Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - DTCS3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - DTCS3 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiferentes posições de explantes na multiplicação in vitro de pitaya (hylocereus costaricensis)(2022-07-12) Okubo, Fernanda ÉrikaA pitaya é considerada uma fruta exótica e de alto valor agregado. No Brasil, seu comércio tende a crescer e se popularizar. Em vista disso, a técnica de micropropagação pode auxiliar na obtenção de mudas rápidas, uniformes e com excelente qualidade. Porém, ainda há poucos estudos que visam estabelecer um protocolo para a pitaya da polpa vermelha (Hylocereus costaricensis), sendo assim, este trabalho teve o objetivo de buscar qual o melhor posicionamento do explante no meio de cultura, e a porção do segmento caulinar que apresenta melhor resposta. A metodologia foi feita com cinco tratamentos, (1) com a porção apical, (2) com a porção basal, e os demais sendo com a porção mediana do cladódio com diferentes orientações no meio: (3) vertical, (4) horizontal e (5) horizontal segmentada na metade. A análise estatística aponta diferenças entre quatro variáveis analisadas. A quantidade de brotos entre os tratamentos só diferiu aos 20 dias de cultivo, entretanto, foi possível comparar a distribuição do comprimento das brotações por tratamento (%).
- ItemMultiplicação in vitro de pitaya (Hylocereus costaricensis) sob diferentes concentrações de 6-benzilaminopurina(2022-07-12) Santos, Liézely Joice da SilvaConhecida como uma fruta exótica, a pitaya se destaca nacional e internacionalmente, e esse crescente interesse se deve as suas características funcionais que acabam despertando a atenção dos consumidores e dos produtores dada a sua demanda, em especial a da espécie Hylocereus costaricensis. Para a produção comercial dessa fruta, a forma de propagação mais vantajosa é o cultivo in vitro, contudo não existem muitos estudos com relação à micropropagação, sendo necessário o estabelecimento de um protocolo eficiente. Logo, objetivou-se com esse trabalho estudar as diferentes concentrações do regulador 6-benzilaminopurina (BAP) na micropropagação da Hylocereus costaricensis. Este estudo analisou a influência do BAP na fase de multiplicação utilizando cinco tratamentos com diferentes concentrações do regulador BAP (T1: 0,0; T2: 0,25 mg L-1; T3: 0,5 mg L-1; T4: 0,75 mg L-1; T5: 1,0 mg L-1), o delineamento experimental foi inteiramente causalizado, sendo considerado 5 tratamentos com 7 repetições e 2 parcelas. Os explantes foram cultivados a uma temperatura de 25 ºC, iluminados com lâmpada do tipo Light-Emitting Diode (LED) e fotoperíodo de 16 horas, sendo avaliados a cada 20 dias. Após 60 dias, foram realizadas as avaliações finais e verificou-se que os tratamentos suplementados com o BAP apresentaram melhores respostas, sobretudo o tratamento 5 para formação de brotos, tamanho das brotações e comprimento da parte aérea. Porém, foi notado que a presença do BAP induz resultados não satisfatórios para essa espécie, e apenas o tratamento com ausência de BAP não promoveu calos, deformação e hiperidricidade.
- ItemSustentabilidade no setor industrial: a produção mais limpa como ferramenta de otimização em indústria de couro(2022-07-13) Dias Filho, Raimundo NonatoAs preocupações da sociedade com o meio ambiente vêm ocorrendo de modo mais proeminente desde meados de 1960, visando encontrar as melhores alternativas para conciliar o desenvolvimento industrial sem causar danos ambientais. Neste sentido, as empresas e as organizações buscam a melhor forma de atender os critérios para minimizar os impactos gerados pelos processos produtivos, tendo como meta alcançar o Desenvolvimento Sustentável. A Produção Mais Limpa (P+L) é uma ferramenta desenvolvida para compor o Sistema de Gestão Ambiental de uma organização, através de ações preventivas que possibilitem a diminuição dos impactos gerados durante a produção. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de otimização de processos industriais com aplicação da metodologia de Produção Mais Limpa. Para isso, foi escolhida uma empresa localizada na região de Petrolina, no estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil que atua na produção de couro. De modo geral, as empresas que atuam no ramo de curtume produzem certa quantidade de resíduos em cada etapa da produção. Na empresa citada, foi realizada a metodologia que foi dividida em seis etapas, como: visita técnica; planejamento e organização; avaliação; pontos de otimização; estudo de viabilidade; implementação e monitoramento. Os procedimentos de avaliação e planejamento foram realizados através da etapa de visita técnica, para caracterizar as atividades operacionais. Logo, foram identificados pontos a serem otimizados para a elaboração de uma proposta que atendesse os interesses da empresa conciliando com o desenvolvimento sustentável. Portanto, foram determinados cinco propostas para ser implementado dentro da empresa como: Gestão de fornecedores; Racionalização ou substituição de produtos químicos; Gestão organizacional e comunicação; Monitoramento de poluentes atmosférico; Proposta com relação os resíduos. Além disso, foram apresentadas medidas que ajudaram a manter os parâmetros necessários de cada etapa da produção, bem como, a possibilidade de novas tecnologias a serem explorada pela empresa.
