Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA extensão como eixo transversal do ensino(2012) Martins, Nilza da Silva; Santos, Cleonice Ferreira; Santos, Jadeíres Carneiro; Silva, Queina de Lima
- ItemOs desafios da formação docente para as escolas do campo(2019-04-01) Martins, Nilza da Silva; Guedes, Marilde QueirozA presente comunicação é parte de uma Pesquisa em desenvolvimento intitulada Tecendo Saberes: a relação da Universidade do Estado da Bahia – campus Barreiras com as práticas de educação do campo no Território da Bacia do Rio Grande – BA, coordenado por dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Educação do Campo (GEPEC) e Grupo de Formação de Professores e Currículo (FORPEC). O recorte deste texto evoca os desafios da formação profissional dos docentes que atuam na escola do campo. A territorialidade desta pesquisa está assentada no município de São Desidério (BA), especificamente nas 31 escolas do campo responsáveis por 74% da educação municipal.
- ItemA evasão nos cursos de Licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no Oeste da Bahia(2019-04-01) Anjos, Ana Paula Souza do Prado; Martins, Nilza da silva; Pignata, Emília Karla de Araújo AmaralObserva-se, atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano, pode interferir na disponibilidade e na qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam não só para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como para a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.
- ItemCurrículo e cotas: repercussões na formação de alunos para a pluralidade(2019-04-01) Di Assis, Carolina; Martins, Nilza da silvaEsta comunicação se insere no Eixo 2: Política e Gestão da Educação Superior. O presente trabalho visa responder à seguinte inquietação: é possível que o currículo das universidades discuta criticamente as atuais condições da sociedade, especialmente no que concerne à hodierna configuração plural do ensino superior brasileiro? O texto em foco tem como objetivo discutir o entrelaçamento entre política de cotas e política curricular e suas implicações para o ensino superior brasileiro. Para atender a este objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que fundamenta todas as reflexões presentes neste estudo, recorrendo aos autores Moreira e Tadeu (2011); Foucault (2005); Lopes e Macedo (2011); Apple (2011); Silva (1999) entre outros.
- ItemO prazer e o hábito pela leitura: um diálogo com alunos do 5º ano de duas escolas públicas do município de Barreiras-Bahia(2021-06-11) Souza, Flavio Henrique Ribeiro de; Rodrigues, Iana Carla Teixeira da CruzEsta produção monográfica trata da importância que o prazer e o hábito da leitura exercem na vida cotidiana dos leitores. Toma como referência estudos de autores como Paulo Freire (2011), Magda Soares (2001), Ângela Kleiman (2004) e utiliza de algumas outras leituras complementares. Decidimos pensar sobre a leitura na perspectiva do prazer e do hábito como aspectos propícios à formação do sujeito leitor ativo, quando estas vêm a ser uma prática impelida ainda precocemente durante o ensino fundamental ou mesmo em etapas anteriores. Contudo, a escola deve exercer um papel de extrema seriedade nesta prática, que é fundamental para o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Deste modo, através da análise de questionários e formulários aplicados a alunos e professores de escolas públicas, buscamos responder aos questionamentos que nortearam este estudo são eles: alunos do 5º ano de duas escolas públicas do município de Barreiras-Bahia têm o hábito da leitura e, consequentemente, evidenciam ter prazer por esta prática? Existem propostas metodológicas de incentivo à formação de leitores nestas instituições? Assim, foi possível inferir o quanto a leitura tem sido impregnada nas práticas educativas e sociais destes leitores em construção. Quanto ao prazer e o habito da leitura, podemos concluir que estes elementos constituem um meio essencial para o aprendizado, uma vez que garantem benefícios imensuráveis, como o desenvolvimento da capacidade cognitiva, aumento do repertório vocabular, despertar do senso crítico, dentre outros, primordiais para o progresso do sujeito ao longo de toda a vida, uma vez que a leitura é mais do que um hábito, é paixão, é gosto, é alegria.
