Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 166
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDança e educação física: passos e diálogos possíveis(2010) Rios, Rita de Cássia AlvesEste trabalho apresenta um estudo a respeito de uma aproximação plausível entre as disciplinas dança e educação física, destacando os passos e diálogos possíveis para a construção de reflexões e pensamentos críticos relacionados à temática abordada. Envolve inquietações e questionamentos a esse respeito caracterizandose enquanto uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de mostrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas dança e educação física escolar, certificando os benefícios que a mesma proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela educação física. A presente investigação desenvolve-se na perspectiva de estudo bibliográfico por meio de leituras de livros, artigos, produções acadêmicas, revistas e textos os quais foram o referencial teórico de minha pesquisa, dando-me subsídios e autoridade para dialogar sobre o assunto. Este estudo partiu da hipótese de que a dança enquanto disciplina abordada nas aulas de educação física viabilizaria um trabalho mais rico e dinâmico para o professor, possibilitando o mesmo a sair da esportivização e ampliando seu leque de atividades, portanto, capacitando os professores, estes descobririam novas possibilidades e recursos a serem ministrados nas aulas de educação física, e teve como problema o despreparo dos professores de educação física para ministrar aulas baseadas na interdisciplinaridade das disciplinas dança e educação física, deixando assim de trabalhar elementos específicos oferecidos pela disciplina dança. As análises e reflexões contempladas neste trabalho estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre dança e educação física, a relação existente entre essas duas disciplinas e os limites e possibilidades que norteiam a prática pedagógica dos professores que se dedicam a trabalhar essa temática em sala de aula, entre eles estão: Nanni, D. (1995); Coletivo de autores (1992); Oliveira, V. M. de. (1990); Marques, I. A. (2007); Gaspari, T. C. (2005).
- ItemA eficiência do uso do exercício físico associado à dieta com o objetivo de prevenção do crescimento da população obesa(2010) Silveira, Daniela Mendes Miranda daA obesidade trata-se de um distúrbio nutricional caracterizado pelo acúmulo de gordura no corpo em razão do balanço energético positivo e pode ser resultado da interação de diversos fatores internos e externos. Uma das maiores preocupações em relação a este problema é que diversos estudos comprovam que a obesidade não é apenas uma doença isolada, mas que traz consigo co-morbidades como a diabetes, a hipertensão, coronariopatias em geral, e é um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento de vários tipos de cânceres. Sendo a obesidade um problema de crescimento em escala mundial, se tornou necessária um maior nível de conhecimento por parte da população sobre os riscos que este distúrbio oferece e principalmente sobre as formas possíveis de tratamento e prevenção de forma segura para que se possa superá-la com a devida segurança em relação a saúde do individuo. Embora um considerável número de estudos tenham sido feitos para investigar a eficácia do exercício físico em relação a obesidade, suas conclusões ainda são controversas, baseado no seguinte problema: Que tipo de contribuição o exercício físico dá para a prevenção e o tratamento da obesidade? Esta pesquisa bibliográfica envolve um estudo sobre o uso do exercício físico na prevenção e tratamento deste distúrbio, utilizando como base autores que tratam do assunto desde a sua forma geral como ABDELHAMID (2003), MAUGHAN et al. (2000), McARDLE et al. (2008), POWERS e HOWLEY (2005) e WILMORE e COSTILL (2001), até referências mais específicas como BOUCHARD (2003), DÂMASO (2003), SILVA et al. (2007) e TROMBETTA e SUZUKI (2005). Traz dados estatísticos que comprovam o seu crescimento dentre as populações mundiais e as prováveis causas deste crescimento. Em seguida temos informações relevantes sobre o assunto, os tipos de exercícios que surtem efeito com uma discussão sobre a eficácia do treinamento aeróbico, e o treinamento específico de força. Após esta discussão se faz necessária a adição de algumas informações a respeito do que acontece ao nosso corpo enquanto nos exercitamos, bem como a ação hormonal, os fatores que influenciam na utilização das fontes de energia durante a atividade, e o metabolismo durante a ação dos exercícios físico incluindo os benefícios que ele traz para a saúde do paciente, seja ele obeso ou não.
