Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemO atendimento em uma creche municipal na cidade de Barreiras – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2022-07-29) Mendes, Luisa Andrade; Araújo, Patrícia Gabryelle AlcântaraO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. A análise evidencia que 3 (três) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 1 (um) elemento não está de acordo, no entanto, em sua grande maioria, os elementos estão de acordo parcialmente.
- ItemO atendimento em uma creche na cidade de Barreiras- Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento integral da criança(2022-08-03) Silveira, Jaíne Andrade MartinsO estudo teve como principal objetivo analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 10 (dez) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 5 (cinco) elementos estão de acordo parcial e 3 (três) dos elementos da estrutura da creche inexistem.
- ItemAvaliação da aprendizagem: da concepção à prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental(2021-07-15) Cruz, Jefferson da Silva; Rodrigues, Eliane da Silva SouzaEsta pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para professores que atuam no 4ª e 5º ano do ensino fundamental, em escolas da rede municipal da cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o processo de avaliação e de que forma a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem pode interferir no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em alguns teóricos, dentre eles: Luckesi (1997; 2005), Tardif (2002; 2006; 2014), Rossit e Storani (2010), Hoffmann (2018; 2019) e Villas Boas (2019), os quais abordam sobre a temática avaliação da aprendizagem, como também, dialogam essa com a formação docente, na perspectiva de promover a avaliação em sua real essência, processual e continua. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito ao ato avaliativo, como sendo aquele que subsidia a prática docente com o objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas em seu percurso, em busca de que se concretizem as aprendizagens não alcançadas, logo, seja consolidado o processo de aquisição de conhecimento. Ainda, este estudo pôde contribuir com a compreensão de que a concepção do professor acerca da avaliação da aprendizagem refletirá de forma significativa no desenvolvimento de todo seu trabalho pedagógico, tendo em vista que os seus procedimentos de avaliação, assim como as teorias ou tendências pedagógicas que orientam a sua prática, de forma consciente ou inconscientemente estará norteando o desenvolvimento do ser labor pedagógico.
- ItemCaminhos para alfabetizar: procedimentos metodológicos utilizados por uma professora de escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães - Bahia(2021-07-14) Souza, Greice Kelle Mendes de; Carvalho, Kaline BarretoEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos utilizados por uma professora alfabetizadora atuante no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. A metodologia utilizada na pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo. Além das observações efetuadas, aplicamos um questionário com 9 questões objetivas e subjetivas à professora participante, como forma de entender a sua escolha pelos procedimentos metodológicos utilizados, suas expectativas e dificuldades no fazer pedagógico. Como marco teórico nos baseamos nos estudos de Ferreiro e Teberosk (1999) Cagliari (1998), Soares (1999, 2004), Bordignon e Paim (2017), Galvão e Leal (2005), entre outros. As considerações finais apontam que a professora não utiliza apenas uma metodologia, mas usa métodos mistos, aplicando métodos sintéticos e analíticos em sua prática pedagógica, evidenciando assim, que todos os métodos têm seus fundamentos, privilegiar um e subestimar os demais é um equívoco que devemos superar. Nesse sentido, proporcionar uma alfabetização articulada ao letramento é o que vai fazer a diferença na escolarização das crianças.
- ItemA concepção dos professores sobre o papel da família em relação ao ensino remoto no contexto da pandemia(2021-07-22) Xavier, Eliana Santos; Rodrigues, Veridiana de SantanaO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objeto é analisar a concepção dos professores sobre a participação da família no processo de ensino e aprendizagem nas aulas remotas, durante a pandemia. Para tanto, o primeiro capítulo sustenta o referencial teórico, em que sintetiza a ideia de concepção, enfatiza a importância das relações família/escola, professor/aluno para o processo de ensino/aprendizagem e contextualiza sobre as aulas remotas durante a pandemia. O segundo capítulo apresenta a metodologia utilizada nessa pesquisa, na qual pautou-se na aplicação de questionário a um grupo de professores, que são alunos e ex-alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IX, que atuam como professores na rede privada de ensino nos municípios de Barreiras e Cotegipe, situados na região Oeste da Bahia, por meio da ferramenta digital Google Forms. E o terceiro capítulo aborda os resultados obtidos através das análises. Por meio das considerações finais, constatou-se que a concepção dos professores sobre a participação da família no processo de ensino e aprendizagem nas aulas remotas, durante a pandemia, pauta-se em e considerar que, em boa parte dos casos, se estabelece uma relação positiva de troca e de parceria. Essas considerações concluem, também, o seguinte: segundo o que se colheu dos questionamentos referentes às dificuldades neste processo de ensino remoto, a família não aparece como agente causador das mesmas.
