Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 81
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI)(2021-12-16) Guimarães Júnior, Sinézio CotrimBuscou-se, neste estudo, conhecer e analisar sistematicamente as razões que provocam a desmotivação dos estudantes na aprendizagem de inglês na terceira série do ensino técnico integrado ao ensino médio. O estudo foi realizado com um grupo amostral de catorze estudantes e dez professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A complexidade dessa situação incita a (re)pensar o contexto da sala de aula e pesquisar ações propositivas que possam repercutir na conquista de motivação da aprendizagem da língua inglesa pelos estudantes. Perspectivou-se uma possível ressignificação desse processo de ensino-aprendizagem com os referidos grupos de estudantes através do diálogo proposto com eles e também com outros docentes afins, para que sejam consideradas temáticas/assuntos que são relevantes na trajetória de formação desses estudantes, e, a partir daí, possamos proceder com a adaptação e suplementação de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. Elaboramos um Manual de oficinas pedagógicas para professores(as) de língua inglesa de cursos técnicos integrados ao ensino médio, com orientações direcionadas à adaptação e suplementação de materiais didáticos no contexto da sala de aula como uma aposta que contempla a concepção do texto em sua autenticidade, uma vez que contempla as práticas cotidianas vivenciadas pelos alunos e pode ser efetivada a partir de suas preferências em relação à temática a ser abordada. Assim, trata-se de um estudo que se inclina à reflexão e à problematização do LD de LI no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais.
- ItemAfrofuturas Escreviventes(2022-06-20) Chagas, Janildes Almeida; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Zoraide Portela daEste guia juntamente com o trabalho intitulado: Daqui e de Lá - Afrofuturando em Escrevivências. Memórias e trajetos entre Brasil e África do Sul compreende o produto final proveniente do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade, Universidade do Estado da Bahia, Campus VI , Caetité. Foram ministradas oficinas de criação literária e escrita criativa chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, apresentando ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que seus participantes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemAfropedagogia infantil para educadores(2021-11-10) Rocha, Valdirene AragãoNão há como negar a importância da El como alicerce para a formação do ser humano, pois é nesta fase da vida que a criança constrói importantes referenciais sobre seu corpo, suas relações com outras crianças e com os adultos com os quais convive, razão pela qual é necessário considerar como e com que frequência essas crianças sofrem descriminação racial. Alicerçadas nesse contexto é que sugerimos a Afropedagogia Infantil para educadores com atividades antírracistas consubstanciadas numa didática negra, a fim de auxiliar os (as) professores(as) no trabalho com a diversidade racial no cotídiano escolar da El. Utilizamos para a confecção da Afropedagogia intervenção pedagógica através da contação de histórias, brincadeiras e músicas infantil que valorizam a raça negra, metodologias que possibilitam pensar o currículo infantil de forma diversificada e não como modelo embranquecido. Como recurso teórico metodológico, convocamos Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro ( 2006), Rita Fazzi (2004) e Luciete Bastos (2018) para confirmar / auxiliar nossas hipóteses sobre a educação da criança negra. Concluímos que as ações pedagógicas que não consideram as diferenças raciais na El reforçam a disseminação do racismo e do preconceito, dai a necessidade de se instituir uma pedagogia do antirracismo desde a primeira infância.