- ItemJogos cooperativos no ensino da educação física: por uma proposta mais reflexiva e transformadora(2010) Silva, Lucineide OliveiraO estudo da Educação Física escolar respaldado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, tem assumido a responsabilidade de desvelar ações que proporcione a análise crítica dos conteúdos para o Ensino Fundamental II. A elaboração de propostas para a valorização do conhecimento dessa disciplina de forma crítica e reflexiva, se deu através do método de pesquisa bibliográfica. Esse trabalho propõe amenizar os efeitos negativos causados sobre o homem, pela competitividade exagerada e pelo descaso dos valores na educação, ao mesmo tempo em que estimula as relações de integração. Inicialmente, faremos uma explanação sobre a história das sociedades pautada no trabalho industrial e estimulada a seguir os ditames do capitalismo e que nos levou a reservar uma pequena parte desse estudo às patologias sociais, mencionadas como doenças próprias do homem moderno em conseqüência à sua alta capacidade em competir. Realizamos um estudo que levasse em consideração o ser social, na figura do aluno do Ensino Fundamental II, para compreendermos os seus anseios e sinalizando para as necessidades de buscar novas formas de aprendizagem na área da Educação Física. Apresentamos este trabalho dividido em quatro capítulos: Um breve histórico da Educação Física; Patologias sociais e competição na sociedade moderna; Jogo, Jogos Cooperativos e competição; Aluno do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a pesquisa aponta que os Jogos Cooperativos podem contribuir para a construção de uma Educação Física mais cidadã, conquistando os educados para uma vivência mais saudável, solidária e participativa.
- ItemA Contribuição da Caminhada Orientada por profissionais da Área de Educação Física na perspectiva de Redução da Obesidade.(2010-05-15) JESUS, José Kleber Andrade Lopes deO século XX trouxe dois problemas de saúde pública até então sem significado maior: O sedentarismo e a obesidade (Matsudo & Matsudo, 2007). Planejamentos no sentido de mudar hábitos de vida de um povo, podem ocasionar uma melhora significante na saúde e na qualidade de vida das pessoas. E a caminhada orientada, se enquadra perfeitamente dentro deste contexto. Partindo deste principio, venho através deste estudo agregar uma proposta metodológica para a atenção à saúde, a interdisciplinaridade e a humanização. Este trabalho tem como objetivo Comprovar que somente um programa de exercícios físico, sistematizado e organizado com as condições necessárias de segurança apropriada, com o devido acompanhamento do professor de Educação Física graduado na área, pode efetivamente atingir uma meta desejada de redução de gordura corporal, em detrimento a atividades conduzidas de forma aleatória indicada normalmente para paciente obesos e hipertensos, por profissionais da área de saúde não formados em Educação Física.
- ItemO "corpo na escola" e o "corpo da escola": uma análise à luz da educação física(2010-11-10) Maia, Alan Linhares SilvaO corpo sempre foi uma construção cultural, representando diferentes papéis e significados, sendo, muitas vezes, utilizado como instrumento de poder e de veiculação de ideologias dominantes. É na Idade Antiga que se configura uma das primeiras maneiras de conhecer e tratar o corpo. Mantê-lo em harmonia com a natureza ou o cosmo era condição primordial para sua educação. É também nesse período histórico que tem início a visão dicotômica corpo-alma, com o lento processo de ocultamento do corpo, de sua depreciação e negação. Para Platão, o corpo era prisão e veículo da alma, simbolizando o mal. Aristóteles acreditava que a alma era a forma e o corpo a matéria na constituição da natureza humana. Alguns séculos mais tarde, mais precisamente nos séculos I e II, a institucionalização do dualismo entre corpo e alma preparou o terreno para as concepções Cristãs. Para Descartes, é somente ao espírito e não ao composto de espírito e corpo, que compete conhecer a verdade das coisas. Esta visão dicotômica não é algo restrito aos séculos passados, pois o vemos ainda nos dias de hoje, é uma lógica de funcionamento escolar orientada pelo pressuposto de que “Penso, logo existo”, inspirando e definindo propostas pedagógicas e roteiros escolares, supervalorizando o intelecto e desprezando o corpo. Vivemos em uma sociedade em que a aparência física se tornou a chave para o sucesso. A escola se constituiu tendo uma de suas tarefas, disciplinar mentes e corpos, moralizando e padronizando comportamentos. Atualmente a escola brasileira é uma instituição totalmente destituída de corpo. Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar como o corpo vem sendo utilizado como objeto de intervenção para reproduzir, na escola, os interesses das classes dominantes e, como problema, como a Educação Física, no espaço escolar, vem contribuindo para (des)construir o projeto de corpo estereotipado em nossa sociedade? Para chegar ao nosso objetivo foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica, pois como diz Gil (2002, p. 44), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla que aquela que poderia pesquisar diretamente. A escola, e principalmente a Educação Física, vem contribuindo para a formação de pessoas sem autonomia, que desconhecem seus próprios corpos, suas possibilidades e seus limites.
