Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 81
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJoão Gumes e o ensino de história: material suporte para a aplicação do jornal a Penna nas escolas da cidade de Caetité, Bahia(2020-11-30) Pinto, Diego Raian Aguiar; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva
- ItemManuscritos de Alfredo José da Silva: reflexões sociais, políticas e identitárias sobre o brasil – edição crítica e cartilha de brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dosAlfredo José da Silva nasceu em 1887. Nesse período, eram poucas as expectativas colocadas sobre ele por ser negro e pobre. Ocupando espaços privilegiados por meio da educação, esse cidadão santoamarense fez seu nome em Caetité, pequena cidade do Semiárido baiano, e deixa dois manuscritos que, juntos, compõem um vasto ensaio de crítica literária. O presente estudo se propôs a entender temporalidades e deslocamentos por meio dos dois manuscritos, fornecendo ao segundo deles, inclusive, edição crítica. Por meio dessas materialidades discursivas, observou-se aspectos sociais, educacionais e políticos que circularam na época de escrita do material em questão, a fim de observar como colaboraram para a formação de um imaginário social que se perpetua, em muitos aspectos, até os dias de hoje. Para isso, fez-se uso de uma necessária bibliografia, que transita entre os estudos sociais, raciais, educacionais, culturais e discursivos, por meio da produção teórica de intelectuais como Sílvio Romero (1888), José Veríssimo (1916), Nina Rodrigues (2008), Eni Orlandi (2000; 2007), Antonio Candido (2000), Giralda Seyferth (2002), entre tantos outros que colaboram com a discussão científica em humanidades. Além da discussão teórica oriunda do legado imaterial de Alfredo José da Silva e do tratamento filológico do segundo volume do manuscrito intitulado Gramática, esta pesquisa apresenta um produto educacional: uma cartilha, a ser aplicada no ensino básico, sobre elementos nacionais que ajudam a construir uma identidade brasileira através da discussão levantada por Alfredo José da Silva nos documentos supracitados.
- ItemCartilha de Brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dos
- ItemA educação, o povo e as práticas culturais sertanejas nos escritos de João Gumes. Alto Sertão da Bahia, 1880 – 1930(2020-11-30) Pinto, Diego Raian AguiarA presente dissertação tem como objetivo analisar as representações feitas por João Gumes sobre a educação, a cultura e a sociedade do Alto Sertão da Bahia na passagem do século XIX para o século XX. Tais análises se utilizaram, principalmente, dos editoriais do jornal A Penna e das literaturas Os Analphabetos (2014), Vida Campestre (1926), Pelo Sertão (1927), Os Sampauleiros (2018), obras do escritor JG de grande valor acadêmico e social. As contribuições deixadas por Gumes são fundamentais para qualquer estudo que objetive discutir os processos históricos que marcaram os Sertões da Bahia, aqui entendido como espaço de múltiplas sociabilidades e de grande importância para a construção da Bahia e do Brasil. Por entender tais contribuições como fontes históricas significativas para o entendimento da sociedade baiana e brasileira, este estudo transformou a obra de João Gumes em um produto didático, com possibilidades de aplicação no ensino de história das escolas básicas do município de Caetité, Bahia. Faz-se necessário aproximar a história das realidades dos sujeitos envolvidos no processo educacional, por isso as produções de Gumes são aqui entendidas como ferramentas para a satisfação dessas necessidades.
- ItemUm guia para trabalhar educação empreendedora na educação básica(2020-12-14) Carvalho, Gabriele Santos; Cardoso, Jaqueline dos Santos
- ItemEducação empreendedora: uma proposta de ensino para o fortalecimento dos jovens e adolescentes no semiárido baiano(2020-12-14) Carvalho, Gabriele SantosBuscou-se, neste estudo, entender o potencial da Educação Empreendedora como uma ferramenta criativa de ensino para fortalecer os jovens e adolescentes na região semiárida baiana. O estudo aconteceu com um grupo amostral de 30 (trinta) estudantes da Escola Municipal Castro Alves, em Botuporã-Ba. A Educação Empreendedora, apesar de historicamente ter sua origem relacionada aos interesses empresariais, neste estudo, ela é proposta como uma ferramenta de ensino para Educação Básica que possa possibilitar a imersão por caminhos de uma educação transformadora. Nesse sentido, investigar a existência de perfil empreendedor, conhecer o currículo da referida escola, assim como propor uma oficina que pudesse despertar características empreendedoras foram passos importantes para entender o potencial da Educação Empreendedora proposto neste estudo. A observação participante e a aplicação de questionários compuseram a metodologia utilizada na pesquisa. Escolha que permitiu uma melhor coleta e análise dos dados, posto que em diversos momentos a pesquisadora adentra a convivência do grupo pesquisado encontrando respostas para perguntas que não foram feitas. Dessa forma, torna-se possível concluir que o potencial da Educação Empreendedora parece ser significativo, podendo fortalecer os jovens e adolescentes, bem como os professores envolvidos nesse processo, visto que o interesse dos estudantes pesquisados pelas aulas aumentou durante o desenvolvimento da pesquisa.