- ItemProdução biotecnológica de refrigerante natural de uva à base de kefir de água(2022-07-13) Carvalho, Luany Caroline do NascimentoO kefir de água é uma bebida probiótica produzida a partir da inoculação de colônias de microrganismos (grãos de kefir) em água açucarada. Essa água fermentada pode ser saborizada e submetida a uma segunda fermentação para carbonatação natural, resultando em uma bebida refrescante, levemente ácida e carbonatada. Nesse contexto, a uva BRS Vitória mostra-se uma alternativa de valor para ser incorporada a esse produto, devido aos seus atributos sensoriais e representatividade socioeconômica. Assim, o objetivo desse trabalho foi a produção e avaliação de bebida de kefir de água saborizada com a uva BRS Vitória em duas diferentes concentrações (40 e 50% v/v), visando uma alternativa saudável ao consumo de refrigerantes convencionais. O processo fermentativo foi avaliado quanto aos parâmetros de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, densidade e teor alcoólico, enquanto no armazenamento foram analisadas as respostas de sólidos solúveis, acidez e pH durante 20 dias. A fermentação resultou em comportamento esperado, quando comparado a literatura, porém, a concentração de 40% de uva produziu mais gás carbônico. As bebidas finais armazenadas mostraram-se estáveis dentro do prazo avaliado. Esse trabalho possibilitou contribuições quanto ao kefir de água, e ainda, resultou em um produto com potencial a ser explorado pela indústria alimentícia.
- ItemEsterilização química na multiplicação in vitro de Hylocereus costaricensis(2022-07-13) Rocha, Marianna HipólitoA propagação in vitro é um mecanismo que necessita de controles rigorosos para que não haja contaminaçoões, nesse sentido a esterilização térmica é popularmente usada para esse fim, no entanto os custos decorrentes da aquisição e manutenção desse equipamento encarecem esse processo. Desse modo, essa pesquisa objetivou uma alternativa com menor valor econômico e que seja tão eficiente quanto a esterilização térmica, avaliando a eficiência e a concentração ideal de hipoclorito de sódio para esterilização de meios de cultura e vidrarias utilizadas na multiplicação de Hylocereus costaricensis, sem que comprometa o desenvolvimento da planta. Para isso, foi realizado um experimento com cinco tratamentos, sendo tratamento I (controle I, esterilizado termicamente), tratamento II (controle II, sem nenhum tipo de esterilização), tratamento III (utilizando apenas água autoclavada para diluição do meio nutritivo, sem mais nenhum tipo de esterilização), tratamento IV (concentração de cloro ativo de 0,001%) e tratamento V (concentração de cloro ativo de 0,003%). O comportamento das plantas foi avaliado com base no comprimento da parte aérea e raízes, número de raízes, número de brotos, percentual de hiperidricidade, presença ou ausência de calos e contaminação. Os resultados mostraram que a adição de uma concentração de cloro ativo de 0,003% aos meios de cultura proporcionou controle dos contaminantes, não havendo diferenças significativas em relação às variáveis analisadas entre as plantas obtidas com esterilização térmica e com esterilização com hipoclorito de sódio. Assim, a esterilização química pode ser utilizada em substituição à esterilização térmica de meios de nutrição para multiplicação de H. costaricensis in vitro.