- ItemO professor de educação física na estratégia de saúde da família: novas perspectivas para a saúde pública(2010-11-10) Pires, Marijunio RochaOs objetivos desta pesquisa foram identificar o papel do professor de Educação Física dentro da Estratégia de Saúde da Família, analisar suas contribuições para a população e suas formas de inserção na Equipe de Saúde da Família. Partindo do pressuposto de que a Educação Física possibilita uma melhoria na vida das pessoas e que a falta de incentivo por parte dos gestores públicos dificulta a entrada de forma mais abrangente deste profissional no sistema publico de saúde, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura em publicações ocorridas entre os anos de 2005 e 2009. Foram analisados 24 trabalhos, sendo eles: artigos, monografia, dissertações e teses; o local de busca foi nos bancos de teses de Universidades e revistas eletrônicas indexadas. Os resultados mostraram que o trabalho do professor de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família se dá através de orientação de práticas corporais, conscientização de estilo de vida saudável, educação em saúde e conscientização política; já sua contribuição para a população ocorre em auxiliar no tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, entre outras, além de despertar a consciência política e cidadania das pessoas assistidas em seus projetos. As considerações finais demonstram que a inserção do professor de Educação Física na Saúde Pública ocorre, na maioria das vezes, através de cargos comissionados e em condições precárias, pois são poucos os concursos públicos efetivos que lhes oferecem vagas. Até o momento o meio de sua entrada neste sistema é através do NASF, que não gera o número adequado de vagas. Sugerimos que a inserção do professor de Educação Física no sistema público de saúde ocorra através de concurso público com um número de vagas adequado à população a ser atendida, buscando maior proximidade com a comunidade, conhecendo seus problemas e procurando formas de solucioná-los.
- ItemA importância da inserção da educação física no currículo das séries iniciais do ensino fundamental I: uma perspectiva lúdica(2010-11-11) Leme, Caroline Pereira dos SantosEsta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico a respeito da inserção da Educação Física nas séries inicias. Objetiva analisar a importância e contribuições da Educação Física para essa etapa do ensino. Fundamenta-se em autores como Ayoub (2001), Freire (1997), Kishimoto (1997), Coletivo de Autores (1992) e dentre outros. As perguntas que norteiam esse estudo foram: qual a importância de trabalhar a educação física nas séries do ensino fundamental I? De que forma deverá ser trabalhada a Educação Física nessa etapa de ensino? A pesquisa esta dividida em três capítulos: 1-A Educação Física e seus documentos oficiais: o respaldo legal para a sua presença nas séries iniciais, discutindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica – LDB, documentos oficiais e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs; 2-Educação Física como componente curricular integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola, analisando diferentes concepções de currículo e a integração da Ed. Física ao Projeto Político Pedagógico da escola e 3-Como trabalhar a Educação Física nas séries iniciais: perspectiva lúdica, demonstrando que as atividades lúdicas presentes nas aulas de Educação Física das séries iniciais podem contribuir tanto no desenvolvimento motor como no ensino-aprendizagem.A partir desse estudo certifica os benefícios que a Educação Física proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente na escola, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem. A inserção curricular na esfera das séries iniciais significa um grande avanço para o ensino da Educação Física, pois a partir dessa inclusão pode ser visto que as crianças começarão a buscar uma compreensão do que está acontecendo a sua volta e consigo mesma, tornando-as pessoas mais críticas dentro do âmbito escolar e fora, na sociedade em que estão inseridas. Considerando que a Educação Física nas séries iniciais deverá ser trabalhada com caráter lúdico, pois se sabe que nessa etapa de ensino, as crianças quando envolvidas pelas atividades lúdicas nas aulas sentem-se mais livres para criticar, argumentar e criar no meio que estão inseridas.