- ItemAs concepções do papel da escola nos projetos políticos pedagógicos do ensino fundamental de algumas escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-Ba e Barreiras-Ba(2021-07-15) Aquino, Helga Fernandes da Silva de; Barbosa, Sande SantanaO presente estudo teve como principal objetivo investigar a concepção do papel da escola e a estrutura organizacional dos projetos políticos pedagógicos - PPPs pertencentes a 8 (oito) escolas municipais das cidades de Riachão das Neves-BA e Barreiras-BA. Para tanto, destacamos a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola presentes nos PPPs, e comparamos com a estrutura organizacional e o conceito do papel da escola elaborado através do referencial teórico que teve como base os teóricos Forquin (1993), Libâneo (2019), Saviani (2016), Silva (2014), Tardif (2014) e Veiga (2008). Utilizamos a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam que dos oitos PPPs pesquisados 3 (três) apresentam o papel da escola em conformidade com o nosso referencial teórico, e 5 (cinco) deles não estão em conformidade.
- ItemConselho de classe como parte do processo de avaliação: espaço de diagnóstico para intervenção na prática educativa(2022-07-28) Souza, Adegliane Machado de; Oliveira, Deusiene Vieira da CruzO presente trabalho teve como objetivo, conhecer as ações e intervenções do conselho de classe como parte do processo de avaliação na prática educativa. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo, com estudo e análise de documentos legais, Projeto Político Pedagógico (PPP), livros de atas e o regimento municipal. Para delineamento desse trabalho contamos com o referencial teórico, a observação no conselho de classe, entrevistas com os profissionais da educação, leitura e análise de dados dos documentos oficias. Como embasamento teórico que fundamentou nosso trabalho, temos os principais autores: Ludke; André (1986), Depresbiteris (2001), Cruz (2005), Guerra (2010), Lukesi (2021). Posteriormente, abordamos a necessidade do conselho de classe está alicerçado no (PPP) da escola, uma vez que este esteja em consonância com regimento comum da rede municipal de ensino das escolas de Barreiras-BA. Destacamos a importância do conselho de classe em que a essência seja a avaliação do aluno. Nessa compreensão, a avaliação e autoavaliação estão interligadas nesse processo de ensino aprendizagem.
- ItemContribuições da avaliação institucional para o desenvolvimento do trabalho pedagógico: desafios e perspectivas(2021-07-27) Brandão, Tatiara Sena de Carvalho; Silva, Yara Monteiro daEsse trabalho objetivou investigar quais as contribuições da avaliação institucional para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com seus desafios e perspectivas, com base na revisão de literatura. Para tanto foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, baseada em análises descritivas sobre a avaliação institucional, a exploração de artigos, livros e dissertações. A base epistemológica desta investigação foram as discussões de Dias (2005), Fernandes (2007), Estebam (2008), Freitas (2009) e Lück (2012) que abordam acerca do contexto histórico, importância, conceitos, concepções, princípios, gestão democrática e fundamentos legais que regem a avaliação institucional no contexto escolar. As discussões apresentadas neste estudo revelaram que a avaliação institucional contribui de forma significativa nos processos de desenvolvimento do trabalho pedagógico para o ensino e aprendizagem dos indivíduos. Entende-se que por meio do desenvolvimento dos processos de avaliação institucional no âmbito escolar é possível implementar uma cultura de avaliação, com foco no conhecimento das potencialidades e fragilidades da escola, a participação da comunidade interna e externa, bem como, a utilização dos resultados para a busca de caminhos voltados a superação dos problemas identificados, a melhoria das práticas pedagógicas e a qualidade do ensino.
