Línguística, Letras e Artes
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Línguística, Letras e Artes por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs cinemas da Bahia, 1897-1918(2007) Boccanera Júnior, SilioSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemColeção Nordestina - Os cinemas da Bahia, 1897 - 1918(2007) Júnior, Silio BoccaneraSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: III - Histórias de Pedro Malasartes(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 3: Histórias de Pedro Malasartes convida o leitor a refletir sobre a esperteza desse personagem que faz rir pelo modo quase sempre ilícito de derrotar seus adversários.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume:I - Contos de D. Luiza(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 1: Contos de D. Luiza reúne sete deliciosas histórias de exemplo e encantamento narradas por Dona Luiza Cruz do Nascimento que tem um jeito todo especial de educar divertindo.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: V - Contos de D. Sônia(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 5: Contos de D. Sônia traz as narrativas de Dona Sônia Pinto, narradora da cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, que se faz presente.
- ItemLiteratura e cinema: Traduções Intersemióticas(2009) Souza, Lícia Soares deEsta obra discorre sobre as várias formas de constituição de textos abrangidos pelo título na produção estética brasileira das quatro últimas décadas e reflete sobre um dos modos importantes de nossa produção ficcional ao transitar em textos da literatura do cinema.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: II – Contos de Animais(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 2: Contos de Animais estão oito histórias do tempo em que os bichos falavam que nos foram contadas por homens e mulheres, de Salvador e do interior do Estado.
- ItemItapuã, quem te viu e quem te vê! Uma composição poética para crianças e jovens(2009) Luz, Narcimária Correia do PatrocínioO livro “Itapuã quem te viu, e quem te vê” de autoria da professora Narcimária Luz apresenta uma visão poética da história do bairro de Itapuã, destacando o valor das diferentes civilizações que constituíram o bairro. A autora apresenta através de uma perspectiva pluricultural de educação, uma riqueza de detalhes sobre a presença dos tupinambá, portugueses, africanos e mais recentemente nos anos de 1940 a influência dos Estados Unidos. A narrativa utilizada pela autora, cria personagens que delinearão o encontro entre essas civilizações trazendo reflexões acerca das mudanças sócio-históricas que ocorreram ao longo do tempo na territorialidade de Itapuã, Salvador-Ba.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: IV - Contos de D. Carlota(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 4: Contos de D. Carlota apresenta as narrativas, a maior parte contos de exemplo, de Dona Carlota Couto Farias, moradora de Salvador
- ItemLinguagens, práticas discursivas e sociedade(2010-12) Bulhões, Ligia Pellon de Lima'Linguagens, práticas discursivas e sociedade' reúne artigos produzidos por egressos da Linha de Pesquisa II: Linguagens, Discurso e Sociedade do Programa da Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL, do Departamento de Ciências Humanas I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que concluíram o curso de mestrado entre os anos de 2008 e 2010. Estes trabalhos resultam de pesquisas sobre a língua em ação vinculadas a diferentes perspectivas teóricas inscritas nos campos interdisciplinares da Análise do Discurso, Retórica e Argumentação, Sociolinguística e Linguística Aplicada. Neles, os autores problematizam os pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso, tendo em vista os diferentes sujeitos e contextos sócio-históricos, oferecendo, com as questões propostas, uma pequena contribuição para o avanço da compreensão desta complexa relação.
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 1(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 2(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus.‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.
- ItemLeitura literária na escola: desafios e perspectivas em um leitor(2012-08) Cruz, Maria de Fátima Berenice daEsta obra discorre sobre a utilização do texto literário na sala de aula e questiona o modo de apropriação da leitura literária, visando a criação de propostas didático-metodológicas para formação do sujeito leitor em língua portuguesa. O texto defende a inserção da leitura literária no processo de escolarização, salientando que esta pode ser uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem de textos literários por crianças, jovens e adultos.