- ItemMovimento na educação infantil: real ou "faz de conta"?(2010-11-12) Sá, Paola dos SantosO movimento esta presente na vida do ser humano desde o período intra-uterino. Ele se torna elemento fundamental como forma de expressão e comunicação da criança de 0 a 05 anos de idade, etapa que ela se encontra presente na Educação Infantil na qual suas ações ganham sentido através do corpo em movimento. Desta forma, esta pesquisa visa identificar a presença do movimento na prática pedagógica da Educação Infantil e suas contribuições no desenvolvimento integral da criança, seja no aspecto cognitivo, motor e socio-afetivo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo que teve como lócus da mesma uma creche municipal da cidade de Jacobina/BA. Utilizou-se como recursos metodológicos a observação, a aplicação de questionário com perguntas abertas, registro fotográfico e análise documental. Com o intuito de conhecer as bases teóricas acerca do tema, o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre a história e as leis que permeiam a Educação Infantil; discorre sobre o desenvolvimento da criança na perspectiva de Piaget, Wallon e Wygotsky, e finaliza com a discussão sobre a importância do movimento e a inserção do professor de Educação Física nessa etapa. No capítulo seguinte os caminhos metodológicos utilizados para a realização desta pesquisa e no terceiro a análise e interpretação dos dados coletados. Por fim, conclui-se que o movimento é importante para o desenvolvimento da criança. O movimento, inserido na perspectiva do brincar, na Educação Infantil não deve ser compreendido como instrumento recreacionista sem uma intencionalidade com intuito apenas de lazer. O movimento vai além da concepção mecanicista, é através dele que a criança dialoga com o mundo e interage com outras crianças e adultos. Para tanto, a Educação Física inserida nesse espaço de forma integrada com as demais áreas do conhecimento contribuem para a formação do individuo autônomo, consciente de si e do mundo que o cerca.
- ItemConcepções e perspectivas sobre a extensão universitária do curso de Educação Física Campus IV (2005-2011)(2011) Araújo, Janiele Ribeiro deO presente estudo tem por objetivo analisar as concepções de extensão universitária que orientam os projetos do curso de Licenciatura em Educação Física, da UNEB, campus IV – Jacobina, na perspectiva de contribuir para um repensar da maneira de planejar as “ações extensionistas” no curso. O estudo buscou aproximações com a estratégia metodológica da “pesquisa documental”. Este estudo foi de natureza essencialmente qualitativa. O estudo buscou também aproximações com a estratégia metodológica da “pesquisa documental”. As fontes utilizadas foram os projetos de extensão, arquivados desde a implantação do curso de Licenciatura em Educação Física até o ano de 2011. A análise dos dados foi realizada através da técnica de “análise de conteúdo”. A conclusão foi que o curso de Educação Física tem delineado suas práticas a partir da “concepção acadêmica” de extensão, buscando, numa relação dialética, transformar a sociedade; mas ainda é possível encontrar alguns projetos que desenvolvem suas práticas enraizadas na “concepção assistencialista”, que está atrelada as atividades e eventos organizados de modo a atender as necessidades emergenciais da sociedade.
- ItemReflexões sobre avaliação da aprendizagem: um estudo em educação física escolar(2011) Silva, Kátia Núbia Souza daPensar a educação física a partir de sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e avaliação é uma das maiores necessidades no âmbito da educação física escolar. A avaliação se constitui, por si só, um processo dinâmico e altamente complexo; afinal, é sob a nomenclatura escolar de aprovado e reprovado que se veem o sucesso e o fracasso de nossos estudantes. Refletir sobre a avaliação é um desafio na educação brasileira, pois falta na prática de muitos professores, a presença de um conhecimento pedagógico e crítico a respeito do objetivo do processo avaliativo e de como, através desta, a escola reproduz a estrutura da sociedade vigente perpetuando valores das elites dominantes numa dada sociedade e, de posse dos meios de produção, veicula e produz uma cultura para todas as camadas sociais e a proclama como o símbolo da verdade. O processo avaliativo adotado na grande maioria das instituições ainda está ligado à aferição de valores, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, o que ocasiona inquietações nas pessoas. Essas inquietações ocorrem, especialmente, naqueles que carregam consigo os estigmas decorrentes de atitudes inadequadas da prática avaliativa.. O objetivo deste trabalho foi verificar através de pesquisas bibliográficas de que forma o professor conduz a avaliação da aprendizagem na disciplina educação física, procurando identificar quais concepções estão por trás dessa prática e como aparecem na metodologia do professor e no processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica realizada livros e artigos acadêmicos de sites de universidades e revistas digitais que discutem sobre o tema em questão. Por meio desta pesquisa foi possível verificar que a prática avaliativa na educação física ainda apresenta deficiências, pois, muitos professores ainda utilizam a prática de selecionar e classificar seus alunos, alguns ainda consideram os aspectos motores como fatores que devem ser priorizados nas aulas que dizem respeito a esta disciplina. Constatamos por meio dos teóricos pesquisados, que existem dificuldades no ato de avaliar, nas diferentes disciplinas, e que em educação física essas dificuldades se acentuam.