- ItemAs contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC para educação infantil(2022-07-26) Silva, Jane dos Santos; Barros, Rosane Cordeiro EvangelistaO presente estudo teve como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular -BNCC para o trabalho pedagógico da educação infantil. Para tanto, destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e a BNCC, esta última apresentam os campos de experiências que devem ser desenvolvidos nessa etapa da educação básica. Neste estudo ainda destacamos Coelho e Abramovitch e, brevemente desenvolvimento da criança segundo Piaget e Vygotsky. Enfatizamos também a importância da literatura que tem sido considerada por vários estudiosos e documentos como uma ferramenta que contribui para o trabalho com crianças, pois favorece a imaginação, a criatividade, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivo cognitivos/linguísticos e sociais. Nesse sentido, apresentamos a proposta de trabalho com 4 livros de Literatura Infantil articulando os 5 campos de experiência propostos pela BNCC desenvolvendo um planejamento articulado e uma discussão fundamentada. A pesquisa utilizada foi a bibliográfica com abordagem qualitativa que possibilita fundamentos, mas também a criação e discussão. Podemos concluir que a literatura aliada aos campos de experiencia da BNCC, quando bem planejados contribui efetivamente para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. Vale salientar que os docentes devem estar habilitados a fazer esse papel, utilizando os múltiplos saberes, visando uma proposta coerente que atenda as crianças dessa primeira etapa da educação básica.
- ItemContribuições da Literatura para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na Educação Infantil em consonância com a BNCC(2021-07-26) Lima, Indira AbreuO estudo proposto teve como objetivo geral analisar as contribuições da literatura para o trabalho pedagógico na educação infantil em consonância com a BNCC. Para tanto, destaca a importância do ensino para as crianças conforme a Lei de Diretrizes e Bases-LDB e de alguns estudiosos, bem como trabalha com documentos orientadores, como o Referencial Curricular para a Pedagogia e, especialmente a Base Nacional Comum Curricular-BNCC que apresenta os direitos de aprendizagem e campos de experiências que precisam ser trabalhados nessa etapa da didática básica. Nesse sentido, destacamos a importância da Literatura Infantil como um recurso importante tanto para o progresso da leitura, escrita de forma espontânea, mas que também possibilita atividades enriquecedoras como participar das ações na escola, explorar saberes e suas próprias emoções, expressar-se sobre dúvidas, sentimentos e opiniões, bem como construir a identidade pessoal, social e cultural desenvolvendo assim o aspecto, social psicológico e motor. Nessa perspectiva, trazemos possibilidades de articulação dos campos de experiências a partir de 4 livros de literatura infantil. O estudo proposto utilizou-se da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir do estudo podemos notar ser possível utilizar a literatura infantil para desenvolver os direitos de aprendizagem em cada campo de experiência conforme orienta a BNCC, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças do ensino infantil, como preconiza a LDB. Além disso, a literatura também pode trazer temáticas atuais que podem ser trabalhadas nessa etapa tão importante da educação básica.
- ItemCurrículo e cotas: repercussões na formação de alunos para a pluralidade(2019-04-01) Di Assis, Carolina; Martins, Nilza da silvaEsta comunicação se insere no Eixo 2: Política e Gestão da Educação Superior. O presente trabalho visa responder à seguinte inquietação: é possível que o currículo das universidades discuta criticamente as atuais condições da sociedade, especialmente no que concerne à hodierna configuração plural do ensino superior brasileiro? O texto em foco tem como objetivo discutir o entrelaçamento entre política de cotas e política curricular e suas implicações para o ensino superior brasileiro. Para atender a este objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que fundamenta todas as reflexões presentes neste estudo, recorrendo aos autores Moreira e Tadeu (2011); Foucault (2005); Lopes e Macedo (2011); Apple (2011); Silva (1999) entre outros.
