Línguística, Letras e Artes
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Línguística, Letras e Artes por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs cinemas da Bahia, 1897-1918(2007) Boccanera Júnior, SilioSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemColeção Nordestina - Os cinemas da Bahia, 1897 - 1918(2007) Júnior, Silio BoccaneraSilio Boccanera Júnior nasceu em Salvador em 3 de fevereiro de 1863. Formou-se pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Desempenhou cargos públicos. Dirigiu o Teatro São João, fundou agremiações literárias e era sócio da Academia Baiana de Letras e de outras agremiações literárias e científicas. Publicou duas obras com documentos que salvou do extravio, relativos ao maestro Carlos Gomes e foram subvencionadas pela municipalidade da capital baiana.
- ItemDez leituras sobre o léxico(2019-09) Santos, Elisângela Santana dos; Almeida, A. Ariadne Domingues; Simões Neto, Natival Almeida.A presente obra, como o próprio nome sugere, reúne dez pesquisas que elegem o léxico como elemento agregador. A partir de contribuições de professores e estudantes de universidades nacionais e internacionais, o léxico é explorado em variadas perspectivas e interfaces, a saber: Linguística Cognitiva, Linguística Histórica, Gramática Gerativa, Sociolinguística, Linguística Sistêmico-Funcional, Estilística, Onomástica e Literatura. O perfil multifacetado e plural da organização expõe a gama de possibilidades teórico-metodológicas e de diálogos interdisciplinares que podem ser realizados nesse âmbito dos estudos linguísticos. Destaque-se, ainda, o caráter experimental e didático dos textos que compõem esta coletânea, sempre esclarecendo os pressupostos das teorias utilizadas, a fim de garantir melhor compreensão aos leitores, sobretudo os que se encontram no início de suas trajetórias nas Letras.
- ItemDiálogos Linguísticos e Filológicos Variação, Cultura Escrita e Léxico(2018-11) Carmo, Jeovania Silva do; Santiago, Huda da Silva; Sant’ana, Anaci Carneiro deO desejo que motivou a reunião dos textos apresentados nesta coletânea foi o de dar visibilidade a alguns relevantes estudos que têm sido desenvolvidos, recentemente, na Bahia, sob orientações teóricas diversas, em duas áreas que se inter-relacionam: a Linguística e a Filologia. Os estudos dão notícias das possibilidades do fazer científico nessas áreas e contribuem para compor um panorama das tendências atuais, das vinculações teórico-metodológicas e dos resultados de investigações, além de situar o trabalho de importantes projetos desenvolvidos em universidades baianas, em parceria com outras instituições brasileiras. Desses projetos, são integrantes a maior parte dos autores, como o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), sob a direção, desde 1996, da saudosa prof.a dr.a Suzana Cardoso e da prof.a dr.a Jacyra Mota, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o Programa História Social da Cultura Escrita no Brasil (Hisculte), coordenado pela prof.a dr.a Tânia Lobo, que é vinculado ao Programa para a História da Língua Portuguesa (Prohpor), também da UFBA; e alguns projetos que integram o Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (Nelp), criado pelas prof.as dr.as Norma Lucia de Almeida e Zenaide Carneiro na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 1(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.
- ItemDiscurso e cultura: diálogos interdisciplinares - Vol 2(2012) Carvalho, Cristina dos Santos; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Parcero, Lúcia Maria de Jesus.‘Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares’ reúne trabalhos apresentados no IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (SIPE), organizado pelo Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tais trabalhos se inserem nas áreas de Letras, Educação e Comunicação Social. Em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, os temas aqui abordados retratam a investigação acadêmica em diversos pontos do estado da Bahia e do Brasil. Questões teóricas e aplicadas são discutidas com incursões nos diversos campos das representações culturais. Com essas discussões, buscam-se estabelecer conexões que venham a fortalecer a investigação científica. Deste modo, novas possibilidades de estudos se configuram a partir do registro de tais pesquisas, ultrapassando os limites geográficos do evento.
- ItemDo belo ao ético: diálogos a partir da filosofia, da arte e da literatura(2019-06) Moreira, Elton Elton; Santos, Halysson DiasEste livro propõe reflexões em perspectivas que perpassam a epistemologia, a estética, a retórica e a ética. Intencionamos que sirva para a tradição hermenêutica da arte e que possa ultrapassar suas margens ao propor Arte e Literatura como movimentos do espírito humano que podem dizer de nós, da nossa transitoriedade e que nos impulsionam a ir além ou a nos compreender mais do que o pensamento conceitual. O primeiro artigo trata do pensamento antigo, a partir da abordagem hölderliniana da tragédia de Édipo Rei e sua crítica ao racionalismo. No segundo texto, entramos numa exposição sobre a estética medieval a partir do olhar contemporâneo de Panofsky, Schmitt e Eco. No artigo seguinte, estamos mais interessados em refletir sobre a origem do discurso estético. Por fim, o último texto procura discutir algumas questões éticas sobre os direitos dos animais e problemas ambientais por meio da leitura da obra de Coetzee.