- ItemAlunas trabalhadoras na educação de jovens e adultos (EJA): o processo de escolarização e as perspectivas de trabalho(2022-11-03) Moura, Euvania Máira SilvaO trabalho com as mulheres da EJA, constitui um campo diverso por se tratar de uma modalidade de ensino destinada a receber jovens e adultas que por diferentes motivos, não concluíram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação ao longo da vida. Essa diversidade, chama atenção para aspectos educacionais, sociais, políticos e econômicos da trajetória feminina, e leva a considerar o questionamento: como ocorre os processos educativos na vida de mulheres trabalhadoras e estudantes do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos? Como objetivo, a pesquisa consistiu em conhecer e compreender os processos educativos na vida de mulheres trabalhadoras e estudantes do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos no município de Caetité, Bahia. Para o desenvolvimento teórico e metodológico foi traçado o percurso da pesquisa que se baseou na revisão bibliográfica, na qual foram abordadas as questões que envolvem a Educação e o Mundo do trabalho. No processo de produção das informações, foi empregada a entrevista semiestruturada, desenvolvida com 04 (quatro) alunas trabalhadoras do 3º Ano do Ensino Médio na EJA. O procedimento de análise utilizado, foi a Análise de Conteúdo que compreende os significados explícitos e implícitos das mensagens, verbais ou não verbais. Assim, os resultados apontaram que paralelo a práticas pedagógicas que muito mais desmotivam, a necessidade de trabalhar fala mais alto, e a escola não oferece aos alunos e alunas o que precisam. Assim, um dos fatores que provoca a saída dessas alunas da escola, é motivo para que retornem, e se fundamenta na ideia da escolarização enquanto suporte para a qualificação da força de trabalho, na tentativa de melhoria das condições de vida, por meio do aumento dos níveis de estudo. O que fica evidente é a importância da EJA enquanto modalidade de ensino, responsável por oportunizar a essas mulheres a possibilidade de concluir os estudos, mas além disso, propiciam o empoderamento e a transformação de paradigmas e de estereótipos. Os apontamentos das alunas em relação ao processo de escolarização e as perspectivas de trabalho, permitiram a produção de um cordel intitulado “Histórias de vida, contadas em cordel”, que traz o relato das alunas, destacando suas falas de maneira criativa e lúdica, ao mesmo tempo em que coloca em evidência os vários elementos que direto ou indiretamente contribuem para o desenrolar dos percursos escolares e de trabalho das estudantes. Entre as lacunas, ainda permanece o fato de que a EJA ainda se encontra no ‘gueto’ das políticas públicas, as portas que se fecham para as alunas são seladas muitas vezes pela própria escola, pelas práticas pedagógicas limitantes e que não levam em consideração que os sujeitos dessa modalidade não são quaisquer sujeitos, carregam histórias de vida marcadas por resistência.
- ItemA Autoria na Produção de Textos Multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do Ensino Fundamental Caetité(2021-08-19) Lessa, Maria Angélica Rosa Fagundes LaranjeiraA presente dissertação intitulada “A autoria na produção de textos multimodais: uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) nos anos finais do ensino fundamental” escrita no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, considerou também os pressupostos metodológicos da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol). Associada à pesquisa, este estudo teve como ações a realização de oficinas com discentes para a produção de textos multimodais e, posteriormente, a produção, por parte da pesquisadora, da revista paradidática Multimodais destinada aos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental. Intenta-se compreender como a autoria é constituída e está materializada na produção de textos multimodais da turma de 9º ano A do turno matutino, matriculada no ano letivo de 2020, da Escola Municipal Senador Josaphat Marinho (Santa Maria da Vitória - BA). O objetivo primeiro consiste em analisar o processo de constituição e materialização da autoria nas produções discursivas multimodais do(a) aluno(a)-autor(a). Os objetivos específicos se alinham ao objetivo geral: i) identificar as marcas de autoria e seus efeitos de sentidos na produção dos gêneros multimodais; ii) analisar as orientações oficiais materializadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN) quanto à produção de textos multimodais com autoria; iii) executar, em uma perspectiva colaborativa, oficinas de produção de textos multimodais com a turma; iv) produzir uma revista paradidática destinada ao(à)s discente(s), contemplando a noção de autoria em textos multimodais e os dispositivos para a sua materialidade. Este estudo está pautado teoricamente nos conceitos filosóficos de autoria e função-autor de Foucault (1969), na noção de efeito-autor de Gallo (2001), na teoria do discurso e de sujeito enunciador de Pêcheux (2014) e Orlandi (2012), na concepção de multimodalidade, textualidades e cenas de enunciação de Maingueneau (2015), no conceito de policromia de Souza (2015). Constituem o corpus da pesquisa um recorte contendo cinco produções multimodais de alunos-autores. As etapas vivenciadas possibilitaram emergir noções subsunçoras, que foram agrupadas em três capítulos, a saber: i) Dimensões da autoria: alguns apontamentos históricas e epistemológicas, contendo três subseções, que abordam as concepções de Foucault, Pêcheux, Gallo, Mittmann, Orlandi e Agustini e Grigoletto; ii) Produção Verbo-Visual: linguagens imbricadas para significar, compreendendo duas subseções que versam sobre os gêneros discursivos, a prática da autoria e textualidades multimodais em Análise do Discurso; iii) A constituição da autoria em linguagem verbo-imagética: gestos de ensino e de análise, contendo três subseções, que pontuam sobre as percepções iniciais de autoria e gêneros multimodais e sobre os gestos interpretativos da constituição da autoria em gêneros multimodais. Esses capítulos estão precedidos por um relato memorialístico da pesquisadora intitulado “De estudante à professora: a autoria em desassossego”, pela abordagem contextual da pesquisa-interventiva e a pandemia e os tempos de incertezas: um diferente percurso metodológico. Destarte, apresentamos aqui, à luz dos estudos discursivos, uma proposta para a constituição do(a) aluno(a)-autor(a) de gêneros multimodais, nas aulas de língua portuguesa e pontuamos um conjunto de dimensões que compõem a autoria, desvinculando-a da ideia de ineditismo, de genialidade e situando-a no eixo das condições que possibilitam ao sujeito-aluno(a) a passagem de sujeito-enunciador para aluno-autor.