- ItemEducação de jovens e adultos e violência contra mulheres no Alto Sertão da Bahia(2020-12-21) Jesus, Adelice Pereira deFalar sobre gênero e seus imbricamentos é um desafio necessário para compreendermos aspectos da organização das relações humanas ao longo da história. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de saúde, movimentos, integridade e performances corporais, na busca de contribuir com a visibilidade dessas mulheres como pessoas de direito, capazes, como agentes sociais, e buscando, ainda, disseminar as culturas de respeito, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da confecção de um manual de oficinas pedagógicas para o ensino das relações de gênero na EJA, com realização de três formações presenciais, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práticas de respeito, justiça e valorização das mulheres na sociedade montealtense e proporcionar a 80% do alunado da EJA de 7º/8ºano momentos de aprendizagens capazes de atenuar o índice de violência contra as mulheres, no âmbito do município de P. Monte Alto. Para realizar este estudo, buscamos aparato teórico em autoras que discutem as questões de gênero, tais como SOIHET(1997), LOURO (1997) e SCOTT (1990) e com isso esta pesquisa consiste na promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para auxiliar na superação da desigualdade de gênero, incentivando a cultura da visibilidade, protagonismo e território da mulher em detrimento da cultura de violência, da submissão feminina, por meio de ações voluntariadas e contribuintes para autonomia, cidadania e saúde da mulher. Esperamos promover a compreensão da desigualdade de gênero e capacitar mulheres e homens quanto a compreensão a respeito da lei Maria da Penha, bem como propiciar o conhecimento de ambos, enquanto sujeitos autônomos e construtores históricos de uma nova concepção de gênero. Pretende-se, ainda, mobilizar outras compreensões de corpo e produtividade de gênero e dar visibilidade às mulheres como pessoas de direito no âmbito do município montealtense. Em cada uma das fases organizamos registros escritos, fotográficos e em vídeo, respeitando as diretrizes éticas que conduzem tal ação, de modo a subsidiar as produções de artigos científicos para publicação em evento externo, interno e/ou em revistas da área.
- ItemManual de Oficinas Pedagógicas para o Ensino das Relações de Gênero: EJA e Combate à violência Domestica(2020-12-21) Jesus, Adelice Pereira deFalar sobre gênero e seus imbricamentos é um desafio necessário para compreendermos aspectos da organização das relações humanas ao longo da história. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de saúde, movimentos, integridade e performances corporais, na busca de contribuir com a visibilidade dessas mulheres como pessoas de direito, capazes, como agentes sociais, e buscando, ainda, disseminar as culturas de respeito, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da confecção de um manual de oficinas pedagógicas para o ensino das relações de gênero na EJA, com realização de três formações presenciais, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práticas de respeito, justiça e valorização das mulheres na sociedade montealtense e proporcionar a 80% do alunado da EJA de 7º/8ºano momentos de aprendizagens capazes de atenuar o índice de violência contra as mulheres, no âmbito do município de P. Monte Alto. Para realizar este estudo, buscamos aparato teórico em autoras que discutem as questões de gênero, tais como SOIHET(1997), LOURO (1997) e SCOTT (1990) e com isso esta pesquisa consiste na promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para auxiliar na superação da desigualdade de gênero, incentivando a cultura da visibilidade, protagonismo e território da mulher em detrimento da cultura de violência, da submissão feminina, por meio de ações voluntariadas e contribuintes para autonomia, cidadania e saúde da mulher. Esperamos promover a compreensão da desigualdade de gênero e capacitar mulheres e homens quanto a compreensão a respeito da lei Maria da Penha, bem como propiciar o conhecimento de ambos, enquanto sujeitos autônomos e construtores históricos de uma nova concepção de gênero. Pretende-se, ainda, mobilizar outras compreensões de corpo e produtividade de gênero e dar visibilidade às mulheres como pessoas de direito no âmbito do município montealtense. Em cada uma das fases organizamos registros escritos, fotográficos e em vídeo, respeitando as diretrizes éticas que conduzem tal ação, de modo a subsidiar as produções de artigos científicos para publicação em evento externo, interno e/ou em revistas da área.
