Bacharelado em Educação Física - DCH4

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 166
  • Item
    AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NASF-AB DURANTE O PERÍODO DO COVID-19: Uma revisão de literatura
    (2022-12-16) ALMEIDA CARVALHO SOARES, CLAUDIA
    A partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.
  • Item
    UM OLHAR VIGOTSKIANO SOBRE A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE NATAÇÃO
    (2022-12-13) DE SENA UZEDA, ADIOLANE
    UZEDA, Adiolane de Sena. UM OLHAR VIGOTSKIANO SOBRE A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE NATAÇÃO. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A presente pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas aulas de natação. Para alcançar esse objetivo, buscamos responder à seguinte questão norteadora: como acontece o processo de ensino-aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas aulas de natação? A Metodologia da pesquisa se baseia em um estudo qualitativo, e o caminho escolhido por nós foi o trabalho de campo, a partir da base epistemológica do Materialismo HistóricoDialético, para nos auxiliar a compreender objetivamente a realidade através das categorias totalidade e qualidade histórica e social do objeto investigado. O referencial teórico da pesquisa é da psicologia histórico-cultural com Vigotski (2001), Luria (2008) e Leontiev (2001), além dos referencias teóricos brasileiros da pedagogia histórico-crítica, com Saviani (2003), Martins (2013), Marsiglia (2013) e Duarte (2003). O lócus investigativo foi um espaço educativo de natação do município de Jacobina-Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que ministram as aulas no espaço educacional de natação infantil e três familiares das crianças diagnosticadas com autismo que frequentam as aulas de natação. A técnica de coleta de dados foi através de questionários com perguntas abertas e fechadas encaminhadas por e-mail, e a realização de entrevistas presenciais, com a devida atenção e adequação para os critérios éticos de pesquisa. Concluímos que a criança com TEA é, acima de tudo, uma criança, que aprende e se desenvolve, e ter ou ser um sujeito que vive a sua neurodiversidade não deve ser elemento determinante e limitante das suas potencialidades, e assim foi possível compreender que as aulas de natação para crianças com TEA são fundamentais para seu aprendizado e desenvolvimento. A metodologia aplicada pelas professoras através de atividades lúdicas tem se mostrado eficaz para o aprendizado das crianças com espectro autista, sendo enriquecedor vivenciar essas experiencias no meio aquático, com a mediação dos professores e de outras crianças, contribuindo assim também para interação social da criança com TEA
  • Item
    INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS RURAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO TERRITÓRIO PIEMONTE DA DIAMANTINA-BAHIA: UM OLHAR SOB OS MUNICÍPIOS DE MIRANGABA, UMBURANAS E OUROLÂNDIA
    (2022-07-27) OLIVEIRA CEZAR, IORRANE
    Este estudo analisa como estão dispostas às infraestruturas das unidades escolares de Educação Básica do Território de Identidade Piemonte da Diamantina. Por meio da investigação da configuração escolar e da caracterização das particularidades da Educação Básica ofertada no contexto rural, as unidades escolares dos municípios de Mirangaba, Ourolândia e Umburanas foram analisadas no sentido de identificar processos de semelhanças e diferenças entre tais instituições situadas num mesmo território baiano. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem Quanti-Qualitativa, marcada, principalmente, pelos manuseios e tabulações dos dados extraídos das variáveis dos microdados disponibilizados pelo Censo Escolar da Educação Básica 2019 (INEP 2020), assumindo, portanto, um caráter, também, documental. A partir da utilização do software SPSS versão 22.0 os dados referentes à caracterização da infraestrutura e os equipamentos das escolas puderam ser analisados estatisticamente através de frequências descritivas. Tais resultados demostraram a existência de diferenciações estruturais entre as escolas rurais e urbanas, além de apontar semelhanças educacionais nas escolas situadas no território rural dos municípios supracitados. Ademais, a pesquisa também revela a inexistência de serviços básicos que toda instituição deveria oferecer para promover um ensino seguro e de qualidade. Com isso, este estudo busca iluminar tais fragilidades por meio da análise das variáveis dispostas em espaços internos, como também nos espaços externos das unidades escolares que se encontram em atividade e que são pertencentes aos municípios baianos de Mirangaba, Ourolândia e Umburanas. Consideramos oportuno ampliar a análise através de estudos presencial nas respectivas unidades escolares.
  • Item
    AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NASF-AB DURANTE O PERÍODO DO COVID-19: Uma revisão de literatura
    (2022-12-16) ALMEIDA CARVALHO SOARES, CLAUDIA
    A partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.
  • Item
    ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
    (2022-12-01) SILVA, LUCINETE SENA DE OLIVEIRA
    Embora a literatura indique que crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) possam apresentar menor aptidão física do que crianças com desenvolvimento típico (DT), as evidências ainda são escassas. O objetivo deste estudo é sintetizar evidências sobre os níveis de aptidão física em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) em comparação com crianças com desenvolvimento típico (DT). Quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science e PsycINFO) foram pesquisadas para selecionar estudos transversais, caso-controle e coorte comparando a aptidão física entre crianças com e sem TDC. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da Escala de Newcastle-Ottawa (NOS). O tamanho do efeito d de Cohen foi calculado para fornecer evidências clínicas para dados de capacidade aeróbica, capacidade anaeróbica, força muscular, composição corporal e flexibilidade. As buscas iniciais identificaram 3.828 estudos e 27 estudos foram incluídos na síntese qualitativa após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Todos os estudos foram classificados como de qualidade moderada a alta. Os tamanhos de efeito foram grandes para capacidade aeróbica (d = 1,26), capacidade anaeróbica (d = 0,93) e força muscular (d = 0,83) e pequenos para composição corporal (d = 0,48) e flexibilidade (d = 0,21) resultados em favor de controles. Crianças com TDC apresentam aptidão física significativamente menor do que seus pares com desenvolvimento típico, principalmente nos componentes de capacidade aeróbica e anaeróbica e força muscular.