- ItemAventura pelo conhecimento(2022-06-10) Cardoso, Glaucinéia Pinto; Rocha, Gabriela SilveiraTrabalho de dissertação intitulado “Educação Especial na EJA: processo de leitura e escrita por meio de símbolos decodificados”, desenvolvido no mestrado profissional em ensino, linguagem e sociedade (PPGELS/UNEB)
- ItemBrinquedos de sucata e estratégias para o aprendizado de crianças autistas na cidade de Guanambi – Bahia(2022-07-13) Oliveira, Suely Alves RamosA presente dissertação reflete sobre o conhecimento dos docentes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresenta uma alternativa na forma de jogos construídos com sucatas como colaboradores do aprendizado, criatividade e processo educativo das crianças com autismo matriculadas no Ensino Fundamental I do Colégio Alves, na cidade de Guanambi, Bahia. O principal objetivo é conhecer as propostas pedagógicas da escola para as crianças com autismo e em seguida, verificar repensar como elas aprendem, analisar o conceito de inclusão, revisar a legislação no tocante ao transtorno e ampliar os caminhos possíveis para o desenvolvimento com brinquedos de sucata. O TEA ainda é uma incógnita para muitos profissionais, professores e familiares. A escola, por sua vez, é o local onde a heterogeneidade social se efetiva, e a neurodiversidade pode ser observada de maneira concreta. Essa instituição, na maioria das vezes, por motivos variados, não inclui as crianças com autismo na convivência de seus pares dentro da sala de aula. Nesse sentido, é preciso salientar que ensinar para a inclusão requer instrumentos pedagógicos adequados que propiciem ações inclusivas e de cidadania. Assim, há a necessidade de que se entenda a inclusão como um processo coletivo, e não isolado. Na escola, aprende-se a reconhecer as diferenças e conviver com elas de modo a compreender o outro. Desse modo, a pesquisa perpassa pela formação docente e sua contribuição no processo inclusivo de crianças autistas. Nesse sentido, trata-se de um fator imprescindível para uma transformação na prática pedagógica adotar ferramentas mais acessíveis, como as sucatas, que podem ser reutilizadas com fins pedagógicos e ofertar ao professor e familiares uma maneira de desenvolver as habilidades necessárias na criança autista incentivando a ampliação do uso desses recursos recicláveis. Para concretizar este estudo, decidiu-se pelo método quali-quantitativo, no qual foram analisadas as condições de inclusão dos alunos com TEA por meio de questionários semiestruturados direcionados tanto aos docentes quanto aos responsáveis das crianças com TEA matriculadas no Colégio Alves, norteados pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o processo de implementação de uma educação inclusiva no referido colégio ainda esbarra em barreiras consideradas urgentes e primordiais, como ausência de sala de recursos, falta de material didático apropriado – fato que esta pesquisa se propõe a contribuir –, bem como formação docente, entre outros. É salutar destacar a busca individual dos professores em estudar e aprender sobre o tema autismo para auxiliar na adaptação de seus alunos nos ambientes escolar e social.