- ItemCaderno 1: Colegiados escolares: planejamento e atação nas políticas curriculares(2021-03-19) Teixeira, Elielson; Moreira, Núbia Regina
- ItemAs políticas curriculares do ensino médio: atuação do conselho escolar(2021-03-19) Teixeira, ElielsonEste estudo partiu de um aprofundamento teórico das concepções de políticas educacionais desde as influências do contexto de formulação até as contextualizações do contexto da prática, tomando como principal referência os estudos de Stephen Ball (2016). Buscou explorar o nível de influência da agência dos conselheiros escolares na interpretação e encenação dos textos políticos no âmbito da comunidade escolar e tratou das controvérsias envolvendo a homologação da BNCC, com enfoque para a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no estado da Bahia. Foram estabelecidos como objetivos: a) problematizar sobre política curricular do Ensino Médio no contexto baiano; b) promover debates sobre o ciclo de produção das políticas com e para o Conselho Escolar; c) fazer um levantamento da relevância das ações do Conselho Escolar na definição e interpretação das políticas curriculares do Ensino Médio no Colégio Estadual de Brumado e; d) elaborar uma proposta de oficinas formativas para apresentar e discutir os processos de atuação na produção das políticas curriculares. A abordagem metodológica adotada foi de caráter qualitativo e utilizou-se de entrevista semiestruturada por mediação tecnológica para traçar o perfil e conhecer as convicções dos membros do Colegiado Escolar; da consulta a publicações, documentos normativos, portarias, decretos e leis que regem a atribuição e funcionamento do Colegiado Escolar e os que orientam a implantação da BNCC Novo Ensino Médio na Bahia e da análise das atas e arquivos escolares que registram a atuação do Colegiado do Colégio Estadual de Brumado. As conclusões resultantes dessa investigação foram de que o processo de reconfiguração do NEM na Bahia se empenha pelo respeito à pluralidade e às individualidades da população estudantil do estado, porém não se posiciona contra as imposições hegemônicas embutidas na Base. Quanto à atuação do Colegiado pesquisado, conclui-se que é centrada na apreciação das demandas administrativas e disciplinares da escola, carecendo ampliar o foco para abranger o seu apoio à instituição também na interpretação e prática dos textos políticos.
- ItemGuia de orientação: formação continuada de professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA(2021-04-22) Ribeiro, Margarete Pereira FernandesEste Guia de Orientação é Produto Educacional da dissertação de Mestrado Profissional "O gargalo da educação no município de Riacho de Santana, BA: o alto índice de evasão e a distorção idade-série como consequência". Esse recurso se materializa como instrumento orientador, resultado das escutas realizadas com o Dirigente Municipal de Educação (DME), membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e sete professores, os mesmo professores participantes dos diálogos focalizados. Este instrumento tem como objetivo subsidiar a Equipe Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração do Plano de Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA. Este instrumento tem como objetivo subsidiar a Equipe Técnica-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), na elaboração do Plano de Formação Continuada para os professores da rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA. Este instrumento tem como princípios os resultados da pesquisa, a qual teve como ponto de partida os indices da educação no contexto da Rede Municipal de Ensino. Após o processo de análise dos resultados e em conformidade com arcabouço teórico que constitui a base, o alicerce da pesquisa, constatou-se que os professores se deparam na sua prática pedagógica diária com muitos problemas que dificultam e muitas vezes impedem a consolidação do ensino e da aprendizagem dos alunos, por isso, este Guia foi pensado e proposto como instrumento orientador e/ou sugestão para a gestão elaborar o plano de Formação Continuada, podendo ser adaptado a outras realidades e contextos educacionais.
