Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Autor "Barbosa, Jacqueline Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação física escolar no ensino médio: um estudo sobre gênero e motivação em escola da rede pública de Jacobina-Bahia(2013) Barbosa, Jacqueline SilvaO intuito desse estudo foi refletir sobre as causas que levam a (des) motivação dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física de uma escola pública na cidade de Jacobina, Bahia. As informações aqui expostas e discutidas surgiram da experiência durante o estágio supervisionado e ainda enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Para tanto, esse trabalho possui como objetos de estudo a Educação Física no ensino médio, gênero e motivação e é fruto de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa e quantitativa. Tendo como principais objetivos descrever os aspectos da realidade da educação física escolar no ensino médio, bem como demonstrar como se dá às diferenças existentes entre os gêneros nestas aulas, além de identificar os fatores que podem (des) motivar os alunos de uma escola da rede publica na cidade de Jacobina-Ba, para que seja possível refletir acerca de estratégias motivacionais que contemple todos os alunos do Ensino Médio. Para esclarecer o objetivo foi feito inicialmente um levantamento de informações nas mais diversas literaturas da área e uma pesquisa de campo utilizando o método de entrevista semiestruturada, que permite o diálogo entre a teoria e as informações coletadas. Tais procedimentos são imprescindíveis, pois contribuirão para a análise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação às questões de gênero e motivação. Considera-se que ao final deste processo de investigação, que eu seja capaz de compreender e refletir acerca da problemática, para poder elencar possíveis sugestões que serão incluídas de forma significativa objetivando direcionamentos para estudos e ações futuras.