- ItemCaderno 1: Colegiados escolares: planejamento e atação nas políticas curriculares(2021-03-19) Teixeira, Elielson; Moreira, Núbia Regina
- ItemCaderno pedagógico para educação matemática/ socioambiental crítica do campo(2022-06-06) Brito, Tatiane Novais; Fernandes, Marinalva Nunes; D´esquivel, Márcio Oliveira
- ItemCaderno Pedagógico: Do Quilombo á Escola: Diálogos Possíveis(2022-03-11) Reis, Monacita Pinto; Silva, Genilson Ferreira da
- ItemCartilha de Brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dos
- ItemComunidade Quilombola Lagoa dos Anjos Saberes e práticas de gestão no artesanato(2022-06-02) Ataide, Naydson Manoel CostaNa intenção de contribuir com as práticas de gestão e compartilhamento de saberes/fazeres, este guia apresenta sugestões, orientações e informações, de maneira prática e simples, que possam auxiliar em alguns caminhos relacionados à produção de artesanatos e práticas de gestão, respeitando os conhecimentos e os saberes das mulheres artesãs da Comunidade Remanescente de Quilombo Lagoa dos Anjos, Candiba - BA.
- ItemA Construção da Identidade Étnico-Racial dos Estudantes Quilombolas na Escola Municipal Lino Soares - Comunidade de Curral das Várzeas , Bom Jesus da Lapa - BA.(2022-03-11) Reis, Monacita PintoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar se as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes dialogam com as especificidades étnico-raciais e culturais dos estudantes quilombolas. Através dessa análise buscou-se compreender se a escola, através das suas práticas de ensino, contribui com a construção da identidade étnico-racial dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Lino Soares, situada na comunidade de Curral das Várzeas, no município de Bom Jesus da Lapa, localizado no Território de Identidade do Velho Chico. Para a realização da pesquisa, utilizamos como fonte de pesquisa documentos escolares, questionários, formulários e entrevistas com gestores, professores, estudantes e moradores das comunidades. Os dados coletados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo. Com o olhar voltado para as práticas pedagógicas adotadas nos lócus onde a pesquisa foi realizada, os resultados revelaram a necessidade de construir uma proposta pedagógica que seja capaz de ressignificar o modelo de ensino vigente e, como isso, contemplar os diferentes saberes presentes na sala de aula e contribuir na construção da identidade étnico-racial dos estudantes.
- ItemContribuições da pedagogia da equidade racial para o enfrentamento do racismo escolar na educação infantil, do Distrito de Umburanas, em Brumado- BA(2021-11-10) Rocha, Valdirene AragãoAdentramos no “chão da escola” nas três turmas da Educação Infantil, do Maternal, Pré I e Pré II (03 a 05 anos), com o objetivo central de analisar: se os conteúdos trabalhados têm a abordagem pedagógica da temática racial no cotidiano das aulas. Utilizamos a observação participante, entrevistas semiestruturadas com as professoras das turmas e com os funcionários da escola e análise documental (planos diários de aulas). Configurando, portanto, uma pesquisa com viés etnográfico, com a duração de oito meses alternados de 2020/2021. A pesquisa aconteceu na modalidade híbrida, devido ao processo pandêmico da covid-19. Buscou compreender quais as: Contribuições da Pedagogia da Equidade Racial para o Enfrentamento do Racismo na Educação Infantil, do distrito de Umburanas, Brumado – Brasil. No percurso, percebemos que tais contribuições, são quase inexistentes. A criança negra, ainda, é invisibilizada e silenciada no cotidiano da Educação Infantil. Como recurso teórico metodológico afrorreferenciado, convocamos Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro (2006), Rita Fazzi (2004), Luciete Bastos (2018) e Kiussam de Oliveira (2019) para confirmar/fundamentar nossas hipóteses sobre a educação da criança negra. E para enegrecer a produção da Afropedagogia, trouxemos as contribuições pretagógicas e decoloniais da Pretagogia, Sandra Pétit (2011), da Pedagoginga, Allan da Rosa (2013), da Pedagogia das Encruzilhadas, Luiz Rufino (2018), e da Pedagogia Feminista Negra, Núbia Moreira (2011) e bell hooks (2019), mulheres negras brasileiras e afrodiaspórica que nos ajudaram a pensar a educação de gênero sob o viés da raça. Com o intuito de significar a pesquisa, construímos um caderno de atividades que denominamos Afropedagogia Infantil para Educadores. Nele, sugerimos atividades antirracistas consubstanciadas numa didática negra, a fim contribuir com os(as) professores(as) no trabalho com a diversidade racial no cotidiano escolar da educação infantil. Nele, resignificamos histórias, brincadeiras e músicas do repertório popular e infantil, introduzindo contos africanos, diaspóricos e afro-brasileiros que valorizam a raça negra e metodologias que possibilitaram pensar o currículo infantil de forma diversificada e não como modelo único e embranquecido. A devoluta da testagem do produto foi muito positiva. Concluímos que as ações pedagógicas que não consideram as diferenças raciais na educação infantil reforçam a disseminação do racismo e do preconceito, daí a necessidade de se instituir uma Afropedagogia Infantil e antirracista desde a primeira infância. Esta experiência é uma no pluriverso imenso de possibilidades de uma educação contra hegemônica, contraofensiva e decolonial, sob os pilares da “cosmosensação”, evidenciando que o conhecimento e a aprendizagem ocorrem em qualquer espaço e nível de ensino e é experienciado por todas as partes do nosso corpo e por todos os sentidos.