- ItemO gargalo da educação no município de Riacho de Santana, BA: o alto índice de evasão e a DIS como consequência(2021-04-22) Ribeiro, Margarete Pereira FernandesEsta pesquisa de mestrado analisou os dados e indicadores da educação pública da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA, referentes ao ano letivo de 2019, a fim de verificar onde estão os gargalos da educação e como a Rede de Ensino lida com a produção do ―fracasso escolar‖, com o objetivo de oferecer um Produto Educacional que tem por finalidade colaborar com a formação continuada dos professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, tomando como base a DIS no município de Riacho de Santana, BA. Para tanto, partimos do conceito de ―fracasso escolar‖, que indica as engrenagens sociais e institucionais responsáveis pela perpetuação da não aprendizagem de milhares de estudantes. Para este estudo, fez-se necessário: a pesquisa bibliográfica, numa perspectiva histórico-crítica, referenciada em autores como Charlot (2000, 2005, 2009); Cohen (2004- 2006); Cordié (1996); Lahire (1997, 2016) e Patto (2015); análise dos dados e indicadores da educação pública municipal; escuta ao Dirigente Municipal de Educação (DME), aos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e com sete professores que atuam na Rede Municipal de Ensino; e a realização de Grupo Focal com os sete professores participantes da pesquisa. A análise das informações e dados coletados foi realizada com base na análise de conteúdo. Identificamos que o ―fracasso escolar‖ que permeia a educação na Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA, tem suas causas em variáveis internas e externas à Rede de Ensino, as quais perpassam por vários contextos, a saber: socioeconômicos, políticos, pedagógicos, de gestão da educação, das políticas descontínuas e compensatórias da educação, da falta de infraestrutura da escola pública, da desvalorização dos profissionais da educação, da organização da escola. Identificamos também que é um fenômeno naturalizado tanto pela sociedade quanto pelas instituições de educação, sendo sustentado em estereótipos que rotulam o aluno e suas famílias como sendo responsáveis pelas situações de ―fracasso escolar‖. Para conhecer com mais propriedade o campo de estudo e pesquisa sobre essa temática, foram consideradas pesquisas realizadas em diferentes estados nacionais. A técnica de Grupo Focal, realizada de modo virtual, me possibilitou conhecer histórias, vivências e experiências, e a realidade por trás dos dados estatísticos da educação. Os diálogos focalizados revelaram também inúmeras divergências e contradições nas falas dos professores, posto que, ao mesmo tempo em que entendem o problema como naturalizado, se mostraram angustiados com relação aos índices estatísticos da educação municipal, sinalizando as possíveis causas escondidas na frieza dos números, assim como os inúmeros desafios que esses profissionais enfrentam no dia a dia da sala de aula, ficando ainda mais explícita a necessidade de se repensar a qualidade dos serviços educacionais ofertados na Rede Municipal de Ensino.
- ItemTrabalho e Formação Humana Omnilateral em Espaços Educativos não Formais: A Educação nos Movimentos Sociais(2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos deA presente pesquisa objetiva analisar como ocorrem os processos educativos em espaços de educação não formal vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité-BA, considerando a relação existente entre trabalho, formação humana e as possibilidades da pedagogia histórico-crítica para a formação humana omnilateral. Dessa maneira, por meio do materialismo histórico-dialético, a pesquisa transcorreu por discussões acerca dos conceitos de trabalho, educação e formação humana, os quais são indispensáveis para a compreensão do homem enquanto ser omnilateral dotado de especificidades que vão muito além das subjetividades inerentes ao indivíduo e que perpassam pela formação do ser social. Nessa perspectiva, as discussões abordam a importância dos espaços de educação não formal e a defesa da educação do campo. Incialmente, a dissertação aborda a concepção de homem em Marx e depois realiza um passeio entre obras literárias e outras bibliografias que contribuem para a interpretação da realidade dos trabalhadores rurais e membros do sindicato, que participaram da pesquisa através do envio de cartas, contando suas histórias e experiências na educação formal e não formal. Por meio dos resultados obtidos, torna-se possível a criação de um plano de ensino baseado na pedagogia histórico-crítica e na omnilateralidade.
