Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Autor "Barbosa, Aldo Melhor"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO aperfeiçoamento e desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores dos cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia(2018-08-09) Barbosa, Aldo MelhorEste trabalho buscou identificar os principais problemas em torno dos registros acadêmicos e dos processos de sistematização e disseminação de informações no âmbito da Universidade do Estado da Bahia. Para tal fim, explorou a problemática que envolve a sistematização e integralização de informações acadêmicas, de maneira a fornecer subsídios aos gestores dos cursos de graduação para a tomada de decisão. Seus resultados apoiaram o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, um Portal para a disseminação de informações acadêmicas destinadas aos gestores da Instituição. Como aporte teórico, analisamos algumas pesquisas e trabalhos relacionados à temática com ênfase na avaliação institucional e na tomada de decisão. As análises permitiram construir um arcabouço teórico sobre a avaliação do ensino superior e identificar os limites dos gestores quanto à obtenção de informações acadêmicas qualificadas para a tomada de decisão. No que se refere à metodologia, adotou a triangulação de evidências obtidas através de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Como produto, desenvolvemos o Portal da Avaliação e Gestão Acadêmica que reuniu informações acadêmicas qualificadas com o intuito de disseminá-las entre os gestores, subsidiando-os no processo de tomada de decisão e no acompanhamento da avaliação dos cursos. Com a disseminação dessas informações acadêmicas por meio do Portal, insumos são disponibilizados aos gestores para o acompanhamento regular dos cursos e a melhoria do processo de avaliação, de maneira a impactar positivamente no desempenho dos cursos e no rendimento dos indicadores de qualidade da educação superior.