- ItemOs desafios da formação docente para as escolas do campo(2019-04-01) Martins, Nilza da Silva; Guedes, Marilde QueirozA presente comunicação é parte de uma Pesquisa em desenvolvimento intitulada Tecendo Saberes: a relação da Universidade do Estado da Bahia – campus Barreiras com as práticas de educação do campo no Território da Bacia do Rio Grande – BA, coordenado por dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Educação do Campo (GEPEC) e Grupo de Formação de Professores e Currículo (FORPEC). O recorte deste texto evoca os desafios da formação profissional dos docentes que atuam na escola do campo. A territorialidade desta pesquisa está assentada no município de São Desidério (BA), especificamente nas 31 escolas do campo responsáveis por 74% da educação municipal.
- ItemOs desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola(2021-07-31) Oliveira, Amanda Grasiele Ramos de; Silva, Igor Morais daNo atual contexto educacional, as discussões sobre educação inclusiva ganha um significativo espaço social e acadêmico, tendo por embasamento o fundamento legal do direito de todos à educação. Nessa perspectiva inclusiva, a escola deve incluir o aluno com surdez não somente na sala de aula, mas também em seu processo de desenvolvimento e formação social. O presente trabalho de monografia focaliza o tema, os desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola, tendo como problemática norteadora: quais os desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola? O objetivo geral da pesquisa é realizar um levantamento das pesquisas sobre o processo de inclusão da pessoa com surdez e analisar a legislação brasileira que assegura a inclusão da pessoa surda no sistema de ensino regular, tendo como objetivos específicos, investigar os desafios de inclusão da pessoa com surdez, através dos teóricos que estudam sobre essa temática, descrever o contexto histórico da pessoa surda na perspectiva inclusiva e refletir sobre a inclusão do aluno surdo na escola, mencionando a importância do AEE. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos a metodologia de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Para suporte teórico, utilizamos os seguintes autores: Brasil (2010), Buccio (2008), Gesser (2009), Lacerda (2004), Mantoan (2006), Oliveira (2007), Silva (2006) e a Declaração de Salamanca (1994), que discutem sobre a temática dos desafios de inclusão da pessoa com surdez na escola. Ademais, o desenvolvimento da pesquisa é importante para a sociedade e o meio acadêmico, pois propõe uma investigação contemporânea sobre os desafios de inclusão da pessoa surda na escola, que possibilitará melhor compreensão sobre o ensino inclusivo.
- ItemDireitos de aprendizagens e o processo de alfabetização: o lugar da educação infantil em classes multisseriadas(2021-07-19) Gomes, Patrícia Reinaldo; Souza, Vanuza Macedo deO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como professoras de duas classes multisseriadas do campo, localizadas no município de Barreiras-BA, compreendem os direitos de aprendizagem da criança da educação infantil e os processos de alfabetização. O primeiro capítulo aborda a revisão de literatura construída ao longo do processo de construção deste trabalho. O segundo, apresenta a metodologia utilizada na pesquisa de campo realizada, que foi de abordagem qualitativa, a qual contou com a participação de duas professoras que responderam a um questionário e também que nos concederam espaço para a realização de uma observação nas classes em que atuam, ocorrida no ano de 2019. O terceiro capítulo aborda os resultados obtidos através das análises dos dados coletados. As considerações finais apontam que os alunos da educação infantil do campo estão expostos à antecipação do processo de alfabetização sistemática. Aborda também que esses alunos não estão tendo os direitos de aprendizagens plenamente contemplados, como propõe a Base Nacional Comum Curricular, direitos que são de extrema importância para o desenvolvimento desses alunos.