- ItemEntre caminhos e descaminhos: ensinar e aprender com a pedagogia histórico-crítica(2021-05-28) Matos, Andrevânia Santos de; Dutra Júnior, Wagnervalter
- ItemItinerário pelo Labirinto do conhecimento Um guia para pescar sabiás!(2021-07-19) Martins, Eloísa Cecília Dias; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemRelatos de experiências narrativas de beleza e encantamento no ensino de ciências(2021-07-19) Martins, Eloísa Cecília DiasO presente trabalho analisa os clubes de ciências como uma proposta de dinamização do ensino de ciências nas aulas de biologia no Colégio Estadual do Rio do Antônio, em Rio do Antônio, Bahia. A experiência vivida entre os anos de 2014 e 2018, com a implantação do clube de ciências Biologia em Foco no Colégio Estadual, subsidiou os argumentos centrais apresentados ao longo desse texto. O objetivo geral da pesquisa foi propor atividades de um clube como alternativa para o fortalecimento e dinamização do ensino de ciências em escolas do município de Rio do Antônio-BA. A pesquisa está fundamentada nas abordagens qualitativas, configurando-se como uma pesquisa interativa inspirada na etnografia e na autobiografia. Este texto tem a seguinte estrutura: uma carta para Anísio Teixeira; uma breve introdução, reflexões sobre a caatinga, no capítulo III (intitulado O lampião da Caatinga e o meu umbuzeiro); o percurso metodológico é apresentado no capítulo IV; um relato de experiência sobre o surgimento do Clube de Ciências Biologia em Foco é apresentado no capítulo V; um relato de experiência sobre o projeto Filhos do Deserto é apresentado no capítulo VI; e, por fim, as considerações finais. As discussões, análises, experiências e debates aqui descritos subsidiaram a elaboração de um guia para implementação de um clube de ciências com três roteiros de atividades.
- ItemRevista Multimodais: a prática da autoria entre traços, cores e imagens(2021-08-19) Lessa, Maria Angélica Rosa Fagundes Laranjeira; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos
- ItemA Autoria na Produção de Textos Multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do Ensino Fundamental Caetité(2021-08-19) Lessa, Maria Angélica Rosa Fagundes LaranjeiraA presente dissertação intitulada “A autoria na produção de textos multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do ensino fundamental” escrita no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, considerou também os pressupostos metodológicos da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). Associada à pesquisa, este estudo teve como ações a realização de oficinas com discentes para a produção de textos multimodais e, posteriormente, a produção, por parte da pesquisadora, da revista paradidática Multimodais destinada aos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. Intenta-se compreender como a autoria é constituída e está materializada na produção de textos multimodais da turma de 9º ano A do turno matutino, matriculada no ano letivo de 2020, da Escola Municipal Senador Josaphat Marinho (Santa Maria da Vitória - BA). O objetivo primeiro consiste em analisar o processo de constituição e materialização da autoria nas produções discursivas multimodais do(a) aluno(a)-autor(a). Os objetivos específicos se alinham ao objetivo geral: i) identificar as marcas de autoria e seus efeitos de sentidos na produção dos gêneros multimodais; ii) analisar as orientações oficiais materializadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN) quanto à produção de textos multimodais com autoria; iii) executar, em uma perspectiva colaborativa, oficinas de produção de textos multimodais com a turma; iv) produzir uma revista paradidática destinada ao(à)s discente(s), contemplando a noção de autoria em textos multimodais e os dispositivos para a sua materialidade. Este estudo está pautado teoricamente nos conceitos filosóficos de autoria e função-autor de Foucault (1969), na noção de efeito-autor de Gallo (2001), na teoria do discurso e de sujeito enunciador de Pêcheux (2014) e Orlandi (2012), na concepção de multimodalidade, textualidades e cenas de enunciação de Maingueneau (2015), no conceito de policromia de Souza (2015). Constituem o corpus da pesquisa um recorte contendo cinco produções multimodais de alunos-autores. As etapas vivenciadas possibilitaram emergir noções subsunçoras, que foram agrupadas em três capítulos, a saber: i) Dimensões da autoria: alguns apontamentos históricas e epistemológicas, contendo três subseções, que abordam as concepções de Foucault, Pêcheux, Gallo, Mittmann, Orlandi e Agustini e Grigoletto; ii) Produção Verbo-Visual: linguagens imbricadas para significar, compreendendo duas subseções que versam sobre os gêneros discursivos, a prática da autoria e textualidades multimodais em Análise do Discurso; iii) A constituição da autoria em linguagem verbo-imagética: gestos de ensino e de análise, contendo três subseções, que pontuam sobre as percepções iniciais de autoria e gêneros multimodais e sobre os gestos interpretativos da constituição da autoria em gêneros multimodais. Esses capítulos estão precedidos por um relato memorialístico da pesquisadora intitulado “De estudante à professora: a autoria em desassossego”, pela abordagem contextual da pesquisa-interventiva e a pandemia e os tempos de incertezas: um diferente percurso metodológico. Destarte, apresentamos aqui, à luz dos estudos discursivos, uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) de gêneros multimodais, nas aulas de língua portuguesa e pontuamos um conjunto de dimensões que compõem a autoria, desvinculando-a da ideia de ineditismo, de genialidade e situando-a no eixo das condições que possibilitam ao sujeito-aluno(a) a passagem de sujeito-enunciador para aluno-autor.