- ItemExtração e caracterização da nanocelulose a partir das cascas do caule de Sarcomphalus joazeiro (Mart.)(2022-07-14) Pinto, Géssica Thailane da SilvaA Celulose é uma estrutura onipresente nos organismos vegetais, constituída através das ligações β--1,4 glicosídicas entre monômeros de glicose, apresentando partes cristalinas e amorfas. A formação da celulose envolve estruturas elementares denominadas de nanocelulose. Pode-se subdividir a nanocelulose em três categorias, sendo elas: nanocristais de celulose (CNCs), nanofibrilas de celulose (CNFs) e nanocelulose bacteriana (BNC), de acordo com suas características morfológicas e origens, sendo os CNCs e CNFs gerados a partir da desintegração da matéria vegetal, a partir de tratamentos químicos ou mecânicos. Sarcomphalus joazeiro (Mart.), (basiônimo: Ziziphus joazeiro), conhecido popularmente como juazeiro, é uma espécie endêmica da Caatinga, e suas cascas e folhas possuem inúmeras aplicações medicinais popularmente conhecidas. Considerando sua abundância na natureza e facilidade de colheita, o juazeiro pode ser considerado um produto natural com aplicações biotecnológicas promissoras. O presente trabalho teve como intuito a extração e análise da nanocelulose do caule do Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro) Mart. Foram realizadas análises físicas (MEV e FTIR) e análises cristalográficas (DRX). No MEV, pôde-se observar que todos os tratamentos alteraram a morfologia das fibras em relação textura. Na DRX, os valores das intensidades do difratograma foram iguais a aproximadamente 2θ = 16° (plano 10-1), 2θ = 22,5°(plano 011) e 2θ = 34°(plano 002), o que indicam a presença da fase cristalina celulose I. Na análise de FTIR houve a presença de bandas características indicando a presença de celulose. Acredita-se que, a aplicação de novas técnicas e estudos complementares serão necessários para validar a presença da nanocelulose nas amostras tratadas.
- ItemExtração e caracterização da nanocelulose a partir das cascas do caule de Sarcomphalus joazeiro (Mart.)(2022-07-14) Pinto, Géssica Thailane da SilvaA Celulose é uma estrutura onipresente nos organismos vegetais, constituída através das ligações β--1,4 glicosídicas entre monômeros de glicose, apresentando partes cristalinas e amorfas. A formação da celulose envolve estruturas elementares denominadas de nanocelulose. Pode-se subdividir a nanocelulose em três categorias, sendo elas: nanocristais de celulose (CNCs), nanofibrilas de celulose (CNFs) e nanocelulose bacteriana (BNC), de acordo com suas características morfológicas e origens, sendo os CNCs e CNFs gerados a partir da desintegração da matéria vegetal, a partir de tratamentos químicos ou mecânicos. Sarcomphalus joazeiro (Mart.), (basiônimo: Ziziphus joazeiro), conhecido popularmente como juazeiro, é uma espécie endêmica da Caatinga, e suas cascas e folhas possuem inúmeras aplicações medicinais popularmente conhecidas. Considerando sua abundância na natureza e facilidade de colheita, o juazeiro pode ser considerado um produto natural com aplicações biotecnológicas promissoras. O presente trabalho teve como intuito a extração e análise da nanocelulose do caule do Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro) Mart. Foram realizadas análises físicas (MEV e FTIR) e análises cristalográficas (DRX). No MEV, pôde-se observar que todos os tratamentos alteraram a morfologia das fibras em relação textura. Na DRX, os valores das intensidades do difratograma foram iguais a aproximadamente 2θ = 16° (plano 10-1), 2θ = 22,5°(plano 011) e 2θ = 34°(plano 002), o que indicam a presença da fase cristalina celulose I. Na análise de FTIR houve a presença de bandas características indicando a presença de celulose. Acredita-se que, a aplicação de novas técnicas e estudos complementares serão necessários para validar a presença da nanocelulose nas amostras tratadas.
- ItemIsolamento e potencial de leveduras selvagens para a produção de bebida fermentada de morango(2022-07-14) Brito, Lorena Mônica Pacífico deOs processos fermentativos de alimentos ocorrem desde a antiguidade com a fabricação de pães e bebidas alcoólicas, como o vinho. Semelhante ao vinho encontra-se também os fermentados de fruta que são bebidas obtidas da fermentação alcoólica do mosto de fruta, que deve conter graduação alcoólica de 4 a 14% (v/v) a 20 ºC. A produção dessas bebidas se dá pela atividade de leveduras, como a Saccharomyces cerevisiae, que transformam os açúcares presentes no mosto em álcool e gás carbônico. A atividade do microrganismo é considerada essencial para dar as características à bebida, mostrando assim, a importância na prospecção e avaliação de linhagens de leveduras para a produção de bebidas fermentadas. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de leveduras selvagens isoladas de frutos regionais para a produção de fermentados de morango. As leveduras isoladas foram avaliadas quanto capacidade fermentativa, assimilação de fontes de carbono, tolerância a temperatura, etanol e pH. Em seguida foram selecionadas três leveduras para produção de bebidas fermentadas de morango e avaliação do processo fermentativo, sendo comparadas a levedura comercial. Ainda foi realizada a modelagem da produção de etanol durante a fermentação. Por fim, as leveduras isoladas e selecionadas se mostraram eficientes nos testes microbiológicos e no processo fermentativo das bebidas, onde apresentaram características similares à levedura comercial, possibilitando que as mesmas sejam classificadas como fermentados de morango, uma vez que se enquadram na legislação.