- ItemEvasão na EJA em uma escola do campo: desafios e perspectivas(2021-06-22) Barbosa, Juliana Sales Henrique; Santos, Maíra Rocha dosEste estudo objetiva compreender as principais causas de evasão dos alunos da EJA, a partir do questionamento sobre os motivos que levam a evasão dos alunos da EJA dos eixos II, III e IV de uma escola localizada em um assentamento de Reforma Agrária no município de Riachão das Neves-BA. Foi utilizada uma abordagem qualitativa tomando como instrumento de coleta de dados um questionário para os discentes, no qual foi possível traçar o perfil cultural e econômico dos alunos, bem como analisar a partir da ótica destes as principais causas que levam a evasão da EJA. Para os docentes foi elaborado também um questionário através do qual foi possível avaliar o perfil dos professores das turmas pesquisadas e como eles analisam os motivos da evasão. Foram utilizadas como referências contribuições de Arroyo (2017) que aborda questões ligadas aos alunos da EJA como sujeitos de direitos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996) que traz as finalidades para a Educação de Jovens e Adultos, as Resoluções n° 11/2000 e n° 01/2021 que instituíram as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e que normatizam e orientam o planejamento curricular das escolas, Caldart (2005) que busca compreender o lugar da escola na Educação do Campo, entre outros. Ao longo da pesquisa percebeu-se que vários fatores contribuem para a evasão dos Jovens e Adultos nas escolas. Considera-se importante a existência de politicas públicas voltadas para a permanência destes alunos na escola e que o ensino ofertado possibilite a formação de sujeitos críticos e participativos dos processos de transformação da sua realidade.
- ItemEducação infantil: reflexões sobre a relação entre espaço, ludicidade e desenvolvimento(2021-06-29) Gama, Felipe Marinho; Da Silva, Jonathas CamposEste trabalho objetivou compreender a relação entre o espaço físico, a ludicidade e o desenvolvimento infantil, a partir das percepções e experiências vivenciadas junto às professoras e coordenadora pedagógica que atuam na Educação Infantil. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo (online) de base qualitativa, tendo como principal diálogo as discussões de Áries, (1978), Piaget (1994), Vygotsky (1991), Zabalza (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2017) com as participantes da pesquisa. As discussões apresentadas neste estudo revelaram que a infância além de ser a primeira etapa da educação infantil é também a primeira fase da vida humana, e que seu desenvolvimento será resultado do quanto compreendemos que esta fase é à base do aprendizado da criança. Cabe ao professor mediar situações de aprendizagens levando em consideração que a criança é um sujeito histórico-social de direitos e que ela é munida de conhecimento oriundo de sua relação com o meio e com o outro. Entende-se que a infância é uma fase com muitas particularidades que perpassa desde a mediação de conhecimento articulado ao currículo, a ludicidade e as suas necessidades especificas que primam pela organização de um espaço amplo e estimulador, bem como seguro e aconchegante para que viabilizem condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento da criança.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemA Relação entre o estresse infantil e o desempenho escolar no ensino fundamental I(2021-07-14) Jesus, Siomara do Amaral Sobreira de; Barbosa, Thamires Danuse SilvaA realidade dos tempos contemporâneos trouxe consigo aspectos positivos, contudo, também agrega pressão, cobrança excessiva, agitação, e um fator sócio-ambiental chamado estresse que também acomete a infância. ele prejudica o desenvolvimento mental, social e motor da criança, podendo interferir no desempenho escolar. A partir do exposto objetivamos compreender as interferências do estresse infantil no desempenho escolar, para alunos do ensino fundamental I. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos específicos: identificar as possíveis causas do estresse infantil, destacar estrategias que podem ser utilizadas pelo professor para prevenir o estresse escolar; e finalmente, relacionar o estresse das crianças do ensino fundamental I com o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que buscou apoio nos fundamentos de Lipp, Lucarelli e Bignotto, principalmente. Constatamos que o conhecimento desse tema auxilia os professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção pedagógica que oferece bases e subsídios para que os alunos se desenvolvam e lidem com situações estressoras as quais são submetidas.