- ItemEcletismo na poesia e na prosa(2015-09) Sopran, Fátima LeonorO livro “Ecletismo na poesia e na prosa” é fruto do projeto de Dedicação Exclusiva intitulado: “Escrita de crônicas, contos e poesias na Universidade”. Esse projeto visa incentivar nos acadêmicos o prazer pela leitura e, em conseqüência levá-los a produzir poesias, crônicas e contos. Este livro apresenta textos variados e instigantes cada um com suas peculiaridades. Foi desenvolvido com muita minúcia por parte de todos que dele participaram, não podemos deixar de ressaltar que a poesia contida nessa obra faz parte de mentes sutis e astuciosas, ligadas e engajadas no processo de produção textual e na linguagem bem elaborada. “Ecletismo na poesia e na prosa” traz em seus escritos a força da palavra, começando pelo primeiro poema que trabalha com um jogo especial de linguagem e, assim se estende na composição de textos diversificados; crônicas do cotidiano e contos que demonstram o inusitado da vida, ligando o real ao imaginário, deixando o leitor na expectativa do que virá mais a frente.
- ItemEncruzilhadas No coração de Shirley: a cidade, o gênero e o corpo no cinema de Edyala Yglesias(2018-11) Brito, Jober Pascoal SouzaAs encruzilhadas são o loci da comunicação e da cultura. Através de suas vias bifurcadas e entroncadas, andamos a esmo ou somos conduzidos pelos canais abertos, interditos e avançados de uma cidade que é sempre, como articula Ítalo Calvino (1990), uma obra do espírito ou do acaso. De suas muralhas, jardins, nomes emplacados de ruas e avenidas, imensos arranha-céus e amplos condomínios – como resultado de novas tecnologias contemporâneas ou como reminiscências de um mundo antigo e esquecido – nos são lançados inúmeros questionamentos de onde margeamos e cruzamos uma floresta de signos que nos pedem atenção. Deste intercurso, vamos sendo transportados para a narrativa fílmica de Edyala Yglesias, No Coração de Shirley (2002), como uma rede de símbolos que fia e traça nos novos os velhos caminhos, como espelhos ante espelhos, labirínticos e covalentes, cujos fragmentos montam um conjunto de imagens que nos estimula e incomoda. Os entrecruzamentos entre a cidade,o gênero e o corpo, no cinema baiano, são as nossas principais encruzilhadas, como uma via produtiva para chegar ao coração de Shirley. O coração é o grande circuito por onde se entrecruzam as metáforas que inserem o mundo convulso das personagens e exibem, alegoricamente, as novas centralidades urbanas e contemporâneas. Na incorporação desses cruzamentos, assistimos ao efeito, quase pulsional, com que as culturas artísticas da atualidade têm intercedido à figura emblemática da trans, como uma tentativa de escamotear as definições de identidade e gênero.
- ItemEscuta de Conchas Literaturas Baianas(2016-08) Silva, Andréa do Nascimento MascarenhasOs atos de ler, estudar, pesquisar e fruir Literaturas, além de nos colocar frente a autores e autoras com estilos diferentes – baianos por nascimento e/ou por adoção, mostram-nos Bahias diversas: tempos idos, atuais e imediatamente recentes, vividos por quem habita esta terra brasilis, por quem ‘lê’ de longe ‘o sal patrício’ e por quem almeja conhecê-lo de perto, por dentro.
- ItemFenômenos discursivos: da palavra ao corpo(2019-11) Madureira, André Luiz Gaspari; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Alvarez, Palmira Bahia HeineEsta coletânea é produto de constantes debates sobre o lugar do discurso, a partir de concepções que vão além da materialização da própria linguagem. Mais que isso, as discussões acerca do discurso o tomam como elemento sócio-histórico e também como instância dialógica, rompendo tanto com a tradição do subjetivismo idealista, quanto com a do objetivismo abstrato. Diante de uma posição materialista, abre-se espaço para a investigação de diferentes manifestações discursivas que emergem de práticas sociais, de distintas posições de efeitos de sentido. Sob esse prisma, na obra se propõe abordar desde o discurso jurídico a notícias de jornal; desde a charge à corporificação em linguagem vidiática. A heterogeneidade das abordagens revela essas múltiplas formas de se analisar o discurso. Ao mesmo tempo em que os estudos retomam reflexões de cunho teórico-metodológico, insinuam como a própria interdiscursividade funciona no processo de atualização da prática de análise e dos corpora, compreendendo não só a linguagem verbal, mas qualquer outro elemento passível de ser significado, de ser discursivizado.