- ItemPercepção de corpo dos alunos do ensino médio profissionalizante na cidade de Saúde: incursões no universo da corporeidade(2011) Moreira, Milena SilvaO presente estudo tem por objetivo identificar a percepção de corpo de alunos do Ensino Médio profissionalizante, analisando as relações entre corpo, escola e currículo sob o olhar discente, a partir de um enfoque fenomenológico; articulando o conhecimento produzido pelos alunos ao referencial presente na área de Educação Física, no campo de pesquisas voltado à educação numa perspectiva fenomenológica.
- ItemEsporte e educação física escolar no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro(2011) Menezes, Maria Luciney Modesto NascimentoEsta pesquisa tem como objetivo delinear a trajetória do esporte dentro e fora do Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), em Jacobina, tanto como prática quanto como conteúdo presente no ensino. Busca-se, através dela, compreender as influências históricas do conteúdo nas aulas de Educação Física escolar e qual o cenário apresentado nas aulas do colégio em estudo. Traçando os caminhos percorridos pelo esporte desde a Antiguidade e chegando ao esporte da Era Moderna, tem-se a discussão sobre as dimensões alcançadas pelo esporte e sua relevância social. Trata-se, ainda, de buscar conhecer a chegada da Educação Física escolar no Brasil, a ascensão do esporte como componente curricular no período Militar e quais os caminhos após a crise de identidade enfrentada pela Educação Física com a redemocratização do país. Conclui-se o resultado da pesquisa traçando, por professores e alunos, o atual cenário da educação física no referido colégio.
- ItemBarreiras para a prática de atividade física no Centro de Referência da Assistência Social de Jacobina - BA(2011) Dourado, Vanessa GuirraA presente pesquisa busca discutir a importância da atividade física e do professor de educação física nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a partir da pesquisa das barreiras encontradas para a prática de atividade física do público do CRAS de Jacobina-Ba, já que a instituição visa o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida por meio do serviço de proteção básica oferecido. Objetivou-se demonstrar a sociedade, aos estudantes e profissionais da área, como o professor de Educação Física é necessário junto à rede da assistência social no auxilio do processo do atendimento social a partir da superação de barreiras para uma vida fisicamente ativa; atrelado a esse os objetivos específicos da pesquisa são: A) Identificar as barreiras mais percebidas pelo público do CRAS para a prática regular de atividade física; B) Verificar se o público do CRAS reconhece atividade física como importante fator promotor de saúde; C) Demonstrar a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida dos usuários do CRAS. Este estudo é classificado como transversal, descritivo, baseado na abordagem quantitativa e no método dedutivo. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário de barreiras para atividade física, aplicado aos usuários do CRAS. Os resultados alcançados mostraram que todos os participantes encontram pelo menos uma barreira para não praticarem atividade física, a análise do resultado leva ao entendimento de que estas barreiras estão muito mais ligadas a questões sociais do que ao interesse em ter um estilo de vida fisicamente ativo. Dessa forma, conclui-se que, a atuação do profissional de educação física junto ao CRAS, pode causar grande impacto na superação de barreiras para atividade física e assim promover uma melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos indivíduos.