- ItemLiteratura e Cultura Exercícios de Leitura(2012-12) Silva, Márcia Rios da; Carvalho, Verbena Maria RochaO Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia, implantado em 2006, traz a público uma amostra significativa das primeiras produções de egressos que concluíram suas pesquisas entre os anos de 2008 e 2010. A proposta de edição da coletânea de trabalhos organizase em torno do eixo leitura e literatura, pensadas como constituição de identidades singulares, com seus modos de ler, suas práticas leitoras, modeladas em diversos contextos sociais de produção e de recepção. Com essa edição, pretende-se socializar os resultados dessas produções que, certamente, traduzem ideias fecundas e atuais, tendo como base questões cruciais voltadas para os estudos da literatura e da cultura na contemporaneidade.
- ItemRituais do Boi nos espaços da oralidade e da escrita(2013-05) Sousa Freitas, EnelitaTrata das representações do boi no folguedo do Bumba meu boi, na História do Boi Mandingueiro e o Cavalo Misterioso, de José Bernardo da Silva e Luiz da Costa Pinheiro, e no romance O Sertanejo, de José de Alencar. Realiza um estudo sobre essas três narrativas, aponta a relação entre elas e observa as estratégias de sua composição, dentre elas a presença da oralidade, a configuração do herói e os aspectos mítico e ritualístico. A obra reúne o discurso da ciência e a expressão de grupos marginalizados, confirmando o trânsito entre as diferentes culturas.
- ItemNos Teares da Imaginação de Ana Maria Machado(2013-07) Bastos, LucieteNa década de 1970, após um período de estagnação, com o boom da literatura infantil brasileira, uma nova tendência começou a ser delineada. Nesse novo quadro, despontam grandes escritores, dentre eles, Ana Maria Machado, um dos expoentes por criar uma literatura de linguagem extremamente cuidadosa. Ana conseguiu conciliar o que, em princípio, parecia se opor: o emprego de uma linguagem comunicativa que se nega ao hermetismo e o apelo a imagens poéticas que buscam o prazer estético, procurando tornar o texto acessível ao pequeno leitor e interessante ao adulto. Este livro, Nos teares da imaginação de Ana Maria Machado, teve por objetivo o estudo da memória na obra da autora com ênfase na novela Do outro mundo, produção infantojuvenil, pelo intercurso do narrador, procurando articular a memória das experiências vividas pela autora e a (re)construção, pela escrita, das sensações/impressões do vivido, atualizadas pelo sujeito que narra; plano em que se interpenetram o autor e o narrador. Na novela Ana Maria Machado torna possível o diálogo entre o que poderia ter sido, resgatado pela memória e interpretado pelo sujeito que escreve, e o que é (re)construído pelo narrador que no presente relata. Procurei, neste livro, focar a não linearidade da trama, cujos enlaces espaço/temporais se abrem à multiplicidade, articulando passado (memória da infância), presente (recriado) e futuro (imaginado), em arranjos que caminham pela sobreposição de planos narrativos. Nesse percurso em que o pretérito é (re)criado no presente narrativo, via autor que o atualiza na voz do narrador, procurei sustentação na teoria sobre o escritor criativo de Sigmund Freud (1908), na teoria sobre o fictício e o imaginário de Wolfgang Iser (1976, 1979) e na teoria da narrativa de Oscar Tacca (1983). O livro encontra-se divido em três partes. Antes, faço uma pequena introdução.
- ItemA linguística aplicada vai à escola: um diálogo com os PCN de língua inglesa(2015-07) Borges, Mônica Veloso; Figueiredo Neto, Raulino BatistaA Linguística Aplicada vai à Escola: Um diálogo com os PCN de Língua Inglesa reúne artigos que, pautados na melhoria dos processos de ensino de Inglês, promovem um questionamento constante às bases epistemológicas que regem o ensino de línguas no Brasil, além de conclamarem para uma reflexão e um reposicionamento frente ao que significa, hoje, ensinar e aprender Inglês. Nesse sentido, o livro traz a baila inquietações que acabam por delinear uma relativização em torno do corolário do ensino de língua Inglesa e dos PCN. Assim, mais do que instituir a desestabilização de verdades supostamente inquestionáveis, essa obra representa a constituição de um esforço coletivo para ressignificar conceitos e implementar as mudanças que se fazem necessárias no contexto da educação e política linguísticas.