- ItemProcesso de Leitura Literária do 9º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Caculé -BA(2021-09-01) Pereira, Girlene Rosa Viana RodriguesEsta dissertação investiga as táticas de leitura literária utilizadas por professores do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Caculé-BA. A Leitura literária pode ser uma forma interativa e significativa, ou seja, que promova o letramento literário, apesar de seu espaço ser reduzido e sua valorização mínima nesse nível de ensino. Buscamos aporte teórico nas ideias de Bakhtin (2003, 2006), que entende a linguagem como essencialmente dialógica e fruto da interação social; também nos estudos de Paulo Freire (1989, 2005), pois salienta a importância da leitura de mundo como transformação de realidade, além de Márcia Abreu (2002), Ângela Kleiman (1989, 1995, 2000, 2002a, 2002b, 2016), Marisa Lajolo (1982, 1996a, 1996b), Regina Zilberman e Marisa Lajolo (1996, 2009), Magda Soares (2008), dentre outros, que discutem a leitura como um processo de interação, autor-texto-leitor. Para conhecer o perfil de leitor dos alunos e professora de Língua Portuguesa do colégio investigado, foram utilizados questionários online. Justifica-se o questionário online devido ao momento pandêmico que o mundo está vivendo. Pandemia causada pelo novo CORONAVÍRUS, a COVID-19. Em uma sociedade grafocêntrica como a que vivemos, onde as habilidades de ler e escrever são de grande importância, exige-se, cada vez mais, leitores proficientes, de modo que elaboramos dois produtos nesta pesquisa. A primeira proposta interventiva visa ao trabalho com leitura na perspectiva do letramento literário em sala de aula. Para isso, recorremos às concepções de Rildo Cosson (2014b), em uma Sequência Didática Básica para turmas de 9º ano do ensino fundamental, a partir de dois textos base que dialogam entre si. Uma adaptação do romance Jane Eyre (1847), da escritora inglesa Charlotte Brontë, adaptado por Miécio Táti, e o conto Entre a Espada e a Rosa, de Marina Colasanti. Acreditamos que a análise da intertextualidade que envolve essas duas obras pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, vindo a proporcionar uma melhor interpretação, compreensão e desenvolvimento de habilidades de leitura e produção textual e ainda estimular a criticidade a respeito da mulher na sociedade, sua luta por igualdade. Para a realização dessa primeira proposta, tentamos elaborar oficinas para a Sequência Didática Básica, mas não foram possíveis, devido ao fechamento das escolas do município, em março de 2020, seguindo as determinações da Secretaria Municipal de Educação, orientada pela Organização Mundial de Saúde, a qual salienta que o distanciamento social é uma das medidas mais eficazes para reduzir o avanço da Covid-19. O segundo produto é a criação de uma casa da leitura na comunidade onde se encontra o Colégio Municipal Clemente Rodrigues Teixeira, um dos lócus da pesquisa. O Colégio localiza-se no município de Caculé, no estado da Bahia. A casa da leitura foi construída na comunidade, inaugurada em dezembro de 2020 e atende a um público de todas as idades. Conta com um acervo de 539 obras literárias. Concluímos, através da fala dos alunos, do professor e dos frequentadores da casa da leitura, que a literatura pode ser um forte instrumento para a formação do leitor crítico.
- ItemPensar e explorar história: 5º ano(2021-09-01) Castro, Maria Aparecida Dias; Nascimento, Jairo Carvalho do