- ItemDois pesos, duas medidas: relação trabalho e lazer na saúde dos docentes universitários(2011) Mascarenhas, Samara CoelhoEste estudo apresentado como trabalho monográfico de conclusão de curso, consiste numa pesquisa de campo cuja temática é “A relação trabalho e lazer na saúde do docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV”. Teve por objetivo refletir de que forma o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer interferem na saúde dos professores investigados. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. O público alvo consistiu em nove professores do quadro docente da UNEB Campus IV, Departamento de Ciências Humanas da cidade de Jacobina. Procurou-se contemplar, por meio da entrevista semi-estruturada, as atividades desenvolvidas pelos professores no seu tempo livre das obrigações profissionais; os problemas de saúde atuais ou passados relacionados com a prática de trabalho; as atividades e freqüência do lazer desenvolvido pelos professores; o porquê de escolherem a docência universitária como profissão etc. Este estudo demonstrou que a relação do trabalho e lazer do docente da UNEB Campus IV interfere negativa e/ou positivamente na sua saúde. Os professores pesquisados, levando em consideração a relação trabalho e lazer na saúde, podem ser distinguidos em três grupos, um em que o professor atua sem pensar tanto nas conseqüências que, possivelmente, acometerão sua saúde. Nesse grupo a busca pela qualidade do trabalho é mais intensa e avassaladora. O segundo grupo é o período em que surgem os conflitos decorrentes do estágio anterior, as conseqüências das ansiedades, das muitas disciplinas ministradas, das muitas tarefas a serem desenvolvidas, influenciando assim, na saúde e na atuação profissional. No terceiro grupo se vive o período de decisões sobre a atuação profissional, é o período do equilíbrio entre as tarefas, trabalho e lazer que são desenvolvidos em tempos bem definidos. Todos os pesquisados demonstraram afetivamente que foram vocacionados a serem professores. A docência para eles é, portanto, uma paixão.
- ItemA educação física no ensino médio: valorização, reflexões e práticas docentes(2011) Amorim, Andréa dos SantosEsta pesquisa teve como objetivos refletir sobre a ausência da valorização do professor de Educação Física e para a marginalização deste componente frente aos demais, tentamos descobrir os percalços que atravancam o ensino da dessa disciplina no Ensino Médio frente à especificidades próprias deste público, como a perspectiva de um vestibular ou de entrada no mercado de trabalho, buscamos descobrir os motivos dessa desvalorização e procuramos mostrar a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento do aluno e que atitudes podem ser tomadas para que os alunos se interessem e valorizem essa disciplina, para que haja uma mudança nessa situação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base leituras de autores que discutem a Educação Física no contexto geral da Educação e principalmente na formação dos jovens. Nosso trabalho contará com três capítulos: Histórico da Educação Física Escolar, Adolescência e Ensino médio: Como os alunos estão inseridos nesse contexto e Motivos da Desvalorização da Disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao longo das nossas leituras, chegamos à conclusão que apesar da Educação Física ainda sofrer muita discriminação, principalmente no Ensino Médio, visto como dispensável, e muitas vezes, até excluída dos projetos políticos de algumas escolas, avançamos muito com relação à valorização da mesma, podemos sentir que aos poucos ela vem conseguindo ganhar seu espaço, e para mudarmos realmente essa situação, é preciso que a escola repense a prática da Educação Física e o professor reveja sua postura e tenha uma dedicação maior à disciplina, tanto na sua prática pedagógica, quanto em lutar para que as leis que amparam a disciplina possam ser cumpridas, para dessa forma, ter reconhecido seu papel como sendo uma disciplina essencial no aprendizado e na formação dos alunos.
- ItemImportância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos(2011) Santos, Técia Teixeira MesquitaA natação, assim como as demais atividades físicas, vem se desenvolvendo e atraindo mais adeptos de diversos segmentos da sociedade. Dentro desse contexto, a natação para bebês vem ganhando mais espaço não só na sociedade, mas dentro de clubes e academias, diante desta situação torna-se necessário, estudos mais aprofundados visando melhorar a qualidade de conhecimento e atendimento das eventuais necessidades tanto dos pais quanto dos próprios bebês. Este estudo sobre a natação para bebês tem como objetivo compreender qual a importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos, já que na água, o bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida proporciona momentos prazerosos entre pais e filho, favorece a saúde além de possibilitar novas descobertas para os bebês. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que esta é desenvolvida com base em material pré-elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, buscando encontrar informações sobre a natação para bebês de zero a dois anos e o processo de ensino e aprendizagem para esta mesma faixa etária, baseando-se nos estudos de Edson Luiz de Lima(2003), Célia Regina Fernandes Corrêa (2007), e Jean Piaget (1978), entre outros estudiosos da área, visando aprofundar a discussão em torno das perspectivas do problema em questão. Em suma, a natação para bebês se mostra bastante benéfica em todos os aspectos do desenvolvimento e merecem mais oportunidade de prática para essa faixa etária nesse meio além de disponibilizar maiores estudos sobre o assunto.