- ItemCaminhos para alfabetizar: procedimentos metodológicos utilizados por uma professora de escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães - Bahia(2021-07-14) Souza, Greice Kelle Mendes de; Carvalho, Kaline BarretoEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos utilizados por uma professora alfabetizadora atuante no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. A metodologia utilizada na pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo. Além das observações efetuadas, aplicamos um questionário com 9 questões objetivas e subjetivas à professora participante, como forma de entender a sua escolha pelos procedimentos metodológicos utilizados, suas expectativas e dificuldades no fazer pedagógico. Como marco teórico nos baseamos nos estudos de Ferreiro e Teberosk (1999) Cagliari (1998), Soares (1999, 2004), Bordignon e Paim (2017), Galvão e Leal (2005), entre outros. As considerações finais apontam que a professora não utiliza apenas uma metodologia, mas usa métodos mistos, aplicando métodos sintéticos e analíticos em sua prática pedagógica, evidenciando assim, que todos os métodos têm seus fundamentos, privilegiar um e subestimar os demais é um equívoco que devemos superar. Nesse sentido, proporcionar uma alfabetização articulada ao letramento é o que vai fazer a diferença na escolarização das crianças.
- ItemA presença da música na história da infância no Brasil: um olhar para Educação Infantil brasileira.(2021-07-15) Jesus, Edilene de Souza de; Rodrigues, Kalline Joane da CruzO presente trabalho traz uma abordagem sobre a presença da música na história da infância no Brasil, tendo como objetivo analisar como essa se fez presente na história da educação brasileira ao longo dos anos e, qual a contribuição que a mesma trouxe e traz até os dias atuais, em especial para a educação infantil. A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica e os dados foram analisados em três períodos: Brasil Colonial, Imperial e República, com vistas a identificar como a música esteve presente nesses contextos. Foi perceptível que desde os tempos coloniais este recurso era utilizado na catequização dos indígenas. No Império ela aparece na reformulação das leis educacionais e na República passa a ser mais presente nas escolas. Com isso, a música como auxílio educativo está bastante presente no ensino, em especial na Educação Infantil. Ela auxilia no desenvolvimento linguístico, cultural, na criatividade, coordenação motora, na afetividade, socialização e entre outros aspectos, sendo um recurso primordial na educação das crianças.
- ItemAs concepções do papel da escola nos projetos políticos pedagógicos do ensino fundamental de algumas escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-Ba e Barreiras-Ba(2021-07-15) Aquino, Helga Fernandes da Silva de; Barbosa, Sande SantanaO presente estudo teve como principal objetivo investigar a concepção do papel da escola e a estrutura organizacional dos projetos políticos pedagógicos - PPPs pertencentes a 8 (oito) escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-BA e Barreiras-BA. Para tanto, destacamos a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola presentes nos PPPs, e comparamos com a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola elaborado através do referencial teórico que teve como base os teóricos Forquin (1993), Libâneo (2019), Saviani (2016), Silva (2014), Tardif (2014) e Veiga (2008). Utilizamos a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam que dos oitos PPPs pesquisados 3 (três) apresentam o papel da escola em conformidade com o nosso referencial teórico, e 5 (cinco) deles não estão em conformidade.
