Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Autor "Balogh Júnior, Carlos Humberto da Paixão"
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- ItemO Uso dos Games Digitais para a Educação Musical no Ensino Fundamental I(2019-05-09) Balogh Júnior, Carlos Humberto da PaixãoFrente ao desafio da obrigatoriedade da Educação Musical no ensino fundamental e a necessidade de construir alternativas metodológicas para o ensino nesta área, este trabalho de pesquisa desenvolvido em Programa de Mestrado Profissional, questiona: A utilização de games digitais como recurso pedagógico pode potencializar o desenvolvimento das percepções melódicas, harmônicas e rítmicas de estudantes do Ensino Fundamental I? Neste sentido, analisa as possíveis contribuições que a inserção dos games digitais podem promover no processo de formação dos estudantes do ensino fundamental I de uma escola da Rede Municipal de Salvador, nas aulas de educação musical. Tem o intuito de evidenciar as possibilidades educacionais desses games em sala de aula, a partir de uma pesquisa aplicada de cunho qualitativo, que utiliza o recurso da pesquisa participante, com foco no uso de jogos eletrônicos digitais como ferramentas pedagógicas para a Educação Musical. Essa pesquisa tem ainda como objetivo, abordar uma dimensão teórica sobre esse tema fundamentada em revisão bibliográfica. Desenvolve-se em forma de Pesquisa Participante, seguindo os princípios de Carlos Brandão, e tendo como principais referencias teóricas para o estudo de Educação Musical, os educadores Joachim Koellreutter e Murray Schafer e para o estudo dos Games, os educadores Huizinga e Lynn Alves. É possível concluir, com base no que foi pesquisado durante este estudo, assim como nos resultados revelados ao final deste trabalho, que os games digitais podem contribuem para potencializar a educação musical. Destaca-se a relevância desta pesquisa pela sugestão de novos caminhos para a produção do conhecimento na área da educação musical. Este trabalho possibilitou também a produção e apresentação de uma metodologia acessível e inovadora, baseada no uso pedagógico de games digitais na educação musical, que pode ser utilizada futuramente por professores e pesquisadores interessados nesta temática, sendo estes especialistas da área, ou não. Palavras-chave: Educação Musical. Tic e Educação. Games Digitais.