- ItemAnálise comparativa de ferramentas para classificação taxonômica de metagenomas(2022-07-16) Silva, Gabriel Amorim de AlbuquerqueGrande parte dos microrganismos não são cultiváveis, sendo a identificação de táxons em amostras complexas um desafio. A metagenômica permite analisar a comunidade microbiológica diretamente pelo material genético. Com isso, classificadores taxonômicos foram desenvolvidos para processar os dados do sequenciamento, utilizando diversos algorítimos e métodos. O trabalho objetivou a comparação de quatro classificadores, pela utilização do dataset simulado CAMI Toy Mouse Gut, sendo avaliados facilidade do uso, uso de RAM, tempo de execução, tamanho da base de dados, precisão e especificidade da classificação. Kaiju teve configuração e MetaCache uso mais fáceis. Centrifuge utilizou mais RAM e tempo na construção e MetaCache na classificação, enquanto Kraken2 teve os menores resultados gerais. Centrifuge teve o maior tamanho máximo e menor mínimo da base de dados, enquanto MetaCache teve o menor máximo e maior mínimo. Quanto a assertividade da classificação, Kraken2 e MetaCache se mostraram semelhantes entre si e com melhor precisão, Kaiju foi o mais específico em níveis a partir do gênero, porém especialmente inferior em espécie. Kraken2 foi mais rápido, com menor uso geral de RAM e com a segunda menor base de dados, tornando-o a principal recomendação.
- ItemMeio de cultura alternativo para multiplicação de bactérias de interesse agrícola(2022-07-18) Dinas, Sophia Santos EleftheriosO aumento da demanda por alimentos, aliado a necessidade de uma produção agrícola que utiliza menos fertilizantes químicos e pesticidas sintéticos tem impulsionado o desenvolvimento de novas ferramentas para a agricultura. Neste cenário, os microrganismos têm sido vistos com uma possível ferramenta que alia redução de custos e produtividade. Devido ao crescimento na produção e uso de bioinsumos, e as projeções para um crescimento contínuo, as técnicas de produção estão sendo atualizadas constantemente, e o meio de cultura é um fator importante e precisa ser considerado para obtenção de melhores resultados na multiplicação, seja industrial ou on farm. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de um meio de cultura alternativo para o crescimento e multiplicação de microrganismos, de interesse agrícola, em condições laboratoriais. Bacillus amyloliquefaciens e Chromobacterium subtsugae foram cultivadas em meio de cultura TSB e meio de cultura alternativo em diferentes concentrações (0,2%, 0,5%, 1% e 2%) para estabelecimento da sua curva de crescimento a partir da determinação da densidade óptica (DO) a 600 nm a cada 12 horas, durante 72 horas. Na fermentação de B. amyloliquefaciens todas as concentrações do meio alternativo permitiram atingir o crescimento semelhante à do meio TSB, sendo que a melhor concentração foi de 1%. Para C. subtsugae sua taxa de crescimento foi melhor nas concentrações 1% e 2% quando comparado aos demais tratamentos, porém, a concentração de 1% se mostra mais viável economicamente. Este estudo mostrou que o meio de cultura alternativo é uma opção para a multiplicação das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, de interesse agrícolas testadas.
- ItemEficiência e toxicidade de fontes de insumos orgânicos na produção de uvas finas de mesa no vale do São Francisco(2022-12-15) NASCIMENTO JUNIOR, Paulo Paz Do; GONÇALVES, Meridiana AraújoA utilização de insumos orgânicos na produção agrícola para o manejo de doenças fúngicas em plantas é uma alternativa que une sustentabilidade ambiental e segurança alimentar. O estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e a toxicidade de insumos orgânicos; Phytotrat®, calda bordalesa, aminoquelato de cobre, e extrato de alho no controle de Glomerella sp na produção de uvas finas de mesa. Foram realizados experimentos in vitro com a técnica de microdiluição em caldo, no qual foi avaliado o potencial fungicida dos insumos orgânicos e teste de toxicidade com Artemia salina para estabelecer níveis de toxicidade. Os resultados obtidos demonstraram que o extrato de alho se apresentou como o mais eficiente no controle do fungo e com nível de toxicidade baixo, e o Phytotrat® o mais tóxico para o organismo modelo utilizado.