judiciais de agressão contra a mulher(2009-03-13) Feistauer, Cláudia MadalenaNo presente trabalho analisa-se pronunciamentos da Defesa e de sentenças de processos judiciais que enfocam casos de agressão contra a mulher; descreve-se sucintamente a estrutura do processo penal e estuda-se algumas características da linguagem jurídica, centrando-se na análise de estratégias argumentativas presentes nos processos. Levando-se em conta as cenas enunciativas próprias do discurso jurídico e seus protagonistas, os interesses em que se engajam os locutores na defesa de seus pontos de vista, analisa-se as peças processuais como produtos discursivos do projeto de dizer de cada locutor já que são construídas não por relações biunívocas entre recursos expressivos, mas como forma de orientar argumentativamente, pela persuasão, os destinatários dos discursos proferidos. O aporte teórico que norteou este trabalho foi o da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca levando-se em conta que o discurso jurídico possui um caráter fundamentalmente argumentativo. Nos processos analisados foram encontrados argumentos construídos com o raciocínio indutivo; ilustrações, analogias, metáfora para a solução dos casos e em todos a defesa obteve êxito em absolver ou atenuar a pena dos acusados. Percebe-se que nos casos de violência conjugal que foram encontrados em dois dos processos, a argumentação foi construída levando em consideração a posição do homem como mantenedor do lar Conclui-se que a força dos argumentos consegue atingir seu alvo pelas escolhas dos termos, pela lógica, mas possui interferência de aspectos ideológicos que circulam na sociedade
- ItemAs letras além das grades: representações sobre leitura em memórias de um sobrevivente(Universidade do Estado da Bahia, 2010-06-14) Sales, Karina Lima; Hoisel, Evelina de Carvalho Sá; Cordeiro, Verbena Maria RochaNeste estudo, tem-se como objeto a narrativa Memórias de um sobrevivente, do escritor Luiz Alberto Mendes, um relato autobiográfico que encena a constituição de um sujeito leitor, com vistas a discutir as representações sobre leitura, buscando-se um entendimento do valor dessa prática cultural na trajetória de vida contada e organizada por um autor-narrador-personagem. Para tanto, são eleitas as contribuições teóricas do campo da Sociologia da Leitura, particularmente os estudos de Jean-Claude Pompougnac e Jean Hébrard, sobre a constituição do leitor, e de Roger Chartier e Pierre Bourdieu, que compreendem a leitura como prática cultural. Com vistas ao entendimento das representações sobre leitura, este estudo busca apoio em Serge Moscovici, com seu conceito de representações sociais.
- ItemAtravés do espelho mágico: um olhar sobre personagens femininas em animações disney(2016-05-23) Amparo, Marcelo CalóEsta dissertação estuda como se moldaram as transformações das personagens femininas ao longo do tempo nas animações da Walt Disney Company. Analisa essas mudanças através de filmes lançados diretamente no cinema por dois dos estúdios do conglomerado Disney: o Walt Disney Animation Studios e o Pixar Animation Studios, abarcando um período que vai de 1937 até o ano de 2013. Avalia as personagens femininas da Disney na perspectiva dos diálogos com os elementos culturais que discutem as mudanças no corpo e no discurso referentes à mulher na sociedade ocidental, ao entender que nos filmes animados da Disney são notadas as presenças de tipos femininos marcantes, protagonistas ou antagonistas, que atraem a atenção dos espectadores. Considerando que o cinema de animação costuma encantar e conquistar públicos de diversas faixas etárias e sociais, esta dissertação defende que a Walt Disney Company configura-se como representante das maiores revoluções técnicas na área do cinema animado. Através dos seus estúdios de animação, ela vem ditando as regras da produção cinematográfica de animação por mais de 70 anos, por meio da implantação de um padrão na construção, condução e produção de histórias animadas. Por refletir que as mulheres animadas da Disney sobrevivem num mercado altamente competitivo e volátil como o de filmes comerciais hollywoodianos, este estudo infere que estas personagens constituem-se como referências comportamentais para milhares de espectadoras que convivem com elas desde a infância, ao mesmo tempo em que as personagens animadas são também influenciadas pela sociedade