- ItemA relação entre o estresse infantil e o desempenho escolar no ensino fundamental I(2021-07-15) Jesus, Siomara Amaral Sobreira de; Barbosa, Thamires Danuse SilvaA realidade dos tempos contemporâneos trouxe consigo aspectos positivos, contudo, também agrega pressão, cobrança excessiva, agitação, e um fator sócio-ambiental chamado estresse que também acomete a infância.Ele prejudica o desenvolvimento mental, social e motor da criança, podendo interferir no desempenho escolar. A partir do exposto objetivamos compreender as interferências do estresse infantil no desempenho escolar, para alunos do ensino fundamental I. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos específicos: identificar as possíveis causas do estresse infantil, destacar estratégias que podem ser utilizadas pelo professor para prevenir o estresse escolar; e finalmente, relacionar o estresse das crianças do ensino fundamental I com o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que buscou apoio nos fundamentos de Lipp, Lucarelli e Bignotto, principalmente. Constatamos que o conhecimento desse tema auxilia os professores a tomarem conhecimento da importância da intervenção pedagógica que oferece bases e subsídios para que os alunos se desenvolvam e lidem com situações estressoras as quais são submetidas.
- ItemFormação de leitores e escritores proficientes no ensino fundamental I (remoto): uma prática em construção(2021-07-15) Santos, Elane Pereira dos; Silva, Elitânia daO presente trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo geral foi diagnosticar no planejamento do professor o desenvolvimento de habilidades metodológicas para formação de leitores e escritores proficientes no ensino (remoto). Foram analisados quatro Planos de ação das atividades presenciais / remotas quinzenais da Secretária de Educação do Município, bem como aplicação de questionário. Nesse sentido, consideram-se os aspectos: ensino fundamental, habilidades da BNCC e formação de leitores e escritores no ensino remoto. Os resultados mostraram que existe de fato um planejamento voltado para as normas legais existentes no âmbito educacional, porém é notório que a diversidade existente em nossa sociedade no que diz respeito à qualidade de vida, cultura, acesso às informações entre outros requisitos deixam muito a desejar, e isso interfere diretamente na proposta de ensino remoto, o qual é vivenciado atualmente. Dessa forma, entende-se que para a formação do aluno, como bom leitor e escritor não adianta somente planejar tecnicamente seguindo normas e critérios políticos já estabelecidos, mas é uma situação que vai além do contexto escolar, é algo social que deve ser refletido e reavaliado por todos aqueles que estão de fato envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemAvaliação da aprendizagem: da concepção à prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental(2021-07-15) Cruz, Jefferson da Silva; Rodrigues, Eliane da Silva SouzaEsta pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para professores que atuam no 4ª e 5º ano do ensino fundamental, em escolas da rede municipal da cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o processo de avaliação e de que forma a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem pode interferir no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em alguns teóricos, dentre eles: Luckesi (1997; 2005), Tardif (2002; 2006; 2014), Rossit e Storani (2010), Hoffmann (2018; 2019) e Villas Boas (2019), os quais abordam sobre a temática avaliação da aprendizagem, como também, dialogam essa com a formação docente, na perspectiva de promover a avaliação em sua real essência, processual e continua. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito ao ato avaliativo, como sendo aquele que subsidia a prática docente com o objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas em seu percurso, em busca de que se concretizem as aprendizagens não alcançadas, logo, seja consolidado o processo de aquisição de conhecimento. Ainda, este estudo pôde contribuir com a compreensão de que a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem refletirá de forma significativa no desenvolvimento de todo seu trabalho pedagógico, tendo em vista que os seus procedimentos de avaliação, assim como as teorias ou tendências pedagógicas que orientam a sua prática, de forma consciente ou inconscientemente estará norteando o desenvolvimento do ser labor pedagógico.
