Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Autor "Avelino, Yale Cunha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlano de atualização formativa: a profissionalização dos professores alfabetizadores no município de Mata de São João – Bahia(2019-08-26) Avelino, Yale CunhaEste trabalho é resultante de estudos realizados durante o Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (Gestec) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) / Grupo de Pesquisa em Gestão, Trabalho e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (Gepet) e teve por objetivo propor estratégia de ação que oriente o processo de profissionalização dos professores alfabetizadores de Mata de São João – BA, a partir da obrigatoriedade da oferta do Ensino Fundamental de nove anos no Município. A metodologia utilizada foi pautada na abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos a partir de pesquisa documental e pesquisa aplicada. Em campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras alfabetizadoras do Município de Mata de São João – BA, onde também foram reunidos documentos importantes à compreensão do tema. A análise dos dados produzidos na pesquisa foi realizada a partir do cotejamento de resultados obtidos junto aos sujeitos investigados e a análise de documentos oficiais, embasados na literatura revisada sobre a temática. A análise pretendeu ancorar-se na perspectiva teórico-metodológica de matriz marxista, fundamentando-se no materialismo histórico-dialético (MHD). Os resultados apontaram que as professoras alfabetizadoras do Município de Mata de São João – BA estão envolvidas com o seu fazer docente na sala de aula e, para tanto, realizam diferentes processos formativos com vistas a aprimorar suas aulas e o seu conhecimento sobre as necessidades de exercício da profissão (profissionalidade), sem, entretanto, perceberem aspectos atinentes ao desenvolvimento da carreira docente e lutas corporativas (profissionalismo) importantes à profissionalização dos professores alfabetizadores. Os resultados da pesquisa permitiram a elaboração de um Plano de Atualização Formativa para os Professores Alfabetizadores do Município de Mata de São João – BA, que implique na constante profissionalização das professoras alfabetizadoras, a partir das demandas trazidas pelos sujeitos da pesquisa, tendo em vista a sua realidade.