- ItemA hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade(2011-09-06) Mota, Cleber Pereira daO Presente estudo tem como tema a hidroginástica na terceira idade, que teve como principal objetivo identificar a importância da hidroginástica, como fator de socialização para população da terceira idade, e objetivos específicos de considerar as contribuições para a saúde e o bem estar físico-mental do idoso. Procuramos compreender e caracterizar teoricamente sobre: a hidro-ginástica e seu histórico, a hidroginástica e suas vantagens e as propriedades físicas da água. Em se tratando da parte específica do nosso trabalho, partimos para o problema que fala sobre a socialização em termos gerais, e a relação da prática da hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo principal instrumento na coleta de dados foi à revisão de literatura e dados informatizados. A análise dos dados mostrou que a hidroginástica na terceira idade desempenha um papel importantíssimo, proporcionando a socialização, tirando o idoso de uma condição de excluído, inserindo-o de volta na sociedade, resgatando as relações sociais e melhorando consideravelmente sua aptidão-física.
- ItemA dança na educação escolar do 2º ao 5º ano do ensino fundamental do ginásio municipal Antônio Simões Valadares (Itiúba-BA): por uma prática educativa desafiadora(2011-09-22) Souza, Nadja Nara Santos de OliveiraO presente estudo aborda como temática a dança no espaço escolar, tem por objetivos descobrir a relevância da dança na prática pedagógica das professoras do Ensino Fundamental que atuam do 2º ao 5º ano no Ginásio Municipal Antônio Simões Valadares em Itiúba – BA. Esse estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário como instrumento de coleta de dados, e as categorias de análise para melhor interpretar os dados. Após a análise e discussão dos resultados foi possível verificar que essas professora não tem consciência do papel da dança no espaço escolar.
- ItemMusculação e o uso de esteróides anabolizantes: uma análise sobre o contexto de jovens praticantes de musculação da cidade de Jacobina-Bahia(2011-09-22) Luiz, Assis dos SantosNa sociedade atual o corpo tem sido, cada vez mais, considerado um objeto passível de modelagem. São diversas as formas que se têm para modelar, reparar, diminuir ou aumentar proporções, modificando-se a estética natural. Dentre as ferramentas para efetivar estas transformações, temos os esteróides anabolizantes que de maneira crescente e preocupante se multiplica em meio ao público jovem que deseja obter um modelo de corpo ideal. Contudo, pouco se conhece sobre sua utilização por frequentadores de academias. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar quais as razões que levam jovens da cidade de Jacobina com idade que variam de 18 a 34 anos, praticantes de musculação, ao uso de Esteróides Anabolizantes. Para tanto, se fez uso estudo investigativo de caráter explicativo e descritivo, que utilizou metodologia qualitativa. Os resultados obtidos apontam para facilidade do uso e da grande disponibilidade de obtenção, o que ressalta para a necessidade de ações preventivas e educativas junto à população jovem.
- ItemDo discurso à ação: a práxis pedagógica na educação física escolar(2011-09-23) Macêdo, Carolina Passos deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores do Estado (PROESP) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo, identificar de que forma as discussões teóricas da Educação Física escolar estão sendo materializadas pelos professores do Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) do município de Jacobina. Baseando-se nos estudos de Darido (2003), Fensterseifer e Gonzalez (2007), Freire (1996), Gamboa (2007), Kunz (2001 e 2006), Leite; Ghedin e Almeida (2008), Taffarel; Lacks e Santos Júnior (2006), UNEB (2010 e 2011) Gil (2010) foi possível construir o processo teórico/metodológico. Para esclarecer o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados demonstram a preocupação com a formação, com sua práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar próximo ao que é contemplado na literatura. É perceptível, também, que os sujeitos percebem a importância que a práxis pedagógica tem no seu cotidiano assim como, a Educação Física como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.