- ItemEcletismo na poesia e na prosa(2015-09) Sopran, Fátima LeonorO livro “Ecletismo na poesia e na prosa” é fruto do projeto de Dedicação Exclusiva intitulado: “Escrita de crônicas, contos e poesias na Universidade”. Esse projeto visa incentivar nos acadêmicos o prazer pela leitura e, em conseqüência levá-los a produzir poesias, crônicas e contos. Este livro apresenta textos variados e instigantes cada um com suas peculiaridades. Foi desenvolvido com muita minúcia por parte de todos que dele participaram, não podemos deixar de ressaltar que a poesia contida nessa obra faz parte de mentes sutis e astuciosas, ligadas e engajadas no processo de produção textual e na linguagem bem elaborada. “Ecletismo na poesia e na prosa” traz em seus escritos a força da palavra, começando pelo primeiro poema que trabalha com um jogo especial de linguagem e, assim se estende na composição de textos diversificados; crônicas do cotidiano e contos que demonstram o inusitado da vida, ligando o real ao imaginário, deixando o leitor na expectativa do que virá mais a frente.
- ItemLíngua espanhola: enfoques didáticos, linguísticos e literários(2015-10) Gomes, Adriana de BorgesO livro Língua Espanhola: enfoques didáticos, linguísticos e literários aborda questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola, apresentando particularidades das diversas epistemes que envolvem a aquisição de uma língua estrangeira. Este livro intenciona divulgar a produção científica dos docentes do Curso de Letras/Língua Espanhola e Literaturas da UNEB, Campus I, quando o curso completa 10 anos de sua implantação, coincidindo com o quarto centenário da segunda parte de El ingenioso cavallero Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Dentro da temática da aquisição do espanhol como língua estrangeira, procura-se discutir sobre a formação do professor de língua espanhola e suas vivências nas escolas da Bahia. O livro apresenta enfoques linguísticos na discussão sobre o aspecto contrastivo da tradução entre a língua portuguesa e a língua espanhola, e também sobre o estudo da argumentação. Os aspectos cultural e artístico das letras espanholas estão presentes nos textos teóricos-críticos sobre produções literárias em língua espanhola. Deseja-se que este livro contribua com os estudos da área, inferindo o trabalho de formação do professor de língua espanhola e suas literaturas realizado na Universidade do Estado da Bahia.
- ItemTodas as palavras com hífen: ortografia da língua portuguesa a partir de 2016: acordo ortográfico da língua portuguesa – 1990(2015-11) Cunha, Cristina da SilvaA obra Todas As Palavras Com Hífen é resultado da seguinte percepção: uma das maiores dificuldades em ortografia é a utilização do hífen. É bastante difícil, para o usuário leigo da língua portuguesa, ter certeza da presença ou ausência do hífen em algumas palavras. Saber as regras não é suficiente para acertar. É preciso saber, por exemplo, que, com as mesmas letras, na mesma ordem, escrevem-se palavras diferentes, como “para” – elemento de composição, “para” – preposição e “para” – forma do verbo parar. E não é só isso. Chega a ser estranho, por exemplo, admitir que a expressão “dia a dia”, formada de três palavras, separadas uma da outra, constitui um único substantivo masculino. “Dia a dia” é um substantivo composto, tanto quanto “paraquedas” ou “uirapuru-de-cabeça-encarnada”. Por isso, foram listados TODOS os vocábulos COM HÍFEN, assim como os compostos cujos elementos são escritos separadamente e sem hífen.