- ItemDaqui e de lá. Afrofuturando em escrevivências. Memórias e trajetos de um encontro entre Brasil e África do Sul(2022-06-20) Chagas, Janildes AlmeidaNas concepções de espaço predominantes no cotidiano escolar, nem sempre há lugar para um saber diverso do institucionalizado, as chamadas contra-histórias. As noções que a escola atual privilegia são genéricas, globais, distantes das diversidades de vivências do espaço e por vezes das diversidades de coletivos sociais. Por esses motivos, as práticas educativas necessitam de constantes revisões. Se compreendermos que a escola é um espaço de socialização de identidades e valores, a questão que vêm à tona é: Como, então, levar à sala de aula as contra-narrativas que estabelecem a intersecção do progresso com a história, da memória com a tradição, da tecnologia com a inovação do povo negro e da cultura diaspórica? Frente a tal indagação, nesse trabalho, a Escrevivência e o Afrofuturismo são assumidos como dispositivos para a escrita de um romance. As personagens da narrativa são as vozes discursivas e responsivas do diálogo que a sua autora se propôs a construir com as referências dessa pesquisa e suas memórias e vivências dentro e fora das salas de aulas do Brasil e África do Sul. Como produto educacional foram propostas oficinas de criação literária e escrita criativa – chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, tendo como público-alvo prioritário: docentes negras de escolas públicas, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, dotando-as de ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que essas docentes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemDebaixo d’água: a inundação da comunidade quilombola de Riacho das Pedras, Rio de Contas-Bahia(2021-12-22) Barbosa, Antônio CláudioA pesquisa que realizamos está relacionada à construção da Barragem Luiz Vieira em 1983, no município de Rio de Contas Bahia, que inundou a Comunidade Quilombola de Riacho das Pedras, e provocou sérios danos às outras duas comunidades, Barra e Bananal. As comunidades de Barra e Bananal sofreram mudanças graves, pois o rio que ali passava foi desviado alagando as mais férteis terras dessas comunidades. Já Riacho das Pedras teve menos sorte e foi extinta, encoberta quase por completo pelo espelho d’agua da barragem ficando algumas partes fora d’agua. Mas não havendo condições plausíveis de habitação, os moradores foram forçados a deixar seus territórios ancestrais para tentar a sorte em localidades próximas na periferia de Rio de Contas e até lugares mais distantes como o Estado de São Paulo. Objetivamos analisar o processo da construção da Barragem relacionado esta construção ao Racismo entranhado na estrutura deste país. Realizamos uma pesquisa Qualitativa com base em História Oral, contudo, muito nos dedicamos à análise de documental. Entrevistas Semiestruturadas foram realizadas com moradores das Comunidades afetadas sendo Quilombolas ou não, as entrevistas não foram feitas com crianças. É reluzente o descaso do órgão responsável pela obra, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) que prometeu às comunidades uma série de melhorias e que por certo não foram realizadas, como quadras esportivas, posto de saúde, obras de saneamento básico, dentre outras. Terras alagadas, vidas espalhadas divididas, a memória sufocada em baixo d’água. Este descaso envolve seres humanos, a fauna e a flora e ainda aspectos culturais deste povo que vive naquele território há séculos, em nosso entendimento está lastreado na estrutura racista que existe e prepondera em nosso país, daí uma das razões para fazermos esta pesquisa.