- ItemFotografia e educação: o papel das imagens na (re)produção de representações sociais do Semiárido(2020-08) Simas, Lorena SantiagoO livro “Fotografia, educação e a representação social do Semiárido” é uma obra que estimula o uso da fotografia no ambiente educacional, facilitando o aprendizado dos estudantes e colaborando com a concepção de outras representações sociais sobre o Semiárido. A obra destaca que o ato fotográfico se tornou comum, inclusive nas escolas, porém mesmo com a proximidade que os estudantes têm com a fotografia ainda não está consolidada nos espaços educacionais como recurso didático. Assim, mostramos as possibilidades do uso da fotografia como recurso didático entre os estudantes de ensino médio de um colégio estadual, para iniciar a construção de outras representações sociais do Semiárido juazeirense, através das fotografias realizadas pelos estudantes. Além disso, mostramos que por meio da fotografia é possível ativar o olhar sensível e o senso critico dos participantes, que se sentem empoderados e capazes de gerar conhecimento.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: II – Contos de Animais(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 2: Contos de Animais estão oito histórias do tempo em que os bichos falavam que nos foram contadas por homens e mulheres, de Salvador e do interior do Estado.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: III - Histórias de Pedro Malasartes(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 3: Histórias de Pedro Malasartes convida o leitor a refletir sobre a esperteza desse personagem que faz rir pelo modo quase sempre ilícito de derrotar seus adversários.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: IV - Contos de D. Carlota(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 4: Contos de D. Carlota apresenta as narrativas, a maior parte contos de exemplo, de Dona Carlota Couto Farias, moradora de Salvador
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume: V - Contos de D. Sônia(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 5: Contos de D. Sônia traz as narrativas de Dona Sônia Pinto, narradora da cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, que se faz presente.
- ItemHistórias do Fundo do Baú, Volume:I - Contos de D. Luiza(2009) Costa, Edil SilvaEsta coletânea é fruto do trabalho de anos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, é feita por narradoras e narradores que emprestam seu corpo e sua voz para dar continuidade a outras vozes vindas de tempos remotos. Tiradas do fundo do baú da memória, os textos aqui reunidos são dedicados a jovens que, ouvindo, lendo, recontando, reescrevendo, são também elos dessa corrente. Do mesmo modo, a Coleção é dedicada aos professores que irão compartilhá-la com seus alunos. Trilhando juntos esse caminho, fortalecemos nossos laços comunitários e familiares. Ao reunir as vozes de avós e netos, percebemos que o mais tradicional é também o mais contemporâneo. Volume 1: Contos de D. Luiza reúne sete deliciosas histórias de exemplo e encantamento narradas por Dona Luiza Cruz do Nascimento que tem um jeito todo especial de educar divertindo.
- ItemHomocultura e linguagens(2016-11) Camargo, Fábio Figueiredo; García, Paulo CésarO livro que o leitor tem em mãos resulta das pesquisas do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) "Homocultura e linguagens", que reúne pesquisadores da área de Literatura de Universidades de diversas partes do Brasil. Aqui, a coletânea de textos não somente compartilha como reflete as análises sobre como os estudos literários, as artes, as mídias lidam com as identidades de homossexuais, travestis, transexuais, queers, dentre outr@s. São leituras de fórum político como busca de compreensão de direitos e com os quais efetivam interseções de linguagens por meio de uma constante desconstrução do sistema logocêntrico e heteronormativo, expressando a ênfase nas relações de sexualidades fortemente alicerçadas na crítica literária e cultural.
- ItemItapuã, quem te viu e quem te vê! Uma composição poética para crianças e jovens(2009) Luz, Narcimária Correia do PatrocínioO livro “Itapuã quem te viu, e quem te vê” de autoria da professora Narcimária Luz apresenta uma visão poética da história do bairro de Itapuã, destacando o valor das diferentes civilizações que constituíram o bairro. A autora apresenta através de uma perspectiva pluricultural de educação, uma riqueza de detalhes sobre a presença dos tupinambá, portugueses, africanos e mais recentemente nos anos de 1940 a influência dos Estados Unidos. A narrativa utilizada pela autora, cria personagens que delinearão o encontro entre essas civilizações trazendo reflexões acerca das mudanças sócio-históricas que ocorreram ao longo do tempo na territorialidade de Itapuã, Salvador-Ba.
- ItemLeitura literária na escola: desafios e perspectivas em um leitor(2012-08) Cruz, Maria de Fátima Berenice daEsta obra discorre sobre a utilização do texto literário na sala de aula e questiona o modo de apropriação da leitura literária, visando a criação de propostas didático-metodológicas para formação do sujeito leitor em língua portuguesa. O texto defende a inserção da leitura literária no processo de escolarização, salientando que esta pode ser uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem de textos literários por crianças, jovens e adultos.