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemO ensino remoto e contação de história na educação infantil: uma prática possível e necessária.(2021-07-19) Cordeiro, Angélica Ladine dos Santos; Tiano, Fabrícia Fernanda dos SantosEm decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), houve a necessidade do isolamento social, ocasionando o fechamento das escolas de Educação Infantil (EI), promovendo mudanças no processo de ensinar e aprender. Nessas circunstâncias, as providências do poder público, frente à pandemia, foi optar pelo uso da tecnologia, aderindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como ferramenta para o desenvolvimento das aulas. Na Educação Infantil, a contação de histórias tem papel imprencíndivel no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, e nas aulas remotas não é diferente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e teve como objetivo geral compreender a prática da contação de histórias na Educação Infantil no ensino remoto emergencial, em seus objetivos específicos buscou-se analisar a progressão do Ensino Remoto Emergencial na EI; pontuar a importância da contação de história para formação do pequeno leitor e escritor; apresentar as características dos livros de literatura adotados na educação infantil e verificar a participação dos alunos de educação infantil no momento da contação de histórias. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de análise descritivo. Foi realizada a aplicação de questionário de forma remota às professoras, como também análise documental. Autores como Abramovich (1993), Rodrigues (2005), Moraes et al (2021), Moran (2020), Lücke (2009), Creswell (2010), Chizzoti (2003), Gil (1999), Lüdke; André (1986) e outros, foram relevantes com seus conhecimentos mediante as suas obras, na mediação de saberes, dando sentido e fundamentação ao desenvolvimento teórico do estudo. A partir da pesquisa, os resultados evidenciaram que as professoras se esforçam no que se refere a adequação, à aquisição do ensino remoto no desenvolvimento das aulas, bem como a capacidade de desenvolvimento da contação de histórias. O estudo revelou que é possível sim a concretização da contação de histórias junto ao ensino remoto, visto que há desafios a serem enfrentados. Constatou-se também que as educadoras, por valorizarem essa prática, são aceitas com facilidade pelas crianças, e em decorrência disso, suas contações tornam o ambiente mais lúdico, acolhecor e participativo.
- ItemDireitos de aprendizagens e o processo de alfabetização: o lugar da educação infantil em classes multisseriadas(2021-07-19) Gomes, Patrícia Reinaldo; Souza, Vanuza Macedo deO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como professoras de duas classes multisseriadas do campo, localizadas no município de Barreiras-BA, compreendem os direitos de aprendizagem da criança da educação infantil e os processos de alfabetização. O primeiro capítulo aborda a revisão de literatura construída ao longo do processo de construção deste trabalho. O segundo, apresenta a metodologia utilizada na pesquisa de campo realizada, que foi de abordagem qualitativa, a qual contou com a participação de duas professoras que responderam a um questionário e também que nos concederam espaço para a realização de uma observação nas classes em que atuam, ocorrida no ano de 2019. O terceiro capítulo aborda os resultados obtidos através das análises dos dados coletados. As considerações finais apontam que os alunos da educação infantil do campo estão expostos à antecipação do processo de alfabetização sistemática. Aborda também que esses alunos não estão tendo os direitos de aprendizagens plenamente contemplados, como propõe a Base Nacional Comum Curricular, direitos que são de extrema importância para o desenvolvimento desses alunos.
- ItemA graduação em pedagogia como base de ensino sobre relações de gênero a partir da concepção das discentes.(2021-07-19) Santos, Clea Gomes de Abreu dos; Alcantara, Janaina de oliveira deEssa pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para alunos que estão cursando pedagogia do início, meio e final da graduação, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IX na cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o desenvolvimento das concepções de educação no que diz respeito às relações de gênero, entre estudantes da formação inicial em pedagogia. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em algumas teóricas, dentre elas: Hooks (2013-2017-2019), Auad (2016), Priore (2004), Suhr (2011) e Guacira Lopes (2000), os quais abordam sobre a temática relações de gênero, que também dialogam com a formação docente, na perspectiva de promover discussões sobre refletir criticamente a respeito do conceito de relações de gênero para a educação. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito as relações de gênero no processo de graduação das pedagogas, como sendo aquele que subsidia a pratica docente com objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas de seu percurso, as inquietações foram fomentadas a partir das observações do trabalho docente e seus desdobramentos na formação inicial das pedagogas, acreditarmos que a pedagogia tem o poder de mudar ideias e pensamento.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.