- ItemDesafios para uma educação que constitua e fortaleça a identidade afro-brasileira no quilombo Santo Inácio – Ibiassucê – Bahia(2022-03-10) Rocha, Eliete Freitas daEsta pesquisa procurou investigar os desafios para uma educação que constitua e fortaleça a identidade afro-brasileira no Quilombo Santo Inácio, tendo como objetivo principal analisar como a Escola Quilombola Egídio de Brito Gondim tem lidado, em seu cotidiano pedagógico, com a Lei Federal nº 10.639/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para a Educação Escolar Quilombola em relação à constituição da identidade afro-brasileira dos quilombolas de Santo Inácio, comunidade na qual a escola está inserida. A metodologia de pesquisa enfatizou a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, e teve como instrumentos: aplicação de questionários e entrevistas através do Google Forms, Whatsapp, e e-mails, além de análise documental, registros diversos e maior conhecimento da experiência dos participantes, com registro em caderno de campo das informações adquiridas. Como produto final, foi elaborado um Caderno Pedagógico voltado para o quinto ano do Ensino Fundamental da escola investigada, com o intuito de oferecer apoio pedagógico para a prática de uma educação escolar quilombola e étnico-racial contextualizada, na perspectiva da Lei 10.639 e diretrizes afins, sempre pautada no sentido de fortalecer as identidades afrobrasileiras.
- ItemOs direitos trabalhistas dos professores no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)(2022-11-03) Souza, Érica Vieira; Costa, Glauber Barros AlvesOrigem do Produto Educacional: Trabalho de Disseação intitulado “A precarização do trabalho docente na Bahia: uma análise geográca e crítica para o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)”, desenvolvido no Mestrado Prossional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB-Campus VI)
- ItemDiversity: tecnologia digital como ferramenta de ensino e aprendizagem(2021-12-20) Gomes, Edilane de Jesus; Santos, Janaina de Jesus
- ItemEducação de jovens e adultos e violência contra mulheres no Alto Sertão da Bahia(2020-12-21) Jesus, Adelice Pereira deFalar sobre gênero e seus imbricamentos é um desafio necessário para compreendermos aspectos da organização das relações humanas ao longo da história. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de saúde, movimentos, integridade e performances corporais, na busca de contribuir com a visibilidade dessas mulheres como pessoas de direito, capazes, como agentes sociais, e buscando, ainda, disseminar as culturas de respeito, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da confecção de um manual de oficinas pedagógicas para o ensino das relações de gênero na EJA, com realização de três formações presenciais, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práticas de respeito, justiça e valorização das mulheres na sociedade montealtense e proporcionar a 80% do alunado da EJA de 7º/8ºano momentos de aprendizagens capazes de atenuar o índice de violência contra as mulheres, no âmbito do município de P. Monte Alto. Para realizar este estudo, buscamos aparato teórico em autoras que discutem as questões de gênero, tais como SOIHET(1997), LOURO (1997) e SCOTT (1990) e com isso esta pesquisa consiste na promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para auxiliar na superação da desigualdade de gênero, incentivando a cultura da visibilidade, protagonismo e território da mulher em detrimento da cultura de violência, da submissão feminina, por meio de ações voluntariadas e contribuintes para autonomia, cidadania e saúde da mulher. Esperamos promover a compreensão da desigualdade de gênero e capacitar mulheres e homens quanto a compreensão a respeito da lei Maria da Penha, bem como propiciar o conhecimento de ambos, enquanto sujeitos autônomos e construtores históricos de uma nova concepção de gênero. Pretende-se, ainda, mobilizar outras compreensões de corpo e produtividade de gênero e dar visibilidade às mulheres como pessoas de direito no âmbito do município montealtense. Em cada uma das fases organizamos registros escritos, fotográficos e em vídeo, respeitando as diretrizes éticas que conduzem tal ação, de modo a subsidiar as produções de artigos científicos para publicação em evento externo, interno e/ou em revistas da área.