- ItemEducação infantil: reflexões sobre a relação entre espaço, ludicidade e desenvolvimento(2021-06-29) Gama, Felipe Marinho; Da Silva, Jonathas CamposEste trabalho objetivou compreender a relação entre o espaço físico, a ludicidade e o desenvolvimento infantil, a partir das percepções e experiências vivenciadas junto às professoras e coordenadora pedagógica que atuam na Educação Infantil. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo (online) de base qualitativa, tendo como principal diálogo as discussões de Áries, (1978), Piaget (1994), Vygotsky (1991), Zabalza (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2017) com as participantes da pesquisa. As discussões apresentadas neste estudo revelaram que a infância além de ser a primeira etapa da educação infantil é também a primeira fase da vida humana, e que seu desenvolvimento será resultado do quanto compreendemos que esta fase é à base do aprendizado da criança. Cabe ao professor mediar situações de aprendizagens levando em consideração que a criança é um sujeito histórico-social de direitos e que ela é munida de conhecimento oriundo de sua relação com o meio e com o outro. Entende-se que a infância é uma fase com muitas particularidades que perpassa desde a mediação de conhecimento articulado ao currículo, a ludicidade e as suas necessidades especificas que primam pela organização de um espaço amplo e estimulador, bem como seguro e aconchegante para que viabilizem condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento da criança.
- ItemO ensino remoto e contação de história na educação infantil: uma prática possível e necessária.(2021-07-19) Cordeiro, Angélica Ladine dos Santos; Tiano, Fabrícia Fernanda dos SantosEm decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), houve a necessidade do isolamento social, ocasionando o fechamento das escolas de Educação Infantil (EI), promovendo mudanças no processo de ensinar e aprender. Nessas circunstâncias, as providências do poder público, frente à pandemia, foi optar pelo uso da tecnologia, aderindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como ferramenta para o desenvolvimento das aulas. Na Educação Infantil, a contação de histórias tem papel imprencíndivel no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, e nas aulas remotas não é diferente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e teve como objetivo geral compreender a prática da contação de histórias na Educação Infantil no ensino remoto emergencial, em seus objetivos específicos buscou-se analisar a progressão do Ensino Remoto Emergencial na EI; pontuar a importância da contação de história para formação do pequeno leitor e escritor; apresentar as características dos livros de literatura adotados na educação infantil e verificar a participação dos alunos de educação infantil no momento da contação de histórias. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de análise descritivo. Foi realizada a aplicação de questionário de forma remota às professoras, como também análise documental. Autores como Abramovich (1993), Rodrigues (2005), Moraes et al (2021), Moran (2020), Lücke (2009), Creswell (2010), Chizzoti (2003), Gil (1999), Lüdke; André (1986) e outros, foram relevantes com seus conhecimentos mediante as suas obras, na mediação de saberes, dando sentido e fundamentação ao desenvolvimento teórico do estudo. A partir da pesquisa, os resultados evidenciaram que as professoras se esforçam no que se refere a adequação, à aquisição do ensino remoto no desenvolvimento das aulas, bem como a capacidade de desenvolvimento da contação de histórias. O estudo revelou que é possível sim a concretização da contação de histórias junto ao ensino remoto, visto que há desafios a serem enfrentados. Constatou-se também que as educadoras, por valorizarem essa prática, são aceitas com facilidade pelas crianças, e em decorrência disso, suas contações tornam o ambiente mais lúdico, acolhecor e participativo.
- ItemA estrutura e concepção do papel da escola nos projetos políticos pedagógicos das instituições de ensino fundamental e médio dos municípios de Cotegipe – Ba e Wanderley – Ba.(2021-07-23) Souza, Gustavo da Silva Barros Teixeira de; Macêdo, Aniele Tavares deO estudo teve como objetivo a investigação da estrutura e do papel da escola presentes nos projetos políticos pedagógicos (PPP) de dez (10) escolas localizadas nos municípios de Cotegipe-BA e Wanderley-BA. Para tanto, investigamos o conceito de papel da escola e posteriormente, o mesmo foi comparado aos conceitos de papel da escola identificados nos PPPs analisados. Abordamos ainda a estrutura do projeto político pedagógico, os elementos básicos que a compõe e a importância deles dentro dessa estrutura. Os principais teóricos que fundamentaram nossa investigação foram: Libâneo (2019), Silva (2014), Saviani (1984), Tardif (2010), e Veiga (2007), além dos marcos oficiais que asseguram e defendem a educação básica. Enveredamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a documental. Os resultados da pesquisa apontam que dos 10 (dez) PPPs pesquisados apenas 1 (um) apresenta o papel da escola em consonância com o nosso referencial teórico, e 9 (nove) deles não estão em conformidade.